Ex-senador Romero Jucá cobra novamente o fechamento da fronteira com a Venezuela.

Compartilhe nosso conteúdo!

Em entrevista ao programa Rádio Verdade, da 93 FM, nesta segunda-feira (16)o presidente estadual do MDB-RR, Romero Jucá cobrou novamente o fechamento da fronteira com a Venezuela.

Ele considera que é necessário reduzir a entrada de imigrantes no Estado diante da pandemia do Coronavírus. Outros órgãos e instituições como a Associação Médica Brasileira fizeram reforçaram o mesmo pedido.

Roraima não tem casos confirmados até o momento. Quatro pacientes estão sob investigação epidemiológica, aguardando resultado dos exames em situação de isolamento domiciliar.

O que preocupa o ex-senador é a condição dos sistemas de saúde especialmente na Venezuela. O país enfrenta uma grave crise política, social e econômica que comprometeu também a qualidade da oferta de serviços públicos.

“Não é motivo de pânico, mas precisamos agir com responsabilidade. Outros países da América Latina decidiram pelo fechamento das suas fronteiras. A Europa também, então não é admissível que a fronteira de Roraima permaneça aberta neste momento”, disse.

Jucá criticou a demora na ação do Governo do Estado. Ele lembrou que desde janeiro vem alertando para a gravidade do tema e ainda assim, não houve nenhuma ação administrativa determinada por Antônio Denarium e sua equipe diante dos riscos do Coronavírus.

“Falei em janeiro e reforcei essa cobrança semana passada, mas de lá pra cá nada foi feito. Nenhuma medida concreta foi adotada. O Anexo do HGR continua sem funcionar e hoje, Roraima não tem leitos para atender a população, imagine receber doentes vindos da Venezuela?”.

Uma comitiva do Governo estadual está nesta segunda-feira (16), em Brasília para tratar sobre o tema. Até o momento, a única resposta do Governo Federal veio com aporte de R$ 4,7 milhões para serem investidos em ações preventivas, conforme necessidades verificadas pela própria gestão estadual.

“É uma irresponsabilidade por completo não fechar essa fronteira e quem tem condições de influenciar essa decisão é o governador, são os parlamentares da bancada federal de Roraima. Eles precisam falar firme e com urgência, não podem ceder ao Governo Federal. Além disso, todos devem cobrar, se manifestando nas redes sociais. Tem que haver uma pressão da nossa população nesse sentido”, concluiu.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts