‘Fake news’: Abel Galinha desmente adesão ao grupo político se Suely Campos.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h09

Abel foi fotografado entre festivos assessores do Governo. “Nada de aliança com Suely”, disse. Foto | Facebook

O deputado federal Abel Galinha (DEM) foi envolvido numa dessas fofocas ‘made in Roraima’, bem próprias neste momento que antecede as eleições de outubro. Dono da maior rede de postos de combustível do Estado, o parlamentar foi ao Palácio do Governo discutir a possibilidade de redução do ICMS sobre o preço da gasolina e do óleo diesel.

Aproveitando a passagem de Abel pelo ‘núcleo político de Suely’, os soldadinhos do Palácio cuidaram de fazer e espalhar uma foto nas redes sociais sugerindo que o deputado aderira ao grupo do governo.

O registro foi postado com uma seta indicando a presença de Abel entre auxiliares festivos sorridentes de Suely com um texto apelativo vazado sobre a foto onde diz: ‘seja bem-vindo deputado federal Abel Galinha’, o que gerou especulação sobre a suposta aliança, que já estava sendo comemorada por asseclas da governadora.

Sabedor do ruído, que logo se propagou como fogo, com excessiva louvação dos governistas como uma grande aquisição, Abel cuidou de estancar o alarido.

Em contato com o Blog, Abel disse: ‘Todos em Roraima sabem meus princípios. Eu não fechei acordo político nenhum com Suely. Muito menos aderi à sua reeleição. Estive no Palácio para discutir um parâmetro de alíquota para o ICMS ai aproveitaram para espalhar minha foto nas redes sociais. Estou ficando famoso’, desdenhou.

Abel, todos sabem, tem forte ligação com o ex-governador José Anchieta Jr., com quem, aliás, está estudando a possibilidade de ser seu vice na chapa majoritária. E o desmentido de Abel deixa claro que a turma de Suely está tentando ergue-la mesmo que a custa da popular ‘fake news’.

Na reunião estavam os secretários Haroldo Amoras, Federico Linhares, Kléber Coutinho Josuá, Marcelo Lopes e Ivo Galinho, este conhecido pela alcunha de ‘Ivo Sorrisão’.

Agora aqui entre nós, vamos combinar: um governo que tem Marcelo Lopes e Ivo Galindo como secretários merece ser levado a sério? Não, né…

Greve: Temer cede e espera fim

Em pronunciamento, Michel Temer anuncia redução de 46 centavos no preço do diesel, na bomba.

Em pronunciamento ontem à noite, o presidente Michel Temer anunciou uma série de medidas que atendem à pauta de reivindicações dos caminhoneiros autônomos.

Temer prometeu zerar a Cide e o PIS/Cofins incidentes no preço do diesel, o que reduzirá seu valor em 46 centavos. O novo preço será mantido por 60 dias e, a partir daí, os reajustes do combustível serão mensais.

O presidente também vai editar três medidas provisórias: uma para acabar com a cobrança de pedágio sobre eixo suspenso, outra para garantir 30% dos fretes da Conab para esses profissionais e uma terceira para estabelecer a tabela mínima de frete.

Carlos Barbudo tem suas preferências

Entre Jucá, Anchieta e Maria Helena, Barbudo deixou claro sua preferência eleitoral esse ano. Foto | Facebook

O prefeito do Cantá, Carlos Barbudo, é protagonista de um vídeo, fartamente difundido nas redes sociais, em que faz discurso de apoio aos pré-candidatos Anchieta Junior e Romero Jucá.

As gravações, ambientadas em uma reunião ocorrida no Cantá – onde Anchieta e Jucá estavam em visita – mostram claramente a preferência eleitoral de Carlos Barbudo.

O prefeito deixa bem definido que quando for autorizada a campanha de rua, baterá de porta em porta para pedir votos para os dois (Anchieta e Jucá). E aparece abraçado com Jucá e Anchieta em fotos.

Barbudo deixa inconfundível que não seguirá o irmão, Jânio Xingu, que virou subordinado de Suely, não faz muito tempo, de quem era crítico contumaz.

Xingu parte para o abafa

Xingu reafirma sua aliança e do irmão com Suely. Mas o discurso de Carlos Barbudo é outro.

Ai Xingu, desesperado, partiu para o abafa induzindo que Barbudo está sendo vítima das redes sociais e que ambos (ele e o irmão) seguem apoiando Suely.

O vídeo de Xingu foi gravado com direção de alguém. Tem microfone de lapela, imagem bem definida e orientação de texto, e uma parede bem refinada como fundo.

Mas o rebate de Xingu não quer dizer nada. Todos sabem que Carlos Barbudo não quer proximidade com Suely, de quem nunca teve um apoio por menor que fosse à sua gestão.

O desespero de Xingu, porém, só evidencia o desgaste na turma de Suely, cuja candidatura à eleição não desforrou ainda. E a possibilidade de vitória é ínfima.

Elefante branco. E adormecido 

Jorge Everton constatou ontem que o recém inaugurado Hospital das Clínicas não tem funcionalidade nenhuma.

Em verdadeira cruzada que visa expor a verdade sobre a falência da saúde pública no Governo de Suely e a mesmo tempo propor soluções para minimizar o sofrimento da população, o deputado estadual Jorge Everton (MDB) fez outra constatação, infelizmente, negativa.

No domingo passado, acompanhado da promotora Jeanne Sampaio, do MPE, foi ao Hospital Geral de Roraima e testemunhou o caos.

Ontem (domingo) foi visitar o recém inaugurado Hospital das Clínicas, levado por denúncias de que a unidade estava praticamente desativada por um defeito na parte elétrica. E vários problemas constatados.

E lá o parlamentar encontrou apenas servidores plantonistas nas dependências do hospital, porém, sem ocupação. Nada funciona, quase tudo desativado por falta de energia nas alas de atendimento.

Inaceitável. Inaugurado há dois meses, uma obra que custou mais de R$ 32 milhões aos cofres públicos está sem funcionamento devido a uma pane elétrica. Um relatório da vistoria será encaminhado ao Ministério Público de Roraima. Não podemos permitir que este governo siga administrando o nosso Estado”, protestou o deputado.

Meirelles: vitória de Jucá

Jucá propôs e conseguiu manter Henrique Meirelles como o candidato ao MDB ao Planalto.

O fortalecimento da pré-candidatura de Henrique Meirelles ao Palácio do Planalto, com a desistência de Michel Temer de tentar a reeleição, é resultado da insistência do presidente do MDB, o senador Romero Jucá.

Foi Jucá que – diante da dificuldade de Meirelles de firmar sua candidatura no antigo partido, o PSD – se esforçou para filiar o ex-ministro ao MDB.

Jucá também tem trabalhado para que os parlamentares da legenda dêem uma força a Meirelles, que precisa crescer nas pesquisas eleitorais.

Roraima será compensado por reservas

A reserva indígena demarcada de Raposa Serra do Sol ocupa uma imensa área no note de Roraima.

Estados e municípios que abrigam unidades de conservação da natureza ou terras indígenas demarcadas receberão uma fatia maior de recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

É o que prevê o projeto de lei (PLS 375/2017-Complementar), aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O texto segue para análise do Plenário, com pedido de votação em regime de urgência.

O texto original, do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), cria a compensação apenas para estados da Amazônia Legal. Pelo texto, ficam reservados 2% dos recursos do FPE a serem distribuídos de forma suplementar a esses estados.

Cada coeficiente será definido segundo a proporção da área ocupada por unidades de conservação da natureza e terras indígenas demarcadas em relação à área total de cada estado.

Mesmo procedimento seguirá a distribuição do FPM: 2% serão repassados de forma suplementar entre os municípios em que ficam localizadas unidades de conservação da natureza ou terras indígenas.

Os outros 98% serão divididos entre todos os municípios. Os coeficientes também seguirão a mesma proporção da área ocupada por unidades de conservação e terras indígenas.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: