Falência da Educação: “aliado sim, submisso nunca”, afirma deputado Evangelista Siqueira.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h15

Boa Vista | RR

legend
PROFESSORES EM GREVE | Paralisação frustra o deputado Evangelista que não aceita a forma como a Educação é tratada pelo Governo.

Professor de carreira, cuja bandeira é a defesa de uma educação moderna, organizada e inovadora, o deputado estadual Evangelista Siqueira – PT –, aliado do Governo na Assembleia Legislativa, foi ontem surpreendente e ao mesmo tempo coerente ao dar voz a um pronunciamento baseado na mais pura essência da função parlamentar. “Aliado sim, submisso não. Nunca, jamais. Não posso me curvar e consentir que a Educação seja debatida dessa forma, abandonada e seus professores desvalorizados. Isso eu não posso aceitar. Me sinto frustrado, porque participei das negociações iniciais e vejo que nada foi cumprido pelo Governo”.

Evangelista deixa bem claro sua postura de absoluta racionalidade ao reafirmar que a educação é a base para qualquer Estado. Porém, quando a mesma é negligenciada, causa a decadência do Estado com sequelas profundas na sociedade. Eu tenho e quero manter uma relação de respeito e de aliança com o Governo. Sou aliado do Governo. Mas não posso cruzar os braços, tapar os olhos e ouvidos e fazer de conta que tudo está certo. Eu vou honrar meu mandato abalizado na premissa de que fui eleito porque as pessoas acreditam que posso fazer algo por elas. E essas pessoas são professores, alunos e sociedade”, diz Evangelista.

Evangelista não ver outra saída para reverter o cenário de crise na educação, senão pela melhoria da qualidade do ensino. Pela valorização do professores e pelo respeito aos alunos e à sociedade. Na tribuna, Evangelista lembrou da greve no início do ano, quando os professores da Rede Estadual de Ensino apresentaram propostas e que, segundo contam, não foram cumpridas a partir do prazo dado pelo Governo. Relatou a descrença dos profissionais com o Executivo, sendo que a maioria deles havia depositado confiança na atual gestora do Estado.

Para que o acordo fosse feito, intermediamos a discussões. Me sinto frustrado, uma vez que o acordo não foi cumprido. Espero passos concretos do Governo para que a greve chegue ao fim e só chegará ao fim com uma sinalização positiva. A Educação não pode ser afrontada. Não se brinca com a educação”, disse Evangelista.

Brito foi troçado

legenda
VAIA GERAL | Grevistas vaiaram o líder Brito que foi defende o Governo.

Na defesa do Governo, o líder Brito Bezerra não foi bem auferido ontem. Foi dizer justamente que o Governo do Povo tá fazendo de tudo pela educação. Ai abriram-se as comportas da galera e Brito tomou uma sonora vaia.

E as vozes de protestos ecoavam a cada instante que Brito tentava lisonjear a governadora Suely.

Ontem realmente não foi um dia apropriado para quem desejava bajular o Governo. As galerias estavam lotadas. Em sua maioria, por índios, também em greve.

 Invasão da Assembleia

legenda
NOVA ALDEIA | Comportados, dezenas de indígenas ocuparam as galerias da ALE.

Um movimento pacífico, ordeiro e organizado. Foi o que se testemunhou ontem na Assembleia Legislativa, quando dezenas de indígenas de todas as regiões de Roraima, ocuparam as galerias do Poder Legislativo.

Vestidos em seus trajes comuns e usuais – costumes tribais – os índios ficaram em silêncio, porém, atentos ao que acontecia. Foram protestar também. E com suas faixas de reivindicações, exibiram o que almejam: querem respeito e que seus direitos constitucionais sejam garantidos.

E em total harmonia com os não índios – os brancos – os ‘parentes’ escutaram os pronunciamentos e se manifestavam com gritos e vaias quando a fala ia de encontro aos seus interesses.   

Cabeça a prêmio…

legenda
FORA SELMA | Faixa nas mãos os índios exigem a demissão de Selma Mulinari.

Um líder indígena foi bem claro ontem: enquanto Selma Mulinari continuar no comando da Educação no Estado, eles não retomam as aulas nas Escolas Indígenas.

A ‘cabeça’ de Selma está sendo reclamada também pelos professores e gestores de escolas. A exoneração da irmã da governadora é unanimidade entre todos.

O secretário geral da Opirr, Mário Belarmino, disse que a única alternativa para manter uma discussão saudável com o governo é a exoneração da secretária. “Temos uma Divisão de Educação Indígena na própria Secretaria de Educação, onde nossa representante não tem acesso à secretária. Nós vamos além de reclamar nossos direitos. Nós estamos cobrando o que está na Constituição do país”, frisou.

Semestre ameaçado

legenda
ORNILDO | Retorno depende a boa vontade do Governo.

O semestre letivo na escolas públicas estaduais está ameaçado. Ontem o presidente do Sindicato dos Professores, Ornildo Roberto, foi bem franco, curto e grosso:

– Ou o Governo abre um canal de diálogo, nos escuta e nos atende em nossas reivindicações, ou podem fechar as escolas. Este ano não haverá mais aulas.

Ornildo disse que no momento não possibilidade nenhuma de evitar o pior. “Os prejuízos para alunos e professores é imensurável, mas não podemos fazer nada se não houver boa vontade do Palácio Senador Hélio Campos”, asseverou.

legenda
QUE GREVE? | Alheios ao movimento dos professores, os estudantes foram ao Parque Anauá e se divertiram na Gincana do Governo.

Gincana estudantil | Apesar da crise na educação e da greve dos professores, cerca de dois mil alunos da rede estadual de ensino participam ontem da 1ª Gincana dos Estudantes de Roraima, promovida pelo Governo do Estado, em comemoração ao Dia do Estudante. As atividades, que tiveram início às 8 horas, ocorrem no Parque Anauá até o fim do dia. A programação incluiu atividades esportivas, pedagógicas e culturais. Além das 30 provas programadas para a gincana, as escolas participantes realizaram algumas atividades antecipadas, dentre elas, a arrecadação de roupas e alimentos. Todo o material arrecadado será doado para uma instituição de caridade, que ainda será definida.

Agencia remanejada

Os deputados da oposição foram alertados ontem para uma manobra sutil da governadora Suely, embutida na mensagem que propõe a extinção da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado de Roraima – ARESD.

Ocorre que o desejo de acabar com a tal agência, inservível para o Estado, existe na proposta governamental. O problema está no que é sugerido no texto enviado aos deputados. “Devendo suas atribuições serem absorvidas pela Casa Civil”.

E ai é que mora o perigo, porque uma vez transferidas as competências e o espólio da antiga agência para o Palácio, as decisões ficam ao bel prazer da Casa Civil sem a anuência do Poder Legislativo, como ocorria antes.

Leite da Família

legenda
LEITE GARANTIDO | Mães foram á Câmara defender aprovação do projeto.

O projeto que trata da concessão de leite para famílias carentes da capital foi aprovado ontem por unanimidade, na Câmara Municipal de Boa Vista.

Todos os vereadores, tanto da oposição como da situação, elogiaram a iniciativa do Executivo Municipal. Eles concordavam que se tratava de uma ação que vem em benefício do povo carente de Boa Vista. 

No meio da discussão, a vereadora Miriam Reis (PHS) propôs uma emenda, o que provocou polêmica. A sessão foi interrompida e, no retorno, já não havia mais uma emenda, mas duas. Elas foram colocadas em votação, mas as duas emendas foram rejeitadas por unanimidade.

O projeto

O Leite da Família, instituído pelo Projeto de Lei aprovado ontem pelos vereadores constitui uma política pública integrada entre as secretarias municipais de Gestão Social, de Educação e Cultura e de Saúde. 

Vai atender as crianças participantes do programa Família que Acolhe alunos matriculados nas escolas municipais, creches e Casas Mãe, além das crianças identificadas pelas unidades de saúde com grau de desnutrição. 

O intuito é complementar a alimentação das crianças por meio da distribuição de complemento lácteo, de acordo com orientações nutricionais específicas para cada faixa etária. É um projeto de grande alcance social. 

Mais praças revitalizadas

legenda
REVITALIZAÇÃO | Mais praças serão restauradas pela Prefeitura.

Transformar Boa Vista na melhor capital para se viver com qualidade de vida. É com esse objetivo que a Prefeitura de Boa Vista tem trabalhado diariamente, investindo em serviços que vão melhorar a vida da população e deixar a cidade cada vez melhor, mais bonita e moderna. 

A revitalização dos espaços de lazer como o Complexo Ayrton Senna, Praça dos Bambus, da Bandeira, das Águas, Mané Garrincha e Orla Taumanan são exemplo dos serviços modernização que já estão em execução no município.  

Nos próximos dias, a prefeitura dará início à reforma de mais oito praças de Boa Vista, são elas: Praça do Cambará, do Conjunto Cidadão, do Pricumã, do Mecejana, do Bairro dos Estados, Monte Roraima (localizada no bairro Caçari), do Caimbé e Parque Germano Augusto Sampaio. 

Pacto federativo

legenda
JALSER | Proposta nova em relação as demarcações de reservas indígenas.

Uma comissão de deputados de Santa Catarina e do do Amazonas esteve na Assembleia Legislativa de Roraima, ontem, para apresentar propostas de emenda à Constituição Federal que concedem mais autonomia aos estados e municípios.

Após a adesão de 14 ou mais estados, o Pacto Federativo deve ser levado ao Congresso Nacional. As propostas iniciais do pacto consistem em dar autonomia para os estados legislarem sobre a descriminalização, propaganda comercial e agronegócio, incluir o IOF, o IPI e o imposto sobre grandes fortunas na repartição de recursos com os estados e municípios e aumentar a parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) de 21,5% para 31,5% e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 22,5% para 32,5%.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier afirmou que Roraima aderiu ao pacto e apresentou uma nova proposta referente à demarcação de terras indígenas

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts