Faltam 639 votos para assegurar segundo turno pela primeira vez na disputa pela Prefeitura de Boa Vista.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna da terça |||| Publicada 00h28
llll
O TRE iniciou ontem nova mobilização para cadastrar mais eleitores dentro da Segunda Semana de Alistamento do Jovem Eleitor.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou ontem nova investida nos bairros de Boa Vista a fim de cadastrar o maior número de novos eleitores, aproveitando o reforço do TSE que impulsionou em todo o País a Segunda Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que vai até o dia 1º de Abril. Além de conduzir sua própria campanha, denominada “Boa Vista 200 mil + 1”, o objetivo da Justiça Eleitoral é o alistamento de jovens, ampliando a participação deles nos próximos pleitos.

Mas há algo mais nessa empreitada do TRE roraimense que vai além de um simples incentivo aos jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), portanto facultados a eles o direito de votar ou não. Na verdade o desembargador Mauro Campello, presidente do TRE, quer possibilitar o anseio popular de que Boa Vista possa ter segundo turno pela primeira vez na eleição municipal.

Na análise do presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, a exigência de maioria absoluta no sistema democrático visa dar maior representatividade ao eleito. “Em uma eleição que não tem segundo turno, apenas uma parcela pequena da população decide pela maioria. Quando tem o segundo turno, obrigatoriamente, é a maioria que elege o candidato e, aí sim, o candidato que ganha o pleito está representando a maioria”, ressaltou.

E o objetivo de Campello vem sendo plenamente alcançado. Em menos de um mês que a campanha “Boa vista 200 mil + 1” foi lançada, faltam pouco mais de 600 novas inscrições de eleitores na capital do estado para que a eleição municipal deste ano passe a ter segundo turno. De acordo com o portal do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE), hoje o eleitorado de Boa Vista está em 199.362 eleitores. Para alcançar o segundo turno, faltam 639 novos eleitores. O prazo para novos cadastros e transferências acaba no dia próximo dia 4 de maio.

Logomarca mais original
lllll
O Brasão do Estado integra a plataforma principal da logomarca do Governo.

A secretária de Comunicação do Estado, Cida Lacerda, está preparando material de divulgação com o objetivo de difundir a nova logomarca oficial do Governo.

Foram abolidos aqueles bonequinhos anódinos, ridículos, de traços homeopáticos, adquiridos pelo secretário anterior como “marca” por U$ 12 (doze dólares) em um empório de criações avulsas e vendidas a preços desprezíveis.

E eleva-se o Brasão de Roraima contendo todos os elementos visuais de sua criação original – agora com contornos mais dinâmicos.

A Comunicação preferiu manter a narração “Governo do Povo” em função de sua exposição já definida como marca e pela proposta política inicial. As campanhas institucionais do Governo já exibem as mudanças.

O fim de Dilma
llll
Romero Jucá está cada vez mais afinado com o vice-presidente Michel Temer. Hoje o PMDB decide se larga o Governo de Dilma.

O PMDB pode jogar hoje a pá de cal que decretará o fim do Governo de Dilma Roussef. Sem apoio do maior Partido da Nação não há como frear o Impeachment da presidente no Congresso Nacional.

Se não for unânime a decisão da executiva nacional do PMDB de romper com o governo, nesta terça (29), será por maioria acachapante, segundo revelou ontem o vice-presidente do partido, senador Romero Jucá, que presidirá a reunião e, ao iniciar os trabalhos, irá franquear a palavra. “Quero ver quem vai ter a coragem de defender Dilma”, diz ele, um dos primeiros no PMDB a defender o impeachment de Dilma.

Nos cálculos do partido, apenas dois diretórios estariam firmes a favor do governo: Alagoas, com cinco votos, e Amazonas, com dois votos. Delegada do Partido na Executiva, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, viajou ontem para votar pelo afastamento.

Castelo de areia 
llll
Sheridan se acha plenamente qualificada para disputar a Prefeitura de Boa Vista este ano.

A deputada Sheridan de Anchieta (ela anunciou oficialmente que passou a usar novamente o sobrenome do marido José de Anchieta em sua identificação pessoal) entende que tem base para ser candidata à Prefeitura de Boa Vista.

A parlamentar sustenta que tem um trabalho feito em Boa Vista e no Estado todo portanto acha-se plenamente qualificada para ser prefeita. Ocorre que esse trabalho de que tanto Sheridan põe como fundamento para respaldar e estribar uma candidatura majoritária não tem consistência nenhuma.

Nada, absolutamente nada do que Sheridan plantou conseguiu germinar. Seu trabalho na Secretaria de Promoção ‘Dela Mesma’ foi em vão. Feito castelo de areia. Na verdade ela plantou tudo aquilo para colher em forma de voto. Foi isso que aconteceu.

Valdenir vai embora
lll
Valdenir pode anunciar esta semana seu rompimento do bloco do Governo.

Tudo indica que o Governo sofrerá nova defecção em seu quadro aliado na Assembleia Legislativa.

O deputado Valdenir Ferreira da Silva, o Valdenir da Acta, que nunca abriu a boca em Plenário nem para dizer ‘amém’, está com os dois pés fora do barco governista.

Os motivos não foram revelados mas está claro que são os efeitos de causa, ou seja, Valdenir não conseguiu o prestígio que sonhava nem enlaçou bem a sinecura.

Com quem será?
lll
A prefeita Teresa é até o momento a única candidatura anunciada na disputa pela PMBV.

Enquanto na maioria das capitais os postulantes ao cargo de prefeito estão definidos ou quase deliberados, em Boa Vista pode-se afirmar que a esta altura podemos contar apenas com a tentativa da prefeita Teresa Surita que vai buscar seu quinto mandato.

Teresa bem que gostaria de saber quem serão seus oponentes mas pelos cenários que estão se construindo, não há como acentuar agora pelo menos um candidato de pulso capaz de polarizar com a prefeita.

E pelo peso do andor, parece que o Governo não terá nenhum santo para obrar milagres no processo sucessório que se avizinha.

Um monte de mistérios
llll
A imponência do Monte Roraima encanta e atrai turistas e visitantes do Brasil e do Exterior.

O Monte Roraima continua exercendo fascínio em praticantes de trekking, devido especialmente a sua natureza preservada. E atraindo cada ve mais turistas de todo o Brasil e do Exterior.

A Montanha que inspirou Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, a escrever O Mundo Perdido, está sendo oferecida como um dos lugares mais exóticos para turismo de aventura.

E ganhou destaque nas páginas da revista TAM nas Nuvens, desta semana, a publicação da companhia aérea que é distribuída em todos os seus aviões que voam dentro e fora do Brasil.

lll
As crianças da rede municipal têm alimentação selecionada e cardápio preparado com acompanhamento de nutricionistas. 

Comendo e aprendendo | Nutricionistas de todo o Brasil já há algum tempo substituíram a expressão “merenda escolar” por “alimentação escolar”. Muito além de um lanche, as escolas hoje têm a obrigação de oferecer uma alimentação reforçada que garantam mais saúde e melhoria no desempenho escolar das crianças. A Prefeitura de Boa Vista sabe bem a importância de seguir as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Conforme o programa, o cardápio deve suprir, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos das escolas rurais e indígenas, 15% das necessidades dos alunos matriculados na área urbana e 70% das crianças em regime integral nas creches.  A equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação realiza visitas periódicas às unidades, organizam o cardápio escolar e acompanham o preparo da merenda em busca da qualidade na alimentação das crianças, observando as peculiaridades das faixas etárias.

Nota Fiscal: sorteios permanentes
Diego, da Sefaz: todas as empresas estão autorizadas a fornecer a n
Diego, da Sefaz: todas as empresas estão autorizadas a fornecer a nota fisal.

A campanha “Nota Fiscal Roraimense” agora terá cronograma com as datas dos sorteios e valores das premiações.

O calendário foi fixado até dezembro de 2016 e os sorteios seguem sendo realizados mensalmente. Lançado em novembro de 2015, o programa ‘Nota Fiscal Roraimense’ oferece prêmios em dinheiro aos contribuintes que aderirem à campanha e pedirem a inserção o CPF na nota de compra.

Todos os estabelecimentos estão aptos a emitir Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, segundo informou ontem o secretário adjunto de Tecnologia da Informação Fazendária da Secretaria Estadual da Fazenda, Diego Leite.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts