Futuro Governo: Temer fecha principais peças do seu ministério com Jucá no Planejamento.

Compartilhe nosso conteúdo!

Coluna da segunda |||| Publicada 00h15

llll
Romero Jucá com o vice-presidente Michel Temer: garantido no Ministério do Planejamento do futuro governo.

Depois de definir os integrantes da equipe econômica e do grupo palaciano, o vice-presidente Michel Temer vai intensificar as negociações com os partidos para definir o primeiro escalão de um eventual governo. Na composição da equipe econômica, o vice-presidente convidou o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles para a Fazenda, o senador Romero Jucá (PMDB) para o Planejamento e o senador José Serra (PSDB-SP), para comandar um Itamaraty turbinado com a área de comércio exterior.

Para o núcleo duro do Palácio do Planalto, Temer já escolheu os seus fiéis escudeiros, apelidados de “três mosqueteiros”: os ex-ministros Eliseu Padilha para a Casa Civil, Geddel Vieira Lima, para a Secretaria de Governo e Moreira Franco, para uma assessoria especial que cuidará de privatizações, concessões e PPPs. Com as definições para o Planalto e economia, Temer tem sinalizado que vai honrar todos os compromissos assumidos com os partidos que apoiaram o impeachment. Segundo interlocutores, ele queria reduzir o número de ministérios para 19. Mas, para atender todas as demandas, a expectativa é de que um eventual novo governo terá 25 pastas.

‘Estou tranquilo’, diz Jucá
lll
Jucá e Renan são citados em investigação, mas o senador roraimense nega e se diz tranquilo.

Eu estava com o senador Romero Jucá no instante em que estourava no noticiário que o STF abrira inquérito vara investiga-lo junto com Renan Calheiros na ‘Operaçao Zelotes’, aquela que apura venda de emendas a medidas provisórias relacionadas ao setor automotivo editadas pelo governo federal.

Jucá ressalta que a acusação feita por meio de uma anotação de diário, já foi desqualificada pelo próprio autor, Alexandre Paes dos Santos. Segundo o senador as anotações feitas por ele sugerindo propina a três senadores tratavam de boatos apenas. “Estou tranquilo”, disse à coluna.

Interrogado pela Polícia Federal sobre o conteúdo das anotações, o próprio Alexandre Paes que disse que os comentários que fez seriam referências a boatos que ouviu em São Paulo sobre negociações de uma emenda à medida provisória. Algo sem consistência.

O PP de Hiran na Saúde
llllll
Hiran com Temer: ajustando a sintonia com o futuro presidente.

O deputado Hiran Gonçalves (PP) está em alta no seu partido, na divisão do bolo do futuro governo temer. É que o Partido Progressista está em franca disputa pelo controle do Ministério da Saúde, num eventual governo de Michel Temer.

Mesmo em tempo de epidemias e com orçamento mais apertado do que no passado, a pasta continua sendo uma das mais cobiçadas na Esplanada dos Ministérios.

E o Hiran, óbvio, terá seu quinhão o que significará mais investimento na médica e de saúde pública para Roraima, áreas de atuação do parlamentar.

O problema e a solução 
lllll
Teresa fotografa obra de drenagem da Prefeitura realizada em um dos bairros da capital.

Ontem, no dia oficial do trabalhador, a prefeita Teresa Surita (PMDB) foi aos bairros Nova Cidade e Raiar do Sol, zona sul da cidade e de lá fez uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, mostrando os alagamentos que tomam conta de algumas ruas nessa época de chuvas.

O inverno sempre trouxe dor de cabeça para os prefeitos da capital, mas antes que seus adversários usem essas deficiências como plataforma de campanha, Teresa fala claramente que o problema existe mas que está tomando as providências para solucioná-lo.

Agindo assim a prefeita neutraliza ou tenta neutralizar as possíveis e quase certas críticas dos adversários, pois sabe que elas vão surgir. Principalmente neste ano eleitoral.

A indignação da prefeita
jjj
A postagem que gerou toda a indignação e revolta da prefeita Teresa Surita.

Em outra postagem a prefeita Teresa demonstra toda sua indignação ao comportamento irresponsável de pessoas se valem de perfis falsos no Facebook (os fakes) para caluniar, difamar e difundir a mentiras.

Alguém coletou uma foto em São Domingo do Guaporé, em Rondônia, onde uma mulher teria morrido afogada em um igarapé e fez relação como se o o fato tivesse sido aqui em Boa Vista, no bairro Senador Hélio Campos. Pior, responsabilizando a prefeita pelo ocorrido. Ai Teresa fez o rebate com bastante repulsa, claro.

A imagem de uma mulher supostamente se afogando circulou nas redes sociais como se a imagem fosse aqui de Boa Vista, no bairro Senador Hélio Campos. Pra quem ficou em dúvida, venho esclarecer que isso é MENTIRA. Não é a primeira vez que perfis falsos inventam história e tentam destruir o nosso trabalho de forma covarde e criminosa. As mentiras são inventadas pelas eleições que se aproximam, mas prejudicam a todos que recebem a informação. A mentira nunca vale a pena. Vamos ter atenção! ”, protestou.

Caravana permanente 
ll
A governadora Suely é cercada por crianças durante ação da Caravana do Povo.

A governadora Suely Campos (PP) pretende tornar perene, ou seja, com calendário fixo, o programa “Caravana do Povo” em Boa Vista. A medida decorre da grande procura pelos atendimentos disponibilizados durante as ações ocorridas na última sexta-feira, 29.

A partir do novo calendário, a Caravana do Povo vai atender o interior do estado nas três primeiras sextas-feiras de cada mês e, no último sábado de cada mês.

A Caravana tem levado atendimento básico e especializado de Saúde para atender a comunidade e os números demonstram essa necessidade por parte da população. Então decidimos fixar este calendário também na capital, levando atendimentos de Saúde, de Assistência Social e Jurídica por meio das 25 instituições que fazem parte da Caravana para os moradores de Boa Vista, que também precisam desta assistência”, afirmou Suely.

A conta de Lula no Golden Tulip
Esta é a suite paga com o dinheiro do povo, ocupada por Lula no melhor hotel de Brasíia
Esta é a suite paga com o dinheiro do povo, ocupada por Lula no melhor hotel de Brasília.

Desde que Lula se instalou no Golden Tulip, suas despesas já superaram 800 mil reais. O número foi obtido pela revista IstoÉ junto a funcionários do hotel.O Instituto Lula, procurado pela reportagem, “recusou-se a responder sobre os gastos com a hospedagem”.

Há também os gastos com transporte. Durante muito tempo, Lula usou o jatinho particular de Walfrido dos Mares Guia.

Nas últimas semanas, porém, ele passou a viajar a bordo de um Cessna – prefixo PR-LFT – da empresa de táxi aéreo Global.

Lançamento mediano
O professor Roberto Ramos, ontem, no lançamento da campanha. Foto: Divulgação.
Roberto Ramos, ontem, no lançamento da pré-candidatura. Foto: Divulgação.

Coitado do professor-doutor Roberto Ramos: o lançamento de sua pré-candidatura à Prefeitura de Boa Vista, ontem, dá bem a dimensão da corrosão que vive seu Partido dos Trabalhadores, o PT.

Não resta dúvida que Ramos foi um excelente gestor da Universidade, pois sua marca como reitor ficou bem patenteada. Ocorre que sua agregação ao PT, claro, não o leva a lugar nenhum, senão ao buraco.

Tanto que quase ninguém, na verdade meia dúzia, foi ao malocão do Lions (a Toca do Leão), na Mecejana, para a ocasião em que Ramos foi apresentado oficialmente como candidato que vai enfrentar a prefeita Teresa Surita (PMDB) em outubro.

Só 25% no “Dia D” contra a gripe
lllll
Só um quarto da população compareceu para receber a vacina contra a gripe, no sábado.

A população boa-vistense parece não ter entendido a importância da vacina contra gripe. Somente 25% da pulação compareceu aos pontos da Campanha de Vacinação contra a Gripe, no último sábado. Os números correspondem a 15.389 doses aplicadas.

A meta da campanha é imunizar 80% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários: crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, profissionais de saúde e indígenas.

Esses grupos são mais suscetíveis a complicações pela gripe. A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B.

O efeito é nulo
llll
Nicolás Maduro concedeu aumento de 30% sobre o salário mínimo atual na Venezuela. 

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou ontem um aumento de 30% do salário mínimo, que é de 11 mil 578 bolívares. Como a inflação estimada para esse ano no país é de 720%, os trabalhadores não terão o que celebrar.

Como a inflação eleva o preço dos alimentos, aluguéis e mensalidades escolares, a elevação dos salários em bolívares fortes, a moeda local, não melhora a condição de vida. Só nesse ano, o poder de compra do salário já caiu 40%.

A inflação alta ocorre porque o socialismo implementado pelo governo chavista sucateou empresas e fazendas, o que reduziu a produção local. O mercado interno, portanto, tornou-se totalmente dependente das importações, que são pagas com dinheiro do petróleo.

Agarrada nas tetas
lllll
Dilma quer ser mantida pela estrutura oficial caso seja afastada de sua função presidencial.

Durante seu afastamento, Dilma pretende montar o “governo paralelo” às custas da União, para ajudá-la na articulação e em sua defesa.

Quer residência oficial, esquema de segurança, uso de jatinhos da FAB e estrutura de assessoramento, por meio da quarentena remunerada

Afastada do cargo, Dilma pretende recorrer a instâncias internacionais, mas até agora só obteve apoio explícito de Cuba, Bolívia e Venezuela.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts