General que vai comandar operação em Roraima fala da migração: ‘O venezuelano está fugindo da fome’.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h20m
Centenas de venezuelanos se aglomeram na praça Simon Bolívar, onde fazem do lugar a sua moradia em Boa Vista.

O general Gustavo Dutra de Menezes, que vai comandar operação do Exército em Roraima enquanto durar o decreto de Estado de Emergência Social na Fronteira, assinado na semana passada pelo presidente Michel Temer, por conta da migração venezuelana, manifestou-se sobre o problema e uma extensa entrevista ao jornal O Globo, do Rio de Janeiro. Ele quer ter o poder de polícia migratória fora da fronteira à Força e anuncia aumento do efetivo na região de Pacaraima, na extensão da BR-174 e nas cercanias de Boa Vista.

Ele revelou que vem conversado muito com os venezuelanos que chegam aos montes em Roraima e tem percebido que a grande maioria está fugindo da fome. “Eles estão passando fome. Tem gente que fala que o salário de uma semana inteira dava para comprar um pão. As pessoas estão vindo por extrema necessidade. Roraima é quinta opção. O venezuelano mais rico foi para os Estados Unidos. O de classe média procurou a Colômbia ou Trinidad e Tobago. Quem fica em Roraima é o venezuelano mais necessitado”, observou o general.

Ele confessa que sua maior preocupação é ter amparo jurídico para atuar. A legislação vigente dá ao Exército o poder de polícia para combater o crime transfronteiriço, contrabando, narcotráfico, garimpo ilegal. Isso nós estamos fazendo. Agora, quanto à questão migratória, ele observa não tem autoridade. “Pelo que eu entendi, isso será regulado por meio de medida provisória”, segundo o militar.

  • Hoje se a gente cruza com um imigrante fora da faixa de fronteira de 150 quilômetros e ele está totalmente ilegal, a gente não têm autorização para fazer absolutamente nada. A pessoa que não está legalizada seria convidada a voltar ao centro de triagem. Tem gente que chega a Boa Vista ou a outros lugares do Brasil sem passar pelo posto de fronteira.

O general diz que o Exército já está com a presença majorada na região de Pacaraima. Isso ocorreu desde o dia 15 de janeiro, onde o pelotão que antes abrigava 60 militares, foi reforçado e hoje conta com 100 homens, mais outros 30 homens da Força Nacional chegaram “Começaremos os estudos para expandir nossa estrutura com o objetivo de atender a tropa e também outras instituições. Nós vamos aumentar o efetivo para até 200 militares na fronteira. A Polícia Federal também está ampliando. Informações | O Globo.

Pesquisas eleitorais em ação

O serviço de telemarketing já está a todo vapor realizando pesquisas eleitorais em Boa Vista.

Os grandes partidos políticos, interessados nas eleições de outubro, já estão prospectando o ‘mercado do voto’ em Roraima, através de pesquisas de campo e por telefone também, as chamadas ‘ações de telemarketing’.

Como já estamos na pré-campanha, já que os candidatos só poderão pedir voto depois das convenções de julho, a abordagem por telefone indica o caminho que candidatos potenciais devem seguir.

Essa semana o telefone tocou a pergunta foi direta, sem mais delongas: ‘se a eleição para o Governo de Roraima fosse hoje, você votaria em que destes candidatos?’.

E lista os nomes: Suely Campos, Telmário Mota, Jalser Renier, José de Anchieta Júnior, Teresa Surita, Ângela Portela e Aiton Cascavel.

Deputado assume função do Estado

Na ausência total do Estado, já que o governo de Suely Campos abandonou os colonos no interior, em todos os municípios, o deputado estadual Jorge Everton (MDB) decidiu agir por conta própria.

Uma iniciativa pessoal do parlamentar, em parceria com a prefeitura, resultou na recuperação da vicinal de acesso ao projeto Bom Jesus, no Amajari, que se encontrava praticamente intrafegável.

O deputado disponibilizou o combustível e em contrapartida a Prefeitura entrou com o equipamento e a mão de obra.

Resultado: o que antes parecia impossível, tornou-se realizável, deixando produtores locais e famílias felizes porque agora seus filhos já podem ir para a escola e a produção escoada para a cidade.

São pequenos gestos como esse que fiz aqui que pode mudar a vida das pessoas. Óbvio que não vou assumir a função do Estado nessas questões estruturais, pois o abandono no interior é total. Mas farei o que for possível dentro de minhas possibilidades. O fato é: o interior de Roraima está abandonado e esse Governo não tem sensibilidade nenhuma para o sofrimento dos colonos e das famílias que povoam essas regiões”, disse Jorge Everton.

Abandono total

Moradores da comunidade Bom Jesus se queixaram ao deputado pelo abandono do lugar.

Na visita que fez à comunidade no final de semana Jorge Everton ouviu muitas queixas dos colonos contra a governadora Suely Campos, já que muitas reivindicações foram encaminhadas às Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Educação, todas ignoradas.

As carências na comunidade de Bom Jesus são pontuais, do conhecimento do Governo, porém, ignoradas. Além da recuperação das estradas, os moradores reclamam da condição precária das pontes, situação que se agravará com a chegada do inverno.

Outra queixa das famílias é quanto ao transporte escolar, absolutamente inexistente, deixando a maioria das crianças, jovens e adolescentes fora da sala de aula.

Jorge comprometeu-se que para o orçamento de 2019, já que para o deste ano não é mais possível, colocar recursos de sua emenda pessoal para a construção de pontes e bueiros na estrada, afim de tornar possível o tráfego na região durante o ano inteiro.

Telmário bombardeado nas redes

Telmário fez um discurso demagogo debaixo de uma proteção culpando a prefeita pela chuva.

Esse Telmário é mesmo pilhérico, um sujeito cuja conduta como senador da República é absolutamente reprovável.

Vejam que agora, com aquela chuvarada de sábado à noite, Telmário posicionou-se debaixo de uma marquise de um posto de gasolina nas proximidades da Praça Simon Bolívar – acampamento de venezuelanos – e danou-se a falar mal da prefeita Teresa Surita.

Enquanto a chuva caia, mais intenso bramia o alarido do senador como se a migração a o temporal daquela noite fossem culpa da prefeita da cidade.

Telmário, óbvio, não tomou um pingo sequer da chuva que caia intensamente. Por que não juntou-se aos venezuelanos em ato de solidariedade?

Graças aquela gozação Telmário foi bombardeado nas redes sociais. Melhor tivesse ficando em caso curtindo o clima agradável propiciado pela chuva.

Mais soja no lavrado roraimense

Mais soja será cultivada nos lavrados de Roraima este ano devido as licenças liberadas pela Femarh.

A Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) emitiu as primeiras autorizações ambientais para o cultivo de soja, solicitadas pelo Grupo FIT Manejo Ambiental. Nesta etapa inicial, foram autorizados mais de três mil hectares de plantio.

Segundo o diretor-operacional da FIT Manejo Ambiental, Joel Carlos, o grupo tem planejado um investimento na ordem de R$ 104 milhões no Estado.

Em 2017, a expansão de área plantada de soja aumentou de 25 mil para 35 mil hectares, gerando elevação de 28%. Foram colhidas quase 100 mil toneladas do grão, colocando Roraima na posição de Estado com o maior crescimento proporcional em todo o Brasil.

A estimativa para este ano é que a colheita seja 30% maior que no ano passado, podendo superar mais de 130 mil toneladas.

SARAMPO: Mais de 700 venezuelanos vacinados | As equipes de vigilância em saúde da Prefeitura de Boa Vista realizaram no final de semana uma grande ação de intensificação da vacina contra o sarampo (foto acima) voltado para os venezuelanos que se encontram na praça Simon Bolívar. Foram imunizadas 721 pessoas, entre crianças e adultos até o final da manhã. Além da vacina, foram distribuídos 14 mil preservativos masculinos e administradas 8 doses de vitamina A, em crianças. A ação faz parte do plano de enfrentamento da doença, elaborado pela Prefeitura de Boa Vista e que conta com a parceria e o apoio do Governo do Estado e Ministério da Saúde. Diante do caso de sarampo confirmado na capital a Prefeitura tem traçado estratégias para o enfretamento e combate do sarampo em Boa Vista. Enquanto uma equipe estava na praça vacinando a população estrangeira, outra equipe técnica composta pelo MS, estado e município estavam no Hospital da Criança Santo Antônio fazendo uma busca de prontuários, analisando as fichas de crianças que deram entrada no hospital desde o início do ano até o momento, para investigação do caso identificado como suspeito.

Caso importado e mais ações

O caso de sarampo verificado entre venezuelanos ascendeu o sinal vermelho na Prefeitura.

Desde a confirmação do caso de sarampo, importado da Venezuela, a prefeitura já imunizou ao todo 951 venezuelanos, somando a ação de intensificação de hoje, e mais as ações de bloqueios nas praças e abrigos da capital.

Próximas ações – na próxima terça e quarta-feira, técnicos do Ministério da Saúde que estão em Boa Vista devem ministrar uma capacitação para os profissionais do estado e do município que atuam nas áreas de vigilância, laboratório e imunização.

A prefeitura orienta a população sobre a importância de manter a carteira de vacina em dia. Todas as unidades básicas de saúde possuem a vacina, que já faz parte do calendário vacinal.

Lenir barra Cascavel no PPS

A deputada Lenir Rodrigues foi nomeada presidente da Comissão Provisória do PPS em Roraima.

Conduzido há anos pelo ex-deputado Erci de Morais, o Partido Popular socialista (PPS) finalmente definiu sua Executiva no Estado, mesmo que na condição de comissão provisória.

A deputada estadual Lenir Rodrigues foi nomeada presidente pelo deputado federal paulista Roberto Freire, encerrando uma disputa frenética pelo controle da sigla, que envolvia o ex-quase tudo Aiton Cascavel,

A resolução que nomeou Lenir definiu também os demais nomes da Comissão Provisória, que tem 60 dias para realizará congressos técnicos e a convenção estadual que definirá a presidência definitiva, por mandato.

PRESIDENTE: Lenir Rodrigues Santos
1º – VICE-PRESIDENTE: Miguel Ângelo Teixeira Brandão D`Elia
2º – VICE-PRESIDENTE: Maurício Costa da Silva
SECRETÁRIO GERAL: Joseilton Batista Franca
1º – SECRETÁRIA: Josefa Matos de Freitas
TESOUREIRO GERAL: Antonio Lima Pellizzetti
1º – TESOUREIRO: Emerson Renner Lima


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts