Governo ‘dispensa’ os serviços de consultoria de Neudo Campos.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h21
lll
CONSULTOR ESPECIAL | Neudo não presta mais serviços voluntários de consultoria ao Governo do Estado.

O ex-governador Neudo Campos – esposo da governadora Suely Campos – não é mais Consultor Especial da Governadoria do Estado de Roraima. Ele havia assumido a função em maio do ano passado – com efeitos retroativos a janeiro do mesmo ano – uma função que foi criada especificamente para abrigá-lo no Governo, admitida através de decreto de prestação de serviço voluntário. O extrato de rescisão de termo de adesão de Neudo foi publicado no Diário Oficial do Estado (2710), do último mês de fevereiro. O distrato foi assinado pelo próprio Neudo e pela filha Danielle silva Ribeiro Campos, observando seus efeitos a partir de janeiro deste ano.

A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), criou o cargo de ‘Consultor Especial da Governadoria’ e nomeou, no mesmo dia, o próprio marido, conforme o Diário Oficial do Estado do dia 22 de maio de 2015. Na publicação, o decreto nº 18.816 diz que a função de ‘Consultor Especial’ ficava no âmbito da Casa Civil. O Governo confirmou ontem o encerramento do termo de serviço e não informou se Neudo terá uma outra função oficial no Governo da Esposa.

A saída de Neudo da estrutura de Governo constitui na verdade um alívio para Suely. Porque criava certos embaraços para a governabilidade. Desde que assumiu a função – até hoje não justificada, pois não produziu nada de benévolo para Roraima – Neudo sofria toda sorte de pressão. Da Assembleia Legislativa, cuja nomeação foi contestada, e do Ministério púbico, que abriu procedimento investigativo para apurar a legalidade da criação do cargo por decreto e não por meio de lei, conforme determina a legislação brasileira. Ou seja, já foi tarde.

É o fim da linha
lll
LULA | Ex-presidente faz discurso em São Paulo após prestar depoimento na PF.

Agora que a Operação Lava Jato chegou ao ex-presidente Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff chegou ao fim da linha. Acabou.

O melhor que ela pode fazer agora é largar o cargo e abrir possibilidades para a governabilidade, o que ensejaria também que a máquina petista, cada vez mais embrenhada no crime, fosse apeada do estado brasileiro.

Mas ela ainda vai resistir. Se o fizer, será deposta pelas leis. Quanto mais tempo isso demorar, pior para o Brasil. E para o Lula já foi arrumado o discurso de vítima. Será que continuaremos a suportar esses ‘petralhas’ no poder?

Vai ter segundo turno?
200 MIL +1 | Campanha foio lançada ontem de manhã pelo TRE no plenário da Assembleia Legislativa.
200 MIL +1 | Campanha foio lançada ontem de manhã pelo TRE no plenário da Assembleia Legislativa.

Se depender do entusiasmo do desembargador Mauro Campelo – presidente do TRE – a possibilidade de segundo turno na eleição de Boa Vista, este ano, é real. Mauro está contando na ponta do lápis cada um dos novos eleitores cadastrados.

Para que Boa Vista alcance a condição desejada, são necessários mais de 200 mil eleitores aptos ao voto em outubro. Ontem faltavam pouco mais de 1.200. E como o prazo para novos alistamentos só encerra em 5 de maio, óbvio, o número será obtido.

E para dar suporte ao caminho do TRE na direção do acalentado sonho do segundo turno foi lançada ontem a “Campanha Boa Vista 200 mil + 1”, para incentivar novos alistamentos. E pelo volume de pessoas e autoridades no evento, o projeto de Mauro Campello estará consagrado.

Vai morrer tentando
llll
MORRO TENTANDO | Miúdo foi bem festejado ao falar para o jovens ontem na ALE. 

Personagem folclórico e ao mesmo tempo indispensável para o processo eleitoral – pelo seu engajamento partidário – o cidadão brasileiro Dermailton Bezerra da Silva, conhecido popularmente por “Miúdo”, figura excêntrico e carismática, teve seus minutos de fama ontem no evento do TRE.

Convidado pelo desembargador Mauro a fazer uma exortação aos jovens que superlotavam as galerias da Assembleia, “Miúdo” até que divertiu os presentes com o bordão “morro tentando”, que ele utiliza em suas sucessivas campanhas fracassadas.

E acabou aplaudido apesar de ninguém ter entendido quase nada do que disse, porque se expressa em decibéis tão agudos que se torna difícil de compreender sua prédica. Mas acordemos, ‘Miúdo’ é um showmen.

O momento é de paz 
llll
ENGAJADO | Oleno participou ontem da campanha do TRE pelo segundo turno.

O secretário da Casa Civil, Oleno Mato, adotou o discurso ‘paz e amor’ na tentativa de abortar possíveis estiramentos na relação da Assembleia com o Governo, especificamente na questão do Orçamento deste ano.

Oleno acredita que os ressentimentos tendem a dar lugar ao entendimento, apesar da governadora ter aplicado nada menos que 71 vetos na peça orçamentária.

Pelo que estamos construindo, tenho grande esperança de chegarmos ao acordo que atenda as necessidades de todos. Se partirmos para o embate, todos saem perdendo. A Assembleia, o Governo e o povo”, disse Oleno. 

A confiança de Padilha
lllll
ALMIRO PADILHA | “Espero que haja entendimento para o bem de todos”.

A cautela também tem sido a linha assumida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Almiro Padilha. Ele disse ontem à coluna que tem percebido a sensibilidade da governadora Suely Campos e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, para negociar os vetos ao Orçamento.

Estamos mantendo diálogo com o Executivo e o Legislativo. Temos a esperança de que cheguem a um bom termo para que o Judiciário possa continuar entregando um bom trabalho à população”, disse Almiro.

Apesar das dificuldades financeiras do momento Almiro faz questão de ressaltar que o TJ de Roraima saiu da ‘rabagésima’ posição para o sétimo lugar entre os Tribunais de Justiça de todo o País. E entre os 14 TJs de pequeno porte, Roraima ocupa o terceiro lugar. “ Isso é fruto do trabalho de cada servidor que se dedica ao cumprimento das metas”, disse.

Iluminação nova na Praça
lll
LUZ NA PRAÇA | A nova iluminação em led deixou a Praça do Centro ainda mais bela.

O senador Romero Jucá participou ontem da inauguração da nova iluminação da Praça do Centro Cívico que valoriza ainda mais o ponto turístico de Roraima. A revitalização da iluminação faz parte do programa Cidade Luz beneficiado com recursos federais viabilizados por Jucá.

O Centro Cívico recebeu iluminação mais potente e moderna. Foram implantados  23 postes de 17 metros com quatro luminárias de 400 watts led.  Totalizando 92 luminárias  vapor metálica de 400 watss.  Foram também instalados 10 postes de 12 metros com quatro luminárias, somando 40 luminárias de 150 watss led e ainda 18 postes de 8 metros com uma luminária de 36 watts led.

É um programa que está abrangendo toda a cidade, inclusive os bairros mais afastados. Estamos ampliando a capacidade de iluminação para garantir segurança para as famílias. As avenidas e os pontos turísticos  estão ganhando iluminação moderna de led. Valorizando ainda mais nossa cidade”, afirmou o senador.

A prefeita Teresa  Surita disse que brevemente será inaugurada a iluminação do Complexo Airton Sena. “Estamos entregando mais uma etapa do programa Cidade Luz, deixando os lugares com iluminação mais moderna. Esperamos que as pessoas cuidem deste benefício”, disse.

lll
MULTIDÃO | É sempre assim nas reuniões do programa Braços Abertos, da Prefeitura. Muita gente e participação ativa da população.

Braços abertos | O programa Braças Abertos, da Prefeitura de Boa Vista mobilizou os moradores no bairro Doutor Airton Rocha, onde estão localizados todos os conjuntos Pérola do Rio Branco e o conjunto Ajuricaba. O Coral ArtCando foi quem deu as boas vindas aos participantes. Cantando, encantando e encenado, os integrantes decepcionaram os mais de 500 moradores, que foram ao encontro, ouvindo, batendo papo, dando sugestões, anotando as explicações e também se divertindo.

Teresa presta contas
llll
TERESA | ‘É bom quando a gente tem ações de Governo para exibir. A população fica feliz’.

A prefeita Teresa Surita fez uma apresentação das melhorias que o bairro já a havia recebido, como, por exemplo, a iluminação, que teve 182 luminárias substituídas por outras mais potentes.

Dentre as ações executadas no bairro estão os dois mutirões de limpeza, que retiraram mais de 1.300 toneladas de lixo, entulho e galhadas. Implantação de 132 placas de sinalização e de placas de identificação de ruas.

Esse é um bairro novo, mas vamos trabalhar para fazer o que for possível para melhorar a vida das pessoas que moram aqui. Temos um sonho de transformar Boa Vista na melhor capital com qualidade de vida do país e vocês fazem parte desse sonho”, disse Teresa. 

O destaque da noite foi para os projetos sociais, que contam com um grande número de participantes do bairro, em especial ao Família que Acolhe, que atende 218 pessoas. O anúncio da ampliação da praça do bairro e a construção da ponte de concreto, contemplada no projeto de Mobilidade Urbana, que vai interligar o Airton Rocha ao bairro Nova Cidade, também foi festejado pela população.

Salas climatizadas

llllll
AR CONDICIONADO | As centrais adquiridas pelo Governo já estão em Boa Vista.

Um drama que atormenta alunos das escolas públicas estaduais está perto do fim: o calor insuportável que é sentido nas salas será eliminado com a instalação de centrais de ar, recentemente adquiridas.

Numa primeira etapa serão entregues 464 centrais de ar de 30 mil BTUs e 121 bebedouros, envolvendo recursos na ordem de R$ 1,950 milhão.

Segundo a governadora Suely Campos a medida faz parte de um projeto de melhoria da educação, que perpassa pela estrutura física, garantindo estrutura adequada aos alunos, professores e demais trabalhadores da educação.

Volta às aulas

lllll
O RETORNO | Algumas turmas já voltaram às salas. Outras regressam no dia 7.

Na próxima segunda-feira, dia 7, cinco escolas da Capital e 15 escolas do interior do Estado irão iniciar as aulas do ano letivo de 2016. Essas unidades têm calendário escolar diferenciado em razão das duas greves ocorridas em 2015.

Aproximadamente quatro mil alunos retornam à sala de aula. Devido à greve dos professores essas escolas seguem o calendário 2 do cronograma de cumprimento do ano letivo de 2015.

As escolas da Capital que irão iniciar as aulas na próxima segunda-feira são: Luiz Ribeiro de Lima, Presidente Costa e Silva, Professor Jaceguai Reis Cunha, Professora Wanda David Aguiar e Senador Hélio da Costa Campos.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts