Governo incapaz: MPC pede auditoria na Secretaria de Segurança por conta do nível de violência.

A Coluna de Hoje | Publicada 00:12

Coronel Olivan, secretário de Segurança. Foto | Arquivo

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC) certificou a incapacidade do Estado de gerir o aparelho de segurança púbica e informou ter solicitado uma auditoria na Secretaria de Segurança para analisar contratos vigentes, bem como saber a destinação dos recursos públicos da pasta, chefiada pelo coronel do Exército Olivan Pereira de Melo Júnior.

A razão para o pedido é o alto índice das taxas de violência registradas todos os meses, colocando Roraima na linha de frente dos estados que pratica o maior número de mortes violentas entre todos as unidades do País.

Com o recorde histórico de 384 assassinatos violentos em 2018, Roraima atingiu a maior taxa de homicídios de 2018, segundo o 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

E foi com base nesse relatório que o MPC pediu a auditoria na Sesp. O pedido, assinado pelo procurador Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, foi feito ao Tribunal de Contas do Estado no último dia 17.

“Tal inércia, seguida por descontrole e má gestão das ações de segurança pública, especialmente em tempos de globalização da violência e especialização das formas em que se estabelecem as ações criminosas, leva a um crescente sentimento de medo e busca por aparatos pessoas de segurança”, diz um trecho do documento.

A representação aponta também a defasagem no efetivo policial é um dos motivos para aumento na criminalidade do estado. Outro trecho no documento cita a letalidade policial em Roraima, que de 2017 para 2018 apresentou um salto nas mortes causadas por intervenção policial, passando de 8 para 25 homicídios. Fonte | MPC

85% de esgotamento sanitário

James explica a funcionalidade da estação para o ministro. Foto | Secom/RR

A 5ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário que contempla Boa Vista e a torna a primeira Capital do Norte com quase 100% de esgotamento sanitário e a quinta do Brasil, foi inaugurada ontem, 27, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto.

A Estação Elevatória fica no bairro Piscicultura e atende a população das proximidades com tratamento de esgoto proporcionando mais saúde e qualidade de vida.

O presidente da CAER, James Serrado, adiantou que a obra contempla 85% da Capital com esgotamento sanitário e a meta para 2020, com a conclusão da 4ª etapa, é que chegue a 93%.

Conforme explicou James, atualmente a Caer possui cerca de 50.486 ligações ativas na capital e a construção da Estação Elevatória proporcionará milhares de novas ligações de esgoto.

“Estamos prontos para assumir a responsabilidade pela administração do sistema, dando continuidade ao compromisso assumido pelo Governo do Estado de garantir bem-estar à população”, enfatizou.

Um novo passarão

Novo projeto do Passarão é apresentado ao ministro. Foto | Secom/RR

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto conheceu o projeto Passarão que visa aumentar a produção de frutas em Roraima.

A apresentação foi feita pelo governador Antonio Denarium e a equipe de Governo, no Palácio Senador Hélio Campos na manhã de ontem, 27.

O ministro avaliou o projeto como muito bom e disse que vai analisar a possibilidade da participação do Ministério.

O Passarão foi criado em 1991 para estruturar e fortalecer a produção de frutas em Roraima, mas foi implantado parcialmente.

 Apenas 400 dos 1.000 hectares do projeto inicial foram instalados, desses, apenas 165 estão produzindo.

ONU investiga Maduro

Maduro: investigado por viola direitos humanos.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU anunciou ontem, em caráter de urgência, a criação de uma missão internacional destinada a investigar as violações aos direitos humanos cometidas pela ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela.

A resolução foi aprovada pelo órgão por 19 votos, ante sete contrários e 21 abstenções.

A criação da missão independente contou com o apoio dos países que compõem o Grupo de Lima, além da União Europeia.

Novidades no Ayrton Senna

Há mais novidades no Ayrton Senna. Fotos | Secon/PMBV

A Capital da Primeira Infância ganhou ontem um novo espaço familiar, de lazer e interação entre pais e filhos. A prefeita Teresa Surita entregou uma nova praça localizada no Complexo Ayrton Senna.

O espaço foi planejado para receber desde os pequeninos até os mais grandinhos, pois conta com uma estrutura moderna que valoriza a política da primeira infância desenvolvida em Boa Vista.

O Complexo Ayrton Senna é um dos principais cartões-postais da cidade, a primeira praça do imaginário boa-vistense. Foi construída pela prefeita Teresa que reestruturou e modernizou o espaço em todas as gestões.

O local vem passando por várias obras de modernização, que proporcionam espaços que foram melhorando e se aperfeiçoando em todas as gestões permitindo momentos especiais para as famílias.

‘Qualidade de vida’, diz teresa

Teresa: investir na criança é prioridade.

A prefeita Teresa Surita ressalta que garantir espaços onde as crianças sejam as protagonistas faz parte das ações da gestão, além de proporcionar momentos importantes em família, a interação entre pais e filhos.

“Nós estamos entregando mais uma etapa do Complexo Ayrton Senna. Essa parte foi todo reorganizada. Nós temos agora uma pista de skate oficial, uma fonte interativa, um espaço pra criança também, de uma forma muito especial, porque são brinquedos interativos, academia aberta, playground”.

Teresa ressalva que o espaço traz qualidade de vida para as famílias de Boa vista de uma forma espetacular. Segundo ela, um espaço como esse em Boa Vista é muito difícil encontrar em outra cidade. “Fica o meu pedido para que tomem cuidado, para que preservem porque tudo isso é feito realmente para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

A gente trabalha com um plano de governo voltado à Primeira Infância, então o mesmo peso que tem uma obra, uma urbanização, uma drenagem, um asfalto, tem também a Primeira Infância .Hoje sabemos da importância de cuidar e investir nas crianças. Trabalhamos com esse olhar e com essa decisão política, por isso desenvolvemos ações lembrando da criança, porque a cidade também é dela e esses investimentos são um legado que será deixado para as futuras gerações”, disse a prefeita.

Selvinha Amazônica – Dentre as novidades do novo espaço está um exemplar gigante de um Jacaré e filhotes, animal da região. O bicho faz parte da Selvinha Amazônica, implantada em pontos turísticos da cidade. Um atrativo a mais para a criançada para tornar o brincar ainda mais divertido. A ideia é proporcionar um novo conceito de brincar, aproximando as crianças dos animais típicos da Amazônia, além de promover noções de preservação ao meio ambiente.

Playground – Este espaço é o primeiro voltado especialmente para as crianças da primeira infância (crianças de até seis anos) e conta com 10 brinquedos, piso emborrachado para proporcionar mais segurança aos pequenos enquanto brincam.

Pergolado – O Pergolado Interativo é um mobiliário urbano sensorial, em estrutura metálica com fios plásticos coloridos popularmente conhecidos como “macarrão”. A intenção é tornar o momento da brincadeira uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Aprender, experimentar novas sensações, possibilidades, relações sociais, organizar emoções por meio de novas descobertas por meio da brincadeira.

Pista de Skate – A Skate Park, remodelação da antiga pista de skate, teve participação de skatistas locais na concepção do projeto. Novos obstáculos para manobras foram criados e a iluminação geral foi toda substituída por Led. A pista recebeu o nome de Tom Souza, skatista conhecido no meio, que faleceu em decorrência de um acidente de trânsito. O novo circuito foi aprovado pelos esportistas da modalidade.

Fonte interativa – A Fonte Interativa, em estrutura metálica, conta com o piso de arenito, as luminárias utilizadas no piso são de Led e vidro blindado, para a segurança dos visitantes. Há uma automação que controla o jato e o momento de cada bico d’água e conta com um sistema de cascata.

Academia ao ar livre – E enquanto as crianças brincam, os pais podem se exercitar na Academia ao Ar Livre, que conta 16 equipamentos e também possui piso emborrachado.

A nova e moderna sede da SMTran.

Sede nova | A prefeita Teresa Surita vai inaugurar na segunda-feira, 30, o novo prédio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito ‘Aderbal Accioly Nery Alves de Figueiredo Netto’. O local conta com uma estrutura moderna, que vai proporcionar conforto tanto para os servidores, como para o público. Horário: 10h30. Local: Avenida Capitão Júlio Bezerra, 1481, bairro 31 de Março

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: