Governo quer acelerar interiorização para acabar com fluxo de venezuelanos em Roraima.

A Coluna de Hoje | Publicada 00:05

Governo quer intensificar interiorização de venezuelanos.

O governo federal quer ampliar o número de municípios brasileiros que recebem migrantes e refugiados venezuelanos. Um protocolo de intenções foi assinado. O propósito é interiorizar a acolhida, e criar melhores oportunidades de inserção dos migrantes da Venezuela no Brasil.

Até agosto, o Brasil contabilizava 14.643 refugiados e migrantes do país vizinho em mais de 250 municípios. Mais de 9 mil deles entraram neste ano no país.

De acordo com o ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, a migração dos venezuelanos “é a maior diáspora da América Latina”.

A ONU contabiliza que mais de 4 milhões de pessoas saíram da Venezuela desde 2016. Desses, 115 mil solicitaram refúgio no Brasil e outros 90 mil pediram residência temporária.

O protocolo do governo prevê que municípios que aderirem à campanha de acolhimento definirão o número de pessoas e famílias que poderão receber e até o perfil dos migrantes, conforme vocação econômica das cidades.

Cada município, em conjunto com o governo federal, definirá a data para receber os migrantes. Caberá ao governo federal fazer avaliação clínica, vacinar e prestar assistência médica imediata aos venezuelanos.

A iniciativa do governo visa a diminuir a concentração de venezuelanos em Roraima (que tem 13 abrigos provisórios) e criar oportunidade de trabalho e renda em outros lugares. A intenção é associar o melhor modelo de acolhimento com a menor despesa possível.

Tem que reformar delegacias

O Distrito Policial do Amajari está abandonado.

A pedido do Ministério Público do Estado o juiz da Comarca de Pacaraima, Claudio Roberto Barbosa de Araújo determinou o Governo realize com urgência a reforma integral das delegacias dos municípios de Amajari e Pacaraima, bem como disponibilizar maior número de servidores para atuarem nos distritos.

O Estado foi obrigado também a fornecer o abastecimento de materiais de expediente e a instalação de serviços de internet nas Delegacias de Polícia.
O Estado de Roraima deverá providenciar ainda, em 90 dias, viaturas, fornecimento regular de combustível e servidores em número suficiente para atender à demanda dos dois distritos policiais.

De acordo com a apuração do MPRR, os servidores frequentemente fazem cotas para comprar combustível, abastecer as viaturas e até mesmo para adquirir papel para impressão de boletins de ocorrência.

Denarium e o pires vazio

Denarium esteve ontem com o ministro Paulo Guedes.

O governador Antônio Denarium (PSL) está há quase uma semana fora de Roraima. Depois de saborear as frutas do Vale do São Francisco, ele chegou ontem a Brasília onde foi pedir dinheiro, claro.

Denarium esteve com o ministro Paulo Guedes (economia) para relatar as dificuldades financeiras do Governo e aproveitou o ensejo para suplicar por liberação de recursos para o Estado.

Guedes foi dadivoso: “Roraima é um caso diferente dos outros Estados. E precisa ser olhado com mais carinho”, disse o ministro Paulo Guedes, que afirmou que todos os pedidos feitos pelo governador serão atendidos de pronto, assim como as emendas parlamentares.

Ele solicitou à equipe do Ministério que estude todas as viabilidades de recursos financeiros que possam ajudar o Estado de Roraima.

Denarium esteve também com o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança), fazendo o quê? Pedindo dinheiro.

Fonte Interativa garantida

A fonte vai jorrar nas manhãs de sábado e domingo.

A Prefeitura de Boa Vista informa que a partir deste domingo, 6, o trecho da avenida Ene Garcez, no sentido Cento/bairro da altura da avenida Forte São Joaquim (onde está localizado o COB) até Brigadeiro Eduardo Gomes, será fechado sempre aos domingos das 8h às 12h.

O objetivo é possibilitar que as crianças que utilizam a praça do Complexo Ayrton Senna possam brincar, utilizar a fonte interativa, andar de bicicleta, patins e se divertirem com mais segurança. Boa Vista é a Capital da Primeira Infância e precisa crescer cultivando espaços para as futuras gerações, cercados de educação, segurança e amor.

Para que as crianças pudessem usufruir mais da Fonte Interativa localizada na praça do Ayrton Senna, a prefeitura estendeu o horário de funcionamento.   

Durante a semana, de segunda a sexta-feira o horário de funcionamento será das 16h às 21h. E aos sábados e domingos das 8h até às 12h e das 16 às 21.

TJ reativa polo de conciliação

As audiências de conciliação recomeçaram ontem.

Localizado na comunidade do Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no município do Uiramutã, o primeiro Polo Indígena de Conciliação do Brasil voltou a funcionar ontem.

Hoje terá solenidade de oficialização da retomada dos trabalhos quando a primeira audiência de conciliação totalmente indígena, conduzida por indígenas, depois da volta do funcionamento será realizada.

Criado em 2015, na gestão do desembargador Almiro Padilha, o projeto do Polo Indígena de Conciliação Maturuca foi idealizado pelo juiz Aluizio Vieira, quando, à época, era titular da Comarca de Pacaraima.

Foi desenvolvido para se adequar a realidade das comunidades indígenas, a fim de atender melhor às demandas específicas, respeitando a diversidade cultural dessas comunidades.

Mecias leva demandas a Moro

Mecias esteve com Denarium reunido com Moro.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos) levou ontem ao ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança) um punhado de demandas que estão causando problemas aos roraimenses.

Ele citou por exemplo a inviabilidade da atividade madeireira, problemas na segurança pública e as consequências da crise migratória no estado de Roraima. Mecias estava acompanhado do govenador Antônio Denarium.

Segundo o senador diante da situação precária que Roraima atravessa, não há como deixar de lado essas demandas pontuais.

O ministro, disse ele, demonstrou interesse em dar os devidos andamentos às reivindicações apresentadas na audiência.

Resultado preliminar de concurso

A Senges vai absorver 314 novos servidores.

Será divulgado hoje o resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges).

Os candidatos podem acessar ao resultado, a partir da 19h, no site www.selecon.org.br.

Os 21.376 candidatos que fizeram a prova no último domingo (29), concorrem a uma das 314 vagas, distribuídas entre cinco cargos de nível médio e 10 de nível superior.

Os novos servidores serão lotados nos sete Centros de Referência em Assistência Social (Cras), no Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada.

Coleta seletiva nas escolas

A coleta seletiva já funciona nas escolas municipais.

Mais 15 escolas municipais agora contam com a coleta seletiva. A iniciativa é uma das frentes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, implementado pela Prefeitura de Boa Vista com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A coleta seletiva nas escolas iniciou com um projeto piloto envolvendo sete escolas, que foram escolhidas levando em consideração uma região específica do município que havia o maior número de descarte de resíduos de forma incorreta.

O piloto funcionou durante três meses nestas sete escolas e agora foi expandido para mais 15 escolas municipais também avaliando questões como grande volume populacional e descarte incorreto dos resíduos.

200 km de ruas asfaltados | Desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista executa muitas obras de infraestrutura em todos os bairros da cidade, principalmente os da zona Oeste, mais afastados do Centro. Ontem, 3, o município chegou a marca de 200 km de ruas asfaltadas onde antes não havia qualquer tipo de infraestrutura, com lama no inverno e poeira no verão. Hoje, milhares de moradores vivem uma realidade totalmente diferente.  Essa marca histórica, que representa a distância de Boa Vista a Pacaraima só em asfalto dentro dos bairros da capital, representa mais de 400 ruas asfaltadas em seis anos. Tudo fruto de muito planejamento, compromisso, investimentos e parcerias com o Governo Federal. Praticamente 99% das ruas asfaltadas nesses últimos anos estão em bairros localizados após a avenida Venezuela, que abrangem as áreas mais distantes do Centro. Com o fim do inverno, as obras de infraestrutura em toda a cidade retornaram e outros 40 km de pavimentação estão em execução em vários bairros, dentre eles, Centenário, Araceli Souto Maior, Jóquei Clube, Raiar do Sol, Jardim Tropical.

Teresa comemora os 200 km de ruas asfaltadas. Fotos |Secom/PMBV

Teresa comemora | O recorde na quantidade de ruas asfaltadas levou a prefeita Teresa Surita a comemorar em suas redes sociais. “Hoje, atingimos a marca de 200 km de asfalto em Boa Vista!! É um marco histórico. Nunca ninguém fez tanto e dificilmente vão superar isso. Me permito comemorar porque muitas ruas melhoraram! Tantos bairros receberam nossos trabalhos… foram muitos. Trabalhamos todos os dias desses anos e esse resultado é uma conquista. Na foto, estou no cruzamento da Travessa Salomão com a Travessa 03, no bairro Centenário. Antes tudo era lama. Eu estive lá este ano, antes do inverno, voltei hoje pra ver ela toda estruturada e sendo uma opção de saída pra Av. Brasil. Tenho orgulho dessa equipe com uma gestão comprometida em deixar um legado que transforma vidas! O trabalho continua até dezembro de 2020. 💛 @ Boa Vista, Roraima”.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: