Hiran mandou o ‘recado’: Suely que fique ‘esperta’ e cuide de procurar outro partido para se candidatar à reeleição.

*** A Coluna de Hoje /// Publicada 00h14m ***

Hiran reafirmou sua amizade pessoal com Anchieta possibilitando uma aliança política em 2018.

Abraçado ao ex-governador José de Anchieta Júnior, o Zé Anchieta, o deputado Hiran Gonçalves (Progressistas) não foi nada sutil no recado que postou em seu perfil nas redes socais. E o destino do aviso, claro, só pode ser o Palácio Senado Hélio Campos, ora ocupado por Suely Campos, filiada do Partido de Hiran.

Em uma postagem no Facebook, Hiran deixa claro que há possibilidades de novas alianças políticas para o pleito de 2018 e pela configuração do texto e na imagem expressa, parece indicar que está mais próximo de um ‘consórcio’ com Zé Anchieta – presidente regional do PSDB – e visceral adversário político da família Campos e declarado candidato ao Governo, embora ainda tenha pendências a serem sanadas na Justiça Eleitoral.

Suely Campos tem a garantia que será a candidata do Progressistas, mas o distanciamento do seu Governo e a falta de harmonia consolidada com o deputado Hiran Gonçalves, gera uma dúvida medonha sobre se essa fiança está realmente estabilizada. Suely que cuide de compilar bem a mensagem emitida por Hiran e trate de agir enquanto o tempo lhe permite trocar de partido.

Porque Hiran foi intenso na missiva. Disse ele: “o povo está cansado da política do vale tudo, ‘do nós contra eles’. É preciso construir caminhos alternativos, novas formas de encarar os problemas, novas composições que possibilitem enfrentar os desafios que são gigantescos. Debater política com o meu grande amigo Anchieta Júnior é sempre uma satisfação, pois ele certamente tem uma extensa lista de serviços prestados para o nosso Estado”.

Todos sabem ‘Dr. Hiran’ não elegeu-se à sombra do grupo político da ‘Família Campos’. Sequer fazia parte daquela coligação cujo ‘capo’ de toda estrutura daquela campanha e o ‘inventor’ de Suely era o ex-governador Neudo Campos, hoje retido em sua casa onde cumpre prisão domiciliar por ter sido condenado no famigerado “Escândalo Gafanhotos”.

Hiran foi uma das surpresas daquela eleição de 2014, eleito com 9.048 votos pelo PMN. Só mais tarde ‘agrupou-se’ à nau governista, desalojando Neudo do comando do antigo PP. Ocorre que Hiran nunca integrou-se completamente ao governo dela [Suely], onde não tem uma indicação que seja.

PMBD vira MDB dia 19

Juca´reuniu a Executiva Nacional do PMDB, ontem em Brasília, para definir programação da convenção no dia 19.

A Executiva do PMDB, reunida ontem em Brasília, marcou para o dia 19 de dezembro a nova data para realização da Convenção Nacional.

Segundo o presidente do partido, senador Romero Jucá, durante a convenção será analisada a volta do nome MDB.

Na prática, o PMDB apenas perderá o “P” de sua sigla, que se refere a “partido”. A troca de nome é parte de um movimento que inclui outras legendas para tentar modernizar os nomes das siglas antes das eleições de 2018.

Também vamos aprovar a inserção no Estatuto do funcionamento de compliance do partido e iremos adequar o Estatuto do partido à nova lei eleitoral, que foi aprovada neste ano pelo Congresso Nacional”, disse o senador.

Ainda sobre a PEC 199

Abel está mobilizado, juntamente com deputados roraimenses e amapaenses, pela aprovação da PEC 199.

O deputado Abel Galinha (DEM) está determinado a não deixar virar o atual exercício sem que a PEC 199 – aquela que possibilita o enquadramento de ex-servidores do ex-território Federal de Roraima na Folha da União – seja levada à votação em segundo turno no Plenário da Câmara dos Deputados.

A matéria já esteve em vias de entrar na pauta por três vezes nesse segundo trimestre, mas as votações foram frustradas por problemas diversos inclusive a falta de quorum qualificado.

Ontem bem amparado pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), Abel postou um vídeo nas redes sociais onde o presidente da Casa comprometeu-se que se não votar nesta semana, dá a sua palavra que na próxima terça-feira, dia 28, colocará a matéria na pauta.

Maia reconheceu como justa a reivindicação de Abel e avisou que é um pleito legítimo da bancada de Roraima e fez questão destacar o empenho do colega parlamentar na defesa da aprovação da matéria “para o bem de muitas famílias roraimenses”.

Miniterminal auto-sustentável

A prefeita Teresa mostra as placas da mini usina que vai gerar energia para o miniterminal Canuto Chaves.

A Prefeita Teresa Surita visitou ontem as obras de revitalização do Miniterminal Luiz Canuto Chaves, onde acompanhou a instalação da mini usina de geração de energia fotovoltaica (solar), uma novidade na capital e que deve representar maior economia de energia elétrica produzida no prédio, que está previsto para ser concluído em janeiro de 2018.

No total a de subestação fotovoltaica vai contar com 100 placas, que devem gerar cerca de 100 Kw. Para a prefeita, este é mais um ganho à população, que vai dispor de um prédio moderno, com conforto e segurança para todos os usuários do miniterminal.

O novo miniterminal vai contar com acessibilidade, bicicletário, banheiros, plataforma de embarque climatizada, que irá garantir mais conforto no dia a dia dos usuários. Além da ampliação da quantidade de quiosques de alimentação existentes no local, de 12 para 18, também vai contar com um posto da Ciclo Patrulha da Guarda Civil Municipal e ponto de táxi.

Esta é mais uma importante obra que estamos concluindo na cidade. Um terço do que vamos produzir de energia no miniterminal será resultante da subestação fotovoltaica. Isso é modernidade, compromisso e geração de energia limpa.  Esse trabalho será vitrine para outros prédios e serviços que a prefeitura oferece”, disse a prefeita.

Madeireiros pedem socorro

Sessão de ontem que foi discutida a questão madeireira em Roraima e sua implicações.

Um grupo de 23 empresários do setor madeireiro pediu ajuda ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, deputado Jalser Renier, para resolver questões que estão inviabilizando economicamente o segmento, o que poderá resultar na demissão direta de 2.500 pessoas.

Uma das reivindicações é sobre a reposição florestal. O presidente da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Gilberto Uemura, afirmou que até o dia 6 de dezembro o problema estará resolvido.

O pleito dos madeireiros é de 800 mil metros cúbicos, por ano, para exploração florestal, 500 mil a mais que o liberado atualmente pela Femarh, que chega a aproximadamente 300 mil cúbicos.  Eles alegam que o quantitativo atual não atende à necessidade do setor. O presidente do sindicato do setor madeireiro, Oneber Magalhães, alega que, além da burocracia e da legislação ambiental no Brasil, que é muito severa, o setor esbarra também na falta de estrutura da Femarh.

Xingu: o zangado

Xingu irritou-se poque não foi avisado da realização da audiência pública sobre o setor madeireiro.

O deputado Jânio Xingu protagonizou alguns instantes de absoluta cizânia na Audiência ‘Púbrica’ (sic) da questão madeireira, ontem no Plenário da Assembleia. O tempo literalmente fechou quando Xingu acusou o presidente do Sindicato, Oneber Magalhães, de traição por ter reivindicado a Sessão sem ao menos avisá-lo.

Por duas razões: primeiro porque o foco da queixa dos madeireiros desaba exatamente no lombo de Gilberto Uemura, da Femarh, apadrinhado de Xingu. Segundo porque – segundo Xingu – Oneber “nem madeireiro é” e sua ascensão ao comando do sindicato é por obra e graça dele [Xingu].

Sentindo-se atraiçoado Xingu perdeu a compostura, revelou coisas que não devia e saiu do plenário em protesto, aos gritos. A Audiência ‘Púbrica’, no entanto prosseguiu normalmente, ignorando completamente o pitiatismo do deputado raivoso.

Calote na vaquejada

James está desesperado porque não tem os recursos necessários para quitar dívidas da vaquejada.

O prefeito de São Luiz do Anauá – sul do Estado – James Batista, foi o confiar na promessa da governadora Suely Campos e tomou um baita calote.

Comprometeu-se com a realização da tradicional vaquejada de São Luiz, com o juramente de que teria R$ 150 mil repassados pelo Governo para cobrir os custos do evento.

James não viu ainda a cor do dinheiro e nem pode receber outros R$ 150 mil do Governo Federal porque seu município encontra-se inadimplente. Resultado, ontem, transtornado, o ‘Wolverine do lavrado’ estava de cabelos em pé sem saber o que fazer, procurando por apoio nos corredores da Assembleia.

Está devendo a fornecedores, proprietários de animais usados na festa, donos e currais, tem uma lista enorme de dividas e não tem de onde tirar o dinheiro

Banco de dados começa por Roraima

Roraima foi o primeiro Estado brasileiro a concluir o censo penitenciário exigido pelo CNJ.

Um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai reunir as informações processuais e pessoais de todos os presos sob custódia, permitindo que o cidadão saiba precisamente quantos presos o país tem, onde eles estão e por que motivo estão encarcerados.

É o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), apresentado nessa segunda-feira (20) pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. O sistema já foi implantado em Roraima, onde 100% dos custodiados pelo Estado estão incluídos no cadastro.

Carmém Lúcia anunciou ainda um termo de cooperação firmado entre o CNJ e o Ministério da Educação para a implantação de 40 bibliotecas em penitenciárias do país.

Ponte vai ligar Cidade Satélite ao Silvio Leite | A prefeita Teresa Surita visitou ontem as obras de construção da ponte que vai ligar os bairros Silvio Leite e Cidade Satélite (foto acima), por meio da avenida Padre Anchieta. Em fase de implantação das fundações, a obra vai favorecer em melhorias no tráfego de veículos, o que representa maior comodidade aos moradores daquela região. “Nós estamos cumprindo mais um dos nossos compromissos firmados com a população. Esta obra vai melhorar a logística de trânsito, facilitando o acesso aos bairros Cidade Satélite, Silvio Leite e outros mais afastados. Em alguns meses, esta obra estará concluída e será motivo de grande felicidade a todos nós”, destacou.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: