IMÓVEIS: A importância de um corretor qualificado para o processo de locação ou compra de um imóvel em Boa Vista-RR.

 IMÓVEIS: A importância de um corretor qualificado para o processo de locação ou compra de um imóvel em Boa Vista-RR.

Foto: Secom/Prefeitura

Compartilhe este artigo

Veja como esses profissionais são importantes para o crescimento do mercado .

Ao longo dos últimos anos o mercado imobiliário tem enfrentado dificuldades em grande parte das capitais brasileiras. Entre os motivos responsáveis por este cenário está a crise economia que o país vem enfrentando, com isso podemos acrescentar a taxa de juros e o acesso ao crédito, bem como o número de desempregados. Tudo isso quando somado, diminui a confiança do consumidor e com isso, as chances reais de compra ou de procura por uma casa para alugar em Boa Vista rr.

Entretanto, esse momento do mercado está longe de ser sentido na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. De acordo com o levantamento realizado pelos próprios corretores que atuam na cidade, agora no último ano de 2019 houve um aumento de 30% nos valores dos aluguéis em um comparativo com o mesmo período de 2018.

Um dos motivos que também tem contribuído para este aumento segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) em Roraima, este crescimento está ligado a realização de concursos públicos que aumentam cerca de 12% a procura por imóveis através das imobiliárias em Boa Vista rr.

Desta forma, isso faz com que a procura por casas e apartamentos continue em alta mesmo em períodos de recessão, contribuindo para o cenário positivo do mercado de imóveis roraimense.

Assim a alta nos preços está ligada a valorização dos imóveis que estão disponíveis no mercado hoje. Isso uma vez que os moradores interessados que chegam de outras regiões do país já apresentam preferências por localização. A maioria dos clientes chega com preferência pelos bairros Centro, Bairro dos Estados, Caçari e Paraivana. Entre os chamarizes estão o fácil acesso a um centro comercial, proximidade para com o trabalho, além do baixo índice de violência.

Também é possível perceber que o número de imóveis vem aumentando. Entre os novos lançamentos estão os condomínios, que apresentaram o crescimento de 8% nas entregas. E claro, aumenta a procura por aluguel e compra de imóveis. Entenda agora qual a importância do papel do corretor de imóveis para fazer um bom negócio:

No aluguel

Para estar a par da contribuição da atuação do corretor de imóvel no processo de locação é importante conhecer o mercado. O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD) mostrou que entre os 71 milhões de domicílios no Brasil, 12,9 milhões estavam sendo alugados. Em Roraima, por exemplo, vive isso de forma mais intensa justamente pela questão dos concursos. Companhia de Desenvolvimento, Secretária Estadual do Trabalho, Bem-Estar Social, Polícia Militar, Assembleia são apenas algumas das instituições públicas que tem editais abertos. Desta forma, é comum trabalhadores passarem de um a dois anos morando na cidade, o que mantem constante a procura por imóveis para alugar em Boa Vista. Diante deste mercado, o corretor atua junto a necessidade de cada cliente, analisando localização, logística, segurança, documentação e claro, qual o orçamento para se investir. Hoje um aluguel de uma casa com dois quartos no Centro de Boa Vista fica entre R$ 1.500 podendo chegar a R$ 2.000.

Na compra

Já na construção civil, os resultados também são positivos. Para o Sindicato da Construção Civil de Roraima, o setor voltou a reagir depois de dois anos. Com a melhora no acesso ao crédito, houve o aumento na demanda por novas opções de imóveis, além da geração de emprego que este fenômeno promove. Já de acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis em Roraima (Creci), houve uma estabilização no preço dos imóveis, seguido do aumento, que segue em torno dos 20%. Entre os imóveis mais procurados estão terrenos e casas a venda em Boa Vista rr, que variam de acordo com o tamanho e a localização. Já os bairros mais procurados são os da zona Norte e Leste da Capital. Entretanto, o que também cresceu foram o número de denúncias junto ao Creci, relacionado ao golpe de falsos corretores de imóveis. Vale destacar que de acordo com a Lei 6.530 ser corretor de imóveis é uma profissão legalizada e acima de tudo, uma exigência para o fechamento de contratos de locação e venda de imóveis no Brasil. Em Roraima, o perigo mora na venda de terrenos, principalmente os que estão registrados de forma irregular. Nestes casos, é importante realizar a denúncia junto polícia, que está investigando os casos junto a Secretária de Segurança Pública. Para atuar, o corretor de imóveis precisa apresentar uma carteira de registro junto ao Creci. Por isso a importância em contar com profissionais legalizados. Em casos de dúvida, vale entrar em contato com o dono da propriedade e também com o próprio Creci, que pode oferecer mais informações sobre como proceder perante a essas situações.

No pós-venda

A atividade de corretor de imóveis envolve, de uma forma resumida, dez passos para a realização de um negócio. Tudo começa com a documentação, verificando se o imóvel está regularizado e pode assim ser comercializado. Em seguida vem o processo de avaliação, onde o corretor verifica se o valor solicitado pelo imóvel corresponde com a média cobrada no mercado. Então é hora de validar a venda, que é quando o corretor entende a necessidade por trás da comercialização e explica como todo o processo de negociação será realizado ao vendedor. Feito isso, é hora de desenvolver uma estratégia de negócio que esteja de acordo as informações sedias pelo vendedor. Então segue o acompanhamento da busca, a negociação e a posterior venda do imóvel. Novamente voltamos ao estágio da documentação, agora entre as duas partes. Então o financiamento, a assinatura e a entrega das chaves. O que muita gente não sabe é que o corretor de imóveis de um papel fundamental no pós-venda. Após o fim da negociação, ele é responsável por organizar como será feito o pagamento. No caso de aluguel, este será repassado para a imobiliária e posteriormente ao locatário. Assim, é importante contar com um profissional especializado justamente para evitar roubos e fraudes, obtendo uma negociação muito mais tranquila.

Não deixe de compartilhar o artigo em suas redes sociais!

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: