Incompetência administrativa: só depois da contagem é que Governo descobre fugas na PAMC.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h10
Novas fugas aconteceram na PAMC mas o Governo negava dados precisos dos fugitivos

A incompetência e o desleixo do Governo de Suely em relação ao Sistema Penitenciário provocou algo inusitado e hilário. Na a manhã de ontem a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), cuja função é administrar os presídios e cadeias do Estado, comunicou que 42 detentos encontram-se ausentes da Penitenciária do Monte Cristo – PAMC.

A última fuga em massa aconteceu na madrugada da última sexta-feira (8). Ocorre que nem a Sejuc muito menos o Governo sabe a quantidade de foragidos pela absoluta falta de controle da população carcerária no local. Foi preciso realizar ontem uma espécie de censo para enfim determinar o número de faltosos.

De acordo com o secretário da pasta, coronel Paulo Macedo, há pelo menos três meses não era realizada a recontagem dos presos na Penitenciária Agrícola, outro fato que atesta a irresponsabilidade das autoridades com o sistema prisional. Ele disse que a contagem só é realizada quando há necessidade. “Contagem dentro de qualquer unidade prisional só é feita quando há uma necessidade por conta de fugas ou possíveis fugas, onde a Sejuc tem que se certificar quem e quantos fugiram. Mas é isso que acontece com regularidade na PAMC: fugas e tentativas.

As fugas constantes de presos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo – o maior presídio do Estado – impõe medo na população e deixa as pessoas em pânico. Atesta a fragilidade do Sistema Prisional e deixa claro que o Governo não encontrou um modelo que possa não apenas inibir e brecar as escapadas, mas devolver a tranquilidade às famílias roraimenses.

Está notório que a Penitenciária Agrícola não ressocializa mais ninguém. Ao contrário, pelas condições precárias do local a doutrina reeducativa torna-se falaciosa, visto que a clausura na Penitenciária de Roraima tem natureza exclusivamente punitiva.

O mais grave é que o Governo de Roraima – e não me refiro ao governo atual – sempre esteve de costas para um problema tão sério, que só será extirpado de vez quando a Penitenciaria for implodida e um outro presídio for erguido bem longe da área urbana de Boa Vista, fundado em uma nova filosofia de reinserção do indivíduo criminoso na sociedade.

George quer intervenção
George defende que o sistema seja assumido pelo Governo Federal

Embora não seja atribuição do Estado muito menos da Assembleia Legislativa, mas o deputado George Melo propôs ontem que o Poder Legislativo encaminhe ao Governo Federal uma indicação para que haja intervenção federal no sistema penitenciário e na segurança pública estadual.

Segundo ele o Governo de Suely já deu provas mais que suficiente de incapacidade plena para gerir os presídios e muito menos cuidar da segurança, diante da crescente violência que se instalou em Roraima nesses últimos anos.

Ele diz que a população está à mercê da criminalidade com o avanço do domínio das facções que, segundo ele, comandam dentro e fora das unidades prisionais. Na contramão, o Estado ‘está de mãos amarradas’ e não tem contido estas ações.

“Nós temos uma população totalmente dominada pelo crime organizado. As pessoas já não saem mais de casa, o presídio não segura ninguém lá, a informação que eu tenho é que, só nesse final de semana, 200 pessoas se evadiram da Penitenciária Agrícola”, destacou.

Whats de deputada é clonado 
A deputada Maria Helena teve o seu celular de Brasília clonado

A deputada federal Maria Helena Veronese (MDB) foi surpreendida com informações de que pessoas estavam pedindo dinheiro em seu nome. Ela teve a conta de Whats App com DDD 061 clonada.

Os falsários estavam pedindo dinheiro dos contatos e amigos da deputada, solicitando depósitos em dinheiro em uma conta bancária.

O procedimento criminoso foi descoberto depois que a deputada foi recebeu uma ligação de uma pessoa perguntando sobre a veracidade de mensagens.

“Nesta terça-feira, 12, tive a notícia de outras vítimas, inclusive de mensagens enviadas a pessoas de outros estados. Por isso procurei a polícia para que o caso seja investigado. Minha linha já está bloqueada”, disse Maria Helena

O golpe está sendo investigado pela Polícia Legislativa, responsável pela segurança dos deputados e senadores.

Ministro vem a Roraima na sexta
O ministro Rosiele Soares vem a Roraima a convite do senador Romero Juca

O Ministro da Educação, Rossieli Soares,  irá a Roraima no próximo dia 15, sexta-feira, a convite do senador Romero Jucá (MDB/RR) e da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita. A confirmação da viagem ministerial ocorreu durante reunião entre o senador Jucá e o ministro, nesta terça-feira (12).

Rossieli irá acompanhado de vários técnicos do ministério e do presidente do Fundo Nacional de Educação ( FNDE ), Silvio Pinheiro, para mais uma edição do projeto “FNDE em Ação”, que será realizado na sede do Sebrae em Boa Vista, Roraima. O objetivo é orientar os prefeitos e secretários sobre o funcionamento do FNDE, resolver pendências e dar atendimento técnico.

“ Temos que ajudar os municípios a arrumar a casa, auxiliando os gestores a resolver as pendências com o ministério e assim estarem aptos a receberem mais recursos. A região Norte  é muito carente em recursos para educação e estamos trabalhando para ampliar este atendimento”, disse o ministro Rossieli em entrevista após reunião com o senador Jucá.

O senador Romero Jucá, tratou ainda com o ministro da Educação, de projeto de sua autoria, que cria a Secretaria Especial de Educação Indígena, e a consequente federalização da educação indígena. A proposta visa garantir a qualidade  de ensino, respeitando as características culturais dos povos indígenas.

“ Precisamos melhorar a educação e o atendimento para crianças e adolescentes indígenas. Em algumas comunidades falta a estrutura mínima para o funcionamento de uma escola. Outras, nem isso tem. Existe ainda um grande problema para o acesso dos adolescentes indígenas ao ensino médio. Muitas vezes, esses jovens precisam deixar suas famílias e sair das suas comunidades para dar prosseguimento aos estudos”, disse Romero Jucá.

Telmário oficializa candidatura 
Temário anuncia oficialmente hoje que vai ser candidato ao Governo de Roraima

O senador licenciado Telmário Mota (PTB) lança hoje oficialmente sua pré-candidatura ao Governo de Roraima.

Telmário está afastado do cargo para dedicar-se à campanha e em seu lugar assumiu o 2º suplente, Rudson Leite.

Ele escolheu o salão nobre do Aipana Hotel para a festa de lançamento. Que acontece logo mais a partir das 9 horas.

Na ocasião serão apresentados os candidatos a vice (Evandro Moreira) e ao senad0 (Júlio Martins).

Benefícios para venezuelanos
Refugiados venezuelanos que quiserem deixar Roraima terão regime especial de atendimento.

O Senado aprovou ontem (12) a medida provisória (MP) que trata de ações emergenciais de assistência aos venezuelanos que têm migrado para o Brasil através de Roraima. Como já foi aprovado pelos deputados, o chamado projeto de lei de conversão segue agora para sanção presidencial.

A proposta foi editada pelo governo federal em fevereiro, propondo medidas de assistência emergencial de acolhimento a pessoas que chegam no Brasil decorrente de “fluxo migratório provocado por crise humanitária”. A MP determina ações emergenciais nas áreas de proteção social, saúde, educação, direitos humanos, alimentação e segurança pública.

Entre as medidas estão a oferta de atividades educacionais, formação e qualificação profissional e de infraestrutura e saneamento para as famílias venezuelanas que estão vivendo em Roraima em situação precária.

A medida provisória também prevê ajuda na mudança dos imigrantes venezuelanos que quiserem ir para outros estados do Brasil, a chamada interiorização.

Concurso da ALE: 14 mil inscritos
Andreive anunciou ontem que mais de 14 mil candidatos se inscreveram para o concurso

As inscrições do concurso público da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima serão homologadas na próxima segunda-feira, 18. Na ocasião será divulgada a relação definitiva dos inscritos, após os recursos deferidos, e o local das provas. No total, 14.660 candidatos se inscreveram no certame, que realizará a prova objetiva no dia 24 de junho.

“O concurso está se aproximando e conforme o calendário disponibilizado no edital, essa é uma data importante porque cada candidato que tiver sua inscrição deferida e homologada poderá entrar no campo do candidato, disponível na página da Funrio (http://www.funrio.org.br) – instituição responsável pela realização do concurso, e verificar onde vai fazer a prova e imprimir o cartão definitivo”, informou o superintendente Geral, Andreive Ribeiro.

A Assembleia Legislativa de Roraima disponibilizará um ponto de apoio para atendimento na rua Agnelo Bittencourt, 213, Centro, onde funciona a Escola do Legislativo e o Procon Assembleia.

Os candidatos com necessidades especiais devem ficar atentos ao local. A orientação do superintendente é que o candidato verifique com antecedência se o local disponibilizado pela Funrio atende ou não a necessidade da pessoa, para que medidas sejam tomadas dentro do prazo.

Discutindo o rombo
Funcionários da terceirizada Lidan protestaram no Palácio porque não recebem salários

O presidente da Assembleia, Jalser Renier, anunciou ontem, durante a sessão, que haverá uma audiência pública na próxima quinta-feira, onde estará em discussão um tema bastante delicado: o calote nas terceirizadas.

As empresas que prestam serviços diversos ao Governo de Suely não recebem as faturas há meses, deixando proprietários e servidores em situação de miséria.

Muitas empresas fecharam as portas e outras reduziram o número de servidores porque os contratos não são horados regularmente. Há empresa que não recebe um centavo do governo há seis meses.

E apesar dos clamores de servidores que até acamparam na porta do Palácio de Suely, nada foi resolvido até hoje.

TJ ganha mais 4 juízes
O Tribunal de Justiça empossa hoje mais 4 juizes em seus quadros

O Tribunal de Justiça de Roraima dará posse nesta quarta-feira (13) a quatro juízes aprovados no V Concurso Público para provimento do cargo de juiz substituto. Tomarão posse Daniel Damasceno Amorim Douglas, Eduardo Álvares de Carvalho, Phillip Barbieux Sampaio Braga de Macedo e Rafaella Holanda Silveira. A cerimônia ocorrerá no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto a partir das 16h.

Daniel Damasceno Amorim Douglas – É bacharel em Direito e especialista em Direito Tributário e Direito Empresarial. Exerceu o cargo de analista judiciário – área judiciária – oficial de justiça avaliador federal do Tribunal Regional Federal da 5a Região, além de experiência profissional na advocacia privada e no serviço público.

Eduardo Álvares de Carvalho – É formado em Medicina e em Direito com especialidade em Anestesiologia e Direito Processual Moderno. Atuou como médico anestesiologista e advogado.

Phillip Barbieux Sampaio Braga de Macedo – É bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Exerceu o cargo de assessor jurídico e atuou como advogado.

Rafaella Holanda Silveira – É bacharel em Direito e especialista em Direito e Processo do Trabalho. Atuou como técnica ministerial no Ministério Público do Ceará e advogada.

O certame teve início em fevereiro de 2015 e disponibilizou 6 vagas, além da formação do cadastro de reserva. Dos 986 candidatos inscritos, 48 foram habilitados ao cargo, destes, 19 foram chamados e 10 estão efetivamente atuando. Com a posse de amanhã, o número de juízes do TJRR subirá para 46.

Ene Garcez interditada | A Superintendência Municipal de Trânsito vai interditar nesta quarta-feira, 13, as duas vias da avenida Ene Garcez, entre a Major Williams a Forte São Joaquim, por conta da estrutura montada para atender o Boa Vista Junina, que inicia no próximo sábado dia 16 de junho. Na sexta-feira, 15, vão ser interditadas também as ruas Arnaldo Brandão e Dom José Nepote. Os moradores que residem nessas ruas estão recebendo orientações sobre as rotas e adesivos que identificarão os veículos. A Smtran recomenda a população que busque rotas alternativas. Durante o evento, o acesso à avenida Major Williams, em frente ao Bobs, será liberado apenas durante o dia, sendo bloqueado a partir das 18h.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts