Izaias revela que está sendo ameaçado de expulsão do PRB por denunciar falhas do Governo.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h20

izaiasexpulsao
Izaias Maia postou no Facebook que está sendo ameaçado de expulsão por se posicionar contra o Governo.

O deputado estadual Izaias Maia revelou a existência de uma crise interna em seu partido, o PRB. Depois que denunciou as péssimas condições do Hospital Geral de Roraima, onde passou por aflição no final de semana com dores no peito, o parlamentar se diz ameaçado, porque o Partido está na base de sustentação do Governo, logo, ninguém gostou do que disse em Plenário da Assembleia nessa semana.

E fez questão de divulgar em sua página no Facebook: “meus amigos do grupo. Estão me ameaçando de expulsão do PRB, Partido do qual faço parte e dá apoio ao governo. Simplesmente porque não concordo e não escondo o que está errado e denuncio na tribuna da Assembleia e nos meus programas de TV”.

“Eu tenho um documento assinado e registrado em ata, pelo presidente do PRB e por todos os deputados do meu Partido dizendo que apesar do apoio dado ao governo, não deixaríamos de denunciar e levar ao conhecimento da sociedade e das autoridades os erros e falhas cometidos pelo atual governo. Portanto fui eleito com 3.427 votos pelo meu povo. E sem comprar votos e muito menos sem ter ajuda de nenhum grupo político. Presto contas só a Deus e a meu povo. Jamais esconderei a verdade da sociedade porque meu Partido não compactua ou aceita mentiras. Se por ventura alguém do meu partido quer me expulsar do PRB por falar a verdade, lamento. Mas vou continuar fazendo meu trabalho de defender o povo que não aguenta mais sofrer. Eu vou continuar ajudando os governos mostrando a verdade. Vou continuar defendendo meu povo, principalmente o mais humilde”. E finaliza: “deputado Izaias Maia. A voz do povo, a nossa voz. E fiquem com deus…”

Venezuela fora do Mercosul 

ssss
Os senadores brasileiros falaram ontem no Plenário do Senado sobre o boicote em Caracas e querem a expulsão da Venezuela do Mercosul.

Depois do cerco bolivariano, na última quinta-feira aos senadores brasileiros na Venezuela, a oposição deve pedir que o país presidido por Nicolás Maduro seja excluído do Mercosul.

“Nós vamos a partir de agora discutir em que condições e de que forma podemos rever a participação da Venezuela no Mercosul”, disse o senador tucano Aécio Neves. Ele afirmou que a Venezuela não cumpre a cláusula democrática exigida dos membros do bloco.

A oposição também vai pedir a convocação do chanceler Mauro Vieira e do embaixador brasileiro na Venezuela, Ruy Pereira, para que eles falem à Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre o cerco à delegação brasileira que pretendia visitar presos políticos do regime venezuelano. Pedido semelhante já foi feito na Câmara.

Todos contra Maduro

Toda truculência é burra, por isso a atitude do regime do venezuelano Nicolás Maduro de hostilizar senadores, em Caracas, acabou por colocar o parlamento brasileiro contra o regime chavista. E pronto para votar retaliações à semi-ditadura.

É considerado muito grave que Maduro não tenha garantido a segurança dos senadores e acesso aos presos políticos. Renan Calheiros chamou a hostilidade de “medieval”.

O deboche do vice

ddddd
Senadores brasileiros cercados no aeroporto de Caracas.

O vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, debochou nesta quinta-feira da viagem dos senadores brasileiros a Caracas para visitar os presos políticos.

Segundo jornal Folha de S. Paulo, Arreaza enviou uma mensagem irônica ao celular de Lilian Tintori, mulher do político oposicionista preso Leopoldo López. “Se os senadores estão aqui, é porque não têm muito trabalho por lá [no Brasil]. Assim, umas horas a mais ou a menos, dá no mesmo”, diz o texto enviado a Lilian, que acompanhava a comitiva brasileira e estava presa no trânsito, impedida de chegar à prisão militar de Ramo Verde.

O texto debochado só reforça a percepção de que o bloqueio da estrada foi, como suspeitam os senadores e a ex-deputada opositora venezuelana Maria Corina Machado, iniciativa do governo. “Se alguma dúvida ainda existia em relação à escalada autoritária da Venezuela, nós voltamos de lá sem dúvida alguma”, declarou o senador Aécio Neves (PSDB). Além do tucano, o grupo era formado pelos senadores Aloysio Nunes (PSDB), Ronaldo Caiado (DEM), Cássio Cunha Lima (PSDB), José Medeiros (PPS), Agripino Maia (DEM), Ricardo Ferraço (PMDB) e Sérgio Petecão (PSD).

Uma nova Funai

ffff
Édio com João Pedro: novos tempos na Funai.

O deputado federal Édio Lopes acredita que a Funai passará por uma transformação com a chegada do novo presidente, o ex-senador amazonense João Pedro Gonçalves, que tomou posse na quarta-feira (17), em solenidade que reuniu autoridades no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília.

Segundo o parlamentar, o novo presidente da instituição possui mérito para estar a frente da Fundação Nacional do Índio. “João Pedro Gonçalves é competente e conhece a realidade da nossa região Norte, onde está a maior parcela dos nossos povos indígenas. Sei que ele fará um bom trabalho pelos indígenas do nosso país”, disse Édio.

Dos dois lados

Empossado Funai, João Pedro terá um inevitável embate com o ministro de Minas e Energia, o conterrâneo amazonense Eduardo Braga.

É que a interligação do Estado de Roraima ao linhão de Tucuruí só pode ocorrer se as torres de transmissão forem “plantadas” na terra indígena waimiri-atroari, povo que ainda hoje restringe a circulação de veículos pela BR-174. O acordo não será fácil e passa pela Funai.

Detalhe é que João Pedro tem boas relações com os dois lados. Com o ministro participou das últimas eleições gerais em campanhas pró-Lula e pró-Dilma. Com os indígenas, aproximou-se deles ao visitá-los quando senador.

A negativa de Ângela 

fffff
Ângela desmentiu boatos de que estaria de saída do PT.

Ângela Portela não vai sair do PT, conforme ela mesma afirmou nessa semana, para debelar as chamas da boataria, em função do envolvimento do Partido dos Trabalhadores com os escândalos sucessivos com desvio de dinheiro público e falcatruas das mais diversas. A senadora considera que o PT ai superar esse momento difícil e que a presidente Dilma Rousseff vai conseguir contornar a crise que o país atravessa e, assim, o partido vai se reabilitar.

Previdência militar

iiiooo
Suely com o deputado Sampaio e representantes militares.

A governadora Suely Campos criou a comissão que vai elaborar e apresentar propostas para a Lei de Previdência dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima. O decreto foi assinado ontem no Palácio Senador Hélio Campos, durante reunião com o deputado estadual Soldado Sampaio e representantes da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Roraima.

A criação da comissão atende a uma reivindicação dos policiais e bombeiros militares que há 15 anos esperam pela lei previdenciária. A comissão é presidida por um servidor do Iperr, dois policiais militares, sendo um oficial e um praça, dois bombeiros, um oficial e um praça, e um representante da ABPM.

Aécio não vem

Boa Vista estará ao largo nas visitações que o senador Aécio Neves fará por capitais Brasileiras este no.

Denominada caravana da gratidão, as visitas semanais que o tucano começa a fazer a partir do dia 25 em dezenas de cidades brasileiras, começando por Manaus, são parte do que o PSDB chamará oficialmente de Caravana da Gratidão – ou seja, Aécio vai agradecer os 51 milhões de votos recebidos em outubro.

E fica assim a escrita de que nenhum presidencial passa por aqui em suas campanhas, mesmo aquele que foi derrotado.

boavistajunina100Mais de 100 mil no arraial | O Maior arraial da Amazônia é um sucesso desde a primeira noite. Ao todo, já passaram pela Praça de Eventos Fábio Paracat cerca de 100 mil pessoas, de acordo com estimativas feitas pela Guarda Civil Municipal em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.

A noite em que mais pessoas compareceram ao Boa Vista Junina foi a última quarta-feira, 17, ocasião em que ocorreu o show do cantor Dorgival Dantas. Foram 50 mil pessoas que passaram pela praça e prestigiaram as apresentações do artista e as demais programações do arraial.

Todas as noites do arraial seguiram sem grandes incidentes. Isso devido ao forte esquema de segurança feito pela Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar. O Boa Vista Junina deste ano terá seu encerramento amanhã a noite na Praça Fábio Paracat.

hgrdeputados
A deputada Lenir em visita aos pacientes internados no Hospital Geral.

Fartura no HGR – Farta tudo…

Um servidor do Hospital Geral de Roraima denunciou ontem que não colchões para os funcionários que pernoitam na unidade. Por isso, segundo ele, os servidores da ala psiquiátrica têm que escolher entre usar os colchões dos pacientes ou dormir no chão.

Os funcionários que trabalham na ala se dividem em turnos ao longo do dia e por isso usam uma sala para o horário de repouso. No entanto, segundo o servidor, não há conforto algum para o descanso deles.

As péssimas condições do Hospital foram constatadas ontem em visita de deputados da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Saúde da Assembleia Legislativa. Segundo a deputada Lenir Rodrigues, relatório será preparado e encaminhado ao presidente Jalser Renier.

Encontro de ‘Hermanos’

Na terça-feira, 23, autoridade venezuelanas e roraimenses estarão frente-a-frente, no 1º Encontro de Cooperação Internacional dos Estados de Roraima e Bolívar. A solenidade será às 10h30, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

Serão discutidos assuntos relacionados à Agricultura, como insumos, equipamentos e transferência de tecnologia, Infraestrutura, Turismo, com a implementação de uma linha de transporte da ‘Transbolivar’, com ônibus para cobrir a rota Boa Vista – Santa Elena do Uairén e Puerto Ordaz, com promoção de pacotes turísticos, além de uma linha aérea para atender esse trecho.

Do encontro será criada uma comissão que vai acompanhar os trabalhos apontados em uma carta de intenções firmada entre os dois governos, a fim de manter a continuidade dos acordos.

A noite dos arqueiros

ffff
Arqueiros em ação, no Boa Vista Junina.

O grande destaque na noite de ontem no Malocão Cultural do Boa Vista Junina 2015 foi o lançamento do documentário “Arqueiros”, dirigido pelo cineasta e jornalista Thiago Bríglia. O evento foi prestigiado por um grande número de pessoas, que também conferiram uma demonstração ao vivo das habilidades dos indígenas com o arco e a flecha.

O documentário foi produzido durante três meses na comunidade de Vista Alegre, zona rural de Boa Vista, e retratou uma oficina de arquearia idealizada pela Fetec. O objetivo era resgatar esse traço da cultura indígena, aliado aos conhecimentos universais da prática esportiva expostos pelo instrutor Delcimar Magalhães.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts