JÁ ESTÁ NO CONGRESSO: Entenda o Projeto de Lei que permite mineração em terras indígenas.

Compartilhe nosso conteúdo!

O governo encaminhou hoje (6) ao Congresso Nacional um projeto de lei para permitir a mineração e geração de energia elétrica em terras indígenas. O Blog destaca os principais pontos do Projeto de Lei entregue para análise de deputados e senadores.

  1. O projeto de lei se aplica às terras tradicionalmente ocupadas por indígenas. Aquelas que estão em processo de demarcação ou mesmo as que foram compradas e pertencem a uma comunidade indígena não entram no PL.
  2. O Poder Executivo será o responsável por fazer um estudo prévio sobre as terras indígenas, para atestar as condições do local para a lavra de riquezas minerais. A comunidade indígena será ouvida neste processo, mas não terá poder de veto sobre a exploração da terra via mineração, extração de petróleo e gás ou construção de hidrelétricas — nos casos de garimpo, o indígenas poderão recusar a atividade por não-indígenas.
  3. O presidente, após a realização do estudo, encaminhará ao Congresso Nacional o pedido de autorização de exploração de determinadas terras. A Câmara e o Senado, por meio de Decreto Legislativo, acatarão ou não o pedido.
  4. Se o Congresso autorizar a exploração das terras, a Agência Nacional de Mineração abrirá licitação para as empresas interessadas na atividade.
  5. A comunidade indígena terá direito a valores a título de participação nos resultados da exploração da terra. No caso de energia hidráulica, 0,7% do valor da energia produzida será pago à comunidade; na lavra de petróleo e gás natural, 1,5% da produção; e no caso dos demais recursos minerais, 50% do valor da compensação financeira pela exploração. Os valores serão repassados por transferência bancária.
  6. Será pago, também, uma indenização pela restrição do uso dos indígenas dos bens explorados. O valor, no entanto, não é definido em lei e deverá considerar “o grau de restrição do usufruto sobre a área da terra indígena ocupada pelo empreendimento”. Com informações | O Antagonista

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts