Suely anuncia que vai demitir servidores em 2016: por que não começa por seus parentes e extirpa o nepotismo no Governo do Povo?

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista, RR | Publicada 00h45

jjjjjjj
DEMISSÕES | A governadoria Suely já avisou que a partir de janeiro de 2016 vai promover demissão de comissionados.

Janeiro se aproxima e o clima entre servidores do Governo de Roraima, admitidos para funções em comissão, ou seja, os chamados ‘cargos comissionados’, é de apreensão com a ameaça da perda do emprego. A governadora Suely Campos deixou bem claro, em recente entrevista: “Nós precisamos enxugar o custeio da máquina para poder honrar com todos os compromissos. Infelizmente, nós vamos ter que diminuir o tamanho da máquina administrativa” disse ela. Ou seja, vai colocar no olho da rua um punhado de pais e mães de família que ingressaram no servido público por meio de obséquios e benevolências, a maioria admitida simplesmente pela porta do empreguismo.

Seria prometedor e alvissareiro, já que se mostra disposta a ajustar sua nau desgovernada, que Suely desse o bom exemplo e cortasse as gorduras na própria casa, principiando as demissões por seus parentes – marido, filhos, irmãos, sobrinhos, genros, sogros e sogras dos filhos, cunhados, primos – enfim, cortasse o tronco da árvore política cujas raízes do nepotismo submergiram nas profundezas da administração do Governo do Povo, abalando todos os alicerces da moralidade.

Trata-se do maior escândalo de empreguismo de parentes em uma gestão pública da história recente do País. Suely preferiu a prática do nepotismo para empregar seus familiares em cargos de destaques, substituindo a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público, ignorando técnicos qualificados que se encontram disponíveis no Estado.

Se ela inchou a máquina o fez de ciência própria e no afã do deslumbramento e da euforia, contratou mais do que devia. E como o Governo já dá sinais de falência, pois não consegue nem pagar os compromissos de custeio, apela para o modo mais traumático, mais lúgubre e impetuoso, a dispensa em massa de servidores, considerados inservíveis. Demita os seus, governadora! Comece a moralizar seu Governo demitindo também seus parentes. Não penalize apenas o que necessitam dessa renda para o sustento de suas vidas. Como ser impessoal, legal, eficaz, moral e público tendo filhos, filhas, sogros, noras, cunhados, sobrinhos, primos nas cadeiras públicas estaduais? Será o reflexo de termos eleito uma família e não um projeto de estado? Isso faz do Palácio, a casa e, das secretarias, cadeiras numa sala de jantar ocupadas por ‘parentes’ numa festa de hábitos e costumes locais.

Descascando o abacaxi

lll
JHONATAN | Deputado roraimense será titular na Comissão Especial do Impeachment.

O deputado federal Jhonatan de Jesus já foi anunciado como um dos titulares da Comissão Especial da Câmara que vai conduzir o processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Lógico que votará pela absolvição da suplicante, afinal de contas o seu Partido, o PRB, é quem comanda o Ministério do Esporte.

E de lambuja tem o roraimense Marcos Jorge na Secretaria Executiva, o segundo homem mais forte no comando da Pasta.

Dilma vem 

llllll
VILA JARDIM | Finalmente será entregue às famílias, pela presidente Dilma.

Contrariando todos os prognósticos, em função do tsunami que abalou as colunas do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff mandou avisar que vem a Boa Vista, na próxima quarta-feira, 9. Inicialmente a vinda havia sido confirmada para a terça no feriado de Nossa Senhora da Conceição. Ela vem entregar as chaves do residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite.

O Residencial Vila Jardim tem 187 prédios, totalizando 2.992 apartamentos, de 39 m², com sala, dois quartos, cozinha e banheiro, todos dentro das normas técnicas do Programa Minha Casa Minha Vida. No local há ainda escola, creche, praças e quadras de esporte, centro de convivência e playground.

Virou moda

lll
NOVO BLOQUEIO | Os indígenas protestaram contra ingerência política no Dsei-Leste.

Os indígenas de Roraima tomaram como hábito o bloqueio de vias públicas como forma de protestar. Saíram das BRs e invadiram ontem a avenida Ville Roy, zona Norte de Boa Vista, em um manifesto de repúdio à interferência política partidária na Saúde Indígena do Distrito Leste de Roraima.

O ato durou alguns minutos e reuniu 40 conselheiros distritais e onze presidentes de conselhos locais de saúde de sete etnias diferentes.

O protesto foi um ato de rejeição contra as indicações feitas por políticos para o Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima (Dsei-Leste). O Dsei-Leste abrange as etnias Macuxi, Ingarikó, Wapichana, Patamuna, Sapará e Taurepang de onze regiões.

O cavalo na chuva

lll
ALMIRO | Não há data definida para a aposentadoria compulsória no TJ.

Advogadas e advogados que sonham disputar a vaga do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça de Roraima, atualmente ocupada pelo desembargador Almiro Padilha, podem tirar o ‘cavalo da chuva’ para o bicho não resfriar.

O tema foi inclusive motivo de agito na última campanha eleitoral na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima, com acirrados cotejos.

Almiro não pretende tão cedo largar o ofício. “Pelo menos por enquanto, é um assunto fora de qualquer cogitação”, contou ele à Coluna.

 Fora do ar

Ausente do portal da transparência, o Diário Oficial do Governo de Roraima está fora do ar desde o dia 30 de novembro.

Essa prática escusa geralmente é usada quando o governo quer esconder algum ato e retardar a publicação de outros.

Isso tem ocorrido com frequência, mas como em Roraima quase tudo funciona assim mesmo, de forma perdulária, não aparece um cristão para tomar providências.

King Air no chão

lll
PARADO | Este avião do Governo está se acabando em uma oficina de Uberlância.

O avião modelo King Air, do Governo de Roraima, está hangarado em uma oficina especializada de Uberlândia – a Algar – no Triangulo Mineiro.

Está pronto para voar, mas como a Casa Militar não se pronuncia para quitar a dívida pelos serviços realizados, as revisões vão vencendo.

Enquanto isso o governo fica gastando vultosas cifras com o aluguel de aviões para transportar seus servidores – em especial a governadora Suely –  deixando em solo uma aeronave espetacular, avaliada em quase dois milhões de dólares.

llll
NOVA UNIDADE | A creche do Conjunto Cidadão homenageia a professora Socorro Brandão, ex-esposa atual diretor da Receita,Omar Rubim.

Creche Proinfância no Cidadão | A Prefeitura de Boa Vista inaugurou ontem, 4, mais um Creche Proinfância que beneficiará, agora, os moradores do Conjunto Cidadão. Das 17 unidades, esta é a única construída em alvenaria convencional por se tratar de uma obra parada na gestão anterior. A nova creche recebeu o nome de Professora Maria do Perpétuo Socorro Freire Brandão e atenderá cerca de 300 crianças.  Para garantir uma das vagas da educação Infantil, os pais devem solicitar via Call Center (0800 280 3536), até o dia 24 de dezembro. O evento de inauguração também serviu para relembrar a história da professora  Socorro Brandão, falecida em agosto de 2014. Seus familiares estiveram presentes na solenidade. O esposo Omar Rubim e os filhos Maria Regina Brandão, Daniel Brandão Rubim e Rafael Brandão Rubim não seguraram a emoção. Omar chegou a confidenciar que o sonho de Socorro era construir uma escola, por isso, a felicidade foi grande ao saber que esta nova creche receberia o nome de sua esposa.

Facultativo no Governo

Em função do feriado desta terça-feira, dia 8, dia de Nossa Senhora da Conceição, considerada pela Igreja Católica como a padroeira de Boa Vista, foi decretado ponto facultativo na estrutura do Governo de Roraima, na próxima segunda-feira, dia 7.

Ambas as datas se aplicam apenas ao funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, autarquias, fundações e empresas públicas estaduais em Boa Vista

Durante o feriado prolongado serão mantidos os serviços públicos essenciais na Capital. As atividades nas repartições públicas serão retomadas normalmente na próxima quarta-feira, dia 9.

natalale
Natal da ALE reúne 5 mil | Uma noite mágica. Assim se resume a abertura do Natal da Assembleia Legislativa de Roraima, promovido na noite de quinta-feira, em frente a sede do Poder Legislativo. Aproximadamente cinco mil pessoas participaram do evento. As atividades do Natal da Assembleia irão continuar durante todo o mês de dezembro, com visitação de alunos de escolas públicas da Capital, integrantes de programas sociais e demais instituições que manifestarem interesse em conhecer a decoração e registrar o momento por meio de fotos e vídeos. O agendamento pode ser feito por meio do telefone: 3224-7777 e 4069-5573.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts