João Pizzolatti quer produzir etanol plantando batatas no lavrado de Roraima. É mole!

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h12

Boa Vista | RR

legendas
AS BATATAS DO PIZZOLATTI | Reunião com ‘empresários’ que querem transformar batatas do lavrado em biocombustível.

A quem João Pizzolatti quer enganar: a ele mesmo ou ao povo de Roraima? A segunda opção pode ser mais adequada para seu perfil. É que o secretário extraordinário do Governo do Povo está anunciando um projeto tão estapafúrdio quanto pilhérico. Quer trazer batata doce de Tocantins para produzir etanol em Roraima. E gaba-se da iniciativa como sendo uma ação efetiva para atrair investimentos para o desenvolvimento da agricultura familiar e da agroindústria no Estado.

Roraima tem potencial para o desenvolvimento de culturas mais consistentes como a cana-de-açúcar e o dendê. Essa história velhaca de querer engordar a conta de forasteiros com o conto fabuloso de acolher investidores, é embuste. Porque aqui existem empresários e gente capaz de empreender com honestidade e alinhado aos bons propósitos. Por quê então insistir no aliciamento de desconhecidos que só enxergam Roraima como uma fonte simplificada e frágil de auferir ganhos fáceis?

Esse passeio desvairado de Pizzolatt não passa de delírios. Ele quer importar a batata “duda” de Tocantins para a produção de etanol em Roraima. E porque os tocantinenses não a desenvolvem como fonte de matéria prima para expandir a cultura do tal combustível lá no planalto central? E os caras selecionados por Pizzolatti já chegam derramando louvores, amabilidades, cobrindo Roraima de galanteios como se aqui fosse o melhor Estado do Brasil para se produzir batatas. E para expressar todo amor por Roraima, já disseram que as terras arenosas do lavrado roraimense são ideais para o cultivo da “duda”. Me engana que eu gosto! Ah, Pizzolatti já até convidou ‘executivos’ de uma tal Gratt Indústria de Máquinas, grupo empresarial com mais de 12 anos de atuação na área de biocombustívei – ninguém sabe onde – para abraçar o projeto.

MP denuncia Chico Guerra

legenda
DENÚNCIA | Chico Guerra se diz tranquilos sobre acusação do MP.

O Ministério Público Estadual – MPE – revelou que ingressou com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o deputado estadual Chico Guerra – PROS -, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima e contra a Brasil Norte Empreendimentos e outras seis pessoas, inclusive ex-servidores da Casa.

A ação requer à Justiça a nulidade de um contrato, ressarcimento do valor de R$ 30 mil ao erário, decretação da perda da função pública que os acusados estiverem exercendo e a suspensão dos direitos políticos deles por oito anos.

Tão logo a notícia pipocou na Internet, “Guerrinha” distribuiu nota afirmando que está tranquilo quanto a apuração dos fatos.

As irregularidades

O MP apurou irregularidades na contratação da Brasil Norte Empreendimentos e A. L. Martins e Silva Ltda para a licitação aberta em 15 de março de 2011.

As empresas ganharam a licitação para ministrar cursos de capacitação, qualificação e aperfeiçoamento de servidores e agentes políticos da Casa. Entretanto, a empresa A. L. Mantins e Silva Ltda desistiu do certame. Ai a Brasil Norte Empreendimentos R$ 756 mil em contratos suspeitos.

Dentre as irregularidades identificadas está o fato de que a empresa a Brasil Norte foi considerada apta pela Comissão Permanente de Licitação da ALE-RR mesmo tendo como sócios dois funcionários da Casa.

O retorno na ALE 

legendas
ATIVIDADES | Jalser comanda a reabertura dos trabalhos na ALE hoje.

As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) retornam nesta terça-feira, 4, após o recesso parlamentar do meio do ano.

E para abrir os trabalhos, pela primeira vez antes da sessão ordinária, haverá um ato devocional, com a presença de líderes religiosos com orações e mensagens de fé e positividade, voltado aos servidores da Casa e ao público presente.

Um dos primeiros atos nesse retorno aos trabalhos é a leitura da documentação originada da Casa ou dos órgãos externos, inclusive dos vetos em leis ocorridos nesse período.

Ganhou o mundo

legenda
DÁRCIO | Boletim de Ocorrência e depoimento na Ordem dos Advogados.

As redes sociais já estão cumprindo sua função de difundir o vídeo da selvageria cometida contra o cinegrafista Dárcio Pedrosa – TV Boa Vista – violentamente agredido enquanto trabalhava na cobertura do acidente ocorrido na madrugada de sábado, no bairro River Park.

Um ato de covardia extrema, revoltante, pois são vários os agressores que partiram para cima dele como abutres e o quebraram na porrada. Algo inaceitável sob qualquer ponto de vista.

Ontem Dárcio registrou BO na Polícia, fez exame de corpo de delito e denunciou o caso na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RR – onde foi ouvido.

Apelo pessoal

A prefeita Teresa Surita tem que absorver a responsabilidade de implementar urgentemente uma forma de conter o excesso de velocidade no trânsito das avenidas Ville Roy e na principal do River Park.

Não por acaso um poste é derrubado nessas vias todas as semanas e entre mortos e feridos, são contabilizados muitos, infelizmente.

Um redutor de velocidade e placas de sinalização não bastam. Tem que instalar pardais eletrônicos para multar os infratores – causar danos no bolso – e tomar-lhes a carteira de motorista. Só assim esses infortúnios cessarão.

PT aos frangalhos

legenda
ZÉ DIRCEU | Prisão ameaça afundar o Partido dos Trabalhadores.

A prisão de Zé Dirceu, ontem pela Polícia Federal, apontado como um dos arquitetos do Peltrolão, deixou a reputação do PT – que já não é boa – em frangalhos.

Na avaliação de sociólogos brasileiros, o Executivo e o Legislativo estão desmoralizados e o Judiciário, muito sólido. É quem alicerça a democracia hoje. Os homens mais ricos do Brasil, os políticos mais poderosos, os burocratas estatais mais influentes estão presos.

Na avaliação de especialistas, as prisões dos investigados na Lava Jato fragilizam as manifestações contra a corrupção, porque o juiz Sérgio Moro já está praticando a justiça que os brasileiros tanto almejam.

Tempo nublado

legenda
NA ALE | Suely enfrentará problemas em agosto.

governadora Suely vai encontrar uma série de problemas para resolver na ALE: vetos, pedaladas, repasse do duodécimo

Será mesmo o mês do desgosto? A conferir…

O certo é que a maioria dos deputados não afundiu as últimas decisões da governadora. E já sinalizaram que vai ter revide.

O Chico já era 

Chico Rodrigues perdeu a eleição, está sem prestígio político e perdeu o comando do PSB. Está no mato e sem cachorro. Ou seja, no limbo

O Partido que Chico cuidava com tanta afeição, pois o recebeu das mãos do conterrâneo Eduardo Campos agora está sob o comando de Maria Helena Veronesi. A deputada assumiu o comando da sigla no dia 22 de maio.

A reforma em debate

legenda
REFORMA POLÍTICA| Jucá põe mais projetos em discussão hoje.

O relator da Reforma Política, senador Romero Jucá, promete que o Plenário do Senado deve voltar a discutir a matéria a partir desta terça-feira (4).

Os senadores encerraram o semestre aprovando sete propostas sobre o tema, mas seis delas tiveram sua discussão adiada por falta de acordo e entraram na pauta desta semana.

A primeira proposta na pauta desta terça-feira é o PLS 440/2015, que distribui o tempo semestral de propaganda partidária em cadeia de rádio e TV de acordo com o tamanho da bancada do partido na Câmara dos Deputados.

Vagas asseguradas

legenda
DIREITOS | Grávidas e mamães têm vagas garantidas em estacionamentos.

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou o Projeto de Lei que altera legislação vigente para determinar reserva de vagas, em estacionamentos públicos, para gestantes e mulheres acompanhadas de criança de até um ano e meio de idade.

Aprovada por unanimidade e em caráter terminativo, a matéria segue agora para a Câmara, caso não haja recurso para deliberação em plenário.

O texto também aumenta o percentual da reserva legal de dois para três por cento do total de vagas do estacionamento em questão. Entrará em vigor 180 dias após a publicação.

Audiências de custódias

legenda
CUSTÓDIAS | Juiz Lanfredi mostra os avanços e as perspectivas. 

O presidente do Supremo Tribunal Federal – STF – e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ – Ricardo Lewandowski, deverá vir a Roraima dia 4 de setembro, para participar da primeira Audiência de Custodia no Estado. É um meio que possibilita que presos em flagrante sejam apresentados a um juiz em um prazo máximo de 24 horas.
A vinda foi anunciada ao final da palestra “Audiências de Custódia: Avanços e Perspectivas”, proferida ontem pelo juiz Luis Lanfredi, no auditória da Defensoria Pública do Estado.

A implantação das Audiências de Custódia está prevista no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e na Convenção Interamericana de Direitos Humanos, esta conhecida como Pacto de San Jose da Costa Rica.

legenda
MARIA VAI À ESCOLA | Inserir no currículo escolar discussões a respeito de temas relativos aos direitos humanos, à igualdade de gênero, etnia, bem como a problemática da violência doméstica contra a mulher é o objetivo do Projeto Maria Vai à Escola. Ele iniciou ontem a segunda edição na Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, bairro Cidade Satélite.Com atividades interativas em sala de aula e cartilhas que passam conteúdo voltado ao reconhecimento de valor e respeito ao próximo, as crianças vão obter conhecimento a cerca da Lei Maria da Penha e receber orientações até o dia 4 de setembro. No total, 160 alunos da escola participam do projeto, distribuídos em cinco turmas do 5º ano do ensino fundamental pela manhã e tarde, de segunda a quinta feira.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

 

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts