Jucá anuncia Henrique Meirelles candidato do MDB à Presidência da República.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h10
Romero Jucá, ao lado de Meireles, explica a jornalistas as razões da escolha do ex-ministro. Foto | MDB

O presidente do MDB, senador Romero Jucá, confirmou ontem (22) que o partido terá candidato próprio à Presidência pela primeira vez após mais de 20 anos: será o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O anúncio foi feito em café da manhã promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).

Na avaliação do senador roraimense, Meirelles combina a figura de um “outsider”, por nunca ter exercido mandatos eletivos, com a de um político experiente no comando da economia do país, por ter sido presidente do Banco Central e do ministro da Fazenda.

A escolha de Meirelles foi discutida na base, não tendo sido uma mera decisão individual, ressaltou Jucá. “O presidente Temer não desistiu. Ele tinha se colocado como opção, mas ele e o partido escolheram o ministro. Não é uma questão de desistência, mas de escolha. Só se discutiu as qualidades do ministro e a possibilidade de consolidar e atrair os partidos do centro que, efetivamente, são contra qualquer abertura radical”, destacou.

A união do centro em torno da candidatura de Meirelles é um objetivo da pré-candidatura. O presidenciável do MDB acredita que, à medida em que a população tomar conhecimento dos feitos dele à frente da economia, como ministro, a popularidade possa aumentar e ser um elemento que o credencie a unificar o espectro político.

A estrutura política da legenda, por sinal, é outro fator que, para o pré-candidato, joga a favor. “Tenho certeza que vamos empolgar a militância do Brasil inteiro, viajar pelo Brasil, e tenho certeza que, se não unirmos o centro no primeiro turno, vamos unir no segundo”, avaliou Jucá.

Há dinheiro. Falta gestão 
Jorge Everton fez novas denuncias contra o estado degradante da saúde no governo de Suely.

O deputado Jorge Everton (MDB) voltou a denunciar ontem a falência da saúde pública no Governo de Suely Campos.

No domingo parlamentar visitou as dependências do Hospital Geral de Roraima (HGR) e constatou o caos, com leitos alagados por falta de manutenção, acompanhantes de pacientes limpando os quartos e infiltração na sala do posto de enfermagem e corredores transformados em enfermarias.

O parlamentar disse ontem, em pronunciamento na Assembleia, que a realidade é surreal, de tão impactante e assustadora. “Estado de decadência mesmo, disse Everton. “Pior, há muito dinheiro, mas o que falta é gestão. O Governo é incompetente para gerir o Estado e as consequências na Saúde Púbica são visíveis”, disse.

Encontramos uma realidade absurda, a começar pelo fedor espalhado pelos corredores, algo repugnante, fruto da falta de limpeza e higiene que não está sendo feita no hospital. O lixo espalhado pelos corredores, inclusive gases com sangue, correndo risco de contaminação de pacientes, acompanhantes e funcionários. A situação é de calamidade”, disse o deputado.

E cadê o dinheiro?
Uma das dependências do HGR em estado de abandono, visitada pelo deputado Jorge Everton.

Pergunta que todos fazem, diariamente, mas que ninguém consegue responder é a seguinte:

Para onde foi todo o dinheiro liberado para a saúde nesses três anos e meio? Por que ninguém explica isso? Que providências o Ministério Público de Roraima toma ou tomou para evitar que a situação chegasse a esse ponto?  Quem é que vai pagar a conta no futuro?

Junto com a Educação, a Saúde de Roraima leva 43% de todo o orçamento estadual. 25% (Educação) e 18% (Saúde).

Mesmo assim com toda essa dinheirama a saúde no Governo de Suely nunca deu resultados satisfatórios.

Haroldo dá um basta
Haroldo desfez os boatos: nada de candidaturas.

O empresário Haroldo Campos, manager do Grupo Cathedral de Educação, pôs um basta nas especulações que aceiram o mundo político local, neste instante pré-eleitoral.

Disse ontem que não é candidato nessas eleições, pondo fim aos rumores sobre uma possível disputa ao Governo ou ao Senado.

Essa boataria eleitoreira tem posto Haroldo na condição de candidato há anos. Nunca, porém, decidiu enfrentar as urnas.

Certamente não precisa de cargos políticos para subir na vida. Sua competência empresarial já o colocou no olimpo. Simples assim.

Telmário larga o mandato. Rudson assume
Rudson Leite confirmou ontem que assumirá o cargo de senador no final deste mês.

Telmário Mota (PTB) vai se licenciar novamente do mandato de senador no próximo dia 30, permitindo que o 2° suplente Rudson Leite (PV), possa assumir sua cadeira por 3 meses e 25 dias.

Isso significa que Rusdon, é pré-candidato a senador no pleito deste ano, ficará no cargo até as vésperas das eleições. “Vou concorrer à reeleição no mandato”, disse. Rudson viaja para Brasília no final deste mês para a posse e só retorna em meados de junho.

Esta será a segunda vez que Telmário se licencia para dar alguns momentos de ‘fama’ a seus suplentes. Na primeira vez o beneficiário foi o brasiliense Thieres Pinto, o 1° suplente, que tomou posse em dezembro de 2016 e ficou 120 dias no cargo. Com informações | Luiz Valério

Jucá é o convidado da ABRIG
O senador Jucá foi o convidado para o Café com Autoridade, ontem, promovido pela Abrig.

O presidente do MDB, senador Romero Jucá, foi o convidado do Café com Autoridade –  promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), ontem de manhã.

Afirmou que o partido tem como objetivo de campanha fazer a maior bancada de senadores e deputados nas eleições de 2018. “Mas o partido terá como pré-candidato o ministro Henrique Meirelles”, afirmou o senador.

Jucá disse também que os candidatos das eleições à presidência da República vão ter que falar no discurso o que realmente irão fazer na prática, pois o cidadão está cada vez mais vigilante”, disse.

O senador pontuou também que a imprensa terá um papel fundamental na campanha analisando todas as propostas e suas reais consequências para que não prospera candidatos populistas. Também esteve no encontro o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga.

Faradilson ‘toma no lombo’ 
Faradilson foi condenado pelo TRE pela prática de divulgação de pesquisa eleitoral falsa.

O ‘desocupado’ Faradilson Mesquita, que se autodenomina líder das massas, foi condenado pela Justiça Eleitoral por divulgar uma pesquisa eleitoral falsa. A ação obriga o acusado ao pagamento de multa.

A publicação da pesquisa foi difundida por Faradilson em redes sociais, no mês de fevereiro deste ano, apontando intenções de votos favoráveis a um candidato ao Senado.

De acordo com o advogado Emerson Delgado, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), representante da ação contra o Presidente da Famer, a penalidade para quem divulga pesquisa com intenção de votos sem registro na Justiça é de multa.

PP: Fachin prorroga investigações 
O senador Ciro Nogueira é um dos investigados por tentativa de obstrução da Justiça. 

O ministro Edson Fachin prorrogou a investigação sobre obstrução de Justiça envolvendo o senador Ciro Nogueira, o deputado Eduardo da Fonte e o ex-deputado Márcio Junqueira.

Fachin deu mais 15 dias de prazo para a PF concluir o inquérito que investiga a compra de silêncio de José Expedito Rodrigues Almeida, ex-assessor de Ciro Nogueira.

Junqueira foi preso nessa investigação, acusado de tentar comprar o silêncio de José Expedito.

Mas em depoimento na PF, Junqueira negou que coagido o ex-assessor do PP. “O dinheiro era para ajuda financeira pessoal a Expedito, que estava com dívidas”, disse Mário.

Começa a vacinação casa a casa
Agentes de endemias iniciaram ontem a campanha de vacinação casa a casa contra o sarampo.

A Prefeitura de Boa Vista deu início ontem, 22, a campanha de vacinação contra o sarampo de casa em casa. Os primeiros bairros visitados durante esta semana serão o Caranã, Cidade Satélite, Tancredo Neves, Buritis, Asa Branca, Senador Hélio Campos, Equatorial, Monte das Oliveiras e Pedra Pintada (Said Salomão).

Mais de 600 profissionais de saúde e de outras secretarias como Braços Abertos estão envolvidos na ação. As equipes se dividem em duplas e começam a bater de porta em porta, avaliando os cartões de vacina de todos os moradores da casa. As casas onde há pessoas não imunizadas recebem um selo vermelho, para que a próxima equipe, formada de vacinadores, saiba onde vão entrar para vacinar.

A prefeitura recomenda que os responsáveis deixem os cartões de vacinas separados nas casas aguardando as visitas. A ação nestes nove bairros vai até sexta-feira e, no sábado, as equipes retornam nas casas que encontraram fechadas durante a semana.

Companhia Urbana no Teatro Municipal | O Teatro Municipal de Boa Vista abre as portas nesse fim de semana para um grande espetáculo de dança, apresentado pela Companhia Urbana de Dança, da coreografa Sônia Destri Lie. A Cia, do Rio de Janeiro, traz em seu currículo a abertura do programa Fantástico, além de outros espetáculos que são sucesso em vários países. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.ticketphone.com.br ou na bilheteria do Teatro, entre as 16h e 19h. A Prefeitura de Boa Vista realizará dois espetáculos com a Cia. O primeiro acontece no sábado, 26 de maio, chamado “Cinco Passos Para Não Cair no Abismo” e “Na Pista”, no dia 27 de maio, sempre às 20h. Além dos espetáculos, a Cia realizará também um workshop para os profissionais de dança, bailarinos e companhias da cidade. Serão disponibilizadas 30 vagas pré-agendadas e gratuitas, disponibilizadas no site do Ticketphone. O workshop será no domingo, das 10h às 12h, no Teatro. De acordo com a prefeita Teresa Surita, o público será agraciado com um espetáculo de excelente nível técnico e respaldo nacional, sendo o primeiro espetáculo mais intimista, denso e poético e, no segundo, um espetáculo mais energético e dançante.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts