Jucá é internado com inflamação intestinal e logo os adversários espalham o boato de ‘doença grave’.

Compartilhe nosso conteúdo!
*** A Coluna de Hoje /// Publicada 00h13 *** 
O senador Romero Jucá sentiu-se mal no domingo à noite e foi internado para exames na Unimed.

O senado Romero Jucá (PMDB) está internado desde domingo no Hospital Unimed de Boa Vista. Ele teve febre alta e foi diagnosticado uma suspeita de diverticulite (infecção nos divertículos, no intestino). O caso deixou familiares e amigos preocupados. Jucá é o líder e principal articulador do governo de Michel Temer no Congresso. Diverticulite foi a doença que levou o então presidente eleito Tancredo Neves a ser hospitalizado e operado às pressas na véspera de sua posse.

Ontem de manhã a assessoria do senador emitiu nota informando que incialmente havia suspeita de apendicite, que foi descartada após exames. “O senador Romero Jucá foi internado ontem no Hospital Unimed de Boa Vista (Roraima) com febre alta e suspeita de apendicite. Após exames, foi diagnosticado diverticulite. O senador está medicado e fará exames complementares”. Jucá aguarda o resultado de novos exames para determinar se haverá necessidade de cirurgia e sobre sua remoção para um hospital de São Paulo.

Como já era esperado a notícia da internação de Jucá tomou uma profusão ‘diabólica’ nas redes sociais. Os defensores do caos ‘mataram’ o homem um punhado de vezes durante todo o dia de ontem e promoveram uma covarde campanha difamatória principalmente no Facebook. O portal de ‘notícias sujas’ que serve ao Governo de Roraima enfiou inclusive um de seus ‘repórteres’ na calçada do Hospital para transmitir boletins sobre a doença de Jucá. Mas em nenhum momento preocupou-se em seguir o manual do bom jornalismo. Danou-se a inventar historietas sobre a saúde do senador.

Ontem por meio de amigos que visitaram o senador a notícia obtida dá conta de que seu estado de saúde é estável, encontra-se em observação e hoje logo cedo será transferido para Brasília e depois para São Paulo onde fará novos exames para definir se será submetido ou não a um procedimento cirúrgico.

Entre a razão e a hipocrisia

Jucá continua internado neste hospital e deve ser transferido hoje para outro hospital em São Paulo.

A doença de Jucá despertou também a insensatez dos hipócritas. Inegável, não resta dúvida, que o senador roraimense granjeou muitos inimigos ao longo de sua vida pública.

Mas logo que a noticia da doença ganhou ruas, ouvidos e redes sociais, um grande número de ‘faces’ chegou a pregar abertamente a morte de Jucá. Outros desejaram-lhe o mal, mas teve uma parcela de caras-lisas que foi questionar o fato de Jucá ter sido internado na Unimed e não no Hospital Geral de Roraima. Ai fica claro que a hipocrisia virou cinismo.

Primeiro, é direito das famílias recorrerem ao hospital de sua conveniência para tratar seus doentes e isso não corresponde a nenhum ato de superioridade ou auto de afirmação.  Depois, todos em Roraima sabem, o HGR da era Suely Campos não reúne a menor condição de tratar de alguém com problemas de alta complexidade. Não consegue tratar uma ‘dor de cotovelo’ que dirá tratar de uma diverticulite.

Mas o ódio cega a ponto de ao invés de comoção a doença do senador Romero Jucá atiça mais ainda a cólera das pessoas sobre ele, elevando esse grau de beligerância que teima em desequilibrar a política local.

Virar o jogo?. O jogo já até acabou!

Suely Campos e suas caravanas. Só existe isso para mostrar como ação de Governo e nada mais.

Uma fala da governadora Suely Campos – fala, porque aquilo não pode ser rotulado como discurso – onde a mandatária diz que vai ‘virar o jogo’, referindo-se ao avanço de seus concorrentes ao Palácio Hélio Campos, em 2018, que correm léguas a sua frente, atesta como é sofrível sua elocução.

Mas que jogo? O jogo já acabou e não tiveram ainda o cuidado de avisar à Suely que ele perdeu? A julgar pelas últimas avaliações de empresas de pesquisas, Suely não tem 5% de aprovação e nem isso como intenção de voto. Logo, conclui-se, o jogo de que retrata sua fala não existe, porque seu governo acabou-se.

“Nós estamos avançando apesar de ter uma oposição cruel com o Estado, que prende a regularização fundiária em Brasília. Não tenho medo deles, pois estou com a população. Eu estou virando o jogo apesar de tudo”, disse.

Ontem nos corredores da Assembleia alguém me parou e fez a seguinte pergunta: ‘tú achas que Suely vai crescer?’. Não abri nem a boca. Alguém do lado logo apressou-se em responder: “vai crescer sim, só se for para os lados”. É, faz sentido…

Performance e desempenho: Jucá no topo

Segundo a pesquisa Romero Jucá é o campeão de fãs no Facebook, entre os roraimenses.

A empresa ‘Pesquisa 365’, com sede em Manaus, que presta serviços de pesquisas de mercado, de opinião e eleitoral e consultorias específicas nas áreas de comunicação e marketing online, acaba de lançar seu relatório de performance de políticos roraimenses no Facebook.

Através do Núcleo de Inteligência Digital (NID), a empresa formou seu ranking de performance no Facebook dos parlamentares federais e estaduais de Roraima e da Câmara de Boa Vista. O período analisado foi de 01 de setembro a 30 de setembro deste ano.

Na esfera federal o senador Romero Jucá (PMDB) lidera com folga sobre Telmário Mota, Ângela Portela e todos os demais parlamentares Federais. Jucá aparece com 324.353 fãs. Shéridan (PSDB) com 67.864 é quem mais se aproxima do senador roraimense. Ângela tem 46 mil seguidores e Telmário aparece com apenas 34 mi.

Na ALE, Jalser e Jorge Everton são os mais vistos

Jalser e Jorge Everton se destacam na Assembleia por atuações exemplares e consistentes.

Na Assembleia Legislativa a análise de desempenho no Facebook, segundo relatório da empresa 365, os deputados Jalser Renier, que é o presidente da Casa e o colega Jorge Everton (PMDB) estão disparados.

Jalser tem 14.935 fãs seguido de perto por Everton com 10.208. Isso resume a consistência da ação parlamentar de ambos. Tanto pela participação no Plenário, nos debates e na aprovação de projetos, quando pela interação com a população através dos meios de comunicação.

A pesquisa aponta outros cenários fazendo o cruzamento entre curtidas, comentários e engajamento. É importante ter acesso a esses dados como e se obter um parâmetro sobre o desempenho de cada político citado no Facebook.

Boa vida, praia e bronzeado

Cascavel diverte-se no Rio, bronzeando-se nas areias de Copacabana. 

Enquanto alguns pré-candidatos ao Governo ralam por aqui nesse sol escaldante do lavrado em busca de apoio, o ex-deputado Airton Cascavel – que se lançou também na disputa em 2018 – prefere o sol de Copacabana.

Cascavel postou em seus perfis nas redes sociais, algumas fotos desfrutando da Cidade Maravilhosa, exatamente ali no principal point da cidade, bem na fachada do Copacabana Pálace, cartão postal do lugar. Óbvio que não há objeção nenhuma quanto ao ‘desfrute’ de Cascavel.

Mas a atitude certamente contrasta com o momento político atual em que vivenciamos em Roraima. Principalmente partindo dele [Cascavel] que se autoproclamou ‘vestal da verdade, da honestidade e da moralidade pública’.

Ponte interliga Caranã ao Cidade Satélite | A Prefeitura de Boa Vista entregou mais uma importante obra executada na capital, a ponte que vai interligar as avenidas Parimé Brasil, no Jardim Caranã, à Alameda Antares, no Cidade Satélite (foto acima). Agora a população terá mais uma via de acesso ao Cidade Satélite, o que vai desafogar a Avenida Carlos Pereira de Melo. Esta é a segunda ponte entregue das três previstas no Plano de Mobilidade Urbana. A ponte passa sobre o Igarapé Caranã, tem 20 metros de extensão, com passarelas laterais para travessia de pedestres. Foram executados 2,5 km de pavimentação, calçadas com acessibilidade, sinalização de trânsito e instalação de 37 postes com 60 luminárias em led, uma iluminação eficiente, mais econômica e durável. Como a previsão é que o fluxo de trânsito aumente na região foi implantado um novo semáforo nos cruzamentos das avenidas Parimé Brasil com Rui Baraúna, uma forma também de evitar acidentes em uma área crítica do bairro.

‘Muda a qualidade de vida’, diz Teresa

Teresa inaugurou ontem a ponte que faz a ligação entre os bairros Caraná e Cidade Satélite.

Durante a solenidade, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, se pronunciou aos moradores e já antecipou que mudanças também ocorrerão na Avenida Carlos Pereira de Melo.

“As pontes construídas através do projeto de mobilidade estão mudando completamente a qualidade do trânsito em Boa Vista. A ideia é, com o estudo que estamos fazendo, mudar o sentido da avenida Carlos Pereira de Melo e poder desafogar o tráfego dessa região. Só que isso só será possível quando fizermos a reforma na avenida que deverá iniciar em breve”, destacou.

Esta é a segunda ponte entregue das três previstas no Projeto de Mobilidade Urbana. O maior projeto de mobilidade já feito em Roraima tem como objetivo reformular o trânsito da capital, melhorar a trafegabilidade, evitar engarrafamentos e desafogar as principais vias de acesso aos bairros contemplados com as pontes.

Pagar salário é obrigação

Propaganda do Governo distribuída no Facebook anuncia o pagamento do salário.

Você acha que Governo que comemora pagamento de salário pode ser levado a sério? Claro que não. Pagar salário do servidor em dia é mais que um dever, é um obrigação e isso não constitui ação nenhuma de Governo.

Mas para a turma do marketing do Governo de Suely, a cada salário pago, uma festa, uma comemoração como se tivesse marcado um gol.

O engraçado nessa história de calendário de pagamento de salários, é que só recebe em dia, ou seja, na data anunciada, os privilegiados da administração direta. O resto, isso mesmo, fica para depois.

Municípios ganham sede em Boa Vista

Os municípios roraimenses ganharam uma sala para a instalação da Associação, no Terminal do Caimbé.

A Associação dos Municípios de Roraima (AMR) recebeu na manhã de ontem uma sala para implantar a sua sede administrativa na Capital. A sala fica localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, antigo Terminal do Caimbé, na Avenida dos Bandeirantes. A entrega foi feita pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

Na solenidade a prefeita Teresa destacou que o prefeito James Batista, presidente da AMR, está fazendo ‘uma administração diferente’. “Essa parceria entre a gente [os prefeitos de Roraima] é porque os municípios têm muitas dificuldades, e, é claro, as pessoas cobram de seus prefeitos, que é o cargo mais difícil que tem.”

James Batista, por sua vez, destacou que a sala será um ponto de referência, onde serão discutidas as políticas públicas relativas a todos os municípios de Roraima. “A gente precisa tomar alguns posicionamentos com relação ao andamento dos trabalhos coletivamente, entre eles, a questão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), um problema que tem asfixiado os municípios”.

Jóquei agora tem UBS

A Unidade Básica de Saúde foi entregue ontem pela Prefeitura aos moradores do bairro Jóquei Clube.

O bairro Jóquei Clube foi presentado ontem com uma Unidade Básica de Saude, entregue pela Prefeitura de Boa Vista. A nova unidade recebeu o nome de Arminda Lemos Lucas Gomes e funciona na Rua José Ayrton Almeida, n° 422, antiga C-J10.

o novo prédio possui uma área de 288,22 metros quadrados, é moderno, mais amplo e confortável e vai oferecer serviços ambulatoriais de acolhimento com classificação de risco; acompanhamentos de diabéticos, hanseníase, hipertensos e acompanhamento de tuberculose; administração de medicação Injetável, vacinas e vitamina A, atendimento médico, enfermagem, e odontologia; atividades em grupos operativos: tabagismo, gestantes, idosos e puericultura; avaliação clínica do fumante; dispensação de medicamentos; emissão do cartão SUS; curativo; pesagem Bolsa Família; planejamento familiar; realização de preventivo; retirada de pontos; rodas de conversas; teste de malária; teste rápido de gravidez, hepatites, Sífilis e HIV; visita domiciliar; realização do pré-natal e teste do pezinho.

Os recursos para construção da unidade foram adquiridos por meio de recursos articulados pelo senador Romero Jucá em contrapartida de recursos próprios do município. Os equipamentos e mobiliários da unidade foram adquiridos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Maria Helena Veronese. “Gratificante poder contribuir com a aquisição de equipamentos e mobiliários para proporcionar um atendimento de qualidade”, destaca a deputada.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts