Jucá pode furar a fila e se tornar o próximo presidente do Senado.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | publicada 00h17

Boa Vista | RR

leegenda
PRESIDÊNCIA | Em Brasília é dado como certa a escolha de Jucá para substituir Renan Calheiros.

O senador roraimense Romero Jucá tem ocupado com frequência alguns postos de destaque na Casa Legislativa. Funciona como uma espécie de coringa do presidente Renan Calheiros. Há quem veja nesse acostamento, nesta justaposição de ambos um possível apoio do alagoano a Jucá para torná-lo o próximo presidente do Senado da República em 2017, o que seria um feito expressivo para a política local.

Mas há uma pequena barreira nessa possibilidade porque há em validade um prévio acordo de Jucá com o senador cearense Eunício de Oliveira que leva à escolha de presidente e líder do PMDB no Senado, para 2017. Eunício presidente e Jucá líder. Mas como a política em Brasília vive em constante mutação, não seria nada excepcional tampouco anormal se Jucá for consagrado presidente, porque seu Partido é quem comanda o Senado há anos, logo, essa escolha seria perfeitamente digerível e aceitável.

Jucá é o líder que todo governo gostaria de ter. líder de sonho, que tira de letra abacaxis bem indigestos, e profundo conhecedor da Casa. E pelo que se configura é hoje o mais provável sucessor de Renan Calheiros na Presidência do Senado. Jucá é hoje relator da reforma política, vem sendo relator seguidamente do Orçamento Geral da União e comanda uma penca de comissões por designação do presidente.

A presidência escapou-lhe

legenda
ESTRATÉGIA | Temer pediu para ficar mais um pouco no posto de presidente.

A ascensão de Jucá no PMDB não é de agora. Destaca-se como um dos mais proeminentes líderes da sigla. A ponto de receber com frequência em seu gabinete o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que vai se aconselhar sobre os rumos da economia. Jucá seria o próximo presidente nacional do PMDB. Mas o vice presidente da República Michel Temer, atual presidente do maior partido da Nação, pediu para ficar mais um bocadinho.

Redução da meta

O senador Romero Jucá espera receber até esta quarta retorno do governo sobre a emenda apresentada por ele para mudar a meta de superávit fiscal (economia para pagamento dos juros da dívida) na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015.

A meta em vigor para este ano é de economizar 66,3 bilhões de reais, equivalentes a 1,13% do Produto Interno Bruto (PIB), mas o senador apresentou emenda à LDO de 2016, propondo modificação da lei de 2015 e sugerindo redução da meta para 0,4%, considerada por ele mais realista, diante da dificuldade do governo em economizar.

Segundo o próprio senador, o governo está fazendo estudos em relação à sua proposta, mas deve considerar a mais adequada.

Parlamento Amazônico 

legenda
DEBATES | Chagas: assuntos importantes em discussão.

Roraima sediará a primeira reunião de 2015 do Parlamento Amazônico, no próximo dia 20. Será na Assembleia Legislativa e terá a presença de autoridades das esferas municipais, estaduais, federais e especialistas nas questões ambientais e indígenas, onde debaterão temas pertinentes a região, por meio de mesa-redonda, segundo o vice-presidente, deputado coronel Chagas.

Serão apresentados alguns problemas que Roraima enfrenta todos os dias como o atraso na construção do linhão de Tucurui, restrição do tráfego na BR-174 na reserva Waimiri-Atroari, parques nacionais, estações ecológicas e reservas indígenas.

Vamos discutir esses problemas e encontrarmos caminhos para o desenvolvimento econômico do Estado, principalmente no setor produtivo”, diz Chagas.

Festival de fugas

O sistema prisional continua causando transtornos ao Governo de Roraima. Mais quatro presos fugiram na madrugada de ontem da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

Os detentos escaparam por um buraco feito por baixo do muro que cerca a chamada ‘Ala Especial Cozinha’.

Uma fuga em massa de pelo menos 20 detentos, que ocorreria na unidade prisional, foi evitada por uma equipe de segurança da PA. A escapada seria realizada por meio de um buraco feito na Ala dos Idosos, que foi descoberto antes que os detentos conseguissem deixar o local.

Mais segurança 

legenda
PERIGO | As faixas precisam ter a pintura refeita com regularidade.

A Prefeitura de Boa Vista tem que cuidar urgentemente de melhor sinalizar as faixas de pedestres nas vias expressas da cidade.

A maioria dos locais de passagem pedestres está com a tinta quase que totalmente apagada, o que dificulta a visibilidade por parte dos condutores de veículos. E tem que fazer isso antes que aconteça uma tragédia.

Menos gente 

legenda
REDUÇÃO | Viana quer reduzir o número de senadores e deputados.

Por entender que nem as dimensões continentais do Brasil nem a complexidade de nossa sociedade justificam a eleição de tantos parlamentares por cada unidade da federação, o senador Jorge Viana (PT-AC) quer aprovar emenda constitucional reduzindo o número de deputados e senadores.

Com a Proposta de Emenda à Constituição apresentada no dia 15 de julho, ele pretende reduzir em um terço o número de assentos no Senado e em 25% o número de deputados.

Pela proposta a Câmara teria 385 deputados ao invés dos 513 atuais. E o Senado baixará de 81 para 54 senadores. Assim Roraima teria 2 senadores e 6 deputados federais apenas.

A agonia de Pizolatti 

legenda
AFLIÇÃO | Pizzolati demonstra desespero e intranquilidade.

Clientes da Casa do Pão de Queijo que está situada na Mega Farma da Júlio Bezerra testemunharam cena incomum por volta das 18h30 de ontem.

João Pizzolatti Júnior – o secretário extraordinário de Roraima que está enrolado até o pensamento na Operação LavaJato – apareceu de repente e aparentava aflição, angustia e muita ansiedade.

Enquanto esteve lá – acompanhado de um segurança – não conseguiu comer nada porque a todo instante saia do recinto para atender ligações telefônicas constantes. Pela expressão do suplicante, está claro que sua batata tá assando.

ggg
MONITORADO | Presidiários de Roraima serão acompanhados por tornonzeleiras eletrônicas. 

Pelo tornozelo | Presos do sistema carcerário de Roraima serão monitorados agora por um equipamento que será instalado no tornozelo de cada um. Os aparelhos começaram a ser entregues na segunda-feira. A tornozeleira funciona como uma espécie de GPS (Sistema de Posicionamento Global), que informa localização do preso e está em fase de implantação em todo sistema prisional brasileiro.

Parque do lavrado

jjj
LAVRADO | Suely disse que o problema está equacionado.

Em coletiva ontem a governadora Suely Campos anunciou que a criação do Parque Nacional do Lavrado não será mais nas serras da  Lua nem no Tucano, na região do Bonfim.

A proposta, do governo estadual, foi acatada pela Câmara Técnica de Destinação e Regularização de Terras Públicas Federais na Amazônia Legal, em reunião na semana passada, em Brasília.

Conforme ela, o governo está estudando tecnicamente as áreas que podem ser utilizadas para a criação do Parque do Lavrado, sem causar prejuízo às áreas produtivas de Roraima.

legenda
BOA SAFRA | A mecanização e o acompanhamento do plantio possibilitou uma melhor colheita do feijão na área rural de Boa Vista.

Feijão na mesa | Em Boa Vista a chuva trouxe o tempo de colheita do feijão-caupi e, com isso, a agricultura familiar celebra o resultado da plantação. Este ano, a Prefeitura quadruplicou o tamanho da área mecanizada, em relação a 2014. E como resultado, cerca de 40 toneladas de feijão serão colhidas apenas nas áreas coletivas. O que marcou esse processo de plantio foi o mapeamento feito pela prefeitura, por meio de formulários aplicados, que alcançou todo o município e possibilitou que os maquinários fossem deslocados para os locais adequados.

Repasse concluído

E com o caixa raspado o governo recorreu ao Banco do Brasil e obteve um adiantamento das receitas previstas do ICMS e concluiu ontem o repasse do duodécimo deste mês aos poderes constituídos, que só haviam recebido 69% do valor total.
Só depois do ‘papagaio’ liberado, foi possível repassar os cerca de R$ 12 milhões que faltavam para a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público de Contas. Até ontem, a receita do Estado era de míseros R$ 1 milhão.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts