Júlio Cézar ‘toca’ o terror na Câmara de Boa Vista: “O presidente é bandido e ladrão”.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h20 
Foto Thirza Perim | FolhaBV
O presidente da Câmara, Edilberto Veras, prestando queixa contra Júlio Cézar no 1° DP. Foto Thirza Perim | FolhaBV

Do alto de sua arrogância, Júlio Cézar Medeiros – que não é o ditador romano mas um reles vereador de Boa Vista – tocou o terror ontem na Câmara. Ignorou todas as regrinhas da boa convivência entre pessoas civilizadas e foi o responsável por uma desordem absolutamente inaceitável e desnecessária na sessão de ontem do poder legislativo municipal. Só não bateu no presidente porque foi impedido.

Contrariado por uma ação administrativa da Mesa Diretora, Júlio Cézar ignorou a compostura e o decoro e cunhou o presidente Edilberto Veras de bandido e ladrão “e que rouba a Câmara Municipal todo mês” e deixou o Plenário da Casa perturbado depois de xingar a todos. Um vídeo gravado por pessoas que acompanhavam a Sessão rodou nas redes sociais em que exibe o desarranjo do vereador. Sentindo-se ofendido, o presidente da Câmara Edilberto Veras registrou um Boletim de Ocorrência – BO – no 1º Distrito Policial onde historiou além das ofensas, ter recebido ameaças.

– Ele me chamou de bandido e me agrediu com infâmias, além de ofender os servidores do apoio legislativo da câmara. As poucas vezes que ele vai na câmara, quer fazer algo para desestabilizar a sessão, disse Edilberto que na discussão revidou dando o mesmo tratamento ao algoz.

Mesmo que tenha sido contrariado, pois alega que lhe foi indeferido um pedido legal de inclusão de alguma indicação sua para ser votada em uma matéria corrente na Casa, o vereador deu uma demonstração cara de desequilíbrio emocional, falta de decoro parlamentar, um sujeito deseducado, intolerante e absolutamente agressivo o que denota seu baixo temperamento para lidar com os contrários e com a divergência mesmo que não seja pessoal.

O Parlamento é uma casa de debates e não uma rinha de galos nem é o quintal da casa de Júlio Cézar. E o dito cujo vereador não pode meter seu querer acima da razão e contra a vontade da maioria. Esses momentos de fúria de Júlio Cézar são habituais nas sessões da Câmara. Mas ele tem o dever de respeitar o direito alheio e entender que as múltiplas faces da intolerância têm seus revezes. E o povo sabe disso. E a eleição é domingo.

TRE mantém Júlio sem registro
kkkll
Júlio Cézar não conseguiu convencer o TRE e segue com o registro de candidatura indeferido.

Em sessão ordinária realizada ontem, o Pleno do TRE rejeitou os embargos e manteve a decisão que indeferiu o registro de candidatura do vereador e candidato à reeleição Júlio Cézar Medeiros Lima (PTN), em razão da ausência de documento que comprove a escolaridade. Cabe recurso no prazo de três dias.

No pedido de registro de candidatura apresentado na 1ª Zona Eleitoral, Júlio Cézar juntou comprovação de exercício de mandato eletivo no cargo de vereador da Capital. No entanto, o juiz indeferiu o registro pois, segundo a Súmula 15 do TSE, a comprovação de mandato eletivo não supre a escolaridade.

O relator do processo, juiz Diego Oliveira, citou a Súmula 3 do TSE para justificar que o candidato perdeu o prazo para suprir o defeito do pedido e não há possibilidade de juntar quaisquer documentos no recurso

Campanha chega ao fim 
lllllll
A prefeita Teresa Surita é cercada por crianças durante ação de campanha ontem à noite.

Pelas regras da legislação eleitoral em vigor, a campanha eleitoral para escolha de prefeitos, vices e vereadores acaba hoje, 29.

Hoje é o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

Também será o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão. E amanhã será o último para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral.

Cara a cara na TV Roraima 
Estes são so candidatos relacionados para o deate da tv roraima amanha
Estes são os candidatos relacionados para o debate da TV Roraima, que acontece hoje à noite.

E hoje á noite a TV Roraima recepciona os candidatos para a realização do único debate de toda a campanha, quando estarão cara-a-ara no estúdio da emissora, a partir das 21 horas – logo depois da novela Velho Chico.

O bom desempenho nos debates, especialmente na TV, costuma ajudar os candidatos majoritários a ganhar pontos extras nas pesquisas de intenções de votos. Mas quando o “confronto” é realizado faltando apenas dois dias para as eleições e em um ambiente em que um candidato tem 58 pontos de vantagem em relação a todos os outros concorrentes, tem tudo para ser o debate de um candidato só, ou de todos contra o mais forte.

É isso que deve acontecer amanhã na TV Roraima no único debate de TV, reunindo seis dos nove concorrentes ao Palácio 9 de Julho. Ou seja, Teresa Surita (PMDB) – que disputa a reeleição, tem 74% de intenções de voto no Ibope – vai enfrentar adversários miúdos que juntos somam inexpressivos 16% aferidos na última pesquisa do Ibope, divulgada no dia 16 deste mês.

Então estarão a desafiar Teresa o vereador Sandro Baré, Abel Galinha, Márcio Junqueira, Jeferson Alves, Kalil Coelho e Roberto Ramos.

Baré aprova ações de Teresa
ll
Meninos do Dedo Verde: programa social da Prefeitura exaltado pelo candidato Sandro Baré.

O candidato Sandro Baré (PP) mudou radicalmente a substância do seu texto de campanha. De repente – a poucos dias da eleição de domingo – passou a avivar e realçar alguns programas sociais bem sucedidos da administração atual.

Deixa bem patente que aprova os programas sociais da prefeita Teresa Surita, pois massificou no guia eleitoral que se for eleito manterá o Família que Acolhe, o Meninos do Dedo Verde, Cabelos de Prata, o Mais Creche, que são ações da atual prefeita que se tornaram referenciais de bem-estar para as famílias que precisam delas.

E ainda reforça: aquilo que tá dando certo temos que manter. Teresa, penhoradamente, agradece o apoio. Claro.

Política não é coisa séria
llll
O candidato Márcio Junqueira não comprovou receitas nem despesas. Campanha a custo zero.

O ex-deputado Márcio Junqueira provou na prática que dinheiro não é o elemento basilar de uma campanha política. Ele simplesmente cruzou todo o período de campanha sem gastar um centavo de real.

Márcio foi o único candidato a prefeito de Boa Vista que não declarou absolutamente nada no TSE como receita tampouco como despesa. Campanha a custo absolutamente zero.

E ainda foi o protagonista de uma faceta interessante: atravessou todo esse período de campanha com o registro de candidatura indeferido. Ou seja, Márcio mostrou várias coisas, entres elas, e a mais alegórica e figurada, a de que não se pode levar a política a sério.

Dinheiro pouco. Campanha franciscana
PENTAX Image
O dinheiro recebido pelos candidatos de Boa Vista não espelha a real necessidade de uma campanha.

Pelo volume de dinheiro do demonstrativo colhido na Justiça Eleitoral, a campanha em Boa Vista revela-se ‘franciscana’.

De tudo o que foi arrecado pelos 9 candidatos – entre receitas de transferências do Fundo Partidário e doações de pessoas físicas – a soma chegou a R$ 2.379.628,00.

Quem trabalha com política tem a devida ciência que tal montante não dar nem para o começo. Não é possível fazer campanha majoritária m uma capital com pouco dinheiro muito menos sem ele.

Roraima digital 
frederico linhares
Segundo o secretário Frederico Linhares a adoção do sistema trará mais transparências aos processos.

O sistema Roraima Digital está em operação desde ontem para gerir a maior parte das informações entre as Secretarias, autarquias e empresas de economia mista do Estado. A princípio, o sistema será operacionalizado na administração direta, que passa a ter os documentos, as leis, processos administrativos, memorandos, todos digitais. A administração indireta como autarquias e fundações passarão pela adequação ao sistema.

A adoção do Roraima Digital trará mais transparência aos processos do executivo e também mais agilidade e economia para Estado, pois, todas as secretarias serão integradas de forma gradativa em um sistema moderno.

O programa é uma importante ferramenta de gestão, tendo em vista que todos os processos poderão ser acompanhados em tempo real”, disse o secretário de Administração Frederico Linhares.

lll
O Família Que Acolhe tem sido referência até para entidades internacionais que cuidam do atendimento às crianças.

Além das nossas fronteiras – Os primeiros anos de vida são determinantes para a formação do indivíduo, por isso essa fase precisa da atenção não só da família, mas também do poder público. Ao tornar a primeira infância uma prioridade no município, a Prefeitura de Boa Vista tem chamado a atenção do mundo para essa temática por meio do programa Família Que Acolhe (FQA). Depois do reconhecimento de instituições nacionais e internacionais especialistas em primeira infância, agora foi a vez da The New York Academy of Sciences (Academia de Ciências de Nova York) firmar uma parceria com a prefeitura para estudar os impactos do programa na vida das crianças da capital. O Família Que Acolhe é uma política pública integrada entre educação, saúde e desenvolvimento social, que reforça os cuidados com a infância desde a gestação. São os efeitos desses cuidados que os pesquisadores querem avaliar. A instituição vai acompanhar os primeiros mil dias de um grupo de crianças assistidas pelo Família Que Acolhe.O objetivo da pesquisa é verificar como as influências ambientais, a interação social com os pais e cuidadores, a adequação da alimentação, entre outros fatores, contribue para a qualidade de vida da criança.

Reconhecimento Internacional
ll
O programa foi apontado pelo BID como modelo de política pública voltada para primeira infâcia.

Não é a primeira vez que o Família Que Acolhe atrai a atenção de instituições internacionais. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apontou o FQA como modelo de política pública integrada voltada para a primeira infância.  

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York, avaliou os efeitos do Leitura Desde o Berço, projeto desenvolvido dentro do FQA que incentiva a leitura entre pais e filhos.

Os resultados mostraram que, nas crianças que receberam o estímulo dos pais, houve um aumento de 14% no vocabulário, 27% na memória de trabalho (componente cognitivo que permite o armazenamento temporário e manipulação das informações necessárias para tarefas complexas) e 50% na interatividade entre pais e filhos durante a leitura.

Venezuela fora do Mercosul
lll
O presidente argentino Maurício Macri quer ver a Venezuela e o presidente Maduro longe do Mercosul.

A Argentina quer expulsar a Venezuela do Mercosul. “A Venezuela não cumpriu os requisitos que tinha de cumprir para ser um membro ativo do Mercosul. Se até o dia 1º de dezembro não os cumprir, deixará de pertencer ao Mercosul. Sinto que o governo de Maduro radicaliza suas posições, em vez de gerar uma abertura ao diálogo. Não tenho certeza como vai evoluir o assunto”, disse o presidente Maurício Macri.

Ele disse também: “Devemos aos venezuelanos uma defesa irrestrita de seus direitos, que hoje são violados por um governo que atropelou as instituições democráticas”.

Mauricio Macri quer combinar com Michel Temer um plano para afastar Nicolás Maduro:

“O povo venezuelano tem direito a expressar-se, sobretudo diante da violação sistemática dos direitos humanos cometida pelo governo Maduro. Ainda não vejo isso como parte da agenda no Mercosul. Vamos ver no dia 3 de outubro, quando falaremos com o presidente Temer sobre o assunto”.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts