Kakay vai tentar anular áudios de Jucá: ‘conversas clandestinas não podem ser usadas como prova’.

Compartilhe nosso conteúdo!
Coluna do sábado ||||| Publicada 00h13
lllll
O advogado Kakay afirma que o áudio não contem nada que possa preocupar o senador Jucá ou afetar a credibilidade do governo Temer.

Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, advogado do senador Romero Jucá (PMDB), vai pedir a anulação das gravações feitas por Sérgio Machado. Ele defende que, se não houve autorização judicial, os áudios não podem ser usados como prova. O advogado apresentou petição ao Ministério Público Federal. Para o criminalista, o conteúdo do áudio não contém nada que possa preocupar Jucá ou afetar a credibilidade do governo Temer.

“A Lava Jato é importantíssima, mas não pode ser uma proposta de governo”, explicou Kakay, acrescentando que o ex-presidente da Transpetro foi quem pautou e direcionou a conversa para o tema. “A conversa não apresenta nenhuma ilegalidade”, reforçou. Ele afirmou ainda que Jucá “jamais pensaria em fazer qualquer interferência” na Lava Jato. Segundo o advogado, essa não é a “postura” do ministro. O fato de um cidadão se preocupar com o andar de investigações, conversando privadamente, fazendo questionamentos e críticas, não configura nada de ilegal ou imoral” e que “quando você está conversando na vida privada, com amigos ou com alguém da sua relação, você faz às vezes observações mais fortes”.

Ele também negou que Jucá tenha tido reunião com qualquer integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) para conversar sobre assunto tratado com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. “Governo nenhum mudará nada em relação à Lava Jato no Poder Judiciário. Infelizmente, no meu ponto de vista, o Ministério Público e a Polícia Federal são completamente independentes” disse o defensor de Jucá, que diz criticar “excessos” na Operação.

O poderoso Jucá
llll
Romero Jucá é observado por Telmário (parece admirado) no Plenário do Senado.

Até parece história de cinema. Romero Jucá vira e mexe é citado como o homem mais poderoso, o mais rico e o mais influente político roraimense e um dos mais proeminentes do País.

Nesta semana o nome do senador ‘adocicou’ discursos virulentos de dois adversários históricos: o senador Telmário Mota e o ex-governador Neudo Campos. Com expressões furibundas e raivosas os dois foram aos píncaros para repulsar a figura de Jucá como sendo o homem que os persegue implacavelmente (a ambos).

Isso demonstra acobardamento de duas figuras até expressivas [Neudo e Telmário] e não resta o menor cabimento se sentirem acuados por um antagonista político. Sentindo-se assim, demonstram fraqueza e timidez.

Telmário, aliás, vai ser santificado em vida de tão bonzinho que é… Mas aqui entre nós: desde quando Jucá tem esses poderes todos para sair por ai encaixilhando a tudo e a todos…?

Passagem rápida. De novo!
llll
Wirlande tomando posse no Senado: não durou nem uma semana.

Cheio de planos, Wirlande da Luz teve que abandonar o cargo de senador uma semana após ter tomado posse. Isso porque Romero Jucá, titular de sua cadeira no Senado, voltou a ocupar o posto depois de pedir para deixar o Ministério do Planejamento, por conta de uma gravação clandestina onde fez citações sobre a operação Lava Jato.

Não é a primeira vez que Luz assume o posto deixado por Jucá. Em março de 2005, Luz ocupou a cadeira enquanto Jucá esteve à frente do Ministério da Previdência: menos de quatro meses. Luz, que gostaria de acompanhar a tramitação do projeto de interesse das polícias Civil e Federal, teve seus planos frustrados.

Transtorno de ansiedade
lll
Neudo enfrentou Girão durante audiência de custódia: perseguição. Foto: Rodrigues Sales – FolhaBV.

Além da perturbação por conta dos processos a que responde e pelas condenações a cumprir, o ex-governador Neudo Campos fez uma revelação pessoal até então desconhecida: está sofrendo de transtorno de ansiedade, segundo ele, provocado pelas perseguições políticas e jurídicas que sofre.

“Tenho fé em Deus e na Justiça de que a injustiça que estou sofrendo agora será trazida às claras” disse Neudo mais uma vez relatando que o juiz Girão Barreto o persegue de forma pessoal e implacável. Campos também reclamou que ninguém do grupo político do senador Romero Jucá (PMDB) esteja preso por participação no esquema conhecido como “gafanhotos”.

E por que sou preso? Por que tudo isso? Eu sou inocente de tudo que me acusam e desafio alguém a provar o que aumentou no meu patrimônio. Desafio inclusive a comparar meu patrimônio com o dele”, disse.

A parte do bolo
ll
Temer aguarda nomes indicados por partidos para ocuparem cargos nos estados.

Para evitar que queixas de parlamentares atinjam diretamente seu núcleo político, Michel Temer decidiu terceirizar parte da montagem do governo.

Pediu que os partidos aliados se organizem entre si nos Estados e levem ao Planalto uma definição prévia das indicações. Enquanto não houver acerto, as nomeações não acontecem.

Com isso, o presidente tenta impedir que a Secretaria de Governo receba o ônus de decidir entre dois padrinhos quando houver disputa por um mesmo cargo.

Outros olhos 
jjj
Renan Calheiros é mais uma vítima das gravações candestinas de Sérgio Machado.

Após a divulgação de trechos das conversas com Renan Calheiros gravadas por Sérgio Machado, parte dos ministros do STF passou a olhar a delação do ex-presidente da Transpetro com outros olhos, em especial a gravação com Romero Jucá.

Dizem que um dos problemas na conversa é que Machado estava, na prática, ameaçando Jucá, fazendo uma espécie de chantagem.

Apesar da situação, esses ministros dizem que ainda não é possível fazer um juízo mais completo da situação pois ainda não tiveram acesso aos depoimentos de Machado, que estão com Teori Zavascki.

Nota fiscal roraimense
O consumidor pode se cadastrar no programa usando o seu telefone celular.
O consumidor pode se cadastrar no programa usando o seu telefone celular.

Na segunda-feira, 30, o Governo do Estado vai sortear por meio do Programa Nota Fiscal Roraimense mais um prêmio especial, alusivo ao mês das mães no valor de R$ 50 mil, entre os cidadãos já cadastrados. Concorrem todos os cupons de período de 01 de janeiro a 27 de maio deste ano.

Todos os consumidores que efetuaram compras e identificaram o CPF (Cadastro de Pessoa Física), e se cadastraram na Nota Fiscal Roraimense, estão concorrendo.

A Nota Fiscal Roraimense é um programa de cidadania fiscal, coordenado pela Secretaria da Fazenda, que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato das compras, bem como sensibilizar a população sobre a importância social do tributo.

ll
O mapa acima mostra os pontos de Boa Vista por onde a Tocha Olímpica passará, no próximo dia 18 de junho.

Caminhos da tocha | Marque na sua agenda o dia 18 de junho, porque Boa Vista será palco da grande festa de revezamento da Tocha Olímpica. Para ninguém ficar de fora deste evento glorioso, a Prefeitura de Boa Vista organizará oito pontos culturais seguindo o trajeto da Tocha. É só se programar e curtir com os amigos. O bom é que você poderá escolher o melhor local para assistir de acordo com a sua preferência musical.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts