Líderes de facções que dominavam a PAMC são levados pela PF para bem longe de Roraima.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h53
lll
Operação da Polícia Federal resultou na transferência dos lideres das facções ontem á tarde, para presídio de Rondônia.

Os 10 chefes de facções criminosas que foram apontados como responsáveis pelo massacre na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, no dia 6 de janeiro, resultando no assassinato de 33 detentos, desembarcaram no aeroporto de Porto Velho na noite de ontem. A transferência dos presos para a penitenciária federal de Rondônia foi feita no avião da Polícia Federal (PF), a pedido do Ministério a Justiça. Na tarde ontem a Polícia Federal executou a operação arriscada, para transferir os criminosos de Boa Vista, os líderes que davam às ordens na Penitenciária Agrícola de Boa Vista – PAMC. Após passarem pelos procedimentos legais junto ao Instituto Médico Legal, por volta das 12h30, os internos seguiram para o Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, onde embarcaram para Rondônia, onde serão ‘hospedados’ na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Urso Branco.

Os criminosos, considerados de alta periculosidade, foram levados em um avião da Polícia Federal. De acordo com o secretário de Justiça, Uziel Castro, o pedido de transferência foi encaminhado à Vara de Execuções Penais de Boa Vista, no dia 03 de janeiro. O documento foi motivado após investigação minuciosa feita pela Dicap sobre a rebelião ocorrida no dia 10 de outubro de 2016 que apontou os reeducandos como mandantes das mortes. O pedido foi acatado pela Justiça Estadual em parceria com a 3ª Vara Federal de Rondônia no dia 19 de janeiro. O tempo de permanência no presídio é de, inicialmente, 365 dias, podendo ser renovado. A partir da efetivação da transferência, a responsabilidade pelos 10 detentos passa a ser do presídio federal de segurança máxima.

Os detentos transferidos são: Adeilson Eleotório dos Santos, vulgo “Pato”, Manoel Moraes, vulgo “Manelão”, Denis Lima Pereira da Cruz, vulgo “Peteleco”, Douglas Pereira, vulgo “Jaison”, Antônio Cláudio da Silva Melo, vulgo “Tomate/Cão Danado”, Osvaldo da Anunciação, vulgo “Picolé“, Janielson Correia Lobato, vulgo “Gaguinho”, Anderson Monteiro Alves, vulgo “Guri”, Lirney Jefferson de Abreu Lima, vulgo “Hebreus” e Mauro Sérgio Diniz Batista, vulgo “Pigmeu”.

Presídio Federal de Rondônia
ll
A prisão de Porto Velho abriga um inquilino importante do mundo do crime: Fernandinho Beira-Mar.

A penitenciária federal está localizada a cerca de 40 quilômetros da área urbana de Porto Velho. A unidade, que possui cerca de 200 agentes penitenciários, tem mais de 12 mil metros quadrados de área e é a terceira maior do Brasil.

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, é um dos presos que já ficaram na unidade prisional, em 2012. Em 2015, a justiça manteve o traficante preso em Rondônia. Ele foi condenado a 309 anos de prisão por diversos crimes.

De acordo com o Ministério da Justiça, mais de 100 homens de alta periculosidade cumprem pena na unidade, que tem capacidade para 208 vagas.

A unidade prisional contém aparelhos de raio-x, de coleta de impressão digital, detectores de metais e câmeras de monitoramento 24 horas por dia. Quem entra no estabelecimento, desde servidores a visitantes e advogados, será revistado. Os presos e seus defensores não terão contato físico.

Todos no detector: menos a geladeira
jj
Máquina instalada na entrada principal da PAMC para evitar entrar de ‘objetos’ estranhos.

Em uma portaria quilométrica o secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro Júnior, determinou que a partir de agora todo mundo que for transitar pela Penitenciária Agrícola do Monte Cristo terá que passar no detector de metais.

O novo procedimento atinge de funcionários procedimento funcionários do serviço de entrega de alimentação, trabalhadores de obras, servidores e todas as outras pessoas que queiram entrar em algum presídio do estado, inclusive advogados e defensores públicos.

Só quero saber como vão fiscalizar e evitar a entrada de geladeiras, fogões e tvs. Porque esses itens não são detectáveis na máquina dos metais.

Prefeitura abre vagas
ll
Servidores selecionados pela Prefeitura já começaram a apresentar a documentação desde ontem.

A Prefeitura de Boa Vista publicou no Diário Oficial do Município, a lista dos 554 classificados no Processo Seletivo Simplificado para Área Urbana da Secretaria Municipal de Educação (Smec). Outros 499 classificados compõem o quadro de reserva.

Os convocados para os cargos de merendeira, motorista e apoio administrativo têm até as 14h desta terça-feira, 31, para se apresentarem à Smec e efetivar a lotação. A secretaria está localizada na Rua Cecilia Brasil, N° 1078, Centro. Com o ato, estes já começam a atuar imediatamente nos postos de trabalho.

Os cargos de cuidador de educação infantil e ensino fundamental devem se apresentar nesta quarta-feira, 1º, das 8h às 14h. Já para os cargos de cuidador de Casas Mãe, a data para apresentação será na quinta-feira, 2, no mesmo horário.

Os três mosqueteiros do PMDB…
uu
Romero Jucá e Eunício Oliveira: que caciques do PMDB que continuam dando as ordens no Senado Federal.

O senador cearense Eunício Oliveira deve ser aclamado hoje o substituto do alagoano Renan Calheiros na Presidência do Senado. Seu nome foi aclamado ontem pela cúpula do PMDB.

Mas se prevalecesse sua vontade, Renan queria emplacar o roraimense Romero Jucá – atual líder do governo no Congresso – para comandar a Casa legislativa.

Os três ‘mosqueteiros’ contudo continuam mandando no Senado. Eunício na Presidência, Renan na liderança do PMDB e Jucá na liderança do Governo.

Só pode ser brincadeira… 
Remidio:
Remidio: nada expressivo nesses mais de dois anos como deputado federal por Roraima.

Nos últimos dois anos o deputado federal Remídio Monai não disse a que veio. Ou seja, não fez absolutamente nada para justificar o mandato que ganhou do povo de Roraima. Nada…

Ai, de repente – não sei de quem foi essa ideia de jerico – Monai aparece em vídeo no Facebook fazendo apresentação do gabinete vazio do anexo IV da Câmara dos deputados, em Brasília.

Depois, podem pesquisar: vai cobrar pelo filme como sendo divulgação da atividade parlamentar. Para justificar, claro, o bom dinheiro que sai da verba da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar.

O inferno astral de Paulinho
ll
Paulinho Linhares foi afastado da secretaria de Saúde e ainda perdeu o cargo no conselho estadual.

Apeado da secretaria de Saúde, junto com o secretário César Penna, onde mandava mesmo na condição de adjunto, o ex-vereador Paulinho Linhares perdeu mais uma boquinha no governo: foi dispensado da função de membro efetivo do Conselho Estadual de Saúde de Roraima.

Foi substituído pela atual secretária interina da pasta – adjunta também – Betânia Thomé Avelino.

O decreto, assinado pela governadora Suely campos, está exposto no último Diário Oficial do Estado – DOE.

OAB RR recebe presidentes
ll
Rodolpho Morais será o anfitrião do colégio de presidentes, que começa amanhã aqui em Boa Vista.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima vai receber em Boa Vista, esta semana, os presidentes das Seccionais da Região Norte. Os dirigentes vão participar em Roraima de mais uma edição do Colégio de Presidentes do Norte, nos dias 2 e 3 deste mês.

Além dos presidentes de Seccionais, o evento terá ainda a participação do presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, do diretor tesoureiro do Conselho Federal, Antônio Oneildo Ferreira, e do coordenador nacional do Colégio de Presidentes do Conselho e presidente da OAB Espírito Santos, Homero Junger Mafra.

No encontro em Boa Vista, está prevista a discussão de assuntos como a crise no sistema prisional no país, custas judiciais, ensino à distância, anuidades e a participação dos dirigentes e da classe na Conferência Nacional da Advocacia, que este ano será em São Paulo no mês de novembro.

É durante a reunião que os presidentes trocam experiências de gestão, bem como avaliam suas ações e definem metas e estratégias para enfrentar os desafios apresentados à advocacia e à sociedade brasileira”, explica o presidente da Seccional Roraima, Rodolpho Morais. [Com informações da OAB/RR].

Pagando os precatórios
ll
Governo e TRT entraram em acordo para o pagamento de precatórios a servidores e empresas.

Numa audiência de conciliação realizada ontem no Tribunal Regional do Trabalho o Governo do Estado fechou um acordo para o pagamento de R$1,49 milhão de precatórios para 38 beneficiados, entre trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas, e também de empresas terceirizadas que prestam serviço para o Governo, além de servidores públicos.

Com isso o Estado quitou todos os valores referentes aos precatórios do ano passado. De acordo com Aline Lira, secretária-adjunta da Sefaz, em 2016 o Estado obteve um certificado de regularidade dos precatórios trabalhistas.

No acordo firmado com o TRT ficou definido que o pagamento será depositado numa conta em juízo em parcelas iguais no valor de R$ 124.717,20. Elas serão pagas a partir do dia 10 de fevereiro, a cada repasse do FPE, totalizando 38 parcelas. Em seguida os valores serão transferidos aos beneficiários.

Maduro ‘pleno e absoluto’
lll
Nicolás Maduro continua no cargo e respaldado pela corte suprema da Venezuela.

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela invalidou a declaração de “abandono do cargo” sobre o presidente Nicolás Maduro.

Maduro “se encontra no exercício contínuo, permanente, pleno e absoluto de suas funções no âmbito nacional e internacional”.

O caudilho continua no cargo e a Venezuela afunda cada vez mais um poço sem fim.

Nasce (mais) um partido
ll
O Partido da favela já tem logomarca e será registrado no TSE até o mês de março.

Membros da Frente Favela Brasil vão dar entrada no CNPJ e, até março, devem oficializar o lançamento do grupo como partido político. A meta é disputar as eleições em 2018.

Depois que foi formalizado no Tribunal Superior Eleitoral e no cartório eleitoral, o Frente Favela Brasil precisa reunir 400 mil assinaturas, em pelo menos nove estados, para poder participar da próxima eleição.

O partido afirma ter entre os diferenciais o fato de ser criado e formado por negros das favelas, mas aberto a todos. Também diz destinar 50% dos cargos para mulheres 75% das posições para pessoas de até 35 anos. Entre os líderes do grupo está o ativista Celso Athayde.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts