Mais uma agência bancária é atacada em Boa Vista. Seria ato do crime organizado?

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h13
ll
A agência da Caixa Econômica na Ataíde Teive foi atacada e queimada na madrugada de ontem. Os serviços bancários foram suspensos.

O ataque a mais uma agência bancária – Caixa Econômica Federal, na avenida Ataíde Teive, agora com mais requintes de violência – resta claro que os autores de mais essa barbárie estão tentando amedrontar e intimidar a população. Esse é o segundo ataque a agências bancárias em menos de 24 horas. Além das agências bancárias, foram também alvos de ataques o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NPCA), a guarita da Guarda Municipal do terminal de ônibus do Centro e um banco localizado no Centro da capital, segundo a Polícia Civil.

O Governo informou por meio de nota que a Polícia Militar está com todo o efetivo nas ruas, atuando no policiamento ostensivo para inibir a atuação de criminosos. Em nota, a Polícia Civil afirmou que um estado de alerta foi emitido e foi feito o acionamento dos planos de chamada para todos os órgãos que compõem a segurança pública e defesa social no sentido de que sejam redobrados os cuidados com a integridade física dos agentes das forças de segurança, familiares e o reforço na segurança das instalações prediais.

Embora atribuído ao crime organizado e integrantes da facção Primeiro Comando da Capital – PCC –  essas ocorrências têm características de atitudes baderneiras. É claro que o “crime organizado” também se manifesta nas rebeliões carcerárias, incêndios, ataques a policiais. Mas isso que está ocorrendo em Boa Vista é o crime organizado? Sim e não. Esse pessoal está no crime organizado, mas não é o crime organizado. As organizações criminosas que controlam o mercado ilegal são empresas transnacionais.

O Crime organizado ou organização criminosa são termos que caracterizam grupos transnacionais, nacionais ou locais altamente centralizados e geridos por criminosos, que pretendem se envolver em atividades ilegais, geralmente com o objetivo de lucro monetário. Isso que está ocorrendo por aqui não passa de saimentos de alguns malandros ‘pés-de-chinelo’ midiáticos que logo serão identificados.

Salário pago. E comemorado
lll
O calendário fixo de pagamento de salários está sendo rigorosamente cumprido.

Aqui em Roraima quando o salário do servidor é pago em dia, o feito logo torna-se um acontecimento digno de comemorações.

Assim fez a governadora Suely Campos na página no Facebook, ontem, ao noticiar que o vencimento dos ‘barnabés’ estaria disponível na conta bancária até o final do dia (de ontem).

‘Ano passado [diz o texto], a oposição aproveitou bastante politicamente o fato do Governo atrasar pontualmente o pagamento. Com a divulgação do calendário, além da transparência, o que antes era uma “pedra no sapato” está ajudando na virada da Gestão Suely junto à opinião pública’.

Jucá nega troca de líder
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião com 13 itens na pauta. Entre eles, o PLS 650/2011, que propõe demandas de acessibilidade no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida; e o PLS 667/2011, que institui o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Em discurso, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Romero Jucá (presidente do PMDB) disse que não há qualquer discussão sobre troca de liderança do Partido no Senado.

O presidente nacional do PMDB e líder do governo no Senado, Romero Jucá, afirmou ontem em nota oficial, que não há no momento discussão sobre a liderança do partido na Casa.

Jucá disse que “qualquer decisão sobre a liderança do partido no Senado cabe à bancada de senadores” e que “não há qualquer discussão sobre o assunto”.

A nota oficial acrescenta que ele tampouco conversou sobre o assunto com o presidente Michel Temer. A bancada da legenda é liderada pelo senador Renan Calheiros (AL), que há algumas semanas adotou uma posição crítica sobre o Poder Executivo.

Em alguns momentos, atacou duramente as reformas da Previdência e trabalhista. Por isso, há movimentos nos bastidores para destituí-lo do posto de líder. [Com informações Estadão].

Parada ‘quase’ geral contra as reformas
foto platao arantes
Manifestantes ocuparam as ruas de Boa Vista e protestaram contras as reformas do Governo Michel temer. Foto | Platão Arantes

Aproximadamente 5 mil pessoas saíram às ruas de Boa Vista, ontem de manhã, em diferentes pontos da capital, em protestos contra as reformas propostas pelo governo federal.

Contrários à reforma da previdência, trabalhista e a terceirização, eles seguiram por volta das 9h em passeata rumo ao Centro Cívico, onde encerraram os protestos às 12h20.

O ápice dos protestos na capital do estado ocorreu em torno das 10h, quando centenas de pessoas se encontraram no Centro Cívico, bem em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, que recebeu um abraço simbólico contra as políticas consideradas prejudiciais ao trabalhador.

A paralisação foi pacífica, apenas com alguns enfrentamentos sem gravidades, entre manifestantes e alguns policiais nas rodovias federais que dão acesso a Boa Vista.

Barulho. Apenas barulho
Foto | Platão Arantes
A tranquilidade da paralisação permitiu até que a senadora Ângela Portela posasse para fotos sem ser perturbada. Foto | Platão Arantes

Os protestos em Boa Vista foram realizados, mas o Estado não parou. Os grupos sindicais se dividiram, para ações pontuais, insuficientes para tornar realidade a prometida “greve geral”.

A cidade viveu um dia absolutamente tranquilo com quase tudo funcionando: comércio, shoppings, farmácias, supermercados, feiras-livres, com algumas exceções, quase tudo funcionou normalmente. E não foi registrado qualquer enfrentamento capaz de colocar a vida das pessoas em risco.

A greve na verdade não passou de um ato político. A paralisação parece que foi programada para a véspera de um feriado prolongado para somar-se à folga de primeiro de maio e produzir o maior feriadão de 2017.

Deputados federais são alvo

lll
Os deputados roraimenses que aprovaram a reforma trabalhistas foram alvos dos protestos de ontem.

Os seis deputados federais roraimenses que votaram pela aprovação da Reforma Trabalhista foram os alvos preferenciais dos manifestantes e chamados de ‘traidores da Nação’.

Os manifestantes carregavam cartazes com a foto dos deputados federais Abel Galinha (PDT), Édio Lopes (PR), Hiran Gonçalves (PP), Maria Helena Veronese (PSB), Remídio Monai (PR) e Shéridan (PSDB) eram exibidos e eles citados nominalmente como “traidores do povo roraimense e dos trabalhadores”.

Carlos Andrade (PHS) – que votou contra o projeto – e Jhonatan de Jesus (PRB), que não votou, foram poupados.

‘Dia de Campo’ e novas tecnologias
jjj
O Dia de Campo reuniu produtores da região da Serra do Tucano que lidam principalmente com agricultura familiar.

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas na manhã de ontem, na Fazenda SSUB, localizada na Região da Serra do Tucano, município do Bonfim, o I Dia de Campo destinado aos produtores rurais.

A ação faz parte do projeto da secretaria de fomentar a agricultura familiar, reforçando a atuação de forma direta nas comunidades indígenas, projetos de assentamentos e áreas ‘periurbanas’.

A ideia foi de que os produtores também pudessem aprofundar seus conhecimentos e tirar dúvidas in loco sobre as culturas de melancia, tomate, pimentão, milho e melão como forma de melhorar a qualidade e a quantidade da produção.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Marlon Buss, o primeiro dia de campo foi um bom começo. “A proposta que queremos implantar no nosso sistema de assistência e atendimento aos projetos de assentamento, comunidades indígenas e áreas ‘periurbanas’ é exatamente o que fizemos aqui hoje; é transmitir informação e conhecimento. Fiquei muito feliz com a quantidade de perguntas feitas e isso nos traz o sentimento de que estamos no caminho certo e que eles também poderão utilizar as tecnologias necessárias nas culturas que possuem em suas propriedades”, destacou.

Apoio ao turismo estadual
ll
A governadora Suely sancionou o projeto que vai permitir que Roraima potencialize áreas próprias para o turismo. 

A governadora Suely Campos (PP) sancionou ontem a Lei n° 1.176/2017 que cria as Estâncias Turísticas no Estado de Roraima e permite reconhecer o potencial turístico loca. A lei foi proposta pelo deputado Brito Bezerra (PP), líder do Governo na Assembleia.

A nova legislação prevê ainda que os municípios identifiquem as regiões para receber investimentos do Ministério do Turismo. Um dos avanços, com a nova legislação, será o aumento do fluxo de turistas, pois as estâncias turísticas identificadas devem atender critérios mínimos.

O deputado Brito citou que entre as características estão as condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos além de dispor de infraestrutura com serviços direcionados à atividade turística, podendo aumentar em 50% o fluxo de turistas.

Nós temos o turismo indígena, de aventura, de negócios, de serra, de pesca e outros inúmeros, que movimentam a nossa economia. A legislação permitirá agora identificar essas potencialidades e o Ministério do Turismo poderá alocar recursos para desenvolver os municípios”, disse o deputado.

Metendo a mão no butim
ll
O dinheiro está jorrando na Secretaria de Articulação Municipal: R$ 80 mil para passagens aéreas.

A Secretaria de Articulação Municipal e Política Urbana efetivamente não tem função nenhuma no Governo. Absolutamente nenhuma.

Mesmo assim o pessoal do comando não deixa de meter a mão no butim do governo. Foi contratada a agência de viagens MRTUR para serviços de agenciamento de viagens e fornecimento de passagens aéreas nacionais e internacionais. Valor da brincadeira: R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

Ai me vem a seguinte pergunta: o que esse pessoal quer com agência de viagem se não viajam nem para o interior, a real função da Secretaria?

Abrindo o cofre
ll
O contrato com a empresa que vai cuidar dos resíduos hospitalares foi assinado pelo adjunto da Saúde Paulinho Linhares.

Com o cofre apinhado a Secretaria Estadual de Saúde foi às compras. E contratou a empresa Norte Ambiental para o desenvolvimento de Serviço de Gestão dos Resíduos no âmbito estadual.

Terá ainda a função de monitoramento, armazenagem em abrigo externo, coleta, transporte, tratamento, destinação final dos resíduos de serviços de saúde, visando atender as unidades de Saúde dos Hospitalares da Rede Estadual de Roraima.

Valor da compra: R$ 5.332.240,00 (Cinco milhões, trezentos e trinta de dois mil e duzentos e quarenta reais). O contrato foi assinado pelo adjunto Paulinho Linhares.

bolsaAtualizando a situação cadastral | A Secretaria Municipal de Saúde vai atender neste sábado, 28, das 8h às 13h (foto) as famílias beneficiadas pelo programa bolsa Família, na Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira, localizada no Conjunto Parque Viário II, S/N, bairro Nova Cidade, Conjunto Pérola II. A atualização das condicionalidades de saúde é obrigatória para o recebimento do benefício, que pode ser suspenso caso o beneficiado não cumpra os prazos. É necessário levar os documentos pessoais e cartão de vacina de todos os integrantes da família, cartão Bolsa Família e cartão da gestante, caso necessário. Esta é uma das ações itinerantes realizada pela Secretaria, para que nenhuma família fique de fora.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts