Mário Cesar diz que está sendo ameaçado por Anchieta Júnior por negar-se a ser vice de Abel.

Compartilhe nosso conteúdo!
Coluna de Hoje | Publicada 00h11
llll
Mário Cesar apela até ‘pelo amor de deus’ que Anchieta assegure a vaga como candidato a vereador. “Vice eu não quero”, disse.

A carreira política do vereador Mário César está ameaçada e ele corre sério risco de sequer disputar um novo mandato de vereador na eleição deste ano. Ele está por um ‘fio’ e pode ser expurgado do ninho Tucano a qualquer momento. Anunciado na semana passada como vice na chapa do deputado federal Abel Galinha, Mário Cesar postou um longo pronunciamento em sua página no Facebook, ontem, para afirmar que não existe possibilidade de candidatura à vice. “O que existe são ameaças do Anchieta que quer me botar goela abaixo como parceiro do Abel. E me faz ameaças de que não serei candidato a nada de não aceitar a imposição”, diz ele.

– Estou sofrendo perseguição. Pressão. Estou sendo ameaçado por Anchieta. Ele está impondo para que eu seja candidato à a vice a força. Isso não é conduta democrática. O que me surpreende é a postura de Anchieta em relação a essa situação. Ele me ameaçou. Ou você é vice ou não será candidato a nada. Eu sou vereador. Trabalho pela população. Estou lutando contra os poderosos que querem me tirar a vida pública. Não pode ser dessa maneira forma. Anchieta Júnior, eu sempre te ajudei e te respeitei. Deixe que eu continue batalhando pelo povo. Assegure minha vaga. Eu sou do PSDB.

Eleito em 2102, debaixo do guarda-chuvas da prefeita Teresa Surita e na sombra do senador Romero Jucá, o vereador-radialista não sustentou a lealdade a quem lhe abriu as portas. Abandonou o grupo da prefeita e abancou-se no ninho tucano, comandado por Zé Anchieta. Imprevisível, briguento, de personalidade instável, a relação de Mário César no meio político não é harmônica e costuma brigar com colegas da imprensa quase que corriqueiramente nas sessões da Câmara.

Algo porém não bate nesse enrosco todo. Se o vereador alega sua indisposição de ser vice de Abel, porque só agora vem em público denunciar que está sendo vítima de armação? Ninguém faz nada contra a vontade, muito menos um sujeito adulto, conhecedor de como funcionam essas cruzetas da política. E pelo desabafo de ontem é bom não chamar Mário César e Zé Anchieta para o mesmo piquenique.

Morre o roraimense baleado no Rio
ll
O soldado Hélio Vieira não resistiui ao ferimento e morreu ontem à noite em um hospital do Rio.

Internado desde a última quarta-feira no Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, o soldado da Força Nacional Hélio Vieira Andrade (da PM de Roraima) não resistiu aos ferimentos e morreu ontem à noite. Ele foi atingido na cabeça por um tiro quando, junto com outros dois colegas de farda, entrou por engano na comunidade Vila do João, no Complexo da Maré. A informação da morte do militar foi confirmada pelo Ministério da Justiça. O militar chegou a passar por cirurgia, após ser levado até a unidade em estado gravíssimo

Por meio de uma rede social, o Ministro da Justiça Alexandre de Moraes lamentou a morte do militar. Segundo o comunicado, a Presidência de República irá decretar luto oficial:

“Quero expressar meus sentimentos aos familiares do soldado Hélio Vieira, que sofreu um ataque covarde e, infelizmente, morreu hoje em decorrência dos ferimentos. Soldado Vieira é um verdadeiro herói do nosso País. Nosso Presidente da República, Michel Temer, decretará luto oficial pela morte de nosso herói. Honra e Dignidade aos nossos policiais”, disse o ministro.


NOTA DE PESAR E LUTO OFICIAL

 

É com pesar que o Governo do Estado de Roraima comunica o falecimento do SOLDADO HÉLIO VIEIRA ANDRADE, ocorrido na noite desta quinta-feira, 11 de agosto de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de homicídio causado por disparo de arma de fogo, ocorrido na quarta-feira, dia 10, quando estava em serviço.

O SOLDADO H. VIEIRA nasceu em Boa Vista – RR, no dia 24 de dezembro de 1980. Filho do senhor Aquino de Souza Andrade e Martinha Vieira Andrade. Foi incorporado as fileiras da Polícia Militar de Roraima no dia 02 de Janeiro de 2003. Possuía os cursos de Combate com Facas, realizado em 2005 e compôs o Batalhão Escola de Pronto Emprego, além de ter participado da INCGE (Instrução de Nivelamento de Conhecimento para Grandes Eventos), realizado em 2016.

Exerceu suas atividades profissionais no 1º Batalhão de Polícia Militar, na CIPG (Companhia Independente de Policiamento de Guarda) garantindo a segurança na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e integrava a Força Nacional desde o ano de 2015.Sua história também é marcada por uma paixão pelo esporte, tendo ele conquistado a primeira colocação em diversas competições de futebol society locais, em 2006 durante campeonato realizado pela AssoPBM (Associação de Oficiais Policiais e Bombeiros Militares), em 2007 no torneio do Sindipol (Sindicato dos Policiais Civis do Ex-território Federal de Roraima) e em 2013, na gincana alusiva ao dia do servidor público.

Excelente profissional, que irradiava alegria por onde atuava, possuidor de vários elogios registrados na sua ficha individual por ocorrências de grande vulto bem sucedidas. Tais consagrações demonstram a grandeza deste soldado da Polícia Militar e a competência com a qual realizava suas funções. Um dos grandes sonhos deste guerreiro era participar na Segurança das Olimpíadas na Rio-2016 pela Força Nacional de Segurança Pública. Ele alcançou o objetivo e foi realizando que este sonho que nos deixou, com a missão e o dever cumprido, mesmo com o sacrifício da própria vida, em defesa da sociedade, porque para o policial militar, “Missão dada é missão cumprida”.

O Governo de Roraima, em nome da sociedade agradece, reconhece a dedicação do policial militar e chora a perda trágica deste profissional em pleno exercício do dever de proteger a sociedade. E considerando que o juramento de entregar a própria vida em prol da segurança pública verdadeiramente se cumpriu, DECRETA luto oficial de três dias no Estado. 

A governadora Suely Campos e o comandante geral da Polícia Militar, Coronel PM Dagoberto da Silva Gonçalves, enviam condolências em nome do povo de Roraima à família do SOLDADO PM HÉLIO VIEIRA ANDRADE, ao tempo que manifestam solidariedade aos amigos e a toda família policial militar”.


Crise muda hábito nos estados

A crise financeira enfrentada pelos estados está afetando o pagamento de funcionários públicos em ao menos 12 deles e no Distrito Federal.

A situação afeta servidores nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande Sul, Sergipe, Tocantins e principalmente Roraima que depende dos recursos federais para se manter.

Além de atrasos de salários os governos têm adotado estratégias para consolidar os pagamentos. Como aconteceu agora com Roraima que escalonou os pagamentos de acordo com o valor, na qual parte do funcionalismo é paga em um dia e parte em outro.

lll
Para o secretário Shiská os valores repassados são maiores que os arrecadados.
Duodécimo maior que a arrecadação

Neste mês, o governo atrasou o pagamento dos salários dos servidores, que ocorreria em 1º de agosto e foi transferido para dia 10 – exceto no caso dos servidores da educação. Antes, também houve atraso no pagamento dos servidores da Companhia Energética Roraima (Cerr).

Segundo o secretário da Fazenda, Shiska Pereira, o atraso geral ocorreu porque o valor que o estado está repassando aos poderes está maior que o arrecadado, como prevê a Lei Orçamentária Anual.

“O déficit não está ocorrendo porque o Estado está gastando de forma inconsequente, ele ocorre porque a conta não está fechando”, disse. No caso dos servidores do Cerr, o governo afirma que o atraso ocorreu por causa da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Estados.

Vai sobrar m… no ventilador
lll
A operação “Cartas Marcadas” investiga desvio de verba de contratos direcionados na Assembleia.

Do jeito que está em constante ebulição, a operação “Cartas Marcadas” – aquela ação do MP para investigar desvio de verbas na Assembleia – ainda vai causar danos na vida e no bolso de muita gente.

Dois advogados são acusados de tramar uma falsa delação para amofinar alguns deputados, inclusive o presidente da ALE. De repente outro advogado é preso porque tentar induzir seu ciente e mentir.

E o povo, a quem todos devem explicações, fica sem entender de fato o que se sucede. O Ministério Público que originou todo esse banzeiro tem que dar uma satisfação lógica e legítima e pôr um fim a esses mexericos.

Bairro a bairro 
lll
Teresa não perde tempo e percorre obras da Prefeitura em todos os bairros.

Enquanto não embarca de vez na campanha da reeleição, a prefeita Teresa Surita (PMDB) está mergulhada em visitações diárias nas várias frentes de obras que a Prefeitura realiza na cidade.

São obras de drenagem e asfaltamento principalmente nos pontos mais críticos da cidade.

Como a Prefeitura está impossibilidade de dar publicidade aos seus feitos, por conta da Lei eleitoral a prefeita segue sua caminhada pelas ruas e bairros todos os dias e, claro, postando tudo em sua conta no Facebook .

Telmário, defensor das mulheres
lll
Telmário continua tentando mudar a versão do caso de agressão que já chegou ao Supremo Tribunal Federal.

Telmário Mota, senador “dilmista”, divulgou nota sobre o pedido de abertura de inquérito contra ele no Supremo Tribunal Federal pela acusação de ter agredido uma jovem de 19 anos, Maria Aparecida Nery.

“Sempre fui ferrenho defensor das mulheres, até porque assim fui criado por minha mãe, uma empregada doméstica, que desde cedo me ensinou a considerar e respeitar as mulheres.”

Ele classifica o episódio como “infâmia” protagonizada pela mídia e por seus adversários políticos. A nota está postada na página do senador, no Facebook.

Entrando no clima
llll
O Plenário da Assembleia vazio ontem: sem quorum não houve sessão.

Os deputados estaduais já entraram definitivamente no clima eleitoral. Afinal de contas todos são tutores ou padrinhos de candidaturas a prefeito e vereador na capital e no interior.

Ontem quase ninguém apareceu no plenário para a sessão ordinária. E por falta de quorum, a sessão sequer foi aberta.

Pontes no interior 
lll
Ponte construída na região de Vila Vilhena foi entregue ontem para o tráfego pelo Governo.

O Governo do Estado continua o trabalho de reconstrução de pontes nos 14 municípios do Interior. Ontem a governadora Suely Campos inaugurou mais três pontes na Vila Vilhena, em Bonfim. A cerimônia ocorreu no canteiro de obras da maior delas, com extensão de 40 metros, no Km 54 da vicinal. Os serviços são executados pela Secretaria de Infraestrutura.

Outras duas pontes com extensão de 15 metros (Km 44,5), e 25 metros (58,4) também foram reconstruídas na Vicinal, com investimentos de mais de R$ 700 mil, com recursos próprios do Estado, beneficiando centenas de famílias que moram na região, sobretudo pequenos produtores e pecuaristas, que precisam diariamente escoar a produção. Todas já estão liberadas para o tráfego.

O nosso compromisso é dar condições de o setor produtivo se desenvolver, e recuperar pontes e estradas vicinais estão entre as prioridades do governo para garantir a trafegabilidade e escoamento da produção dos nossos pequenos, médios e grandes produtores”, disse a governadora Suely Campos.
Há vagas na Câmara
lll
A Câmara de Vereadores abriu concurso para a contratação de procuradores.

As inscrições do concurso para o cargo de procurador da Câmara Municipal de Boa Vista foram retomadas com a extinção do processo que havia suspendido o tramite do certame, conforme decisão proferida pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Aluízio Ferreira Vieira, no último dia 04 de agosto. O período de inscrições para os interessados é de 01 de agosto à 08 de setembro de 2016.

Com a suspensão temporária do concurso e a inclusão da prova de títulos como critério de avaliação dos candidatos, o cronograma foi alterado prevendo novas datas. A mudança está publicada na versão on-line do terceiro aditamento no item “Anexo I/ Cronograma disponível no site da Câmara.

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico cpc.uerr.edu.br/concurso/-Área do Concurso para Procurador da CMBV.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts