Meia boca no ‘feudo’ de Suely

Compartilhe nosso conteúdo!
CONFIDENCIAL     A Coluna de hoje | publicada 00h40
Sessão do TCE que decidiu pela demissão de parentes da governadora Suely.
Sessão do TCE que decidiu pela demissão de parte dos parentes da governadora Suely.

O Tribunal de Contas do Estado decidiu aplicar uma pena paliativa, anódina, bem mole – digamos “meia sola” – na questão do escandaloso caso das nomeações de parentes da governadora Suely Campos, para cargos de destaque na administração estadual.

O feudo da família Campos permanece inabalável, porque a decisão plenária de ontem do TCE não foi capaz de causar tsunamis ou abalos sísmicos suficientes para desmoronar a base do clã. Obriga que sejam enxotados os parentes em até terceiro grau, contudo, imuniza filhos, irmãos e sobrinhos ocupantes de cargos de natureza política.

O conselheiro relator Marcus Hollanda, defendeu que as demissões sejam feitas em prazo de 30 dias, porém, este prazo foi modificado para viger mediatamente por conta dos votos dos conselheiros Cilene Salomão, Célio Wanderley e Joaquim Souto Maior Neto e que a decisão seja cumprida após comunicação ao governo do Estado.

Não existe um número exato de quantas pessoas serão demitidas, o certo é que as filhas, os irmãos e sobrinhos do casal Campos que se acham na esfera superior, não serão afetados porque suas funções não são administrativas. Portanto só assessor de grau inferior e de escalão diminuto, serão afastados.

Governo enquadrado

Na decisão, três determinações foram feitas para a governadora: exonerar imediatamente os parentes em cargos de natureza administrativa, entre eles, os de secretário adjunto.

E terá que justificar as nomeações para os cargos de agentes políticos sob pena de responsabilidade caso seja verificada a ineficiência ou troca de favores e, por fim, Suely terá que, também de forma imediata, ajustar todas as nomeações de parentes dos demais agentes, secretários e diretores detentores de cargos comissionados.

49 na lista do “Petrolão”  

Teori Zavascki: o ministro mandou abrir 49 inquéritos contra políticos envolvidos na LavaJato.
Teori Zavascki: o ministro mandou abrir 49 inquéritos contra políticos envolvidos na LavaJato.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (6) autorizar a abertura de inquérito para investigar 49 pessoas – das quais 47 políticos – suspeitos de participação no esquema de corrupção da Petrobras revelado pela Operação Lava Jato.

Entre eles, há 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados e uma ex-governadora, pertencentes a cinco partidos, além de dois dos chamados  “operadores” do esquema – o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e lobista Fernando Soares, o “Fernando Baiano”.

Gato de 7 vidas

Quando muita gente achava e torcia que o senador Romero Jucá seria afundado em meio ao lamaçal do desvio de verbas da Petrobras, o homem saiu-se do temporal apenas meio encharcado.

Jucá será investigado pelo STF mas dificilmente  será levado ao Conselho de Ética do Senado.
Jucá será investigado pelo STF mas dificilmente será levado ao Conselho de Ética do Senado.

Seu nome até foi lançado na lista do procurador Rodrigo Janot mas na tipificação de suspeito, o que lhe oferece uma janela imensa para debicar sua inocência, se tiver provas do contrário, claro.

Parte do que foi relacionado a Jucá nas deleções do doleiro Alberto Yusssef e de Paulo Roberto Costa foi arquivada. Mas Jucá ainda será averiguado, com grande chance de a ação ser extinta ainda nas dependências do STF.

A assessoria do senador informou que ele só se pronunciará após ter acesso ao conteúdo do processo.

Pizzolatti na grelha

Sobrou para o secretário delituoso João Pizzolatti uma prole de denúncias bem fundamentadas de sua participação no escândalo da Petroleira. São ao menos seis ações enunciadas pelo STF.

Empregado pelo amigo Neudo Campos em uma secretaria fantasma, apenas para ser blindado de uma possível prisão, Pizzolatti não conseguiu escapar da rede de Janot e será processado e certamente condenado por receber dinheiro sujo do “Petrolão”.

Diga ao povo que fica

E diante do escarcéu que se envolveu Pizzolatti a governadora Suely ainda vai insistir na aquisição desastrosa?

Parece que vai: a Secretaria de Comunicação emitiu nota esclarecendo que não existe condenação nem impedimento legal para que o secretário João Pizzolatti exerça função pública. É mole? E como diz sempre meu amigo Izaias Maia: “é brincadeira meu patrão”!

A hora é agora

O deputado que quiser cultivar algum benefício no mediano mundinho político de Roraima esse é o momento.

Basta que se abanque da tribuna, seja aqui ou em Brasília, e lasque pedras na nomeação decrépita do secretário de Suely.

Pizzolatti é uma isca gorda para quem quiser pescar alguma sinecura, porque ninguém até hoje sorveu a aquisição do “petrolero”.

Teoria da evolução

O inglês Charles Darwin tinha razão ao escrever sua revolucionária teoria da evolução.

Telmário discursou cobrando uma posição mais firme do Ministério para a conclusão do linhão de Tucurui.
Telmário discursa em Brasília bem diferente do tagarela que perturbava o  povo nas ruas de Boa Vista.

O ambiente realmente molda o ser e a prova disso é o que podemos testemunhar: a radical mutação do senador Telmário Mota.

Impostando a voz estável, eximia, em discursos pertinentes no Plenário do Senado, vocabulário apurado, nem parece de longe aquele caboclo de chapéu de couro que vivia tagarelando e incomodando as pessoas nas ruas quentes de Boa Vista em de cima de uma pampa velha, caindo aos pedaços.

Vaga para desembargador

O presidente Almiro Padilha fez ontem o lançamento do edital abrindo vagas para desembargador.
O presidente Almiro Padilha fez ontem o lançamento do edital abrindo vagas para desembargador.

O Tribunal de Justiça lançou edital que vai causar aforçuramento no meio jurídico local.

Abre 4 vagas a serem preenchidas por Juízes de Direito, para cargos de desembargador. Serão levados em conta os critérios de antiguidade e merecimento, alternadamente, sendo o de antiguidade o primeiro a ser observado.

O presidente do TJ, desembargador Almiro Padilha, informa que os Juízes de Direito interessados poderão requerer sua habilitação para concorrer às vagas, no prazo máximo de dez dias.

Varal Fotográfico

ccc
Fotografias do cotidiano de Boa Vista estão expostas em um varal, para Velia Coutinhio.

Cerca de 300 fotos foram selecionadas para a exposição que acontecerá hoje na praça Velia Coutinho. É uma homenagem da Prefeitura ao Dia Nacional do Turismo, celebrado no dia 2 de Março.

São imagens captadas pelas lentes de fotógrafos profissionais e também do público que participou da campanha “eu amo Boa Vista”, por meio de redes sociais.  A exposição segue até amanhã, a partir das 17 horas.

Promessa feita…

Mauro na Basílica de Aparecida: promessa cumprida.
Mauro na Basílica de Aparecida: promessa cumprida.

Algo inusitado na vida de uma autoridade de grau bem relevante. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Mauro Campello, desembarcou no Santuário de Aparecida, interior de São Paulo. Foi pagar uma promessa.

Isso mesmo, agradecer a Deus por ter possibilitado a verdade na armação – segundo ele – que o tirou da calma em 2005. Ele confessa que a veracidade prevaleceu e depois de tantas inculpações saiu ainda mais fortalecido e respeitado.

Neudo vai esperar os resultados. Quem não mostrou serviço em 90 dias, sai.
Neudo disse que não contrataria terceirizadas. Mas a governadora contratou.

Trombada caseira

A governadora Suely acaba de contratar uma empresa para fornecer marmitas nos hospitais e unidades prisionais por quase R$ 10 milhões.

Colide frontalmente com uma afirmação do governador de fato, Neudo Campos, que há alguns dias foi categórico ao dispensar qualquer possibilidade de aquisição desse serviço por meio de terceirizadas.

Isso porque, segundo ele, sai até três vezes mais caro contratar uma empresa para fornecer a alimentação pronta que pagar pessoas para realizar o serviço, com vínculo direto com o governo.

A vez das mulheres

Atendimento às mulheres pela Prefeitura: ação social e valorização da mulher. Foto: Secom?PMBV.
Atendimento às mulheres pela Prefeitura: ação social e valorização da mulher. Foto: Secom?PMBV.

Programas sociais da Prefeitura de Boa Vista estão assistindo a massa feminina da capital.

Mais de 30 mil mulheres foram atendidas nas diversas ações por meio da Superintendência de Proteção Social Básica e Especial.

E como Teresa Surita é única mulher eleita para administrar uma capital no Brasil, um olhar feminino é sempre mais agudo na direção da mulher.

O contracheque manda

Vejam como a economia do contracheque é quem determina o rumo da vida do roraimense no mercado de trabalho.

Um concurso aparentemente simples para o preenchimento de 8 vagas no Tribunal Regional eleitoral – TRE – atraiu uma multidão de candidatos para o concurso cujas provas serão aplicadas nesse domingo.

São 11.339 inscritos para quatro para de nível superior e quatro para o nível médio, além de cadastro de reserva.

Vai sobrar para o Papa

A questão foi colocada por um sábio do Direito. Se alguma associação de magistrados arguir a inconstitucionalidade, junto ao STF, da PEC da Bengala, os juízes do Supremo estarão impedidos de julgar em causa própria.

E, aí, quem vai julgar? A tal PEC, caso seja aprovada em segundo turno, aumenta de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria dos ministros do STF.

Monte Cristo no auge

O SBT está apresentando uma série reportagens sobre o falido sistema prisional de Roraima. O material não é novo, tem algumas semanas, mas tem excesso de apelo sensacionalista.

Mostra que o presídio do Monte Cristo é controlado pelos presos. Cerca de 210 detentos construíram barracos de lona, madeira e tecido, como se fosse uma favela dentro do Sistema Prisional. Ora.

Portas escancaradas

Monte Cristo, um barril de pólvora sempre prestes a explodir.
Monte Cristo, um barril de pólvora sempre prestes a explodir.

É impressionante como as coisas ocorrem nessa nossa querida, deslumbrante e salve, salve terra de Makunaima.

A imprensa local jamais teve acesso ao interior do inferno, quem a ser a Penitenciária do Monte Cristo. Não por medo de se queimar, mas por imposição dos cães de guarda liderados pela inutilidade em pessoa que atende pelo nome de Sejuc.

Mas a chamada grande imprensa nada de braçada. Escarafuncha tudo e sai cantando de galo. Valeu SBT!

Contra à corrupção

O Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB decidiu ontem (06) pela realização de uma Semana de Mobilização pelo Combate à Corrupção, que acontecerá em âmbito nacional de 23 a 29 de março.

Conselho da OAB reunido em Santa Catarina: ação contra a corrupção em todo o pais.
Conselho da OAB reunido em Santa Catarina: ação contra a corrupção em todo o pais.

A mobilização integra a Campanha Nacional de Combate à Corrupção, lançada oficialmente na abertura do Colégio.

O presidente local, Jorge Macedo, ressaltou que a apropriação privada dos recursos públicos impede o pleno desenvolvimento do Brasil e a efetivação dos direitos fundamentais.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – whatsapp: 98122-3345 – Facebook: Peronnico Expedito

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts