Menores incendiariam agência bancária para quitar dívida de drogas com facção criminosa.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h13
ll
Os dois menores foram apreendidos pela Guarda Municipal. Junto com eles estavam uma moto e um tambor com gasolina. Foto| Divulgação.

Vejam só o que a polícia local descobriu: aqueles dois garotos apreendidos no sábado no centro de Boa Vista em condições suspeitas e conduzindo um vasilhame contendo gasolina, iriam atear fogo em uma agência bancária como a quitação de uma dívida de drogas com uma facção criminosa. Isso vem confirmar meu raciocínio, exposto aqui na coluna de sábado, onde fiz uma análise sobre a participação do crime organizado nesses atos de vandalismos que acontecem aqui na capital com ataques a agências bancárias e propriedade públicas.

Eu escrevi que esse pessoal está no crime organizado, mas não é o crime organizado que estava agindo e cometendo atos de vandalismo e que isso que está ocorrendo por aqui não passa de saimentos de alguns malandros ‘pés-de-chinelo’ midiáticos que logo serão identificados. Acertei na mosca e a polícia logo identificou a origem dos ataques.

Segundo a delegada da Polícia Civil que investiga as ocorrências, Eliane Gonçalves, os menores confessaram que para quitar o débito com a facção criminosa, esses deviam atear fogo em alguns pontos na cidade. E antes que fossem recolhidos os dois cometeram cinco roubos em locais distintos de Boa Vista, inclusive a moto apreendida junto com eles. Segundo o Grupo Tático Municipal da Guarda Civil Municipal, que deteve e dupla, os suspeitos transportavam na motocicleta um galão com cinco litros de combustível. Os envolvidos foram detidos pouco antes de chegarem ao banco.

De acordo com a Polícia, os infratores G.J.M.A de 17 anos e D.A.B de 16 anos, que já possuem inúmeras passagens pela polícia por roubo, tráfico de drogas e tentativa de homicídio, roubaram uma motocicleta no bairro 31 de Março, Senador Hélio Campos, Brigadeiro e Raiar do Sol.  Os dois infratores afirmaram que possuíam dívidas referente a drogas com a organização criminosa e a cobrança seria que ateassem fogo em agências bancárias.

O inquérito 4296 no STF
llll
O senador Temlário Mota foi denunciado no STF por agressão à uma jovem de 17 anos.

Está sob o registro 4296, na lista de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito que apura violência doméstica contra uma jovem estudante roraimense.

O acusado é o senador roraimense Telmário Mota (PTB), denunciado por cometer agressão conta Maria Aparecida Nery de Melo cujo episódio aconteceu na virada do ano de 2016, no dia 31 de dezembro.

O exame de corpo de delito verificou a existência de lesões na cabeça, boca, orelha, dorso, braço e joelho. A vítima disse em depoimento à polícia que mantinha relacionamento com o senador há três anos e meio, e que as agressões físicas e ameaças eram recorrentes.

O PP na ordem do dia
kk
Pizzollati está sendo investigado pela Lava-Jato por envolvimento com desvio da Petrobrás.

A Procuradoria Geral da República (PGR) quer concluir até meados deste mês os inquéritos de integrantes do Partido Progressista, o PP, ainda pendentes de um arquivamento ou denúncia

Nessa lista de investigados consta no nome do atual secretário extraordinário do Governo de Roraima, João Pizzollati Júnior, enrolado até o pescoço na operação Lava-Jato.

Na ação é imputado ao Pizzollati atos de improbidade administrativa, corrupção passiva e formação de quadrilha, por seu envolvimento no desvio de dinheiro da Petrobrás.

Reformas: Temer reúne lideres
jjj
Temer reuniu ministros e líderes no Congresso para cobrar uma ofensiva mais consolidada para a votação das reformas.

Depois dos protestos contra as reformas na sexta-feira, o presidente Michel Temer convocou líderes dos partidos do governo e ministros para uma reunião no fim do feriado de 1º de Maio para traçar estratégias de votação das propostas — a trabalhista chega ao Senado e vai passar por três comissões, e a previdenciária tem previsão para ser votada na comissão especial entre amanhã e quinta-feira.

Diante das dificuldades em consolidar uma maioria favorável à reforma da Previdência no plenário da Câmara, a missão dada aos líderes é trabalhar para aprovar o texto final da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287 na comissão “com robustez”, com o apoio de todos os parlamentares da base que a integram. Dos 36, o Planalto tem o voto de 23, mas quer mais. Para isso, os suplentes que estão contra não deverão votar, e quem estiver dividido em relação ao tema poderá ser substituído, contou um aliado.

Estavam presentes na reunião de ontem, além do líder do governo na Câmara, os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, da Educação, Mendonça Filho, e Moreira Franco. O secretário da Previdência, Marcelo Caetano, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o líder do governo no Senado, Romero Jucá, o relator da reforma, Arthur Maia e o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) também participaram.

Para quem não votou: acabou o prazo
ll
Para justificar a ausência o eleitor tem que preencher um requerimento de justificativa e protocolar na zona eleitoral.

O eleitor que não votou e não justificou a ausência nas últimas três eleições ou não pagou as multas correspondentes tem até hoje (2) para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Quem não o fizer, pode ter seu título cancelado, lembrando que a legislação considera cada turno um pleito diferente para efeito de cancelamento.

Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a situação.

Para regularizar o título no cartório eleitoral, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

Gasolina: por que aqui o preço não cai?
ll
A notícia é que em todos os postos do Brasil a gasolina ficou mais barata nas últimas semanas. Menos aqui em Roraima.

O preço médio do litro de gasolina no país caiu pela quarta semana consecutiva e encerrou abril em R$ 3,626. Os dados são de levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) com base em pesquisas feitas em 5.676 postos de combustível em todo o país.

A queda de preços ocorreu uma semana após a Petrobrás anunciar o aumento do preço da gasolina nas refinarias. Antes disso, a empresa tinha reduzido em fevereiro o valor cobrado pelo combustível nas refinarias.

Se tudo isso acontece nas bombas de combustíveis do Brasil, por que em Roraima o preço é sempre crescente? Parece que isso aqui não é Brasil…

Bagagens: cobrar ou não?
lll
As empresas que operam em Boa Vista não sabem ainda como e quando cobrar pelo despacho de bagagens.

As companhias aéreas ainda não definiram uma data para começar a cobrar a bagagem de mão embarcada nas viagens. A cobrança estava suspensa, mas uma liminar deferida pela Justiça Federal do Ceará permitiu que as empresas cobrem pelo despacho de malas. Cada companhia deverá anunciar os procedimentos que adotará em relação à cobrança do embarque de bagagens.

Azul Linhas Aéreas informou que vai seguir a determinação da Associação Brasileiras de Empresas Aéreas. A Gol informou que ainda não tem uma data definida para começar a cobrar para despachar as bagagens. A Latam diz que as regras de bagagens permanecem inalteradas e que informará sobre as mudanças a seus passageiros nos canais oficiais da empresa.

Empoderamento das mulheres indígenas 
lll
Mulheres indígenas de Roraima participam a partir de amanhã de uma assembleia para definir novos rumos nas comunidades.

A Organização das Mulheres Indígenas de Roraima vai realizar entre os dias 3 e 7 de maio, na comunidade Pium, município de Alto Alegre, a 16ª Assembleia Estadual das Mulheres Indígenas de Roraima, que terá como tema “Um olhar Diferente nos Avanços e Desafios”.

O evento irá discutir políticas públicas para as mulheres e também os andamentos dos trabalhos das mulheres indígenas na agricultura e pecuária. A meta é reunir mais de mil mulheres, entre conselheiras da Omir, representantes de coordenações regionais, lideranças indígenas e parceiras.

A coordenadora estadual da Omir, Rosimeris Barbosa, explicou que a entidade vem a cada ano buscando reconhecimento para as questões voltadas ás mulheres indígenas. “Há um ano, conseguimos o nosso CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica]. O que deve ser comemorado, pois agora teremos representatividade nacional e internacional. Isso nos dará mais força para buscar nossos direitos e também cumprir nossos deveres”, afirmou.

Detran realiza ‘maio amarelo’
llll
O Detran vai realizar ações educativas para conscientizar condutores sobre a segurança no trânsito.

O Detran inicia na quarta-feira, 3, a campanha “Maio Amarelo. As atividades começam com duas blitzen educativas, a partir das 8h30, uma em frente a ALE (Assembleia Legislativa do Estado) e outra no bairro Pintolândia, na Rua S4.

Essa é a terceira vez que o Detran participa da campanha, realizada em todo o País, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de um comportamento mais seguro no trânsito. O trabalho é feito em parceria com outras instituições cadastradas e promove ações que objetivam colocar em pauta o tema da segurança viária e os altos índices de mortos e feridos por imprudência de trânsito.

O diretor-presidente do Detran, Chicão da Silveira, afirmou que a ideia é acompanhar as atividades em conjunto com todas as organizações que fazem parte do movimento Maio Amarelo.

Nosso trabalho vai além das operações e fiscalizações. Temos ações em escolas e instituições, onde realizamos palestras, orientações sobre segurança no trânsito, tudo mostrado de forma lúdica, com apresentação de coral e de teatro, fantoches e libras. O objetivo é sensibilizar todos, pedestres, ciclistas, motociclistas e a sociedade roraimense”, concluiu Chicão.

Maduro convoca constituinte
ll
Enfraquecido no poder, Maduro clama para ter a população do seu lado e convocar nova constituinte.

Dias após intensificar a repressão contra manifestantes e iniciar seu processo de saída da Organização dos Estados Americanos (OEA), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, fez um apelo público para a convocação de uma Assembleia Constituinte. A ação poderia levar à dissolução do Parlamento, controlado pela oposição.

— Estou convocando a um novo cenário na Venezuela para acabar com esta situação de golpe continuado e fascista — advertiu Maduro num ato público para seus seguidores, citando a convocatória de uma Assembleia Constituinte. — Convoco o poder constituinte originário para conseguir a paz que o país precisa, para derrotar o golpe fascista, uma Constituinte cidadã, não de partidos políticos. Uma Constituinte do povo.

A decisão, a princípio, permitiria criar um novo ordenamento jurídico e redigir uma nova Constituição que levaria a eleições gerais. A Constituição atual foi redigida e aprovada em 1999 por Hugo Chávez. O documento permite que o presidente, dois terços do Parlamento ou 15% dos eleitores inscritos em seu registro eleitoral convoquem uma Constituinte.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts