Mulheres em desespero: Suely confirma que não há dinheiro para pagamento de salários.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h13 

As mulheres de militares foram recebidas por Suely ontem. Foto | Roraima em tempo

Uma visita ao Palácio Senador Hélio Campos, ontem – são manifestantes mulheres de militares que protestam contra a falta de salários – constatou-se o óbvio: o governo de Suely Campos não tem dinheiro para pagar salários tampouco o 13º neste final de ano.

As mulheres – acampadas em frente à sede do Governo há semanas – foram recebidas por Suely que sem nenhum ritual de compunção, ou seja, ‘num está nem ai’, a governadora foi bem clara ao informar que o Governo dela não dispõe dos recursos para atualizar os salários.

E como quem não tem culpa pela desgraça dos outros, pois tudo isso que ocorre é resultado do desastre que foi sua gestão, Suely avisou que só há dois caminhos que seriam capazes de tornar real o pagamento de salários: a liberação dos recursos do Instituto de Previdência (Iper) ou o ressarcimento de R$ 180 milhões que o governo de Roraima, alega ela, gastou com venezuelanos na oferta de serviços públicos.

Ou seja, Suely apegou-se àquele aforismo ‘contar com o ovo no fiofó da galinha’, pois nenhum o dinheiro do Iperr virá, porque o Judiciário e o TCE já sinalizaram que não será possível, diante da inconstitucionalidade, e tampouco será enviado qualquer centavo do Governo Federal, algo já anunciado pelo Palácio do Planalto, pois o Governo local gastou – se é que gastou – naquilo que lhe compete.

Enquanto isso, segundo as mulheres, as contas e os juros se acumulam e as famílias dos militares passam por dificuldades. Uma delas comentou que a maioria das mulheres que protesta em frente ao Palácio concorda com o uso dos recursos da previdência dos servidores, caso não haja outra opção.

Corrida ao posto de conselheiro

O TCE continua desfalcado de um conselheiro desde a morte de Essen Pinheiro, em janeiro.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD) finalmente deu o start para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a vaga de Essen Pinheiro, morto em janeiro.

Foi publicado ontem, no Diário Eletrônico do Poder Legislativo o edital com todas as instruções e normativas sobre o processo de preenchimento da vaga.

O processo de indicação será composto por etapas, todas constantes no Edital, publicado ontem.

A vaga é da Assembleia Legislativa, mas qualquer cidadão pode participar, desde que se enquadre nos requisitos exigidos.

 Mozaildo: presidente do TJ

Mozarildo (centro) foi escolhido o novo presidente do Tribunal de Justiça. Foto | Ascom TJ

O desembargador Mozarildo Cavalcanti foi escolhido ontem para presidir o Tribunal de Justiça de Roraima entre 2019-2021. A eleição ocorreu ontem. O desembargador Ricardo Oliveira será o vice.

Os 46 magistrados aptos a votar compareceram na eleição. A chapa foi eleita com 43 votos, dois em brancos e um voto nulo.

Foi a segunda vez que o Judiciário Roraimense escolheu os representantes por meio de eleições diretas.

O Tribunal de Roraima é o único no país onde o presidente e o vice-presidente são eleitos democraticamente. Mozarildo sucederá a desembargadora Elaine Bianchi.

Jucá recebe medalha em Brasília

Jucá foi agraciado ontem com a medalha Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas.

Em cerimônia concorrida com a presença do presidente da República Michel Temer, embaixadores e vários ministros, o senador Romero Jucá (MDB), recebeu ontem (28), a Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, concedida pelo Ministério do Trabalho.

A cerimônia foi presidida pelo ministro do trabalho Caio Vieira de Mello e aconteceu na sede do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília.  Jucá agradeceu em nome da população de Roraima.

É uma honra receber a maior comenda concedida pelo ministério do trabalho e dedico ao povo de Roraima. Isso incentiva a continuar o trabalho a favor da geração de empregos e da melhoria da legislação trabalhista”, disse.

Cursinho para iniciantes

Os novos deputados assumirão suas cadeiras no Plenário da Câmara a partir de fevereiro.

Deputados de primeiro mandato participaram ontem (28) de um encontro de ambientação parlamentar na Câmara dos Deputados. Em uma espécie de seminário, eles receberam de funcionários da Casa informações relativas a processo legislativo, elaboração do Orçamento e também do novo site da Câmara, que será lançado em janeiro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, passou pelo evento para explicar como funciona o debate de matérias no Parlamento. Ele disse, por exemplo, que não há vagas para todos os parlamentares na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e que existe uma ordem de fala no Plenário. Já nas comissões, o espaço para discussão é ampliado.

De Roraima 4 deputados novados, eleitos nas últimas eleições, participaram do evento: Haroldo Cathedral (PSD), Nicoletti (PSL), Otaci (SD) e Joênia Wapichana (REDE).

Em primeiro mandato, chegarão à Câmara no ano que vem 243 parlamentares. Outros 27 são ex-parlamentares ou suplentes que retornam.

Agentes penitenciários: Parada total 

Os agentes penitenciários paralisaram as atividades em protesto por falta de salários e estrutura.

Agentes penitenciários de Roraima paralisaram ontem as atividades por tempo indeterminado. Motivos: atraso de salários e a falta de estrutura nas unidades prisionais.

Com a paralisação, ficam suspensas as visitas e entregas de “sacolão” aos detentos.

Somente serviços essenciais, como saídas ao pronto-socorro e alvará de soltura, vão continuar sendo executados pelos servidores.

A suspensão afeta todas as unidades prisionais do Estado, como Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, Cadeia Pública de Boa Vista, Cadeia Feminina, Centro Socioeducativo e Cadeia de São Luiz, no interior. Ao todo, mais de 200 servidores prestam esse tipo de serviço ao Estado.

Combatendo o mosquito | As atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti continuam em Boa Vista. E ontem os agentes de combate às endemias da prefeitura estiveram na escola municipal Frei Arthur Agostini, no bairro São Vicente, onde conversaram com as turmas para orienta-las sobre os cuidados e a importância de manterem os quintais limpos para evitar a proliferação do mosquito em suas casas.  Após a palestra sobre o mosquito, as crianças foram acompanhadas pelos agentes e professores com sacos de lixo nas mãos em torno da escola, para identificar objetos propícios à proliferação do mosquito. Hoje Boa Vista está com baixo índice de infestação do mosquito, segundo o coordenador do núcleo de Vigilância e Controle de Zoonoses Samuel Garça. “Desde o início do ano estamos realizando ações diariamente. Até o momento, temos registrado 54 casos confirmados de dengue, 27 de Chikungunya e quatro de zika. Isso mostra que as ações têm dado resultados positivos, na diminuição das doenças em nosso município”.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: