Na Assembleia deputados alertam para perigo de Neudo ser assassinado na Penitenciária.

Coluna da sexta |||| Publicada 00h13
lllllllll

Reunida ontem a Comissão de Direitos Humanos da ALE decidiu interceder e pedir providências do Judiciário.

“Não é brincadeira não, meu patrão!”, costuma proclamar o radialista e deputado Izaias Maia quando quer chamar a atenção para um fato relevante. E foi pela voz gritante de Izaias que a Assembleia Legislativa abriu um debate na Sessão de ontem sobre um perigo iminente e real: o ex-governador Neudo Campos corre risco de ser morto na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, para onde foi mandado pelo juiz Evaldo Leite, das Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Roraima, mesmo padecendo de sérios cuidados médicos por enfermidades diversas, principalmente crises hipertensivas. Neudo encontra-se atualmente internado no Hospital Geral de Roraima, acometido por uma intoxicação exógena decorrente da medicação que toma para controlar a depressão.

O potencial perigo é consequência de alguns fatores que cercam a vida do ex-governador. Figura pública proeminente, esposo da atual governadora Suely Campos, Neudo seria presa fácil e certamente ambicionada por criminosos altamente periculosos e facções organizadas que dominam a PAMC em caso de motins e rebeliões. Ou seja, poderia servir como moeda de troca, na avaliação dos deputados, em caso de fugas.

“Evidente que Neudo seria alvo preferencial em caso de rebeliões”, advertiu o deputado Coronel Chagas, especialista em segurança pelas várias funções que já ocupou na estrutura estadual. “Eu não tenho dúvida que as facções vão pegar ele. A justiça tem que levar isso em conta e tem que fazer algo para evitar o pior”, disse Chagas.

Para todos os deputados que se pronunciara, – oposição e situação – a transferência do ex-governador Neudo Campos para a PAMC foi uma decisão equivocada da Justiça local. Além do estado de saúde gravíssimo não oferece risco nenhum à segurança da população. Logo não há necessidade de ato tão extremado porque a PAMC, no estado em que se encontra, não é o local adequado para abriga-lo.

Direitos humanos avalia caso
lll

Sampaio e Joaquim constataram que o estado de saúde de Neudo Campos é muito grave.

Os deputados membros da Comissão de Defesa dos Direitos e Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa de Roraima aprovaram ontem um relatório de autoria do deputado Soldado Sampaio (PC do B), produzido a partir de uma visita ao ex-governador Neudo Campos na PAMC (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo), realizada na terça-feira, 28.

O relatório, que deverá ser encaminhado ao Poder Judiciário, descreve as condições a que Neudo foi submetido no presídio, seu atual estado de saúde, as ameaças de possível rebelião, e a forma com que o ex-governador foi retirado do hospital mesmo sem autorização médica.

O presidente da Comissão, deputado Joaquim Ruiz (PTN), explicou que a transferência agravou o estado de saúde do ex-governador, que se recupera de uma cirurgia na coluna e faz tratamento para depressão.

É algo que nos preocupa porque é a vida do cidadão que está em jogo. Então no relatório estão todas as situações que nós comprovamos pessoalmente que existem e pedindo que a justiça tome providências pela segurança e pela saúde do ex-governador”, disse Joaquim.

CPIs só após o recesso
lll

Para Jorge Everton as CPIs serão instaladas tão logo os deputados retornem do recesso de julho.

Havia a promessa de que duas CPIs para investigar o Sistema Prisional e a Cúpula da Segurança Púbica seriam instaladas ontem. Mas ficou só no juramento.

Mas o deputado Jorge Everton (PMDB), autor de uma delas, explicou: “não seria conveniente instalar as comissões agora porque os trabalhos cessariam naturalmente por conta do recesso”, justificou.

Mas garantiu que quando agosto chegar ‘o bicho vai pegar’ vai pegar. As CPIs estão centrarão foco na falência do sistema carcerário estadual e em atitudes que julgam criminosas da realização de escutas telefônicas não autorizadas, os chamados ‘grampos’, que teriam partidos da estrutura da Polícia Civil. 

Abertura de crédito suplementar
lll

Brito até que tentou mas não conseguiu aprovar as mensagens governamentais antes do recesso.

Não foram votados ontem os pedidos de abertura de crédito suplementar enviados pelo Governo, para ensejar o remanejamento de recursos no Orçamento deste ano.

Já são mais de 20 mensagens e agora só podem apreciadas pelos deputados em Sessão Extraordinária, uma vez que foi decretado o recesso parlamentar na manhã de ontem.

Mas há entendimento nesse sentido, segundo afirmou o deputado Brito Bezerra (PP), líder do Governo. O 1º vice-presidente, Coronel Chagas, avisou que as matérias serão votadas segunda ou terça da semana que vem.

Paralisação de julho
lll

Chagas decretou o recesso mas ressalva que as deliberações podem acontecer em sessões extraordinárias.

O recesso parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima começa nesta sexta-feira, 1º, e encerrará no dia 31 de julho. Este intervalo não significa interrupção total dos trabalhos legislativos, pois a Casa não para e algumas sessões extraordinárias podem ocorrer.

Durante este período, a Comissão de Representação, que é composta por 14 deputados, conforme a Resolução nº 020/2016, tem competências a elaboração de projetos e autorizar a ausência do governador e vice-governador em viagens para o exterior e dentro do território nacional, quando ultrapassar 15 dias de ausência.

O recesso foi decretado pelo deputado Coronel Chagas, que responde pela presidência em virtude da viagem do presidente Jalser Renier.

Crise lá, sobrecarga aqui
lll

Cesar Penna cobrou mais recursos do Governo Federal porque os gastos com saúde aumentaram.

A crise generalizada e aguda que desestabiliza a Venezuela tem consequências sérias aqui em Boa Vista. É que parte da população do Estado Bolívar, que faz fronteira com o Brasil, em Pacaraima, busca atendimento médico nos hospitais da capital.

E a quantidade de pacientes é grande a ponto de causar sobrecarga e elevar o gasto com saúde pública em Roraima.

O fato, considerado complexo, foi relatado pelo secretário estadual da saúde, César Pena, em encontro com o ministro Ricardo Barros, esta semana em Brasília

Hudson esnoba Telmário
lll

Kallil Coelho foi anunciado oficialmente como pré-candidato do PV a prefeito de Boa Vista.

Hudson Leite, senhor’ do Partido Verde em Roraima e suplente do senador Telmário Mota, decidiu contrariar o parceiro.

Não vai apoiar o roliço Jefferson Alves, o ‘Sancho Pança’ de Telmário, que vai se aventurar na eleição deste ano para a Prefeitura de boa vista.

Hudson preferiu unir-se ao médico Kallil Coelho, que foi secretário de saúde no primeiro ano do atual governo, mas foi dispensado por suspeitas de malversação do dinheiro público.

Kallil foi anunciado pré-candidato do PV para enfrentar Teresa Surita, que disputará a reeleição e seu quinto mandato de prefeita de Boa Vista.

Se há fumaça, há conversa…
lll

Aline prepara-se para concorrer a um novo mandato, mas está sendo sondada para ser vice.

 O comando do PRTB, liderado em Roraima pelo deputado Coronel Chagas, já decidiu que a vereadora Aline Rezende, atual 1ª secretária da Câmara de Boa Vista, deve disputar nova vaga no parlamento municipal.

Ocorre que surgiram fatos novos nessa semana: foi aberto um canal de diálogos com o grupo da governadora Suely Campos que pode levar Aline a formar chapa com o deputado federal Hiran Gonçalves (PP) na disputa pelo Palácio 9 de Julho.

Inquirido sobre a possibilidade, Chagas não desconversou: “o dinamismo da política permite o diálogo com todos, mesmo entre grupos antagônicos. Há conversações, mas nada ainda definido”.

O apelo do Norte/Nordeste
lll

Suely integra o movimento de governadores que busca melhorias para seus respectivos estados.

Os governadores do Norte e Nordeste formalizaram, em carta enviada a Michel Temer, pedido de ajuda financeira.

Eles querem cerca de R$ 8 bilhões para recompor perdas das transferências do Fundo de Participação dos Estados (FPE) desde 2011.

Já que abriu a mão, agora se vira, Temer.

Teste avançado
lll

Thiago foi o primeiro roraimense a receber a dose da vacina-teste, ontem em um posto de saúde.

Uma família de voluntários de Boa Vista sentiu ontem a picada da primeira vacina-teste da medicina brasileira, de combate a dengue. A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantã, foi distribuída em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e servidores da Prefeitura de Boa Vista na Unidade Básica de Saúde do Buritis, na zona Oeste da capital.

Conforme o médico pesquisador da UFRR, Alex Jardim, esta é a terceira etapa de testes da vacina. Ao todo, 1300 voluntários serão vacinados até o dia 30 de julho de 2017. Roraima foi o primeiro estado do norte a receber o medicamento.

O primeiro voluntário de Roraima a receber a vacina em foi o servidor público Thiago Melville. Ele decidiu participar do projeto junto com outros membros da família após ir ao posto de saúde e ser informado acerca dos testes da vacina.

Contas desativadas
A Prefeitura desativou suas contas nas redes sociais por conta do período eleitoral.

A Prefeitura desativou todas as suas contas nas redes sociais por conta do período eleitoral.

Desde ontem a Prefeitura de Boa Vista retirou do ar suas páginas em redes sociais e também deixará de publicar conteúdo informativo no seu site oficial. A medida visa atender à legislação eleitoral, que estabelece uma série de restrições para a divulgação de atos do poder público durante o período eleitoral. 

A medida vai se estender até o encerramento do período em questão, que poderá ocorrer no dia 2 de outubro. Em caso de segundo turno na eleição municipal o período se estende até o dia 30 de outubro. 

No portal da prefeitura as áreas de serviços continuarão ativas para uso dos servidores e população em geral. A Prefeitura também afirma que cumprirá rigorosamente a determinação legal de suspender a divulgação de publicidade em qualquer meio de comunicação, como televisão, rádio, jornal, busdoor, outdoor, entre outros.

Esta é uma medida que relata a coerência e a transparência com que a gestão pública municipal trata questões legais, e nesse momento que se aproxima o pleito eleitoral sua postura não poderia ser diferente. O cuidado com o trabalho público é uma marca registrada da Prefeitura de Boa Vista”, afirma o secretário municipal de Comunicação Social, Weber Negreiros. 

Dinheiro na conta

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Roraima informou que o salário dos servidores da administração direta referente ao mês de junho, foi depositado ontem, dia 30, na conta.

Os funcionários da Secretaria Estadual de Saúde recebem na sexta-feira, dia 1º de julho. Os servidores da administração indireta receberão os proventos no próximo dia 10.

A primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores indiretos será pago nesta sexta-feira, dia 1. Com isso, o Governo do Estado reafirma o compromisso de manter o pagamento dos servidores em dia.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: