Neudo Livre: ex-governador é beneficiado pela decisão do STF e já pode sair às ruas.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h10

Neudo foi solto no sábado a tarde. Foto | Reprodução TV Roraima.

Preso desde 2016 para cumprir pena de 10 anos e 8 meses, no rumoroso e escandaloso “Esquema Gafanhoto”, o ex-governador Neudo Campos já está livre para ganhar as ruas. Ele foi solto no sábado à tarde pelo Jarbas Lacerda de Miranda, da 4ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Roraima, beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal onde réus condenados só poderão ser presos após terem esgotados todos os recursos de defesa.

O ex-governador se entregou à Polícia Federal em junho de 2016, o mesmo ano em que o STF havia admitido prisão após 2ª instância. O Ministério Público Federal (MPF) tentou, por três vezes, fazer com que Neudo fosse preso, mas ele sempre conseguiu habeas corpus, até se entregar à polícia. Em setembro daquele ano, conseguiu prisão domiciliar, regime que vinha cumprindo até sua soltura no sábado.

Dessa vez não houve manifestação nenhuma em seu favor, como ocorreu de vezes anteriores em que pessoas foram às ruas defendê-lo. Parece que não há mais o reconhecimento de sua outrora liderança política. Neudo inclusive foi à sede da Secretaria de Justiça para retirada da tornozeleira eletrônica em um veículo de uma distribuidora de gás, certamente para não chamar a atenção.

De acordo com investigações da Polícia Federal, Neudo liderou um esquema de desvio milionário de verbas públicas que teria movimentado mais de R$ 230 milhões, por meio de cadastramento de funcionários fantasmas, entre os anos de 1998 e 2002. Neudo foi pego na A operação Praga do Egito junto com mais de 85 denunciados em 52 processos.

Denarium estaria arrependido?

Denarium parece arrependido de ter sido eleito governador.

Antonio Oliverio Garcia de Almeida, popularmente conhecido como Antonio Denarium, parece estar arrependido de ter disputado a eleição de 2018 e consequentemente eleito governador.

As redes sociais estão veiculando um vídeo em que Denarium mostra-se contrariado com o fardo recebido. Governar Roraima não tem sido fácil, segundo fala Denarium, pelas enfermidades deixadas pelos antecessores.

Diz que está pagando dividas que não são suas, “porque eles roubavam o dinheiro do Estado, caramba”. O vídeo foi gravado por pessoas que o rodeavam.

No fim, ele volta a afirmar que o Estado não tem dinheiro e volta a atacar ex-governadores. “Tem uns filhos de rapariga, que nunca fizeram nada pelo Estado, que ficam atacando o governo, mas ninguém nunca trabalhou como estou trabalhando”.

 “Não estou interessado em ser governador de novo. Não sou político. Eu estou lá [no governo] porque entrei nessa confusão danada que eu arranjei na minha vida”.

O japonês da Federal em Boa Vista

Ishi lança seu livro amanhã á noite em Boa Vista.

Calma, Newton Ishi, que ficou conhecido como o Japonês da Federal no decorrer da Operação Lava Jato não vem protagonizar nenhuma operação policial não.

Estará em Boa Vista para lançar seu livro “O Carcereiro” nesta quarta-feira (12), no Palácio da Cultura, às 19h. Ishi chegou ontem a Boa Vista.

Ishi já está fora de combate. Aposentou-se no dia 22 de fevereiro deste ano. Ele celebrizou-se pelas aparições ao lado dos presos mais notáveis da operação que descobriu os maiores escândalos de propinas o país.

O deputado falastrão

Girão: xingamentos aos ministros do Supremo.

Elieser Girão Monteiro já foi coronel e general do Exército, em cujas funções comandou guarnições em Roraima anos atrás. Foi secretário de Segurança na gestão de Anchieta Junior, também.

O agora deputado federal General Girão (PSL), eleito pelo Rio Grande do Norte e integrante da tropa de choque Jair Bolsonaro, andou xingando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), embora haja orientação do próprio presidente para evitar ataques aos membros da Corte.

Autor de ataques desmedidos ao Supremo em outros momentos, Girão voltou à carga contra os ministros.

E pesou a mão de novo: Os chamou em suas redes, por terem soltados Lula, de “vossas excrescências”.

A presença dos estrangeiros

Venezuelanos em busca de emprego nas ruas de Boa Vista.

Dados inéditos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que serão lançados hoje (11), apontam que aumentou a demanda e a presença de trabalhadores estrangeiros no Brasil, com incremento no número de empresas que demandaram mais empregados qualificados.

O maior fluxo é de pessoas oriundas da Venezuela e Haiti. Os estados que mais receberam os estrangeiros foram São Paulo (7,2 mil) e Santa Catarina (5,2 mil). Relativizando-se a absorção de trabalhadores migrantes pelo tamanho da população ocupada, as maiores taxas de admissão foram em Roraima, Amazonas e Goiás.

As solicitações de refúgio no 2º quadrimestre de 2019 (25.606) apresentaram queda de 18,7% em relação ao 2º quadrimestre de 2018 (31.481) determinada pela redução entre as solicitações de venezuelanos. Apesar da redução no total das solicitações, destaca-se o aumento das solicitações entre os haitianos neste 2º quadrimestre (5.798).

Roraima está a salvo

São Luiz é o menor município roraimense em população.

A proposta contida no pacote de reformas envido ao Congresso, pelo presidente Jair Bolsonaro, pode culminar na extinção de 769 municípios. Mais que isso: acabará também com quase 20 mil cargos públicos.

Inicialmente Roraima não seria afetado porque a exigência inicial afeta aqueles municípios com menos de 5 mil habitantes, ou, em segundo plano, que não arrecadem menos de 10% de suas receitas totais.

Pela estimativa do IBGE – dados de 2018 –, São Luiz do Anauá, no sul de Roraima, é o município com a menor população do Estado: 7.860, portanto, nenhum dos 15 municípios de Roraima serão afetados pelo pacote, no critério menor população.

De acordo com o texto, municípios com até 5 mil moradores poderão ser incorporados a cidades vizinhas caso arrecadem menos que 10% de suas receitas totais, dependendo de transferências da União e dos Estados para arcar com suas despesas.

O Brasil tem hoje 5.570 municípios distribuídos em 26 Estados e no Distrito Federal –22% deles (1.253) abrigam até 5 mil pessoas.

Natal em Família | A pouco mais de um mês para o Natal, o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), anunciou aos moradores do bairro Silvio Leite, zona Oeste, a realização do programa Natal em Família. A informação foi dada durante a terceira edição do projeto ‘Assembleia Tá na Área’. A ceia coletiva será realizada no dia 24 de dezembro, no campo Rei Pelé, bairro Silvio Botelho. “O Natal em Família, me atrevo a dizer que será o maior espetáculo de Boa Vista com a maior ceia natalina já existente”, ressaltou Jalser Renier. A expectativa é atender mais de 20 mil pessoas com jantar natalino, apresentações culturais e distribuição de brinquedos. “Vamos celebrar com famílias inteiras dos servidores, dos familiares, dos amigos, com apresentação de todos os programas da Assembleia Legislativa”, complementou. Nesta edição do último final de semana do ‘Assembleia Tá na Área’, a população teve acesso a cursos de capacitação em gastronomia e artesanato, dos programas do poder Legislativo como a consulta ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) através do Procon Assembleia, denúncias ao Fiscaliza Roraima, orientações com o CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e lazer com o programa Abrindo Caminhos.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: