Neudo passa mal com noticia de sua transferência para presídio federal. E acaba na UTI do HGR.

Compartilhe nosso conteúdo!

Coluna da terça || Publicada 00h13 

lllll
Instante em que Neudo chega ao Hospital Geral, depois de passar mal na sede da PF. Foto G1/RR

Segue, em capítulos, a novela da vida real que envolve a prisão de Neudo Campos. Depois que se entregou à polícia, o ex-governador foi levado ontem às pressas para a UTI do Hospital geral de Roraima – HGR – com crise aguda de transtorno de ansiedade, inclusive chegou entubado à unidade de saúde. Neudo está recolhido a uma cela da Superintendência da Polícia Federal desde a terça (24), e teria passado mal ao saber que de ser transferido para o presídio federal de segurança máxima  de Campo Grande (Mato Grosso do Sul).

Na semana passada, durante audiência de custódia na Justiça Federal, Neudo não aquebrantou o discurso e fez graves inculpações ao juiz Helder Girão Barreto, acusando-se de “perseguidor”. Na ocasião o ex-governador revelou algo que era até então desconhecido: estava curando um câncer de pele, brotado em várias partes do corpo e que por conta dos transtornos ocasionados pelas perseguições sofridas, estava padecendo de uma grave patologia, também desconhecida de todos: distúrbios de transtorno de ansiedade.

O advogado que promove a defesa de Neudo, Frederico Leite, informou que a notificação de sua remoção para presídio federal foi recebida na sexta-feira, embora houvesse requerido prisão domiciliar para o ex-governador, com argumentação de que está em tratamento de saúde. Mas isso não foi suficiente para convencer o juiz. Fred revelou que de imediato Neudo ficou muito chateado o que aprofundou ainda mais a crise de transtorno.

Por meio de ofício, datado do dia 27, sexta-feira, o juiz Federal Helder Girão Barreto, solicita à diretora do Sistema Presidiário Federal, Valquíria Souza Teixeira de Andrade, em Brasília, em caráter emergencial, a inclusão de Neudo Ribeiro Campos no sistema por ela dirigido, “preferencialmente no Presídio Federal de Porto Velho/RO, ou, eventualmente, em outro estabelecimento prisional mais adequado às circunstâncias”. As alegações de problemas na coluna, de câncer de pele e de depressão não são suficientes para a concessão de nenhum benefício, sustenta o magistrado em suas justificativas.

O lado do Governo 
ll
O ex-governador está sob custódia da Polícia Federal e encontra-se internado no HGR.

A Secretaria de Comunicação Social do Governo de Roraima, em Nota Oficial, informou no início da noite de ontem que Neudo Ribeiro Campos encontra-se internado na UTI (Unidade de tratamento Intensivo) do HGR (Hospital Geral de Roraima), desde às 10h15 de ontem 30, com diagnóstico de dor torácica, com irradiação para o dorso, com antecedentes de hipertensão arterial, conforme relatório médico divulgado neste momento pela unidade hospitalar, assinado pelo médico Messias Neto e anexo.

Ele se encontra em pós operatório de artrose de coluna cervical e acompanhado por um dermatologista, devido ao tratamento de câncer de pele, além de acompanhamento psiquiátrico por conta do quadro depressivo.

No momento, Neudo Campos encontra-se sob investigação diagnóstica para possível isquemia miocárdica causada pela obstrução coronária, estável clinicamente, porém sem previsão de alta hospitalar.

Direitos humanos violados
lll
Para o advogado Frederico Leite, Neudo está tendo os direitos violados pelo juiz.

O advogado de defesa do ex-governador Neudo Campos, Frederico Leite, protocolou representação contra o juiz Helder Girão Barreto, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), alegando que o pedido de transferência para um presídio federal, feito pelo juiz federal, viola os direitos humanos e usurpa competência do juiz da vara de execuções penais.

A medida segundo ele é exagerada, sem cabimento e fere os tratados internacionais que garantem ao apenado o cumprimento da pena próximo de seus familiares. Ademais, segundo ele, o ex-governador não oferece risco nenhum à sociedade e a ordem, como alega o magistrado.

A constituição e os tratados internacionais garantem cumprimento de pena próximo aos familiares. Entramos com representação para apurar a pratica de ato inconstitucional, ilegal e arbitrário do juiz Girão em flagrante violação aos direitos humanos de Neudo Campos” disse o advogado Frederico Leite em entrevista à imprensa.

O ‘soldado Ryan’
jjjj
O ator Matt Damon na pele do soldado Hames Francis Ryan, personagem da ficção. Foto: divulgação.

Escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal enquanto efetuava buscas ao fugitivo Neudo Campos, revelaram um detalha espirituoso. Aliás de extrema imaginação.

O procurado atendia pela identidade secreta de “Soldado Ryan”, referência ao filme “O Resgate do Soldado Ryan”, um filme de guerra épico norte-americano de 1998, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, com Tom Hanks na pele do capitão John Miller.

Ocorre que o disfarce não vingou e os atores do episódio acabaram preso antes que a fuga de Neudo para a Venezuela fosse consumada. Os diálogos farão parte do banco de dados que será enviado para a Justiça Federal, pelo Ministério Público Federal, para procedimentos de investigação sobre se houve participação de servidores do Estado na trama.

Que cena patética
lll
Telmário aparece nesse vídeo – publicado no Facebook – com machado nas mãos e xingando o senador Jucá.

Em novo vídeo burlesco, aliá truanesco, o senador Telmário Mota (PDT) aparece de calção, de sandálias, com o um machado talhando um tronco de árvore seco, como se estivesse aplicando golpes no adversário Romero Jucá.

Enquanto golpeia o tronco caído, Telmário afirma: “aqui em casa Jucá que não presta eu uso machado… machado no Jucá que não presta… acerto o machado nele, Jucá seco, ai derruba Jucá…” e segue incisando o tronco.

Vamos combinar: com tantos problemas que o Estado enfrenta, é muita falta de imaginação de um senador da República submeter-se a um flagelo desses para demonstrar sua intriga por um inimigo político. Esse é o Telmário Mota que temos na atualidade, sem a menor aspiração de zelar pela liturgia do cargo.

Não foi para isso que foi eleito, certamente. Telmário vem fazendo o que não deve, aqui e no Plenário do Senado.  Que cena patética. O senador não sabe qual o significado do seu mandato, muito menos definir prioridades. Uma pena. Pior é ainda temos que aturá-lo por quase sete anos. Meu Deus!

Rediscutindo o Brasil
llll
Jalser ressalta a importância do evento que reúne deputados de todo o Brasil, em Aracaju/SE.

A Assembleia Legislativa de Roraima participará da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de junho, na cidade de Aracaju-Sergipe. A comitiva roraimense será composta por 15 deputados. Em decorrência da participação dos parlamentares nos debates, não haverá sessão na quarta (1º de julho) e quinta-feira (2).

Realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale – a conferência este ano tem como tema “Rediscutindo o Brasil”, com o objetivo de envolver os parlamentos estaduais de todo o país na discussão de temas de interesse nacional, no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística.

O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier, ressaltou que vários assuntos de interesse de Roraima serão discutidos durante a conferência, por isso assegurou a participação efetiva dos parlamentares da Casa. “São assuntos de interesse coletivo e estou certo de que podemos sair de lá com mais conhecimento, informação, e utilizar isso em prol da solução de problemas que ainda afetam Roraima”, comentou.

O fim das vaquejadas 
lll
Nas vaquejadas os bois são maltratados em nome de uma diversão ridícula e sem sentido. 

As vaquejadas, aquelas manifestações medievais com maltrato de animais, triste realidade bem difundida aqui em Roraima, pode estar com os dias contados. O caso está no STF. A ação foi ajuizada por Rodrigo Janot contra uma lei do Ceará que regula a prática.

Para Janot, a Vaquejada fere a proteção ao meio ambiente. O relator da matéria na corte, Marco Aurélio Mello, votou a favor da ação da PGR. Gilmar Mendes e Edson Fachin votaram pela improcedência da ação. Luís Roberto Barroso, que pediu vista do processo, leva o caso da Vaquejada para julgamento nos próximos dias.

Em tempo: Em processos anteriores, os ministros do STF declararam inconstitucional a Farra do Boi em Santa Catarina e Briga de Galo no Rio de Janeiro.

A novela Adelino/Thiago 
jjj
Edilberto afirma que não descumpriu a norma e que a Câmara não foi ainda notificada.

Sobre a posse do suplente de vereador Thiago Fogaça, que assumiu a vaga do vereador afastado Adelino Neto, o presidente da Câmara, Edilberto se pronunciou ontem.

Ele disse que não descumpriu nenhuma norma. Apenas convocou o suplente para que os trabalhos no plenário não sofressem descontinuidade. Porém é sabedor que se Adelino conseguir restabelecer seu mandato, Thiago terá que entregar a vaga.

Por fim disse que ontem a Câmara Municipal de Boa Vista não foi notificada oficialmente de outra decisão judicial que não seja aquela proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública determinando o afastamento do vereador Adelino Neto por tempo indeterminado.

jjjj
A prefeita Teresa Surita anunciou que o Boa Vista Junina será lançado na passagem da Tocha Olímpica, dia 18.

Boa Vista Junina já tem data | Na manhã de ontem a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita lançou o Boa Vista Junina 2016. É a 16ª edição do Maior Arraial da Amazônia que vai ocorrer de 18 a 26 de junho, na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat. A novidade deste ano é que na abertura oficial do evento haverá o acendimento da Pira Olímpica. A apresentação oficial da festa foi feita em uma coletiva de imprensa no auditório do Palácio 9 de Julho. 

O Maior Arraial da Amazônia começa às 19h com a chegada da Tocha Olímpica na Praça do Fabinho. No local, será feito o acendimento da Pira Olímpica. Após a cerimônia, haverá o show nacional da Banda Monobloco, que marca o encerramento da passagem da tocha por Boa Vista e o início do Boa Vista Junina 2016. 

Durante a coletiva, a prefeita Teresa Surita e Daniel Lima também fizeram o repasse de verbas para as 24 quadrilhas que se apresentarão nas noites de arraial.  As 12 quadrilhas do grupo de acesso receberam R$ 20 mil e as 12 do grupo especial receberam R$ 25 mil.

As quadrilhas cresceram muito nos últimos anos, e a prefeitura vem acompanhando esse processo e ampliando a estrutura par as competições, queremos fazer uma festa bonita e consolidar o nosso arraial, que é o maior da Amazônia”, afirmou Teresa.

Nota de R$ 50 mil
lll
Gilmar foi o sortudo que embolsou R$ 50 mil do “Nota Fiscal Roraimense”.

O programa do governo do Estado “Nota Fiscal Roraimense” premiou ontem mais um sortudo com o sorteio de R$ 50 mil. O ganhador foi o pequeno empresário Gilmar Vitorino. Ele afirma que a princípio não acreditou quando recebeu a primeira ligação que anunciou a vitória, e achou que se tratasse de um trote.

Participaram do sorteio os consumidores que efetuaram compras com a identificação do CPF nas notas fiscais (NF-e ou NFC-e), entre 1º de Janeiro até o dia 27 de maio. Foram gerados mais de dois milhões de cupons e aproximadamente 29 mil pessoas estavam concorrendo ao prêmio de R$ 50 mil reais. Desde então, cerca de 90% das pessoas cadastradas no programa estão pedindo o seu CPF na nota.

Tá na conta…

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Roraima informa que o pagamento dos servidores da administração direta estará na conta nesta terça-feira, 31.

Serão inseridos em circulação na economia local cerca de R$ 60.000.00 milhões. Os servidores da administração indireta receberão seus proventos no próximo dia 10 de junho. O Governo do Estado reafirma o compromisso de manter o pagamento dos servidores em dia.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts