Neudo pode ganhar liberdade provisória ou ser liberado para cumprir prisão domiciliar nos próximos dias.

Compartilhe nosso conteúdo!
Coluna da sexta //// Publicada 00h13
lll
Neudo pode ganhar liberdade provisória a qualquer momento por conta de decisão do ministro Lewandowski.

Duas situações podem beneficiar nos próximos dias o ex-governador Neudo Campos, que se encontra internado no hospital Lotty Iris aguardando ser transferido para o Comando e Policiamento da Capital – CPC, onde cumprirá a pena por conta de sua condenação no ‘caso gafanhoto’: 1) Uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal ministro Ricardo Lewandowski que mandou soltar o prefeito de Marizópolis (Paraíba), concedendo liminar em ‘Habeas Corpus’, suspendendo a execução provisória da pena, cria jurisprudência que pode beneficiar Neudo diretamente e a defesa já ajuizou recurso nesse sentido. 2) Em setembro Neudo completa 70 anos, daí pode ganhar o benefício da pena domiciliar concedido para estes casos, por conta da idade avançada.

No caso da primeira hipótese, Leeandowski concedeu liminar que suspende o imediato cumprimento da pena aplicada contra um réu condenado em segunda instância. Ao analisar habeas corpus apresentado ao STF pela defesa do prefeito José Vieira da Silva, o ministro avaliou que, à primeira vista, a execução das penas antes do trânsito em julgado da sentença e com recurso pendente submete o preso a um “flagrante constrangimento ilegal”, justificando-se assim a não aplicação da Súmula 691 do STF”. No início do mês, o decano da corte, ministro Celso de Mello, também suspendeu por meio de liminar um mandado de prisão contra um réu condenado em segunda instância.

Na segunda situação ao completar 70 anos de idade Neudo terá direito a prisão domiciliar, nos termos do art. 117 , da Lei de Execução Penal – LEP que diz: [Somente se admitirá o recolhimento do beneficiário de regime aberto em residência particular quando se tratar de: I – condenado maior de 70 (setenta) anos; II – condenado acometido de doença grave; III – condenada com filho menor ou deficiente físico ou mental; IV – condenada gestante].

Portanto aguarda-se para a semana que vem um desfecho favorável à condição prisional de Neudo ante tantos revezes ocorridos nos últimos meses, desde que se entregou à Polícia Federal, no mês de maio. Ou ele ganha liberdade provisória para aguardar o trânsito em julgado dos recursos por conta da jurisprudência ocasionada pela decisão do ministro Lewandowisk ou será levado para casa por conta da idade.

O senador e a amante
Foto: FolhaBV
Maria Aparecida tenta mudar a versão do caso. Mas a conversa não convence ninguém. Foto: FolhaBV

A mocinha que se envolveu com Telmário Mota inventou de coser uma nova versão papa seu fight com o senador do povo e acabou por fermentar mais ainda a situação.

Entre o que ela disse e o Boletim de Ocorrência B.O. mais os resultados do exame de corpo de delito, tá na cara que está inventando caraminholas.

Pelo menos Maria Aparecida foi verdadeira em uma coisa: nessa ardente história de amor confessou que mantinha um relacionamento íntimo com o senador.

Criança não mente…
lll
Telmário tem sido visto com frequência pelos vizinhos na residencia da estudante Maria Aparecida.

Os provérbios e os ditados populares proclamam sempre que ‘criança não mente’. Pode ser verdade. Uma equipe de TV foi em busca da estudante Maria Aparecida para colher sua versão sobre se foi agredida ou não pelo senador Telmário.

Malandro o repórter já desembarcou em frente à casa da moça com a câmara ligada e perguntou: ‘ô de casa, Maria Aparecida se encontra? Somos da TV Imperial…’.

Ai apareceu um ‘curumin’, um menininho correndo e não se conteve: “não, ela acabou de sair com o Telmário’. A mãe da jovem Maria Aparecida ficou encolerizada com a delação do miúdo. E quase dá uma taca no moleque.

Na vizinhança, todos sabem que o senador vai à casa da jovem constantemente. E ninguém esconde isso.

Força tarefa contra o crime
lll
Dirigentes da Segurança Pública anunciaram ontem uma força tarefa para combater o crime.

Mais uma iniciativa da Cúpula da Segurança Pública no combate a escalada da violência que se verifica em Boa Vista.  Governo do Estado apresentou na manhã de ontem uma força-tarefa para atuar diretamente no combate ao crime organizado e outros crimes de natureza complexa.

O secretário Segurança Pública, Paulo César Costa, assinou junto ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Dagoberto Gonçalves, a delegada-geral de Polícia Civil, Edineia Santos Chagas e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edvaldo Amaral, o documento que nomeia e constitui a força-tarefa.

Gerenciada pela Secretária Estadual de Segurança Pública, a ação age unindo os setores de inteligência da Polícia Militar do Estado de Roraima, Polícia Civil de Roraima e Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.

Para o comandante da PM, coronel Dagoberto Gonçalves, a assinatura do termo é mais um compromisso que a instituição firma em prol da melhoria de segurança pra sociedade. Gonçalves afirmou ainda que a ação contempla um sistema de segurança eficaz em

O nome da vez
lll
O ex-senador Mozarildo é um dos nomes cotados para ter o apoio político do grupo governista.

Na bolsa de apostas sobre quem será o candidato que ganhará as bênçãos do Palácio Senador Hélio Campos na disputa pela Prefeitura de Boa Vista, a incerteza certamente sairá ganhando.

A todo instante surge um nome e ao final do dia o provável apadrinhado é jogado no noticiário da ‘rádio cipó’. No dia seguinte, surge um outro.

Ontem figuravam o senador Mozarildo Cavalcanti e a vereadora Aline Rezende (vice). Hoje seguramente haverá outro fuxico.

Certo mesmo, só Teresa…
llll
A prefeita Teresa Surita não tem ainda um candidato de peso a enfrentar na campanha deste ano.

Depois de ter se falado em diversos nomes, como Hiran Gonçalves (PHS), Brito Bezerra (PP) e Abel Galinha (DEM), o governo passou a considerar o ex-senador Mozarildo como uma possibilidade viável.

Na falta de um nome capaz de enfrentar Teresa Surita com alguma chance, o governo patina ora numa direção hora noutra, demonstrando que não tem muitas alternativas viáveis.

Note-se que o último mandato conquistado por Mozarildo dependeu, e muito, da liderança e capacidade de transferência de votos do velho Brigadeiro Ottomar Pinto. Na última eleição sua votação foi simplesmente pífia e insignificante.

Abel quer. E como…
lll
Abel não esconde de ninguém que aceita ser o candidato da aliança governista.

Cotado entre os nomes que podem comandar a nau governista na disputa pelo Palácio 9 de Julho, o deputado federal Abel (Galinha) Mesquita (DEM) não oculta de ninguém que aceita a empreitada.

Abel leva vantagem em relação aos demais. Sua vontade de ser candidato a prefeito em uma eventual aliança com Suely Campos (PP) é manifesta.

E ele diz que além de querer o a poio do Palácio Senador Hélio Campos tem certeza que levará a eleição para o segundo turno.

Tudo pode mudar

Podendo registrar candidaturas até 15 de agosto (as convenções acabam no dia 5), ainda há tempo para alianças ruírem e nomes de candidatos mudarem.

A regra não é nova e sempre tem funcionado como uma carta na manga para os partidos corrigirem os rumos de acordos que venham a ser desfeitos depois das convenções.

Para manter a janela aberta os partidos registram na ata das convenções uma observação de que as siglas poderão, até o dia 15 de agosto, mudar o que foi fechado nos encontros.

Sem dinheiro, como será?
lll
O dinheiro para as campanhas deste foi limitado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Na primeira eleição em que empresas estão proibidas de fazer doações para os candidatos a prefeito e vereador, as campanhas só poderão contar com o financiamento de pessoas físicas.

As “vaquinhas” virtuais na internet estão proibidas.

Além disso, os candidatos também terão de obedecer a um limite de gastos.

Homenagem ao senador
ll
Jucá recebeu a homenagem na Associação dos Policiais por ter conseguido aprovar o projeto no Senado.

Os policiais e militares do ex-território de Roraima homenagearam ontem o senador Romero Jucá (PMDB) em reconhecimento ao trabalho pela aprovação no Senado do Projeto de Lei que aproxima os salários dos policiais militares dos ex-territórios de Roraima, Amapá e Roraima aos vencimentos dos policiais militares do Distrito Federal.

A entrega da placa de agradecimento aconteceu no Clube dos Oficiais da PM, numa solenidade que contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre militares e familiares. O reajuste dos policiais militares e bombeiros foi aprovado no último dia 12 de julho pelo Senado, além do reajuste, os militares ganharam uma gratificação e   plano de saúde.

“Estou muito emocionado com esta homenagem. Sou parceiro dos policiais e vou permanecer unido com a categoria para alcançar outras vitórias”, disse Jucá. 
Tráfico de pessoas 
lll
A ideia do seminário é da deputada Lenir Rodrigues, coordenadora do Chame.

Reunir representantes do poder público e da sociedade para discutir sobre o mapeamento da rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas e fortalecer esse trabalho. Essa é a ideia do Seminário “Tráfico de Pessoas: Realmente Existe no Estado de Roraima?”, que acontece nesta sexta-feira, 29, a partir das 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa.

O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), coordenado pela deputada Lenir Rodrigues (PPS).

Em dois meses de funcionamento o Núcleo, que fica no Chame e é ligado à Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, já atendeu a duas mulheres vítimas de tráfico de pessoas.

Mortes na Venezuela

Ao menos 50 animais do zoológico público de Caricuao, o maior de Caracas, morreram de fome nos últimos seis meses.

“Eles passaram quase 15 dias sem comer”, disse Marlene Sifontes, representante do sindicato do Instituto Nacional de Parques, segundo reportagem da Reuters reproduzida pelo G1.

Os venezuelanos ainda podem atravessar a fronteira com o Brasil para comprar comida.

Já os animais…


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts