Nova denúncia liga João Pizzolatti ao escândalo do ‘Petrolão’.

A Coluna da terça |||| Publicada 00h13
pizzol

Pizzolatti já foi denunciado pelo Ministério Púbico por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

Cada vez que um delator abre o bico na Operação Lava Jato, a situação do secretário extraordinário João Pizzolatti complica-se ainda mais. Agora foi a vez do advogado Antônio Carlos Brasil Fioravante Pieruccini denunciar que entregou dinheiro extraído do caixa da Petrobrás para reforçar a conta de João Pizzolatti. Já foi denunciado no STF pela Procuradoria Geral da República (PGR) por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, como beneficiário do esquema de propinas instalado na Petrobras entre 2004 e 2014.

O advogado Antonio Carlos Brasil detalhou em delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal ter feito entregas de dinheiro em shoppings, apartamentos, estacionamentos e hotéis para pessoas ligadas a três políticos: a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) e o ex-deputado João Pizzolatti, atual secretário de Relações Institucionais do Governo de Roraima.

A Pizzolatti, segundo Pieruccini, houve duas entregas em dinheiro –a primeira, de R$ 100 mil, no segundo semestre de 2009. A Procuradoria-Geral da República denunciou Meurer e dois filhos dele em 2015, sob a acusação de participação no esquema de desvio de recursos da Petrobras. Em março de 2016, apresentou denúncia contra Pizzolatti e outros seis deputados do PP.

lll

Joaquim aguarda que o TSE faça a comunicação oficial da cassação do mandato de Chico Guerra.

Joaquim no compasso de espera | Estava tudo acertado –  hora e o local – para a solenidade de posse de Joaquim Ruiz como deputado estadual, ontem, às 17 horas na sala de reuniões da Presidência.

Ocorre que a Assembleia Legislativa não recebeu cópia da sentença do TSE que cassou o registro de candidatura do deputado Chico Guerra – decretando a perda do seu mandato. Mas Joaquim pode engomar o paletó, porque a posse ocorrerá. É só uma questão de horas.

Ontem mesmo já se verificava movimentação no gabinete de ‘Guerrinha’ onde funcionários da ALE providenciavam o esvaziamento do ambiento e sua limpeza para ser entregue asseado ao novo inquilino.

lll

Jucá foi submetido a um verdadeiro interrogatório no programa Roda Vida, de ontem à noite.

Jucá no Roda VivaO programa Roda Vida (TV Cultura), ícone do jornalismo político do País, abriu espaço ontem à noite, ao vivo, para um interrogatório com o senador roraimense Romero Jucá (PMDB) hoje o principal interlocutor do vice-presidente Michel Temer e certamente uma figura política de destaque no futuro governo caso confirme-se o Impeachment de Dilma.

Jucá foi praticamente ‘encurralado’, sendo inquirido a fazer seu julgamento sobre todos os assuntos em voga no cenário nacional no momento (crise política, Impeachment, situação econômica). Inclusive sobre denúncias contra ele na Operação Lava Jato. Saiu-se bem, respondeu a tudo de forma objetiva, coerente e esclarecedora. E como não poderia deixar de existir, claro, choveu perguntas que remontam ao passado de Jucá.

Na visão do jornalista Augusto Nunes, que pilotou o programa, ‘nenhuma pergunta ficou sem uma resposta persuasória’. Nunes destacou inclusive a naturalidade e a coesão de Jucá nas respostas para questões tão mordazes.

Para o conhecimento do senador Telmário Mota (PT) a cadeira do Roda Vida geralmente só é ocupada por figuras proeminentes da vida pública nacional.

llll

O vice Michel temer trabalha na formação de uma equipe para seu eventual Governo.

A lista de ministrosO vice-presidente Michel Temer já cuida de listar em seu caderno os nomes de seus prováveis ministros, pelo menos aqueles que estarão mais próximos do seu gabinete no Palácio do Planalto:

– Henrique Meirelles na Fazenda e Romero Jucá no Planejamento. Além desses dois, Michel Temer quer contar com José Serra no MEC, no lugar de Aloizio Mercadante.

Outros ministérios, segundo o Valor: Paulo Skaf no Desenvolvimento. Eliseu Padilha na Casa Civil. Marcos Pereira, presidente do PRB, na Agricultura. Duas pastas para o PP. Outras duas pastas para o PSB.

llll

A linha de transmissão que vai trazer a energia de Manaus passará por terras indígenas.

Linhão só em 2018 | Leiloada em 2011 a obra para a construção da linha de transmissão que trará energia para Boa Vista a partir de Manaus – o Linhão de Tucuruí – teve nova previsão de conclusão: julho de 2018. Enquanto isso viveremos no sufoco até lá.

Único Estado fora do sistema energético nacional, Roraima ainda depende da energia que vem da Venezuela – país que decretou racionamento ontem por conta da crise hídrica.

Pelos menos temos o consolo ou a expectativa de que o linhão virá. A união tem interesse na obra e algumas objeções ambientais parecem resolvidas.

ll

Jalser pede que deputados se comprometam a votar os vetos, do contrário a Assembleia para.

Assembleia travada | Repousa sobre a mesa do presidente Jalser Renier um punhado de vetos governamentais que carece de apreciação e votação no Plenário da Assembleia legislativa de Roraima.

Enquanto permanecerem descansando, os vetos travam também os trabalhos legislativos. E as sessões vão se arrastando só na base do blá-blá-blá…

Precisamos chegar a um entendimento, Situação e Oposição. Do contrário continuaremos inertes, parados e sem produzir”, adverte Jalser.

llll

As obras de revitalização da Praça das Águas começaram em agosto do ano passado.

A nova Praça das Águas | No calendário de inaugurações de obras novas e restauradas da Prefeitura de Boa Vista, foi reservado o dia 14 de maio como a grande data de entrega pela prefeita Teresa Surita (PMDB), das obras que darão nova feição à Praça das Águas e ao Portal do Milênio, pontos tradicionais de encontros das famílias da capital. A concepção que veremos modificou praticamente tudo, mantendo, claro, a base do projeto original. Desde o início da reforma (em agosto do ano passado) até agora, já se vão quase 8 meses. Recentemente a prefeita Teresa fez uma visita ao canteiro de obras e ao final não resistiu. “Está muito lindo”, disse em uma conta nas redes sociais.

telmariodilma

Telmário é o único roraimense com assento na Comissão Especial do Impeachment, no Senado federal.

Dilma só tem 5 no Senado | A comissão especial do impeachment foi eleita ontem pelo plenário do Senado Federal, dando largada à contagem regressiva para o julgamento que deve determinar, na segunda semana de maio, o afastamento da presidente Dilma Rousseff por até 180 dias.

Dos 21 senadores titulares da comissão, apenas cinco são contrários ao impeachment: os petistas Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e José Pimentel (CE) e os aliados Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o roraimense Telmário Mota (PDT). A comissão será responsável, na primeira etapa da tramitação do processo de impeachment no Senado, por elaborar e votar, em até dez dias úteis, um parecer sobre a admissibilidade da ação de impedimento.

Na sequência, o documento é encaminhado ao Plenário do Senado, a quem cabe, se ratificar o relatório da comissão, determinar o afastamento temporário de Dilma no Palácio do Planalto. Neste caso, é necessária apenas maioria simples de votos – metade mais um dos presentes no dia da votação.

Marquinhos foi exonerado em função da postura do seu Partido que vou a favor odo impeahcmnt de dilma

Marquinhos foi exonerado porque seu Partido, o PRB, vou a favor do Impeahcment de Dilma.

Marcos Jorge é exonerado | O roraimense Marcos Jorge não é mais o secretário Executivo do Ministério do Esporte. Sua exoneração foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.

Marquinho estava desempenhando um excelente trabalho no comando de todo o planejamento dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Mas foi vítima das conjecturas políticas porque seu Partido, o PRB, votou pelo Impeachment de Dilma. Um apena.

Para o seu lugar foi nomeado Ricardo Leyser Gonçalves.

Utilidade pública | A coluna faz um alerta aos prefeitos de Roraima: está acabando o prazo para que as Prefeituras informem a prestação de contas dos gastos om Educação sobre o exercício de 2015.

O prazo para o preenchimento do relatório no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) termina no próximo dia 30.

Quem deixar de entrega as informações vai parar no Cauc, uma espécie de Serasa dos munícipios, e fica impedido de receber repasses federais. Até ontem nenhuma prefeitura roraimense havia encaminhado a prestação de contas.

lll

Anchieta não demonstra interesse nenhum que sua esposa Sheridan enfrente Teresa na eleição deste ano.

Tô nem ai… | Parece não interessar ao ex-governador José Anchieta tampouco a sua esposa, a deputada Sheridan, nem ao seu Partido, o PSDB, participarem na comissão de frente da campanha eleitoral deste ano, pela disputa da Prefeitura de Boa Vista.

Sheridan é relacionada em todas as prospecções sobre possíveis oponentes da prefeita Teresa Surita. Mas a parlamentar nunca se pronunciou oficialmente nem especula essa possibilidade.

E perguntado Zé Anchieta respondeu: “A oposição à prefeita Teresa Surita não conversa entre si e, desta forma isolada, não é fácil enfrentar uma eleição para cargo majoritário, que exige um grupo que tenha substância política. Além do mais quem decidi se vai ser candidata é ela [Sheridan]’, disse.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: