Nova greve geral dos professores estaduais. E mais um problemão para Suely.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h12

Boa Vista | RR

legenda
PARADA GERAL | Professores decidiram ontem, em Assembleia Geral, que greve começa na segunda. Fotos: FolhaBV.

O mês de agosto realmente será o mês do desgosto para a governadora Suely Campos. Não bastassem os problemas comuns de uma administração capenga, dificuldades a vista no relacionamento com a Assembleia Legislativa, vai enfrentar problemão danado: uma nova greve geral dos professores estadual. A paralisação foi decidida ontem, em Assembleia Geral e terá início na próxima segunda-feira, dia 10, por tempo indeterminado. As razões para a greve geral são do conhecimento de todos. Os professores alegam o descumprimento total do acordo que foi assumido pelo Governo para por fim a greve geral de março. Além do aumento de carga horária e a proposta de revogar a Lei 892/2013, que estabelece do PCCR da categoria.

Ornildo Roberto, presidente do Sinter, disse que os profissionais se sentem prejudicados. “A solução não é revogar, mas eliminar as inconsistências da lei. Temos trabalhadores que terminaram sua graduação, especialização e mestrado e ainda hoje recebe um salário de início de carreira, tendo um grande prejuízo, porque essa lei não os enquadra”, destacou. Na defesa da paralisação, alguns professores gritaram: “queremos o início da greve para ontem, até que a categoria seja respeitada. Alguns técnicos de nível médio e superior votaram contra o movimento e afirmaram que não vão aderir à greve, pois tem interesses diferentes da categoria dos professores.

Dilma em Boa Vista 

Dilma-Rousseff
DILMA VEM | Presidente desembarca aqui pela primeira vez.

Está marcado para o próximo dia 16, um domingo, um mega protesto contra o Governo de Dilma Rousseff em todas as capitais do país. Mas o roraimense que quiser antecipar a gritaria contra a presidente, pode fazer isso na próxima sexta-feira,7, quando Dilma desembarcará aqui em Boa Vista – pela segunda vez – para a inauguração de dois conjuntos habitacionais, o Pérolas e o Ajuricaba. Ela esteve aqui pela primeira vez em 2009, quando ainda era Chefe da Casa Civil do Governo Lula.

Essa viagem de Dilma faz parte de uma estratégia apregoada pelo antecessor e seu criador, Lula, de iniciar uma verdadeira maratona pelo Brasil a fim de popularizar mais sua imagem carrancuda e marrenta e tirá-la do sarcófago que foi transformada Brasília, sua morada política. Então Dilma vai hoje ao Rio de Janeiro, depois virá a Roraima e segue percorrendo o pais afora.

Biometria rigorosa na ALE

legend
CONTROLE TOTAL | Jalser que urgência na instalação do ponto biométrico.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, confirmou que implantará já o ponto biométrico para controlar entradas e saídas dos servidores. Questionado sobre o prazo para a implantação do ponto, o parlamentar se limitou a responder “Ontem. Eu quero fazer isso ontem”.

E avisa: ‘Vou ser rigoroso na fiscalização. Quem trabalhar, receberá seu salário certinho, integral. Quem não comparecer, terá o salário cortado”.

Neste segundo semestre será implantado o ponto eletrônico para os servidores da Casa. Em seguida será a vez dos gabinetes dos deputados.

A pessoa que faltou e não tem justificativa, no final do mês continuará sendo servidor da Assembleia, mas terá o seu ponto descontado na folha. Isso vale também para os deputados estaduais”, garantiu Jalser.

Fim dos fantasmas

Jalser reconhece que o modelo de controle dos servidores é falho, muito frágil justamente porque não existe controle de ponto.

Porém afirma que vai acabar com a sombra do servidor fantasma que existe na Assembleia.

– Os fantasminhas que se cuidem. Seus dias estão contados.

legenda
CULTO DEVOCIONAL | Trabalhos retomados na Assembleia, ontem, com orações e cânticos ecumênicos.

Amparo divino | Católico praticante e fervoroso, o presidente Jalser apegou-se a sua credulidade para criar um ambiente de paz e harmonia na sessão de ontem. Uma cerimônia ecumênica celebrada por dois pastores e dois padres marcou o início dos trabalhos do segundo semestre. Deputados, familiares e servidores fizeram parte das formalidades que durou pouco mais de uma hora. Após o Culto Devocional, a sessão ordinária seguiu normalmente.

Assembleia Cidadã e TV ALE

Após o culto devocional, Jalser falou das prioridades para o semestre. Haverá votações dos nomes indicados pelo governo para a administração indireta.

Além disso, outras ações começam neste semestre, entre elas a ‘Assembleia Cidadã’, com sessões itinerantes por todo o Estado, começando por Caracarai.

E o presidente anunciou para a próxima sexta, a inauguração da TV Assembleia, um projeto que ficou dormindo por toda a gestão de Chico Guerra.

Por meio da TV ALE Jalser quer difundir com mais consistência – inicialmente no perímetro de Boa Vista – as atividades do dia-dia da Assembleia Legislativa. Poderá ser sintonizada no canal 58.2.

marcaale
É O FIM | Marca antiga da ALE vai desaparecer.

Uma nova marca 

A comunicação de Jalser cuidou de sepultar a logomarca que por mais de uma década deu vida à imagem institucional da Assembleia.

“A Força do povo”, herança do tempo de Mecias de Jesus, dará lugar ao seguinte slogan: “Assembleia Legislativa: Independente e mais perto de você”.

Aproximar o Poder Legislativo do povo baliza todas as iniciativas de Jalser, desde que assumiu o comando da Casa.

Vai ter o troco 

legenda
O TROCO | George Melo já avisou que veto será derrubado.

O líder do grupo independente G14, deputado George Melo, jura que não se trata de retaliação. Mas o veto parcial da governadora Suely Campos ao projeto da LDO de 2016 será derrubado.

“Nós vamos conduzir cada matéria e discussão de forma imparcial. É claro que nós temos a intenção que o governo tenha a sua governabilidade. Que as ações prosperem cada vez mais, mas nós vamos analisar ponto a ponto”, disse.

O veto atingiu justamente as emendas de bloco, aquelas que mais interessam a cada parlamentar. E votos para repelir Suely, o grupo tem de sobra. É só querer. E parece que o grupo quer!

As batatas do Pizzolatti 

joaci
JOACI | Assustado com os aventureiros que ainda desembarcam em Roraima.

O engenheiro agrônomo Joaci Luz, ex-diretor geral da Embrapa em Roraima, doutor e especialista no desenvolvimento de culturas cultivadas nos solos roraimenses, se assusta com determinados devaneios. Como esse de João Pizzolatti que quer trazer empresários para plantar batatas no lavrado de Roraima para fins de produção de biocombustível.

Ao ler a notícia, Joaci se pronunciou assim no Facebook: “nunca existe grana para as coisas que a gente tem certeza que tá dando certo. Mas para essas aventuras tresloucadas não falta nada. Já cansei de ver esse filme, que leva a vaca para o brejo e nosso dinheiro junto. Mas, sem antes, molhar a mão de muita gente. É isso…”

Outro internauta, José Leal Costa, emendou: “se batata tivesse potencial produtivo para álcool, alguma empresa do centro sul ou sudeste já tinha desenvolvido a tecnologia necessária e estaria produzindo etanol em escala industrial. Esse projeto do Governo juntou dois políticos delirantes: Neudo Campos e João Pizzolatti”.

Batata assando

legenda
NA FRIGIDEIRA | Pizzolatti é acusado na roubalheira da Petrobrás.

Aliás, de batata o João Pizzolatti entende como ninguém. A sua tá assando há muito tempo pelo seu envolvimento na roubalheira do dinheiro da Petrobrás. 

Como todos sabem, Pizzolatti é um dos principais personagens da Operação Lava Jato. Só não foi preso ainda porque goza de foro privilegio, pois é secretário extraordinário em Roraima.

O retorno na Câmara

legenda
A VOLTA | Câmara retoma trabalhos com vários projetos em pauta.

A Câmara de Vereadores Boa Vista retornou do recesso parlamentar ontem de manhã já anunciando uma extensa pauta de projetos a serem discutidos e votados, além de audiências públicas que vão guiar os debates nesse segundo semestre.

Além dos debates sobre vários outros temas, na sessão desta terça-feira foi lida em plenário uma extensa pauta de mais de 100 projetos e indicações de autoria dos vereadores, que serão votados este ano.

O presidente Edilberto Veras enalteceu a atuação dos colegas de parlamento e disse que o primeiro semestre foi um período para ajustes na Casa.

Um nome, de novo?

A governadora Suely Campos encaminhou o nome do empresário João Pereira Barbosa, mais conhecido como ‘João Babão’, para ser apreciado pelos deputados estaduais.

A indicação é para o preenchimento do cargo de presidente da Junta Comercial. A entidade não tem comandante fixo desde que Suely assumiu o governo de Roraima.

Gasolina batizada

O Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis, da ANP, parece definhar. Hoje, o trabalho se restringe a seis estados (SP, MG, RS, AM, GO e TO). Isso ocorre mesmo depois de se constatar, por exemplo, que 13% do combustível no entorno de Brasília estão fora dos padrões.

Em Roraima, a amostra do combustível não é coletada há anos.

O dinheiro dos outros

Sabe essa novidade de os estados usarem parte dos depósitos judiciais para bancar despesas? O caso vai parar no STF. O ministro Gilmar Mendes convocou uma audiência pública para 21 de setembro.

O procurador-geral Janot arguiu a inconstitucionalidade da lei aprovada no Rio e depois replicada nacionalmente por um projeto de José Serra, que aguarda a sanção de Dilma. Janot argumenta que o estado não pode meter a mão num dinheiro que não é dele. Aliás, na reunião com os governadores, Dilma acenou que vai sancionar o tal projeto — que reforçaria já com uns R$ 21 bi os combalidos cofres estaduais.

Maduro e a mulher

legenda
O CAUDILHO | Maduro quer a mulher na Assembleia Nacional.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, escolheu sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, para liderar a lista de candidatos chavistas nas próximas eleições legislativas do país.

Conhecida entre os venezuelanos como a “primeira combatente”, Cilia já presidiu a Assembleia Nacional e foi procuradora-geral da Venezuela. Ela vai disputar as eleições para deputado por Cojedes, seu Estado natal, no dia 6 de dezembro.

A advogada de 62 anos, que costuma acompanhar o marido em eventos públicos, acaba de ganhar de Maduro um programa de TV. ‘Com Cilia em Família’ estreou no dia 3 de maio na rede estatal Venezolana de Televisión.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts