Nova operação da Polícia Federal em Roraima: “Rota 174”. E um bando de traficantes vai em cana.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h12
kk
Os presos foram conduzidos para a sede da PF, interrogados e depois transferidos para a Penitenciária Agrícola.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem a Operação Rota 174, com o objetivo de desarticular associação criminosa de investigados que atuam no tráfico interestadual de drogas entre Roraima e Amazonas. Policiais Federais cumprem 22 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisão preventiva pela Justiça de Roraima. A operação ocorre em Boa Vista.

A investigação da Polícia Federal apontou fortes indícios de crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com tráfico de maconha, cocaína, skunk, Ecstasy e LSD entre os estados de Roraima e Amazonas. Durante as investigações, que duraram um ano, foram realizados flagrantes de tráfico de drogas, com apreensão de mais de 70 kg de drogas.

Os presos foram interrogados e indiciados na Polícia Federal, bem como encaminhados ao sistema penitenciário, onde ficarão à disposição da Justiça. O material apreendido nos domicílios dos investigados será analisado e confrontado com as provas do inquérito policial. Foram apreendidos até o momento veículos, celulares, anotações, substâncias suspeitas e petrechos para o tráfico.

Com os suspeitos detidos, a PF achou veículos, celulares, anotações, jóias, uma arma, apetrechos para o tráfico, maconha e cocaína em pequena quantidade. Os bens foram apreendidos e serão analisados. O nome Rota 174 remete à rodovia que cruza o estado de Roraima de norte a sul e é utilizada como rota para o tráfico interestadual de drogas investigado.

A polícia identificou dois grupos que agiam no tráfico: um chefiado por um casal e outro por uma mulher. “Eles são temidos pelos demais. Apesar de serem dois grupos, há ligação entre eles. Os grupos fazem o trânsito entre Roraima e Amazonas com o uso de soldados do tráfico”, disse o delegado da Polícia Federal Alan Robson. [Com informações Ascom/PF].

Preparando o terreno
ll
O ‘pássaro negro’ da PF tem pousado com frequência no aeroporto de Boa Vista transportando agentes.

A Polícia federal vai manter esse contingente que desembarcou aqui na semana passada e que está causando tanto alvoroço.

Algumas ações paralelas serão feitas a pretexto de manter agentes e delegados em atividade.

Mas há fumaça no ar que  indicam que o terreno está sendo preparado para uma grande operação nos próximos dias. Como costuma dizer uma amiga minha, “quem viver, verá!”.

Teresa leva o 5º diploma de prefeita
lll
Teresa exibe o diploma expedido pelo TRE para o seu 5° mandato no comando da administração de Boa Vista. Foto | PMBV

A prefeita Teresa Surita (PMDB) é certamente a recordista de diplomas eleitorais nesta geração de políticos que se elegeram em Roraima a partir 1990. Ontem ela recebeu seu quinto diploma de prefeita de Boa Vista, para mais um mandato de quatro anos. Somados aos dois de deputada federal, já levou para casa 7 certificados da Justiça Eleitoral.

Teresa juntamente com os 21 vereadores escolhidos pelos boa-vistenses na eleição do último mês de outubro foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral ontem à noite em solenidade realizada no auditório da Faculdade Cathedral. A diplomação fecha o calendário eleitoral do período e torna os candidatos aptos a tomarem posse nos respectivos cargos a partir do dia 1° de janeiro próximo.

No total 183 candidatos eleitos nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador receberam os diplomas ontem. Os suplentes deverão receber o diploma nos respectivos cartórios eleitorais a partir do dia 17 de dezembro. O cargo será oficialmente transmitido a Teresa Surita no dia 1 de janeiro de 2017, em cerimônia com data e local ainda a serem definidos.

Composição da Câmara
O Plenário da Câmara de Boa Vista que terá 11 caras novas a partir de janeiro de 2017.
O Plenário da Câmara de Boa Vista que terá 15 caras novas a partir de janeiro de 2017.

Os partidos SD, PSC e PC do B tiveram o maior número de eleitos, com dois vereadores cada. Ao todo, seis políticos que cumprem mandato foram reeleitos: Renato Queiroz (PSB), Manoel Nenes (PRB), Mauricélio Fernandes (PMDB), Mírian Reis (PHS) e Aline Rezende (PRTB) e Julio Cézar (PTN).

A Câmara receberá 15 novos vereadores: Idazio da Perfil (PP), Genilson Costa (SD), Ítalo Otávio (PR), Drª Magnólia (PPS), Wagner Feitosa (SD), Rondinele Tambasa (PTN), Nilvan Santos (PSC), Drº Wesley (PC do B), Albuquerque (PC do B), Professor Linoberg (REDE), Vavá do Thianguá (PSD), Romulo Amorin (PTC), Zélio Mota (PSD), Genival da Enfermagem (PTC) e Pastor Jorge (PSC).

Vice assume no cantá
ll
A prefeita Roseny Cruz foi afastada do cargo porque é apontada pela PF como a chefe da quadrilha.

O vice-prefeito do Cantá Francisco Alves Lima (PPS), o Chiquinho, assumiu a prefeitura do município após a prefeita da cidade, Roseny Cruz (DEM), a Rosi do Zaca, ser afastada do cargo pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Roseny é acusada pela Polícia Federal de comandar uma quadrilha que desviou R$ 20 milhões de recursos da Educação e Saúde do município que fica no Norte de Roraima.

Ela foi alvo da operação ‘Libertatem II’, que afastou outros nove servidores da prefeitura e apreendeu bens de luxo na casa dos mais de 50 envolvidos no esquema fraudulento. A solenidade de posse ocorreu às 12h da quinta.

O dedo de Jucá
Líder do Governo no Congresso, o senador Romero Jucá teve participação na elaboração do orçamento.
Líder do Governo no Congresso, Jucá teve participação na elaboração do orçamento.

Quem acompanhou a produção do relatório do orçamento de 2017, aprovado no Senado na quarta-feira (14), conseguiu enxergar os dedos e as mãos do líder do governo no Congresso, o senador Romero Jucá (PMDB), na peça.

Oficialmente, no entanto, o relator é o senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Jucá conhece tudo de orçamento. Foi relator duas vezes e sempre é chamado a palpitar.

A propósito, os gastos do governo para 2017 foram fixados em R$ 3,5 trilhões, incluindo despesas com juros e amortizações financeiras.

Escola de tempo integral
lll
Seis escolas estaduais de Roraima estão pré-qualificadas para o regime de tempo integral.

No ano letivo 2017, Roraima poderá ter oito escolas da rede estadual do Ensino Médio na modalidade Tempo Integral, beneficiando 2.724 alunos. A adesão se deu por meio do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral do Ministério da Educação, a partir da iniciativa do Governo do Estado.

No Estado Secretaria Estadual de Educação e Desporto indicou cinco escolas da Capital e três do Interior. O MEC aprovou seis escolas e duas estão com ressalvas. O resultado final será divulgado na próxima terça-feira, 20. As matrículas começam em janeiro, conforme Calendário letivo de cada unidade de ensino.

As seis unidades que foram aprovadas sem ressalvas para a modalidade Tempo Integral são: Escola Estadual Ana Libória, Professor Antônio Carlos Natalino, Jaceguai Reis Cunha, Maria das Dores Brasil, José Vieira Sales Guerra (Caracaraí) e Padre José Monticone (Mucajaí).

Maduro mantém fronteira fechada
ll
Aduana venezuelana na fronteira completamente vazia: ninguém entra nem sai pelas próximas 72 horas.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prorrogou por mais 72 horas o fechamento da fronteira com o Brasil (em Pacaraima) sob o pretexto de combater as “máfias” que entram no país com notas de 100 bolívares, que o governo tirou de circulação.

“Vamos prorrogar o fechamento da fronteira em estrita cooperação militar e policial por mais 72 horas” com Brasil e Colômbia, anunciou Maduro durante reunião do gabinete, na qual avaliou como um “sucesso” a retirada de circulação das notas de 100 bolívares.

Segundo o Itamaraty, se trata de uma questão “de aspectos internos do país vizinho” e que não cabe ao Brasil comentar. O Brasil, através dos estados do Amazonas e de Roraima, tem uma fronteira comum de 2.200 km com a Venezuela.

Migração e ação de emergência
ll
Migração desordenada de venezuelanos tem causado muitos problemas sociais em Pacaraima.

Após o Estado decretar situação de emergência em saúde pública no último dia 6 de dezembro, o Ministério da Saúde enviará uma equipe a Roraima para definir estratégias de atendimento à população venezuelana.

As discussões iniciam na próxima segunda-feira (19) no Encontro para Construção de Estratégias de Promoção de Cuidado à População Migrante em Roraima.

De acordo com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, serão discutidas ações de emergência a serem implantadas no Estado e estratégias para promover o atendimento à demanda advinda da Venezuela, sem prejudicar o atendimento à população de maneira geral.

Conforme a programação preliminar as discussões acontecerão no Aipana Plaza Hotel, quando a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde da Sesau fará uma apresentação sobre a situação da migração no Estado.

lll
Profissionais da educação do Município exibem os cheques recebidos pelo bom desempenho na área no ano de 2016.

Melhores na Educação | Servidores da Secretaria Municipal de Educação se reuniram na última quinta-feira para conhecerem os vencedores da quarta edição do Prêmio Referência em Gestão Escolar Professora Delacir de Melo Lima. A solenidade foi marcada por surpresas, emoção e alegria. Participaram cerca de 500 pessoas, entre gestores das escolas municipais, professores, familiares da professora Delacir – que dá nome ao prêmio -, a prefeita Teresa Surita e outras autoridades. As escolas municipais Jael Barradas, Centenário de Boa Vista e Carmem Eugênia Macaggi foram os destaques da premiação, conquistando o primeiro lugar em suas categorias. O prêmio busca reconhecer as boas iniciativas, incentivar o processo de melhoria contínua dos resultados educacionais, divulgar práticas inovadoras de gestão, valorizar e premiar as escolas destaques em competência de gestão. Na solenidade, também foram anunciados os 101 professores destaques do Prêmio Meritocracia.

Prefeita quer meritocracia
lll
A prefeita Teresa faz entrega do prêmio conquistado por uma profissional da educação municipal.

A prefeita Teresa Surita agradeceu a todos os educadores e gestores pelo bom trabalho realizado nas escolas municipais e ressaltou que algumas secretarias como Saúde e Gestão Social pensam em implantar o Prêmio de Meritocracia, para estimular o servidor e com isso buscar a excelência na prestação dos serviços ao público.

A cada ano, o evento de premiação tem ficado mais sofisticado e já virou referência para outras secretarias. Algumas já pensam em criar esse prêmio como forma de valorizar e retribuir cada servidor pela dedicação ao trabalho durante todo o ano”, disse a prefeita.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts