O bombom do delegado virou chacota nacional.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista, RR | Publicada 00h14

lll
REPULSA | A atitude do delegado Agostinho causou indignação e repercutiu em todo o país.

A Polícia Federal brasileira, certamente uma das instituições mais respeitadas do País, seguramente tem algo mais relevante a oferecer e assegurar seu espaço positivo na mídia, do que ser agente principal de um ato lamentável e deplorável. Ocorre que um delegado de Roraima resolveu entrar para o anedotário nacional protagonizando algo tão repulsivo que virou chacota nacional. Repercute na mídia Brasil afora e no universo online a prisão de uma mulher humilde (conhecida apenas por Ednilce), apanhada em flagrante porque afoitou-se e comeu um bombom de chocolate do delegado Agostinho Cascardo, corregedor da PF, que se encontrava sobre sua mesa. A mulher trabalha para uma empresa terceirizada que presta serviço à Polícia Federal, acabou autuada sob acusação de ter praticado furto qualificado.

A reação nas redes sociais foi imediata pelo ineditismo da ocorrência e pela punição rigorosa imposta. A indignação das pessoas e o deboche atribuído nos comentários resvala na imagem de uma órgão que se veste de referencial para todos nós. Ao punir a conduta de uma zeladora simples, de família humilde, o delegado exorbitou de sua autoridade, foi muito além da irracionalidade, aos píncaros da estupidez. O comportamento da pobre mulher não afetou o bem jurídico tutelado pelo Estado, portanto não cabia ser processada por ato tão anódino. O delegado Cascardo foi desproporcional ao tipificar a posse e uso do bombom como crime. Talvez este tipo de embaraço sirva como um incentivo de reflexão aos delegados.

Até ontem a autuação não havia sido comunicada ao Ministério Público Federal. Mas o MPF apressou-se em fazer um comunicado oficial, adiantando que tão logo tome conhecimento do fato, o órgão, na qualidade de titular da ação penal e responsável pelo controle externo da atividade policial, analisará o caso em todos os seus aspectos, inclusive no tocante a possível abuso de autoridade do delegado Agostinho Cascardo.

OAB considera abuso

llll
OAB OPINA | Jorge Fraxe entende que o delegado da Polícia Federal precipitou-se.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Roraima) também proclamou uma opinião, por meio do seu presidente Jorge Fraxe.

Para ele o delegado cometeu um errou juvenil porque usou a estrutura da Polícia Federal para resolver um problema, seu, particular.

Fraxe explicou que o ato da zeladora não pode ser classificado como crime e nem enquadrado como furto qualificado, ‘porque não afetou a esfera de direito de ninguém e não feriu o patrimônio do delegado, Nenhum juiz classifica isso dessa maneira. É um desvio de conduta mínimo”, disse Jorge.

Secretários vão rodar

iii
DEGOLAS | A governadora prometeu que pelo menos 4 secretários cairão.

Pelo menos quatro secretário do Governo do Povo vão rodar até o final desse mês. A promessa é da governadora Suely Campos.

A pequena limpeza se dará porque alguns auxiliares não evoluíram. Não saíram do proselitismo, ou seja, não fazem outra coisa senão adular a governadora.

Mesmo sem antecipar os nomes um desses secretários que será levado à guilhotina, dá expediente no mesmo prédio onde a mandatária Governa.

Indicada e aprovada

llll
SABATINA | Isabella teve o  nome aprovado ontem na Comissão da Assembleia.

Isabella de Almeida Dias Santos, indicada pelo Governo do Povo para comandar o Instituto de Pesos e Medidas do Estado – IPEM – é filha do conselheiro do Tribunal de Contas, Manoel Dantas.

Sabatinada ontem na Comissão Especial da Assembleia Legislativa, teve o nome abonado pelos deputados. A indicada está no Instituto desde início de agosto e, nesse período, segundo ela, pôde ter uma noção geral do órgão, que está ligado ao Inmetro. Ela pulou apenas o primeiro obstáculo, o que não quer dizer nada. Terá que enfrentar uma fogueira no Plenário onde, seguidamente, o governo tem sido derrotado nessas votações.

E nada de comissão

E ontem não teve labuta na Assembleia Legislativa. A Sessão foi aberta e terminada em seguida sem que houvesse votações.

Era esperada uma nova contenda em torno da criação de comissões importantes, já debatidas anteriormente.

Os deputados amornaram diante da instalação de uma CPI para apurar suposto desvio de recursos do Fundeb e da criação de uma Comissão específica para avaliar um pedido do MPC para afastar a governadora Suely do cargo.

Greve dos bancários

lll
BANCOS FECHADOS | A greve teve início ontem em não tem data para acabar.

Agências bancárias de Roraima aderiram à paralisação nacional e cerraram as portas ontem, por tempo indeterminado segundo informou o presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima, Adalton Andrade. A decisão da greve foi tomada após assembleias realizadas na semana passada

De acordo com presidente, serão mantidos os serviços essenciais como saque, depósito, transferência e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos.

Homenagem aos pioneiros

O Parque Germano Augusto Sampaio será palco entre os dias 8 e 11 de um grande evento em homenagem aos primeiros migrantes que escolheram o solo boa-vistense para morar e hoje fazem parte da história de Boa Vista.

A primeira edição do Festival dos Pioneiros vai homenagear pessoas de cinco unidades federativas: o Rio Grande do Sul, Ceará, Pará, Maranhão e a Paraíba.

O evento será promovido pela Fetec e tem a proposta de resgatar a cultura, tradições e os costumes dos pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento da capital roraimense e a transformaram em uma cidade multicultural.

TJ tem nova ‘logo’ 

kk
NOVA LOGOMARCA |Tribunal de Justiça adota uma  nova identidade visual.

O Tribunal de Justiça de Roraima mudou a feição de sua logomarca de identificação, mais moderna e obedecendo padrões inovadores.

Foi criada pelo designer gráfico Abreu Mubarac e está assentada em um manual completo de aplicação nas mais diversas necessidades de comunicação do TJ.

A intenção da nova marca é que o público alvo identifique o Tribunal como um órgão simples, acessível e atual. A cor azul predomina e foi escolhida porque significa autoridade, calma, dignidade, segurança e confiabilidade, as características do judiciário roraimense.

Impeachment de Dilma 

lll
DILMA | A presidente enfrentará uma investigação no Tribunal Superior Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reabriu ontem uma das quatro ações que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer. A ação foi arquivada em março por decisão da relatora, Maria Thereza de Assis Moura. Diante da análise de um recurso do PSDB, o processo foi desarquivado.

Cinco integrantes do tribunal votaram pela reabertura do caso. Apenas a relatora e Luciana Lóssio defenderam que o processo continuasse encerrado. É a primeira vez que uma ação desse tipo é autorizada pelo TSE.

O julgamento começou no primeiro semestre e, depois de sucessivos pedidos de vista, foi encerrado na noite desta terça, com os votos de Luciana Lóssio e do presidente da Corte, Dias Toffoli. Com a ação reaberta, Dilma e Temer serão intimados a apresentar defesa, e haverá a fase de produção de provas.

Haroldo é inocentado 

jjj
HAROLDO | Juiz não encontrou qualquer indício de que tenha cometido crime.

O ex-secretário de Planejamento do Governo de Anchieta e posteriormente presidente do Instituto de Terras de Roraima – Iteraima – Haroldo Amoras, foi inocentado da acusação de improbidade administrativa.

Ele foi acusado pelo Ministério Púbico em agosto deste ano por ter liberado uma área na Zona Oeste de Boa Vista para fins de interesse social no final de 2014.

Ocorre que o juiz Cézar Henrique Alves, da 2ª Vara da Fazenda Pública não vislumbrou a presença de indícios mínimos que pudessem configurar atitude criminosa do ex-secretário.

leitura
Dia de Ler. Todo Dia! | Quando alguém abre um livro em praça pública, logo pessoas de várias idades chegam junto para escutar o conto. Assim foi o Dia de Ler. Todo Dia!, realizado no Parque Germano Augusto Sampaio. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, teve como objetivo incentivar o hábito da leitura. De acordo com a secretária de Educação, Lucivane Freitas, mais de 300 municípios em todo o país tiveram na mesma data, eventos como este, que ocorreram fora do ambiente escolar.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

 

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts