O clima ‘azedou’ entre o deputado Hiran e a governadora Suely Campos.

Compartilhe nosso conteúdo!
*** A Coluna de Hoje /// Publicada 00h13m ***
Esse clima de cordialidade da foto já não existe mais na relação do deputado Hiran com a governadora Suely Campos.

Como nenhuma das partes se manifesta, mas por debaixo do pano o ‘climão’ é de tensão e antipatia, Hiran Gonçalves e Suely Campos estão a um passo do rompimento político. A relação de cordialidade, aliás, nunca existiu. Hiran praticamente tomou o Partido Progressista (PP), hoje Progressistas, chefiado pelo clã dos Campos há anos e isso deixou feridas abertas até hoje.

Hiran foi ungido ao posto máximo da agremiação política em Roraima, pela sua condição de deputado federal, algo natural na nomenclatura política do Congresso. Mas pelas circunstâncias, a ascensão de Hiran já causou de início algumas ranhuras, porque para ir ao topo, teve que desalojar justamente o ‘capo’ do PP, o ex-governador Neudo Campos, marido da governadora.

E a reação do deputado com o grupo governista nunca foi manifestamente consolidada e a distensão veio no decorrer desta semana quando Hiran, sabe-se lá por quais motivos, fez questão de destacar um abraço caloroso no ex-governador Anchieta Junior – aparentemente adversário de Suely – e postou a foto com destaque no Facebook, uma cena arguciosa de afrontamento ao Governo. E a imagem veio escoltada de um texto em que Hiran sugere, pela amizade de muito tempo, o prenuncio de aliança com o ex-governador.

Ai o barranco desabou um dia seguinte quando Suely decidiu exonerar o secretário de Articulação Municipal e Política Urbana, Anselmo Menezes Gonçalves, uma indicação de Hiran. E a demissão sequer foi comunicada ao apadrinhado nem ao padrinho. E para materializar ainda mais a cizânia com Hiran, a governadora postou em seu perfil no Facebook, ontem á noite, um vídeo de 39 segundos ao lado do presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, onde o senador piauiense ‘hipoteca’ apoio irrestrito do Partido ao governo de Suely e diz que tem compromisso com a reeleição dela.

No vídeo de 39 segundos Suely ouve tudo calada, não pronuncia uma palava sequer. Mas publicou um pequeno texto: “Estive com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e mais uma vez recebi o apoio irrestrito do meu partido para seguir reconstruindo Roraima. Temos uma história de 20 anos no Partido progressista e uma vida pública pautada na lealdade e na defesa dos interesses dos roraimenses”.

Hiran não aparece na publicação de Suely com Ciro Nogueira. Estava cuidando de outros afazeres na Câmara, conforme postou no seu Facebook. Está claro que a ofensiva de Suely tem o literal objetivo de pressionar a executiva nacional para que se posicione em sua defesa na tentativa de abrir as portas no Partido, fechadas por Hiran.

Suely + Anchieta: tudo quase acertado. Será?

Anchieta – segundo a fonte – estaria acertando uma parceria para sair candidato no grupo de Suely.

Nos bastidores da política há coisas que não podem ser ditas porque a fonte pede sigilo absoluto. E fica tudo no campo das especulações e do zun-zun-zun (próprio daqui). Ai quase tudo só se conhece de véspera ou no dia do anúncio. O ‘em off’ é o predicado que mais se emprega para moderar as conjecturas do momento pré-eleitoral diante das indefinições para 2018.

Mas uma fonte garantiu ontem ao Blog que José de Anchieta Júnior está praticamente acertado para subir no palanque de Suely como um dos candidatos do grupo do Governo ao Senado. O outro nome já definido é o da senadora Ângela Portela, que concorrerá à reeleição.

Se isso de fato existe – e todos sabem que em política tudo é possível – a provável aliança de Suely com Zé Anchieta, estaria homologando também um inaceitável ato de traição, de deslealdade mesmo, contra o deputado Mecias de Jesus.

Mecias, todos sabem, já declarou sua intenção de disputar o Senado e quer o palanque do Governo como base. Anchieta, claro, quer um palanque gordo também. Mas, a ser verdade, o embarque do roliço na nau governista pode levar o barco de Suely a pique. Com todo aquele ‘peso’ é bem capaz de contribuir para um naufrágio inevitável.

Acusar sem provas é crime

O Deputado Xingu vai ter que responder na Justiça pelas acusações feitas à prefeita Teresa Surita.

A prefeita Teresa Surita certamente não deixará barato as ofensas e calúnias que lhe foram proferidas elo deputado Jânio Xingu.

O boquirroto Xingu disse textualmente que ‘Teresa é a pessoa mais corrupta de Roraima”, uma acusação gratuita e sem cabimento.

Teresa foi informada do fato, viu o vídeo do pronunciamento na íntegra, mas por se tratar de algo tão desprezível, referiu não se manifestar oficialmente.

Mas vai aplicar o remédio certo para este tipo de moléstia: a Justiça. Quanto a Xingu cabe a ele como acusador o ônus da prova.

Mas crédito para microempresários

Jucá reuniu-se com Afif Domingos, para defender mais crédito para pequenos empresários.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), defendeu nesta quinta-feira (23), durante reunião com o presidente do Sebrae nacional, Guilherme Afif Domingos, a proposta que cria o Cadastro Positivo das Micro e Pequenas Empresas, já aprovada no Senado e atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, e ainda o refinanciamento de dívidas dos pequenos empresários brasileiros.

Para acelerar a análise da matéria, a ideia é fazer com que o projeto de lei complementar (PLP 171/12), que está na Câmara dos Deputados, passe a tramitar em regime de urgência. Além da criação do Cadastro Positivo para microempreendedores, o texto contemplaria o refinanciamento de dívidas de cerca de 590 mil empresas.

A microempresa tem uma função fundamental para nossa economia, pois é o setor que mais emprega e está em todas localidades do país, gerando renda e trabalho para população. Essas demandas são prioritárias, e vamos trabalhar para que possam ser votadas pelo Congresso ainda este ano, disse o líder Romero Jucá.

Mozarildo entra no páreo

Mozarildo tentará mais uma vez voltar ao Senado da República, nas eleições de 2018.

O ex-senador Mozarildo Cavalcanti anunciou ontem, oficialmente em seu perfil no Facebook, que vai novamente disputar uma das vagas de Roraima ao Senado, na eleição do ano que vem.

Ex-deputado federal constituinte, teve participação importante na transformação de Roraima em Estado e é dele o projeto de criação da Universidade Federal de Roraima.

Foi por 16 anos seguidos (1998-2014) senador da República mas não conseguiu retornar à Casa Legislativa na eleição de 2014, onde amargou um 4º lugar com apenas 25.594 votos.

Qualidades para o posto que Almeja, tem de sobra. Ocorre que Mozarildo vai concorrer com gente que certamente tem muito mais densidade eleitoral que ele.

Recuperar vicinal é competência municipal, diz TJ

Segundo o TJ a competência de recuperar e manter a estradas vicinais é dos municípios e não do Estado.

A Segunda Turma Cível, do Tribunal de Justiça de Roraima, composta por três desembargadores, decidiu que a obrigação para recuperar e fazer manutenção de estradas vicinais é dos municípios.

A decisão foi proferida na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual, no julgamento do recurso de apelação interposto pelo Estado, por meio da Procuradoria-Geral.

Na Ação Civil Pública, o Ministério Público Estadual queria responsabilizar o Estado por obras em estradas e pontes em vicinais na região do Paredão, em Alto Alegre.

Agora, a decisão serve de parâmetro para casos parecidos, onde há dúvida sobre o responsável por tais obras. Volta e meia o Estado é acionado para resolver problemas em vicinais sem infraestrutura.

Conselho do PMCB expulsa Kátia Abreu

Kátia Abreu será expulsa do PMDB por se manifestar frequentemente contra o Governo Temer.

O Conselho de Ética do PMDB Nacional decidiu, por unanimidade, expulsar a senadora Kátia Abreu (TO) do partido. Abreu, junto com o também senador Roberto Requião (PR), adotaram seguidas vezes posições contrárias à orientação do partido e o parecer do colegiado foi apoiado por todos os membros.

Durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Kátia e Requião adotaram posição de defesa da petista apesar do rompimento do PMDB com o governo à época. Ambos acabaram por integrar a pequena base de apoio de Dilma durante as reuniões da comissão especial e nas sessões em plenário, o que irritou a direção do partido.

Em nota, o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), disse que o partido “acatará de imediato a decisão do Conselho de Ética” e vai cancelar a filiação partidária da parlamentar. “A medida demonstra nova fase de posicionamento do partido”, finaliza a nota.

Alegria e disciplina no Cine ALE | Alegria em dose dupla. Assim foi a tarde de ontem para alunos do Colégio Militar Estadual Irmã Maria Teresa Parodi, no conjunto Vila Jardim – bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista, que comemoram o aniversário da estudante Nayara Cruz e assistiram o filme Liga da Justiça, no Cine Super K. A programação foi proporcionada pela Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do programa Cine ALE Cidadania. E logo na entrada do cinema, os 261 alunos que foram assistir ao filme demonstraram que a organização, a disciplina (foto acima) e o respeito ao próximo fazem parte do dia a dia deles, independente de qual seja a situação. O presidente da Assembleia, Jalser Renier, destacou que, entre as escolas participantes do Cine ALE, o Colégio Militar Estadual Irmã Maria Teresa Parodi é diferente de todas as escolas que já foram contempladas pelo projeto. “Uma disciplina extraordinária, uma ordem magnífica, uma limpeza muito boa. Essa escola parece que não está vivendo a situação precária da Educação do Brasil. Parabéns ao coronel Paiva por manter a organização, mas isso acontece porque ele se dedica nos três turnos, mantendo a ordem, fazendo com que essa escola seja uma das melhores de Roraima”, afirmou.

Loja do Projeto Crescer no Pátio

Colaboradores do Projeto Crescer finalizando a limpeza para a instalação da lojinha no Pátio.

Nesta sexta-feira, 24, o Projeto Crescer inaugura sua primeira loja onde serão comercializados todos os produtos feitos pelos integrantes das oficinas do projeto: Serralheria, Marcenaria, Serigrafia, Modas, Compostagem, Convivência, Trânsito, Panificação. O espaço onde a loja está sendo montada foi cedido pelo Pátio Roraima Shopping e não terá nenhum custo ao projeto. A inauguração ocorre às 18h.

O local será administrado pela cooperativa do Projeto Crescer. O arrecadado com as vendas dos produtos será destinado à compra de material para novas confecções. Os integrantes envolvidos nas produções também terão participação nos lucros.

A parceria do Crescer com o Pátio Roraima Shopping se iniciou no ano passado, quando os integrantes do projeto fizeram um bazar no shopping.  Também houve um desfile de moda, onde os alunos apresentaram os trabalhos produzidos com materiais reciclados.

Placas recuperadas | A Superintendência Municipal de Trânsito começou a instalar ontem (foto acima) as placas de trânsito que foram recuperadas pelos alunos da Oficina de Trânsito do Projeto Crescer. A instalação contempla a segunda etapa de placas recuperadas, contabilizando 36 no total: 18 de Pare, 13 de Proibido Estacionar e 5 Siga em Frente. O trabalho, além de ter um custo menor, tem papel social, gera economia de cerca de 50% no preço de uma placa nova. Só no ano passado, mais de duas mil placas de sinalização foram substituídas por estarem desgastadas pela ação do tempo ou danificadas por acidentes, vandalismo ou, ainda, terem sido furtadas. No primeiro semestre deste ano foram mais de 400 placas.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts