O descaso na Educação: alunos usam capacetes na sala de aula com medo do teto de escola desabar.

 O descaso na Educação: alunos usam capacetes na sala de aula com medo do teto de escola desabar.
Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

A Coluna de Hoje | Publicada 00h20

Uma foto, enviada por uma aluna, mostra alguns alunos usando capacetes, durante a aula, com medo que o teto desabe sobre suas cabeças.
A foto mostra alguns alunos usando capacetes, durante a aula, com medo que o teto desabe sobre suas cabeças.

E eu que pensava que já tinha visto de tudo nessa vida, em 35 anos de jornalismo. Mas fui surpreendido ontem com uma foto que me foi enviada por alunos da escola estadual Wanda David Aguiar, na zona oeste de Boa Vista. Uma cena inusitada, singular, absolutamente extraordinária, aliás, foi registrada dentro de uma sala de aulas onde os alunos estavam usando capacetes de motociclistas para se proteger dos ventiladores velhos e do teto ameaçado de desabar. Um dos ventilados até caiu sobre as cadeiras, na terça-feira, mas ninguém se feriu.

Continuo defendo que aquele governo que não cuida da educação das crianças e dos jovens, não merece respeito. O que aconteceu na escola Wanda David já não impressiona mais, porque os atuais gestores da educação em nosso Estado, desprezam, subestimam o mais promissor que uma sociedade pode possuir, que é a educação. Isso desponta também uma conjuntura de crise em um governo que não tem início, nem meio, mas se projeta para um fim catastrófico. Tudo se materializa na base do improviso, das atitudes súbitas, dos atos emergenciais.

Ai na forma mais inusitada, jamais imaginada, os alunos da escola Wanda David Aguiar se vestem de personagens caricatos para protestar. Na forma mofada, satirizada, talvez sem ter a noção do alcance do gesto, que mesmo sendo pitoresco, exprime o desconforto de quem está agonizando em um Estado onde a forma de governar é perdulária e irresponsável.

 A Educação, no seu sentido mais amplo, significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A Educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. Mas o governo de Roraima está fazendo de tudo para estancar essas expectativas que só são possíveis de serem alcançadas pela Educação. A governadora Suely não pode ignorar a realidade que é trágica, para ficar brincando de governar por impulsos. 

Sem educação de qualidade os terrenos tornam-se cada vez mais férteis para o maquiavelismo político lançar suas sementes e multiplicar o vazio ágeno da ignorância que inibe o pensamento que planeja e a vontade que executa. Diante desse descaso para com a Educação e muita desordem correndo frouxa em todas as esferas do governo, faço um apelo aos ocupantes do Palácio Senador Hélio Campos: trilhem um caminho diferente e olhem, mas olhem mesmo com carinho para a nossa Educação. Não ajam demagogicamente, valorizem a Educação, o professor, o aluno, mas valorize de verdade, sem aquelas conversas enganosas que fazem parte do discurso mentiroso da maioria dos políticos do nosso Estado.

Desculpa rasgada 

E em mais uma dessas desculpas rasgadas – o pretexto agora é a decisão do TCE que suspendeu os contratos de reformas das escolas – a Comunicação do Governo diz que a secretária Selma foi informada da situação da escola Wanda David.

E que foi enviada uma equipe para avaliar a situação. No entanto, a nota frisa diante que desse impedimento, o governo está buscando alternativas para oferecer as condições necessárias para o bom desenvolvimento das atividades de educação, tanto para os alunos, quanto para professores e demais profissionais da área de educação. Brincadeira, né não!

neudoccaam
Neudo acusa o procurador de querer vender carne o Governo.

O açougue do procurador

E o articulador do Governo de Suely derramou quilotons de dinamites no quengo do procurador de Contas, Paulo Sérgio. Formalizando, aliás, acusações gravíssimas contra Paulo Sérgio.

Neudo disse que a iniciativa do procurador em pedir o afastamento da secretária Selma Mulinari, é uma forma de chantagear o Executivo estadual. Segundo o governador de verdade, Paulo Sérgio queria e não conseguiu se aproximar ‘do nosso governo’ porque queria vender carne para a merenda escolar.

Nós não queremos esse tipo de contato, não queremos comprar carne dele, não queremos nada disso. Não queremos apadrinhamento, Ministério Público de Contas empresarial, um procurador que é um empresário quer vender para o governo”, atacou Neudo.

Contra ofensiva 

uuu
Paulo não reconhece a legitimidade de Neudo como articulador.

Se a inculpação de Neudo tem algum galho de verdade, deixa o fiscal da lei em situação danosa.

As, ao contrário, Paulo Sérgio arretou-se e participou par o contra-ataque. “Eu não reconhece a legitimidade jurídica de Neudo Campos como articulador nem como qualquer designação no governo atual. As acusações não infundadas”, disse Paulo Sérgio, em Nota.

Ele diz que Neudo caiu em desespero por conta de tantas irregularidades expostas no Governo e que os ataques fazem parte de uma estratégia cujo objetivo é denegrir a imagem do MPC.

Fora Selma 

Esse banner foi publicado pelo movimentod os profesores.
Esse banner foi publicado pelo movimento dos professores.

Um grupo de professores estaduais que se denomina “Movimento dos Professores em Luta”, resolveu atiçar a fogueira que assa a bata da secretária de Educação, Selma Mullinari.

Numa forma de firmar posição em amparo ao Ministério Público de Contas, e em repulsa ao que disse Neudo Campos, que atacou e desmoralizou o MPC, vão se vestir de preto na próxima terça-feira, dia 26, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, a partir das 8 horas, para pedir a demissão de Selma Mullinari.

Nas redes sociais, os professores divulgaram um banner e escreveram que nada mais justo para moralizar o MPC pela falta de respeito do ex-governdor Neudo Campos, do que forçar a demissão de Selma.

São as formas, Neudo!

Neudo reclama que órgãos de controle não se manifestaram quando as escolas ficaram abandonadas por sete anos no governo de Anchieta. Nisso sou obrigado a concordar.

Acontece, Neudo, que não somos contra as reformas das escolas e a melhoria da Educação. Todo mundo é avesso ao modelo de gestão que seu governo está propondo, agindo na base do arranjo e realizando contratos milionários sem a devida licitação e não obedecendo o princípio da publicidade, na divisão do dinheiro do Estado.

O povo se opõe às maracutais, que são muitas, desiguais e imorais. É a forma, Neudo!

Mãos salvadoras

ggg
O ministro Gilmar Mendes cuidou de arquivar o processo.

Uma penca de proeminentes da política local foi salva numa só canetada, em ação de autoria do Ministério Público Eleitoral, que teve origem na 1ª Zona Eleitoral em 7 de abril de 2015. No processo, o MPE acusa os políticos da prática de crimes do art. 299 (corrupção eleitoral) e 350 (falsidade ideológica eleitoral) do Código Eleitoral nas eleições gerais de 2014, quando todos eram candidatos. Dos cinco políticos, apenas Anchieta Júnior – que concorria ao cargo de senador – não conseguiu se eleger. O processo corria no Supremo Tribunal Federal – STF – extinto anteontem pelas mãos salvadoras do ministro Gilmar Mendes.

Os acusados eram: o ex-governador de Roraima Anchieta Júnior, os deputados federais Hiran Gonçalves e Shéridan Estefany e os estaduais Jorge Everton e Jalser Renier.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico – Dje – órgão do Supremo Tribunal Federal, com o número 96/2015, página 77, com divulgação ontem (21), e com publicação impressa válida para sexta-feira (22).

Sem igualdade 

A polícia federal informou que prendeu três figurões em Boa Vista por envolvimento com ações que configuram crime de pedofilia. Mas não informa as identidades dos suplicantes.

A Polícia Civil informa que descobriu quem era o condutor de uma bela Hilux que atropelou e matou um coitado ciclista que pedalava pela avenida Getúlio Vargas. Mas nega a identidade do suplicante.

Que tipo de igualdade é essa que se prega nesta pais, sob a mentira de estado democrático de direito? Se os meliantes fossem ladrões de ovos ou pés rapados, teriam espaços generosos nas páginas policiais.

Novo cartão postal 

tt
A Prefeita Teresa assino o termo de doação da aeronave.

O Município de Boa Vista vai ganhar em breve um novo cartão-postal, isso porque a Base Aérea doou para a Prefeitura uma aeronave, desativada em 2010, e que vai ser implantada na avenida João Alencar, na entrada da cidade – sentido norte.

A prefeita Teresa Surita assinou o termo de doação do AT-26 Xavante. A nave vai ser colocada bem próxima a Base Aérea como forma de simbolizar a chegada da organização militar em Roraima.

Mais uma missão para Jucá

ggg
Jucá com Renan: mais uma missão para o coringa do Senado.

O senador Romero Jucá – vice presidente do Senado – tem se transformado no coringa do presidente Renan Calheiros.

Foi designado ontem para mais uma missão. Juntamente com o senador paulista José Serra vai coordenar a comissão que vai definir as prioridades de votação no ‎Congresso Nacional.

“Teremos uma pauta extremamente importante que vai apontar o caminho da construção, da evolução, do emprego e crescimento do país”, disse Jucá.

Governo do Povo nas nuvens governodopovo

Pelo volume de dinheiro envolvido na operação, parece que o Governo de Suely vai viver nas nuvens. O apetite para voar do pessoal do Governo do Povo, é bem medonho.

Contratou por R$ 582.481,30 (quinhentos e oitenta e dois mil e quatrocentos e oitenta e um reais e trinta centavos), a agencia de viagens Monte Roraima Turismo MR TUR – para a prestação de serviços de reserva, emissão, marcação/remarcação, endosso e aquisição de passagens aéreas, em âmbito nacional e internacional.  O contrato N° 021/2013, foi assinado pela filha da governadora, Danielle Silva Ribeiro Campos e terá duração de 5 meses apenas. Está exposto no Diário Oficial do Estado do dia 19 deste mês.

Posse na quarta-feira

A posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Roraima, Elaine Bianchi, será na próxima quarta-feira, 27, às 9 horas, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto.

Elaine teve seu nome aprovado pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, pela somatória dos pontos obtidos.

Ocupará a vaga deixada com a aposentadoria de José Pedro Fernandes, ocorrida em fevereiro de 2012. Elaine Cristina Bianchi ingressou na magistratura em novembro de 1993.

kitsorrisoKIT SORRISO | Os alunos da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro foram contemplados com uma ação de saúde bucal, promovida pelos acadêmicos do 3º semestre do curso de Odontologia da Faculdade Cathedral em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. A Secretaria Municipal de Saúde doou 100 kits de escovação para a ação. Essa é a segunda vez que os acadêmicos da Faculdade promovem a atividade na escola, durante os semestres eles desenvolvem dinâmicas educativas voltadas para a saúde bucal.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

 

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: