O Governo é novo, mas os problemas são os mesmos e se agravam.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h10

Familiares de pacientes protestaram ontem na porta do HGR. Foto | Internet

O governo é novo, mas os problemas são os mesmos. Parece que nada mudou em relação ao período desastroso de Suely Campos.

Antônio Denarium (PSL) assumiu anunciando algumas providências, porém, decorridos mais de 30 dias de sua gestão (contando com o período da intervenção) a população padece de atenção básica em tudo.

É salário atrasado, fornecedor que não foi pago, terceirizados sem receber, duodécimo não repassado aos poderes, pessoas que não são atendidas nos hospitais, falta remédio, ou seja, quase tudo continua como ‘dantes no‘ quartel de abrantes’.

Denarium precisa dar uma resposta a essas carências com ações mais claras, que não sejam apenas pronunciamentos retóricos, sem o enfadonho jogo de promessas.

Ao que parece nada mudará nos próximos dias, pois o Governo continua com a mesma cantilena de falta de dinheiro. E não há perspectiva de que dias melhores virão.

Ontem por exemplo havia uma verdadeira choradeira no Hospital Geral onde há uma fila de pacientes esperando por atendimentos nos corredores e mais de 3 centenas que aguardam por cirurgias.

Tem gente aguardando na fila do SUS há sete meses por cirurgia ortopédica e nunca foi atendido. O motivo é a falta de material médico-hospitalar. E assim as sequelas aumentam e os danos tornam-se irreversíveis.

Energias alternativas: Denarium comemora

Roraima pode ter parque de geração de energia eólica.

O Ministério de Minas e Energia disponibilizou consulta pública para a realização de leilão para o suprimento de energia fotovoltaica (captação solar) e eólica (vento) em Roraima.

Será mais um importante reforço para acabar com os transtornos causados pela constante falta de energia em Roraima, enquanto não chega o Linhão de Tucuruí.

A iniciativa federal deixou animado o governador Antônio Denarium. Durante a visita da comitiva de ministros do Governo Federal ao Estado de Roraima, nos dias 17 e 18 deste mês, o governador apresentou o programa Roraima 2030, mostrando necessidade de fontes de energia alternativas para suprir a ameaça da dependência da hidrelétrica de Guri, na Venezuela.

Sobrou para os bombeiros

Bombeiros ficam sem promoção por conta da crise financeira.

Sobrou para o Corpo de Bombeiro. A crise financeira e institucional que apavora Roraima há anos, afetou também os bombeiros roraimenses que ficaram sem ascensão aos novos postos.

Governador Antônio Denarium baixou decreto suspendendo novas promoções por 90 dias e dependendo da situação o prazo poderá ser prorrogado enquanto o decreto de Calamidade Financeira estiver em vigência.

Conforme a publicação, as promoções estavam previstas para o dia 22 de março de 2019. A suspensão abrange os Cursos de Habilitação de Oficiais e Formação de Sargentos do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Roraima.

Para a justificar o decreto, Denarium citou a crise financeira que prejudicou a continuidade da execução dos serviços essenciais para população. Além disso, frisou o decreto de Calamidade Financeira.

Mecias apoia a Zona Azul

A Zona Azul será instalada bem no centro de Boa Vista.

Enquanto alguns ignorantes criticam a Zona Azul, o estacionamento organizado implantado pela Prefeitura de Boa Vista no centro de Boa Vista, o senador eleito Mecias de Jesus se mostrou favorável à iniciativa da prefeita Teresa Surita.

Em seu perfil no Facebook, o senador se manifestou: “Há décadas que não pactuamos mais do mesmo grupo político, mas nunca deixei de reconhecer acertos na gestão da Prefeita Teresa Surita. Uma dessas medidas que entendemos ser salutar é a reativação do sistema chamado Zona Azul, ações que humanizam, desburocratizam e tornam mais acessíveis as áreas de estacionamentos na parte central de Boa Vista”.

Mecias disse que com a organização dos espaços no centro de Boa Vista a capital contemplada com projetos que já deram certo em várias cidades do Brasil e de outros países. “E como senador estarei à disposição, inclusive para buscar recursos, para ampliar o projeto para outras áreas de Boa Vista”, disse.

Moro e os governadores

Denarium foi convidado para encontro com Sérgio Moro, dia 4.

O governador Antônio Denarium foi convidado para uma importante reunião em Brasília no próximo dia 4.

É para um encontro com o ministro da Justiça e Segurança Sérgio Moro, no Ministério da Justiça, onde ele vai apresentar apresentar o seu projeto de lei “anticrime”.

No convite, afirmou que vai detalhar propostas para alterar o Código de Processo Penal e a Lei de Execução Penal.

Roraima não está na lista

O Governo de Roraima não encontro no programa de recuperação fiscal.

O ministro Paulo Guedes (Economia) sinalizou a governadores em crise financeira que pretende flexibilizar o entendimento das regras para que possam ingressar no programa de recuperação destinado a estados em situação falimentar.

Mas só cinco estados serão contemplados com a benesse federal: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Goiás. Mesmo sofrendo pelas circunstâncias atuais, sem dinheiro para quase nada, Roraima não foi anunciado no pacote de Recuperação Fiscal do Governo Federal.

O assunto foi até debatido no Palácio do Planalto em reuniões de Denarium com o então presidente Michel Temer. Mas Roraima, pelo menos nessa 1ª leva ficou de fora. O maior benefício do programa é o congelamento do pagamento da dívida por três anos, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Sanções contra Maduro

Maduro terá dificuldades de governar sem o dinheiro da PDVSA.

O governo de Donald Trump determinou ontem, 28, novas sanções à estatal de petróleo venezuelana, a PDVSA. Todo o dinheiro pago pela compra de petróleo da Venezuela pelos Estados Unidos irá para contas bloqueadas e só poderá ser sacado quando “um governo democraticamente eleito estiver no controle” do paíssegundo o secretário do Tesouro Steve Mnuchin.

O objetivo das sanções é impedir o acesso da cúpula chavista e do presidente Nicolás Maduro à renda do petróleo e pressionar os militares, que comandam atualmente a PDVSA, a mudar de lado.

As sanções também vão congelar quaisquer bens que a PDVSA possuir nos Estados Unidos e impedir empresas americanas de fazer negócios com a estatal. “Os Estados Unidos estão punindo os responsáveis pelo declínio trágico da Venezuela e seguirão usando medidas diplomáticas e econômicas para apoiar o presidente interino Guaidó”, disse Mnuchin.

No total, 7 bilhões de dólares em ativos serão congelados a partir de hoje e mais 11 bilhões de dólares ficam em suspenso, sob condições a serem cumpridas. As sanções atingem todo o departamento político, as agências e o Banco Central da Venezuela, assim como o gabinete do regime de Nicolás Maduro. Com agências internacionais

Vicinais recuperadas | O compromisso de gestão da prefeita Teresa Surita não se resume só a cuidar da cidade, mas também dá área rural, onde vivem mais de mil famílias que contribuem com a economia do município desenvolvendo a agricultura familiar. E a prefeitura está trabalhando para a recuperação de estradas, vicinais e pontes de localidades como os Projetos de Assentamento Nova Amazônia e Nova Amazônia I. Ao todo, 85 km estão sendo recuperados, beneficiando mais de 600 famílias que vivem da agricultura familiar nas vicinais revitalizadas. Esse trabalho é fruto de um convênio assinado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RR), com recursos trazidos em parceria com o senador Romero Jucá e um investimento total de oito milhões de reais.  A revitalização das vicinais representam melhorias em muitos aspectos, como contribuir que pequenos agricultores tenham boas estradas para escoarem sua produção, para que as crianças possam ir à escola, além da redução do custo de manutenção de maquinários e veículos, transporte de insumos, entre outros.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: