O que fazia em Boa Vista um ex-diretor corrupto da Petrobrás, pego ontem na operação Lava-Jato?

 O que fazia em Boa Vista um ex-diretor corrupto da Petrobrás, pego ontem na operação Lava-Jato?

PR – OPERAÇÃO/LAVA JATO/ROBERTO GONÇALVES – POLÍTICA – O ex-gerente executivo da Petrobras, Roberto Gonçalves, preso durante a 20ª fase da Operação Lava Jato, no Instituto Médico Legal (IML), em Curitiba (PR), onde realiza exame de corpo delito, em Curitiba (PR). 17/11/2015 – Foto: PAULO LISBOA/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Compartilhe este artigo

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h13
PR - OPERAÇÃO/LAVA JATO/ROBERTO GONÇALVES - POLÍTICA - O ex-gerente executivo da Petrobras, Roberto Gonçalves, preso durante a 20ª fase da Operação Lava Jato, no Instituto Médico Legal (IML), em Curitiba (PR), onde realiza exame de corpo delito, em Curitiba (PR). 17/11/2015 - Foto: PAULO LISBOA/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Ex-gerente executivo da Petrobras, Roberto Gonçalves foi preso ontem em Boa Vista na 39ª fase da Operação Lava-Jato.

Que diabos fazia em Boa Vista um ex-gerente da Petrobrás preso ontem de manhã na 39ª fase da operação Lava-Jato: Roberto Gonçalves foi recolhido pela Polícia Federal por ordem do juiz Sérgio Moro. O gerente não foi encontrado no Rio e acabou preso em Boa Vista, Roraima, o que causou surpresa no comando das investigações.

Roberto Gonçalves sucedeu Pedro Barusco – condenado na operação por lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção – como gerente-executivo da área de Engenharia e Serviços da Petrobrás, onde atuou no período de março de 2011 a maio de 2012. Segundo a investigação, Gonçalves usava offshores na China e nas Bahamas para dissipar valores de propina recebidas.

Gonçalves já vinha sendo investigado pela força-tarefa da Lava Jato a partir de apurações internas na Petrobrás e também por depoimentos prestador por delatores. Em novembro de 2015, ele havia sido preso temporariamente na Lava Jato. Dessa vez, a investigação recebeu documentos das autoridades suíças que, segundo o Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, apontam que Gonçalves teria contas no país para ocultar o recebimento de propina. Com essas provas, foi solicitada a prisão preventiva do ex-gerente da Petrobrás.

O advogado de Roberto Gonçalves, James Walker, afirmou que seu cliente estava visitando familiares em Roraima e foi surpreendido pela operação. Ele será transferido para Curitiba hoje de manhã, segundo informou ontem o comando da Polícia Federal. Estranho mesmo é o fato de Roberto Gonçalves ter escolhido justamente Boa Vista para se esconder da Polícia.

Chagas quer isenção para armas
Para Chagas diversos estados já isentaram o imposto sobre compra de equipamentos em benefício da segurança.
Para Chagas diversos estados já isentaram o imposto sobre compra de equipamentos em benefício da segurança.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Coronel Chagas (PRTB), encaminhou algumas proposituras ao Governo de Roraima para ações que ele julga importantes para o Estado.

Defendeu que o Governo do Estado dê isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS – para aquisição de arma de fogo, munições, coletes à prova de bala para agentes penitenciários, policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guardas municipais. Alguns estados como o Ceará e o Rio Grande do Norte já isentaram ICMS para armas de fogo.

Ele acrescentou que diversas categorias profissionais têm o reconhecimento por parte do Estado na isenção de imposto para sua ferramenta de trabalho. Citou como exemplo os taxistas, que podem adquirir veículos com impostos reduzidos.

Estamos fazendo isso porque diversos estados já estão agindo dessa maneira e os profissionais da Segurança Pública atuam com arma de fogo, um dos produtos que apresentam maior carga tributária do país. Tal carga tributária abrange esses profissionais, quer nas armas públicas ou nas armas particulares empregadas no deslocamento de ida e volta ao serviço”, explicou o deputado.

Restauração do patrimônio público
ll
Esse é o estado em que se encontra a escola estadual 31 de Março.

Em outra indicação ao Governo Chagas quer que uma reforma urgente seja executada na Escola Estadual 31 de Março, localizada na rua Fábio Magalhães, no bairro de mesmo nome.

Sobre o tema o deputado Joaquim Ruiz (PTN), lembrou que o número de estudantes na Escola 31 de Março vem reduzindo nos últimos cinco anos. Diante disso, ele sugeriu que a instituição seja transformada em escola militar.

A sugestão foi acolhida pelo deputado Coronel Chagas que complementou: “Colocando a metodologia de ensino militar terá alunos de todos os bairros querendo estudar lá”.

A reforma e reativação do Parque Aquático do Jardim Primavera também foi destaque no discurso do deputado Coronel Chagas. Ele justifica que a área de lazer e recreação é importante para a comunidade daquele bairro e adjacências mas a estrutura encontra-se completamente abandonada.

Previdência: acreditem, Roraima está no azul
lll
O mapa mostra que apenas 4 estados administram bem sua previdência. Roraima é um deles.

Na semana em que o presidente Michel Temer anunciou que os servidores dos Estados e municípios ficariam de fora da reforma da Previdência, um estudo mostra o tamanho do problema deixado para os governadores. Atualmente, as previdências do Distrito Federal e de 22 dos 26 Estados operam no vermelho.

Mas os números que mostram a nova dinâmica de gastos, Estado por Estado, constam que pelo menos 4 unidades da federação estão no azul, ou seja, a previdência é superavitária. E um deles é justamente o Estado de Roraima. Os outros 3 são Amapá. Acre e Tocantins, todos na Região Norte.

O estudo aponta que o IPER tem controle absoluto sobre os recursos gerenciados da previdência que é recolhida dos servidores mensalmente, apesar daquele rombo sofrido no governo de Zé Anchieta por má aplicação do dinheiro em bancos falidos.

Deputados pulverizam vetos do Governo
jjj
Deputados desmontaram os vetos do Governo aos projetos anteriormente aprovados em Plenário.

Três vetos governamentais a projetos que constavam na ordem do dia da sessão de ontem, 28, da Assembleia Legislativa de Roraima, foram derrubados pelos deputados, que limparam a pauta.

Por 14 a cinco, o veto total ao projeto de lei que trata do funcionamento de curso de Técnicos de Enfermagem à Distância no estado foi o primeiro a ser derrubado. O Executivo alegava que o projeto de lei viola as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e que o Poder Público deve incentivar e promover programas de ensino à distância.

Outro veto derrubado foi o do projeto de lei que institui em Roraima a distribuição de leite sem lactose para crianças com intolerância a substância e que pertençam a famílias carentes. Foram 16 votos a quatro.

Os parlamentares também derrubaram o veto ao projeto de lei sobre o Fundo Especial do Poder Judiciário, que versa sobre o pagamento de gratificação de pessoal, por 14 votos a quatro.

PCCR do Detran é mantido
jjj
Jalser se manifesta sobre o PCCR do Detran, observado pelo presidente do Órgão, Chicão da Silveira.

Em outra votação complexa, os deputados derrotaram o governo de novo e com 13 votos derrubaram o veto parcial de Suely Campos ao projeto que trata da reestruturação e reorganização do PCCR (Plano de Carreira, Cargos e Remuneração) dos servidores do Detran.

Das 12 emendas apresentadas por deputados ao PCCR, três foram vetadas pelo Governo. Na sessão desta terça-feira, 28, o Plano entrou em pauta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), onde o veto do Governo sofreu a primeira derrota por três votos a dois. No plenário, a decisão foi mantida, só que, desta vez, por 13 deputados.

O presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), se manifestou sobre a questão. Ele ponderou que não custava nada a governadora [Suely Campos] chamar esses servidores do Detran e ter uma conversa amistosa, fazer um escalonamento de pagamento ou uma escala de progressão.

Mas não houve [conversa]. Quando não há entendimento, temos que tomar decisão que muitas vezes é boa pro Governo e às vezes é ruim. Essa decisão eu considero que não é boa nem ruim pro Executivo, mas é ótima para os servidores que prestam serviço naquela instituição”, disse Jalser.

Um desafio sendo vencidohospitalsanto

Quando assumi a prefeitura, em 2013, fui visitar o hospital infantil. Pensei comigo: meu Deus!  Como vou dar conta de resolver esta situação na velocidade que nossas crianças precisam? A recuperação do Hospital Santo Antônio foi um desafio para mim e minha equipe. Estava todo deteriorado, sem remédios, sem médicos, as crianças internadas não tinham alimentação. O cenário era de guerra. Em 2014, inauguramos o Bloco H. Enquanto no Brasil reduzia leitos, em Boa Vista estávamos conseguindo ampliá-los. Trabalhar com saúde é complexo, demora a ajustar os problemas. Este ano, entregamos o Bloco A, moderno, todo climatizado, seguindo os mais altos padrões de qualidade exigidos para unidades hospitalares no país. Orgulho-me muito dos avanços conquistados. O Santo Antônio está acolhedor, os pais ficarão mais tranquilos na hora do atendimento. Além de novos equipamentos, implantamos espaços lúdicos como brinquedoteca, fraldário e cantinho da leitura. Ainda tem muito que fazer pela saúde municipal, inclusive continuar com a recuperação nos outros blocos do hospital, vamos continuar com nosso trabalho. Vamos avançar ainda mais. [Depoimento da prefeita Teresa Surita sobre as melhorias que estão sendo executadas no Hospital da Criança]

Não tem graça nenhuma
lll
Os detentos já estão em atividades em alguns parques aquáticos da capital.

Eu sinceramente não vejo graça nenhuma nesse anuncio feito pela governadora Suely Campos (PP), em seu perfil no Facebook, em que proclama como “uma notícia boa” o uso de detentos do sistema prisional como mão de obra para a recuperação dos parques aquáticos de Boa Vista.

Não tenho preconceito nenhum por serem detentos, e talvez alguns até vislumbrem na tarefa uma forma de progredirem na pena, mas há gente desemprega vagando pelas ruas de Boa Vista em busca de emprego e que merece uma oportunidade.

Além de perigoso, porque possibilita a ocorrência de fugas, o uso dos detentos ainda gera dispêndios porque as atividades serão feitas com escoltas de agentes penitenciários. Além disso os presos, mesmo vigiados, metem medo na população. O Ministério Público deve se manifestar sobre o caso.

Querem notícia boa? Olha essa novidade! Para reformar os parques aquáticos, inativos há mais de uma década, nós iniciamos uma parceria entre a Educação e a Secretaria de Justiça para que os reeducandos do regime semiaberto possam participar da mão de obra que vai devolver à população esses espaços de lazer. E o trabalho já começou pelos parques Caçari e Caranã e logo vamos chegar a todos os outros”, disse Suely.

O PP no centro do furacão
No começo, tudo flores e feiidade. Agora Hira e Suely etão as turras.
No começo, tudo flores e feilidade na relação política de ambos. Agora Hiran e Suely etão às turras pelo domínio do PP.

O que estava sendo tratado intramuros de repente ganhou domínio público. Há uma crise declarada envolvendo o deputado Hiran Gonçalves, presidente do PP e a governadora Suely Campos, apenas filiada do Partido Progressista.

A queixa de Suely é que depois que o marido Neudo Campos perdeu o domínio do PP ela também ficou sem valimento dentro da agremiação. Daí partiu para o ‘abafa’. Se não conseguir a presidência do Partido em Roraima – e parece que não conseguirá – vai pular fora e buscar outro lugar para se acomodar.

Hiran, por sua vez, já afirmou que não tem interesse nenhum em entregar o comando do PP. E todos sabem que em Brasília o que vale é o voto do deputado. Daí Suely não terá sucesso em seu intento.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: