Os desafios da Prefeitura de Boa Vista diante da crise migratória.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h05

Hospital da criança lotado. A maioria é venezuelana.

Com o cenário da crise migratória em seu ápice, a prefeita de Boa Vista Teresa Surita enfrenta um desafio cada vez mais difícil de continuar provendo, com os recursos do município, os meios necessários para acolher a demanda crescente de atendimentos na rede municipal de saúde.

Há anos a Prefeitura de Boa Vista tem feito grande esforço para garantir os atendimentos sem distinção de nacionalidade, investiu na reforma do Hospital da Criança, dos postos de saúde, promoveu seletivos e está preparando concurso público para o final deste ano, mas, mesmo assim, a questão da falta de profissionais compromete os serviços.  

Teresa pleiteia junto ao Ministério da Saúde, desde o início do ano, a revisão da classificação que enquadra Boa Vista como capital em situação de menor vulnerabilidade social (Perfil 3), tendo em vista o atual cenário de emergência na saúde pública ocasionado pela crise migratória.

Essa classificação dos perfis pelo Ministério é baseada em critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios e percentuais de população em extrema pobreza. Municípios classificados com Perfil do 4 ao 8 são considerados mais vulneráveis e são priorizados com a disponibilização de mais vagas para médicos.

No início do ano o Governo Federal abriu edital para renovação de vagas de profissionais do Mais Médicos apenas para esses municípios com maior vulnerabilidade. Boa Vista ficou de fora mesmo com a pressão da crise migratória em todos os setores, especialmente na saúde. Fonte | PMBV

Mais de 140 mil atendimentos

Teresa: ‘o problema é a falta de médicos’.

De janeiro a junho deste ano, já foram mais de 680 mil atendimentos nas unidades básicas de saúde, entre atendimentos médicos, de enfermagem e outros serviços primários. Mais de 140 mil desses atendimentos dispensados foram para imigrantes venezuelanos.

A prefeita Teresa Surita relata que diante de uma crise migratória como esta, a falta de médicos para suportar a demanda é uma das principais dificuldades.

“O nosso problema hoje é a falta de médicos, que não temos o suficiente para contratar aqui em Boa Vista e a condição de contratação pelo programa Mais Médicos não nos dá saída para ter uma quantidade boa de médicos como tínhamos há pouco tempo. Hoje nós temos uma demanda muito grande de atendimentos e faltam profissionais, porém já fizemos de forma emergencial o processo seletivo e até o fim do ano, queremos fazer o concurso para preencher as vagas necessárias pelo menos amenizar toda essa situação”, reforçou Teresa.

BV deve perder 8 médicos

Oito édicos serão desligados do programa federal.

Boa Vista conta com 81 médicos atuando na saúde. Desses, 58 são do Mais Médicos. Porém, até o final de agosto, serão desligados 5 profissionais do programa do Governo Federal que não terão os contratos renovados pelo Ministério da Saúde.

Outros 3 médicos já solicitaram desligamento por motivos pessoais e essas vagas também não serão preenchidas. Ou seja, 8 médicos do programa deixarão a Atenção Básica da capital.

De acordo com Teresa, apesar de conhecer as dificuldades do município diante da crise migratória e o impacto na rede de saúde que tem elevado a demanda de atendimento para além do limite, o Ministério ainda não mudou a classificação do perfil de Boa Vista.

Ainda segundo Teresa, Boa Vista precisaria de um reforço de, no mínimo, 20 novos profissionais do programa. “O quantitativo de médicos na atenção primária está diminuindo diante de uma demanda crescente, o que afeta a oferta de atendimento médico à população e sobrecarrega os profissionais que permanecem no quadro”, destaca.

Bem-querer pode sair do papel

Corredeiras do bem-querer: local da hidrelétrica.

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal decidiu qualificar quatro projetos de hidrelétricas para estudar a viabilidade e possível inclusão nos leilões de energia nova.

Os aproveitamentos hidrelétricos são Tabajara (RO-400 MW), Bem Querer (Roraima-650 MW), Castanheira (MT-140 MW) e Telêmaco Borba (PR-118 MW).

A hidrelétrica do Bem-Querer será construída no local em que fica a Cachoeira do Bem Querer em Caracaraí. Essa cachoeira é um ponto turístico importante do estado.

Prevê que seja criada uma barragem ao longo de 135 km do rio Branco que se estenderia até áreas que estão localizadas acima de Boa Vista.

Segundo a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Dadald Pereira, a qualificação significa que o PPI vai olhar com lupa esses projetos para ver se precisam de alguma adequação.

Chico Mozart no Cidadania

Chico com Freire: agora no Cidadania.

O deputado estadual Chico Mozart tocou de partido. Deixou o Partido Republicano Progressista (PRP) e ingressou no Cidadania, antigo PPS.

A filiação aconteceu ontem, em Brasília, na presença do patrono nacional do Cidadania, o deputado federal pernambucano-paulista, Roberto Freire

E o anuncio da troca foi feito pela deputada Lenir Rodrigues, que preside a Sigla em Roraima, ontem durante Sessão na Assembleia Legislativa.

Denarium quer exploração mineral

Denarium esteve com Victor Hugo, em Brasília.

Contaminado pela onda bolsonarista, para quem o minério brasileiro tem que ser explorado a todo custo, o governador Antônio Denarium foi a Brasília se encontrar com o diretor geral da Agência Nacional de Mineração, Victor Hugo Froner Bicca.

Denarium falou a respeito da exploração mineral em Roraima, bem como da necessidade de regularização das aéreas que hoje já são exploradas.

E solicitou cooperação técnica da Agência para ativar a certificação de todo potencial mineral do Estado de Roraima.

Resíduos sólidos em debate

Gestores são capacidades para gestão de resíduos.

A Prefeitura de Boa Vista iniciou uma série de capacitações para gestores e servidores que atuam nos órgãos de fiscalização da esfera municipal. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio-Ambiente e faz parte das ações inseridas na implementação do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos na capital.

Ontem pela manhã foi a vez dos servidores do setor de atendimento da Central 156, que receberam orientações de como proceder em caso de dúvidas dos munícipes. A ideia é que todos os servidores dos setores de fiscalização da prefeitura participem das capacitações.

Hoje, às 9 horas, acontece na sala de reuniões do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), a capacitação para os servidores que atuam nos setores de licitações como a Comissão Permanente de licitação e Secretaria Municipal de Obras.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos contempla, entre outras ações, a implantação da coleta seletiva, a instalação de ecopontos em pontos estratégicos da cidade, bem como nos bairros para entrega voluntária de resíduos recicláveis pela população.

Guarda Municipal armada

Guardas municipais recebem treinamento para armas.

Para reforçar a segurança na capital a prefeitura está especializando a 7ª turma de Guardas Civis Municipais no Curso de Capacitação Técnica para Manuseio de Arma de Fogo de Repetição e Semiautomática. Os alunos iniciaram nesta semana a fase prática do curso em um estande de tiro localizado no Distrito Industrial.       

Com a capacitação, Boa Vista terá mais 40 guardas aptos a atuarem em defesa da população e do patrimônio público, totalizando 275 profissionais habilitados na capital. Os alunos iniciaram o curso passando pela etapa teórica, onde aprendem sobre a legislação referente às armas de fogo.

No decorrer do curso, eles conheceram os procedimentos de montagem e desmontagem das armas, para assim iniciar os exercícios práticos, que visam aperfeiçoar e aplicar o conhecimento apresentado de forma teórica ao longo das aulas.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: