Pacaraima: enfim, a paz!

Compartilhe nosso conteúdo!
Coluna do sábado |||| Publicada 00h20
lllll
Indígenas reunidos ontem em Pacaraima decidiram que o Município permanece na área demarcada de São Marcos.

A paz finalmente reina em Pacaraima. Ameaçada de desintrusão – ato ou efeito de retirar de um imóvel quem dele se apossou ilegalmente – por uma ação que a Funai moveu sob alegação de que o município encontra-se fincado em área indígena demarcada, a população pode enfim dormir tranquila. A polêmica se arrasta por mais de duas décadas e somente ontem, após Assembleia Geral que durou três dias (15, 16 e 17 de junho) na Comunidade Boca da Mata, mais de 800 índios decidiram pela permanência de Pacaraima na Terra Indígena São Marcos, ao norte de Roraima, reconhecida e homologada desde 1991, pelo Governo Federal.

A ação civil ordinária 499-2 – de autoria da Fundação Nacional do Índio – Funai -, que pede a exclusão do município da reserva dos índios, encontra-se para julgamento no Supremo Tribunal Federal, pelo ministro Marco Aurélio Melo. Mas com a decisão de ontem, a ação pode perder o objeto e ser definitivamente arquivada. Ao todo, 72 comunidades indígenas estão envolvidas na discussão sobre a extinção de Pacaraima.

A presidente da Comissão, professora Diva Freitas, disse que antes da assembleia foram 72 dias de consulta às comunidades indígenas da região. Esse diálogo resultou na decisão unanime pela permanência do município de Pacaraima, porém, com algumas condições, dentre elas a delimitação do perímetro urbano do município, construção de um aterro sanitário, reflorestamento de áreas devastadas em nascentes de rios e igarapés, além de compensação continuada pelo Governo Federal na ordem de R$ 2 milhões ao ano.

Justiça afasta servidores da ALE
ll
Quatro servidores da Assembleia foram afastados por uma decisão judicial ontem.

O juiz Aluízio Ferreira Vieira, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou o afastamento de quatro servidores da Assembleia Legislativa, dois dias após a ocupação do prédio do legislativo por agentes do GAECO, na operação “Cartas Marcadas”, que investiga suposto desvio de dinheiro através de licitações dirigidas.

O magistrado definiu pela interrupção imediata da prestação de serviço dos funcionários Ernande Antônio Pinto Costa, Maria Goreth Ferreira Lima, Elias Pereira Sena e Pedro Mardem Souza Felix. Embora não tenha sido ainda notificada da decisão, a Assembleia informou que se pronunciará posteriormente sobre assunto.

Mas já é do conhecimento da imprensa que o juiz agiu em atendimento a um pedido do Ministério Público Estadual, que investiga fraude no recebimento de diárias por servidores que não viajaram o que configura, segundo os promotores vantagem patrimonial indevida em razão do exercício dos cargos. A decisão ainda cabe reurso.

A Tocha Olímpica
ll
A Tocha Olímpica desembarca no aeroporto de Boa Vista hoje, às 10 horas.

O boa-vistense tem motivos de sobra para festejar este sábado: de manhã, às 10 horas, a tocha olímpica desembarca no Aeroporto de Boa Vista e percorrerá a cidade e uma comunidade indígena por todo o dia, visitando os principais monumentos e pontos turísticos da capital.

O revezamento da Tocha Rio 2016 vai movimentar o município de Boa Vista por terra, céu e água. Neste sábado, 18, a chama dos Jogos Olímpicos vai passar por diversas ruas e avenidas, do Centro ao Pintolândia, zona oeste da cidade.

Após ser recepcionada no Aeroporto Internacional de Boa Vista, a Tocha seguirá direto para a comunidade indígena de Vista Alegre, na zona Rural de Boa Vista. Quem dará a largada para o revezamento será o paraquedista Luigi Cani, conhecido como o “Homem Pássaro”.

De volta a Boa Vista, a tocha percorrerá 32 quilômetros, passando pelas principais ruas e avenidas da capital, incluindo ainda um passeio pelo Rio Branco. Segundo a organização do evento, 155 revezadores foram escolhidos para conduzir a Tocha, entre atletas das mais variadas modalidades, figuras com grande relevância social e pessoas selecionadas pelas patrocinadoras da ação.

E o Boa Vista Junina
lllll
A prefeita Teresa Surita reuniu ontem alguns dos escolhidos para o revezamento da Tocha.

A Celebração da Tocha Olímpica encerra justamente a noite na praça Fábio Paracat com a abertura oficial do Boa Vista Junina, considerada a maior festa de São João da Região Norte.

E para animar essa noite especial, a Praça do Fabinho será palco do show do Monobloco – um grupo que ganhou o Brasil pela sua originalidade nas batucadas com uma bateria afinada e preparada para tocar vários estilos.

A animação vai tomar conta do público nas nove noites de festa, que poderão prestigiar muito xote, xaxado, baião e forró pé de serra.

Shéridane as adoções
lll
Shéridan vai trabalhar na busca de soluções para o problema das adoções no Brasil.

A Deputada Shéridan (PSDB) foi eleita presidente da Subcomissão Especial destinada a avaliar o sistema de adoção brasileiro, instalada na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira.

Segundo a parlamentar, “o trabalho na subcomissão busca dar celeridade nos processos para que cada vez mais pessoas possam dar o amor necessário a quem tanto precisa. De acordo com Cadastro Nacional de Adoção, atualmente existe um total de 35.716 pessoas querendo adotar e 6.596 crianças e adolescentes precisando de um lar.

É difícil acreditar que um país que possui cerca de 6 vezes mais pretendes à adoção do que crianças disponíveis sofra com problemas no processo adotivo, por isso a necessidade de buscamos os entraves e procurarmos a solução para esse problema”, afirmou Shéridan.

Para onde ir?
ll
Neudo encontra-se internado no Lotty Iris aguardando decisão judicial.

Já que o laudo constatou que Neudo Campos está realmente acometido de algumas enfermidades que afetam seus sistemas nervoso e neurológico, falta ser dito pelo Ministério Público Federal para onde e em que condições o ex-governador deva ser recolhido para o cumprimento da pena.

Como ficou recomendado no laudo da junta médica da Procuradoria Geral da República que o tratamento de Neudo pode ser feito fora do ambiente hospitalar, o MPF tem a obrigação dar um fim ao problema que ele mesmo criou.

Não foi o procurador que suspeitou de que a doença não passava de uma simulação? Como ficou constados que os males existem, resta saber para agora para onde enviar o ex-governador.

Mais pela saúde
ll
A luta de Hiran na Câmara dos Deputados é para aumentar o percentual para a saúde pública.

O deputado federal Hiran Gonçalves (PP) – que integra a bancada médica Câmara dos Deputados – está empenhado em garantir mais recursos para a saúde púbica brasileira.

Hiran defende a aprovação da PEC 1/15, que aumenta gradualmente os recursos federais destinados à saúde, até chegar a um percentual de 19% da receita corrente líquida.

– Essa proposta vai melhorar e muito o financiamento da saúde no Brasil, garante o parlamentar.

Limite de gastos públicos
lll
Secretários de Fazenda reunidos em Brasília, discutindo o projeto que define o limite de gastos.

Um grupo de secretários de Fazenda foi convocado para uma reunião nesta quinta-feira, 16, pela Secretaria do Tesouro Nacional, para discutir pontos da Proposta de Emenda Constitucional que institui limites para a trajetória dos gastos públicos.

O secretário estadual da Fazenda, Shiská Pereira, participou da reunião. A reunião aconteceu na sede do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), em Brasília. A PEC será encaminhada pela União ao Congresso Nacional até a próxima quarta-feira.

Antes disso, na segunda-feira, 20, será realizada uma reunião entre os governadores e o presidente interino, Michel Temer. Shiská afirmou que é de suma importância que os estados estejam sendo consultados sobre o assunto.

lll
O Exército realiza patrulhas em todas as regiões de Roraima no combate a ilícitos fronteiriços.

Exército em movimento | Várias ações estão sendo desenvolvidas pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva em matas, rios, fronteiras e nas rodovias de Roraima, no contexto da Operação Ágata 11. O Exército neutralizou uma pista clandestina que dava apoio a garimpagem ilegal, denominada Espadim, situa-se aproximadamente a 300 km de Boa Vista e as margens do Rio Uraricoera, no interior da Terra Indígena Yanomami, que foi inutilizada 60 Kg de explosivos. Foi realizada ainda uma patrulha de reconhecimento na faixa de fronteira com a finalidade de levantar possíveis pontos de ilícitos transfronteiriços e ambientais além de Patrulha Fluvial no Rio Uraricoera, nas proximidades da travessia do Passarão. A finalidade de todas essas ações é combater os ilícitos transfronteiriços e ambientais que possam estar adentrando o Estado de Roraima através dos rios e de suas rodovias.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts