Para ministro de Assuntos Estratégicos, Roraima não pode ser transformado em Parque.

 Para ministro de Assuntos Estratégicos, Roraima não pode ser transformado em Parque.

legenda

Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

A Coluna de Hoje | Publicada 00h15

Boa Vista | RR

legenda
MANGABEIRA UNGER | Roraima está sendo penalizado pela arrogância da maioria dos estados grandes do Centro Sul.

Finalmente uma voz da alta cúpula do Governo Federal sai em defesa de Roraima: o ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, afirmou durante o 11° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Manaus, que a situação de Roraima e Amapá, os dois estados com a maior parte de seu território preservados por reservas dos mais variados tipos, deve entrar na pauta de discussões do país. “Vinte e cinco estados não podem se reunir e decidir transformar os outros dois [Roraima e Amapá] em parques, negando-lhes condições práticas para ter essa vida autônoma dentro da federação”, afirmou.

“É interesse da Amazônia preservar esse imenso legado que é a floresta e a biodiversidade. Por outro lado, é verdade que dois estados da federação tem uma situação muito particular porque a maior parte de seus território está em reserva. Isso é um tema que temos que debater”, avaliou.Com entendimento dissonante da colega ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que também participou do fórum e não abre mão da criação de novas reservas em Roraima, como o Parque Nacional do Lavrado, Mangabeira Unger admite que não há soluções fáceis.

O posicionamento do ministro em relação ao pacto federativo no modelo que vigora atualmente no Brasil foi semelhante ao defendido pela governadora Suely Campos em pronunciamento na abertura do fórum. Ambos disseram que os estados não podem aceitar viver sob a tutela da União. “Precisamos, juntos, redesenhar e reestruturar o pacto federativo, obsoleto, injusto e leonino, para, democraticamente, estabelecer novas bases de relacionamento e cooperação”, disse Suely Campos.

 Jogou a toalha

legenda
SAÍDA |Aurélio alegou problemas pessoas para pedir demissão.

Há algo bem estranho nessa demissão do procurador Geral do Estado, Aurélio Tadeu Menezes Cantuária Júnior. Foi exonerado do cargo alegando problemas pessoais, segundo informe da Comunicação oficial.

Em seu lugar, foi nomeado o também procurador de carreira Venilson Batista da Mata. Os decretos governamentais de exoneração e nomeação foram publicados no Diário Oficial do Estado de 23 de julho. Em nota, o Governo do Estado informou que a troca na função de Procurador-Geral foi de rotina. 

Estranho porque quando ainda almejava ser procurador, Aurélio se mobilizou como ninguém nos corredores da Assembleia Legislativa para conseguir o posto,

Assim é o Telmário

legenda
TELMÁRIO | Essa é postura de um senador?

O senador do povo Telmário Mota escreveu tanta bobagem no Facebook, que nem vale o rebate. Tem aquele ditado bem sábio, que não se atira pedra em cachorro morto – coitado do cachorro!

Não se preocupe não, Telmário. Se você prefere abrir guerra com termos invasivos, grosseiros e incivis, vai ganhar o troco, disso não tenha a menor dúvida. Isso só demonstra quem você é, um político destemperado e mal-educado.

E sua farda de senador não o torna imune aos escólios que serão ditos aqui. Ande na linha, senão sua desgovernada locomotiva vai descarrilar. Outra coisa, controle-se rapaz. Afinal de contas é você quem anda por ai pregando humildade e tolerância. Ou não É?!

Paulinho, o o escolhido…

legenda
CANDIDATO | Paulinho Linhares é o preferido de Neudo para a Prefeitura.

Paulinho Linhares, o vereador que virou secretário-adjunto de Saúde, está sendo armado para ser o candidato do Governo do Povo na disputa da Prefeitura de Boa Vista no ano que vem.

A solução caseira é porque não há dentro o grupo governista, além de Paulinho, outro nome da confiança de Neudo.

Portanto se há alguém se insinuando achando que vai agradar Neudo e conseguir o apoio oficial do Palácio Hélio Campos, desista.

O tempo é o senhor da razão…

Esse mania de ficar cozinhando o galo sobre possibilidades não é a melhor estratégia para quem quer ser candidato na eleição do ano que vem.

A boa norma avisa que a consolidação de uma candidatura se dá primeiro pelo bom argumento, depois pela persistência em colocar a ideia e o nome em público.

E tem aquele ditado: quem chega primeiro bebe a água mais limpa.

lege
IMPONÊNCIA | O velho e majestoso Ginásio Euclides da Cunha – o GEC – ganhou roupagem nova e será reinaugurado amanhã.

UM NOVO GEC Apelidado carinhosamente pelos mais significativos e proeminentes roraimenses que por lá passaram, o antigo Ginásio Euclides da Cunha – nosso conhecido GEC – agora oficialmente Escola Estadual Euclides da Cunha – ganhou uma nova roupagem. Ficou a altura de sua significância para a história roraimense. Localizada no Centro da Cidade, a Escola Estadual Euclides da Cunha foi totalmente revitalizada e será entregue à comunidade amanhã, às 16 horas. O GEC foi fundado em dezembro de 1949 pelo professor Aloísio Neves. A revitalização contemplou serviços de pintura em geral em todo o prédio escolar, troca de louças sanitárias, recuperação dos banheiros, reparos na parte elétrica e hidráulica, reforma do telhado, limpeza da caixa d’água e cisterna, troca das vidraças, jardinagem, poda de árvores e limpeza externa em geral. Hoje, a Escola Euclides da Cunha tem 480 alunos matriculados no Ensino Fundamental do 5º ao 9º anos.

Outras escolas

Desde o início do ano, o governo do estado revitalizou seis escolas da rede estadual de ensino que estavam com a estrutura física comprometida. Na Capital foram atendidas com os serviços as unidades: Diva Alves de Lima (São Francisco), Wanda David Aguiar (Raiar do Sol), Carlo Casadio (Cinturão Verde), Maria Raimunda Mota de Andrade (Pintolândia) e Albino Tavares (zona rural). No interior, foi contemplada José Aureliano da Costa (Cantá).

Os reparos seguem nas demais unidades escolares, ao longo deste ano. A rede estadual de ensino de Roraima tem 74.431 alunos, 382 escolas, sendo 255 indígenas.

Ah, bom!

Ainda bem que não pintaram nosso querido GEC nas cores do PP de Neudo e Suely: azul, vermelha e branca. Nem colocaram em sus nova pintura aquela logomarca ridícula do Governo do Povo.

pizzolatinova
BOCA FECHADA | Pizzolatti tem privilégios mas é investigado na Lava Jato.

A delação temida

Na Câmara, os deputados federais temem a prisão de políticos sem mandato, que, sob pressão, aceitariam delação premiada para entregar suas excelências, que desfrutam de foro privilegiado no Supremo.

É essa a situação de João Pizzolatti, nosso secretário extraordinário de coisa nenhuma. Se Pizzolatti abrir o bico, os alicerces da política roraimense tremem.

Interligações Viárias

mobilidade
NOVIDADES | o Plano de Mobilidade ofertará paradas com ar-acondicionado.

No plano de Mobilidade Urbana, anunciado há duas semanas pela Prefeitura de Boa Vista, três pontos de interligações viárias também estão incluídas no projeto.

Serão construídas pontes de concreto de 20 metros para ligar as Avenidas Parimé Brasil, no bairro Caranã, com a Avenida Universo no Cidade Satélite.

Outra interligação será da Padre José de Anchieta, no Sílvio Leite, à Avenida das Galáxias também no Satélite. Uma ponte de 15 metros será construído para interligar os bairros Nova Cidade e Ayrton Rocha, em substituição atual ponte de madeira existente no local.

Os investimentos somam mais de 60 milhões de reais, financiado pelo Ministério das Cidades.

romeronova
ENQUADRAMENTO | Jucá anuncia lista de 50 por semana.

Enquadramento semanal 

O senador Romero Jucá anunciou que toda semana será divulgada uma nova lista, contendo em média, o nome de 50 servidores enquadrados na União. O acordo foi feito durante reunião com o Ministro do Planejamento Nelson Barbosa e o secretário executivo do Ministério Dyogo Henrique. 

A primeira listagem foi publicada na última quinta-feira no Diário Oficial da União.

A notícia não deixa de ser alvissareira. Ocorre que se for mantido esse enquadramento de apenas 50 por semana, serão necessário uns dez anos para concluir todo o processo.

PMs e Bombeiros

De acordo com o senador, em agosto, deverá ser anunciada uma solução para os policiais militares e bombeiros dos ex-territórios que tiveram sua reivindicação de equiparação salarial com os militares e bombeiros do Distrito Federal vetada pelo Governo Federal.

A situação dos auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e da área de gestão e planejamento também está sendo negociada com o Governo Federal.

legenda
MUTIRÃO | Moradores do Nova Cidade foram atendidos no programa Saúde Bucal da Prefeitura de Boa Vista.  

SAÚDE BUCAL | A Prefeitura de Boa Vista promoveu no sábado, 25, uma ação de saúde bucal destinada aos moradores do bairro Nova Cidade e proximidades. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a unidade móvel OdontoSesc. Os atendimentos na Unidade Básica de Saúde Délio Tupinambá ocorrem há cerca de três meses.  O convênio tem como finalidade a promoção de saúde bucal e atendimento clínico odontológico. Neste sábado, mais te 150 pessoas foram atendidas. Além dos atendimentos, são feitas palestras na área de saúde bucal por estudantes de odontologia de uma faculdade local.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: