Parque do Lavrado: Roraima está livre de mais uma área de preservação ambiental.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h15

lll
ALÍVIO | Com Suely Campos,em Boa Vista, a presidente Dilma fez  o anúncio que acabou se confirmando  ontem.

Diante de tantas notícias ruins, eis que tenho o dever de proclamar a boa nova: Roraima livrou-se definitivamente de mais uma cruz que queriam arremessar sobre seu lombo. É que o decreto da Presidência da República (8.586/2015.), que exclui a criação do Parque Nacional do Lavrado, foi publicada no Diário Oficial da União – DOU. Isso nos livra de mais um impedimento ao desenvolvimento, já que as terras pretendidas por ONGs e ambientalistas idiotas, agora podem ser utilizadas para a produção agrícola. Felicitações a presidente Dilma Rousseff, que anunciou a boa nova quando aqui esteve na semana passada. Prometeu e cumpriu.

A região pretendida pelo Decreto 6.754/2009, na Serra da Lua e no Tucano, reúne hoje 144 produtores de grãos e criadores de gado. Por se tratar de área produtiva e com propriedades centenárias, o Governo do Estado defendia a criação da unidade conservadora em dupla afetação, na terra indígena São Marcos, englobando o sítio arqueológico Pedra Pintada, ao Norte do estado.

A criação do Parque Nacional do Lavrado estava prevista no Decreto 6.754/2009, que transferiu as terras da União para Roraima. No primeiro artigo do Decreto ficou estabelecido que as glebas seriam repassadas gratuitamente, desde que excluídas as reservas indígenas, as áreas do Ministério da Defesa, os projetos de assentamento e os imóveis já titulados, além das reservas ambientais.

Goela abaixo

llll
IMPOSIÇÃO | O anúncio do calendário oficial foi anunciado por Marcelo Campbell.

O Governo não aceitou as ponderações do Sinter, muito menos dos professores e impôs uma decisão que deixa os estudantes da rede estadual sem férias de final de ano.

Depois de montar um circo, garantindo que a comunidade iria optar pela data das férias escolares, entre 23 deste mês a 23 de janeiro, a Secretaria de Educação fixou seu calendário de forma unilateral – de 21/03 a 21/04 de 2016.

Isso acaba frustrando o final de ano de muitas famílias que já haviam agendado viagens de férias para este período natalino e réveillon.

Ale vai limpar as gavetas

ajalserpauta
JALSER | Presidente fez a leitura das matérias que serão votadas segunda.

Havia certa dúvida sobre se a Assembleia Legislativa deixaria para 2016 a votação de projetos que ainda dormitam nas gavetas das comissões permanentes.

Mas ontem o presidente Jalser Renier decretou: ‘não podemos virar o ano com pendências, por isso vamos limpar a pauta antes do Natal e, obviamente, antes do recesso’.

Então ficou decidido que várias votações serão realizadas na segunda-feira (21), em sessões extraordinárias e durante a sessão ordinária de terça. E na terça, também, será votado o Orçamento Geral de 2016 e logo em seguida será oficializado o recesso.

A intenção é fazer um mutirão de pautas importantes oriundas do Poder Executivo, porque entendemos que são matérias importantes para a população e nós não podemos deixar de votá-las este ano, para que tenham efeito já no ano que vem. O objetivo é evoluir com esses projetos e apresentar na próxima terça-feira antes da votação do orçamento” garantiu Renier.

Votar tudo agora

lll
CHAGAS | Discurso pertinente em defesa das votações de todos os projetos na Casa.

Antes de ser definida uma espécie de mutirão para limpar a pauta na Assembleia, o deputado Coronel Chagas – PRTB – ocupou a tribuna para alertar justamente sobre o acumulo de matérias e suas tramitações.

Chagas atentava para a necessidade de se votar projetos de lei que são importantes, nas suas palavras, para a “saúde financeira” do Estado e que por isso mereciam atenção e apreciação dos parlamentares ainda neste ano.

E foi ouvido: logo após o pronunciamento, Chagas testemunhou que os colegas absorveram seu clamor. A partir daí todos concordaram o mais razoável seria ‘limpar as gavetas’.

R$ 2,488 trilhões 

llll
JUCÁ | Houve união de todos os Partidos em busca de um Orçamento enxuto.

O Congresso Nacional aprovou ontem o Orçamento da União para 2016: serão R$ 2,488 trilhões.

Para o senador Romero Jucá, que presidiu a sessão do Congresso Nacional, a união entre os parlamentares da oposição e do governo foi fundamental para que o orçamento de 2016 fosse aprovado este ano.

Foi o resultado da união e da responsabilidade com o país que vive uma grande crise política e econômica” disse ele.

Algo estranho

Há algo de muito estranho acontecendo na cúpula da Polícia Civil de Roraima, comandada pela delegada Haydèe Magahães.

Esta semana houve desencontros, sem explicações, sobre uma entrevista que seria concedida pro Haydèe, ninguém sabe sobre o que – marca e desmarcada várias vezes.

Apenas foi dito que haveria mudanças na cúpula da Polícia. Entre avisos e cancelamentos, paira a dúvida.

llll
OLIMPÍADAS | A prefeita Teresa convidou pessoas que representam todos os seguimentos da sociedade boa-vistense.

Os ‘heróis da tocha’ | Como queria o Comitê Olímpico Brasileiro – COB – não haverá políticos locais envolvidos no revezamento da Tocha Olímpica, quando ela passar por aqui no dia 18 de janeiro do ano que vem. A prefeita Teresa Surita recebeu ontem os 12 representantes convidados por ela para o evento. Foram escolhidos artistas locais, atletas, servidores públicos e personalidades de Roraima. São eles: o jogador de futebol roraimense, titular do Santos, Thiago Maia, a cantora Euterpe, a jornalista Shirley Rodrigues, a nadadora Flávia Cantanhede, o ciclista Bruno Raposo, o servidor público Raimundo Nonato. Além da representante da Comunidade Indígena Campo Alegre – Lourdes Santos Sampaio, o atleta Pedro Benevides, a gari Maria Helena, o artista plástico indígena Isaias Miliano, o servidor público Joel Maduro e o paraciclista Hermano Damasceno.

Convidamos 12 pessoas que são a cara de Boa Vista para carregar a tocha, são pessoas que traduzem o que é a nossa cidade: linda, acolhedora e encantadora. Esse será um momento único e muito especial, afinal o mundo inteiro vai conhecer um pouco da nossa terra”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Tocha Olímpica está prevista para chegar em Boa Vista às 10h do dia 18. O revezamento terá início às 13h30, saindo da Praça do Centro Cívico, cruzando toda cidade. O encerramento será na Praça Fabio Marques Paracat com uma vasta programação para celebrar o momento.

Modelo militar

llll
DISCIPLINA | A medida foi anunciada pelo consultor do Governo, Neudo Campos.

O modelo pedagógico bem sucedido do Colégio Militar de Roraima, conforme foi anunciado aqui na coluna na semana passada, será introduzido nas escolas públicas estaduais.

A experiência começará pelas escolas Luiz Ritller Brito de Lucena – no Nova Cidade – e a Elza Breves, no Conjunto Cidadão, já a partir do ao que vem.

O anúncio foi feito pelo consultor especial da Casa Civil, Neudo Campos, durante formatura em comemoração aos quatro anos de criação do CME.

A hora da patada

lll
GENIOSO | Ciro tem fama de afrontar jornalistas com respostas grosseiras.

Conhecido pelo temperamento hostil e invasivo, o ex-ministro Ciro Gomes estará em Boa Vista hoje e amanhã, trazido pelo senador Telmário Mota.

Agora filiado ao PDT, Ciro vem justamente como estrela do Partido para emoldurar a Convenção Regional, que será encerrada ao meio dia de sexta-feira, na Câmara de Vereadores.

Além de uma palestra que fará para empresários e lideranças roraimenses – hoje á noite no Centro Empresarial Ideias – Ciro dará entrevista à imprensa local. E ai é que mora o perigo: tenham muito cuidado com as perguntas, porque o cearense ‘arretado’ costuma devolver repostas em forma de patadas a um simples sinal de inépcia ou tolice na inquirição.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts