Paulinho da Força quer cassar o mandato do deputado Soldado Sampaio por quebra de decoro.

A Coluna de Hoje | Publicada 00:09

Sampaio pode perder o mandato por agredir Jalser Renier.

As agressões ao presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (Solidariedades), rendeu ao deputado Soldado Sampaio (PC do B) – líder do Governo – um pedido de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar.

A ação é assinada pelo deputado federal paulista Paulo Pereira da Silva, conhecido pela alcunha de Paulinho da Força, presidente nacional do Partido solidariedade, o mesmo que abriga Jalser Renier no Estado.

Essa cizânia que opõe Jalser e Sampaio é resultado de uma desavença irrelevante ocorrida na sessão do dia 22 de outubro, escorregando para algo mais hostil e invasivo no dia seguinte. Na sessão dia 23, inesperadamente, sem sintomas de véspera, Sampaio foi a tribuna da Casa e afrontou Jalser com uma série de insultos.

“Jalser, tu és bandido, tu és chefe de quadrilha, você é ladrão do dinheiro público”, foram os adjetivos utilizados pelo líder do Governo para atacar o presidente da Assembleia.

Na representação que encaminhou ao Poder Legislativo, Paulinho da Força pede a cassação do mandato de Sampaio ou uma suspensão de pelo menos 60 dias. A Executiva Nacional do Solidariedades, presidido por Paulino narra que a conduta de Sampaio, durante sessão do dia 23 de outubro, configurou abuso de prerrogativas e ultrapassou a linha divisória entre o debate político e a violência moral.

A representação afirma que crimes contra honras são repugnantes e o tom sensacionalista do deputado foi ‘vulgar e visceral’, com propósito de denegrir a imagem de Renier.

O representado imputou crime ao deputado Jalser, injuriando-o, difamando-o e caluniando-o de forma sumária, fato que jamais poderia ser mantido sob o princípio da liberdade de expressão, ou mesmo das imunidades parlamentares. [As imunidades] não podem servir de escudo para violação de outros direitos igualmente constitucionais, como a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”, diz o documento.

Sampaio, no dia da sessão. “Só falei a verdade”.

Sampaio confessa tranquilidade | Evidente que esse novo capítulo na barulhenta novela que contrapõe Sampaio e Jalser, terá desdobramentos.

Sampaio corre o sério risco de perder o mandato, mas cuidou de tranquilizar seus eleitores e seguidores, que vai responder a representação sem temor.

Sampaio disse ao Blog e em entrevistas no decorrer do dia, que não teme perder o mandato e ponderou que foi eleito legitimamente pelo povo. “Se falar a verdade é quebra de decoro, então serei condenado por falar a verdade”.

– Não estou preocupado com perda de mandato, até porque estou deputado, não dependo de ser deputado para sobreviver. Mantenho meu padrão de vida como mantive por muito tempo como soldado da Polícia Militar.

Paulinho é investigado por formação de quadrilha.

Quebra de decoro evidente | Na representação contra Sampaio, o deputado Paulinho da Força afirma que a quebra de decoro parlamentar é evidente, “já que a postura do parlamentar está além do que é aceitável escutar dentro do parlamento”, diz.

O presidente nacional do partido ainda sustenta que o discurso proferido configura perda de mandato.

“A conduta encontra-se fulcrada no Código de Ética entre aquelas que acarretarão a perda do mandato. Na transcrição das palavras do deputado, fica nítida a vontade simples e pura de ofender em caráter pessoal a reputação do deputado Jalser Renier”.

O Paulinho da Força que acusa Sampaio é o mesmo que tem se destacado no noticiário nacional por seu envolvimento em condutas vedadas. Já foi alvo de diversas operações da Polícia Federal por crimes de corrupção.

Virou réu inclusive por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Mesmo diante de tantas acusações contra ele, Paulinho conseguiu se reeleger deputado na eleição passada.

Denarium se encontrou com Bolsonaro ontem. Foto | Secom/RR

Denarium encontra Bolsonaro | “Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha”. Pois bem, o governador Antonio Denaium não perdeu tempo e incorporou o ditado bíblico.

Como Jair Bolsonaro não teve a bondade de esticar até Boa Vista a viagem que fez ontem ao Amazonas, Denarium correu para se encontrar com o presidente em Manaus.

Bolsonaro foi participar da abertura da 1ª Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus no Studio 5. O evento é uma cooperação entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam).

Denarium ressaltou que a experiência amazonense é uma referência e inspiração para Roraima.

E como sempre faz quando se aproxima do amigo presidente, Denarium aproveitou para renovar o arquivo de fotografias ao lado do mandatário nacional.

Bolsonaro esteve ontem em Manaus onde falou de garimpos.

Presidente quer ouro | Ainda em Manaus o presidente também defendeu novamente a abertura de áreas indígenas para a produção agrícola e a exploração mineral.

“Quantos dentre vocês aqui são descendentes de índios, porque reservar-lhes os espeço dentro de uma terra onde você não possa fazer nada sobre ela? Eu quero, no que depender de mim e do nosso parlamento, nós queremos o índio fazendo dentro da sua terra exatamente o que o fazendeiro faz ao lado, possa inclusive garimpar”, disse Bolsonaro. 

Por diversas vezes, o presidente já afirmou que o governo prepara um projeto para legalizar o garimpo no país, inclusive em terras indígenas.

O Artigo 231 da Constituição Federal condiciona atividades minerais no território indígena à prévia autorização do Congresso Nacional e à concordância da população indígena que vive no território.

Pela Constituição, as reservas tradicionais demarcadas são de “usufruto exclusivo” dos indígenas, incluindo as riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. 

Nicoletti (E) não goza mais da amizade dos Bolsonaro.

Nicoletti vai assumir PSL | Nicoletti não perdeu tempo: diante da iminência de desfiliação do governador Antonio Denarium do PSL, que prefere seguir Jair Bolsonaro, o deputado afirmou que assumirá o comando do Partido em Roraima.

Nicoletti preferiu caminhar ao lado de Luciano Bivar, o desafeto da Família Bolsonaro, perdendo também o conforto da proximidade com o presidente da República.

De sobra saiu como ‘traidor’ por não permanecer ao lado de Bolsonaro, a quem devotava absoluta amizade e adesão.

Nicoletti, porém, embora não queira polemizar, estranhou o fato de Denarium ter participado da Convenção do Aliança pelo Brasil, sem ter se desfiliado do PSL.

Médico cubano em atuação no Mais Médicos.

Mais Médicos pelo Brasil | Horas depois de passar pela Câmara, a MP que cria o programa Médicos pelo Brasil foi aprovada ontem (27) no plenário do Senado, na véspera de perder a validade.

O texto foi assinado em agosto por Jair Bolsonaro para prorrogar o programa Mais Médicos, rebatizado com outro nome.

O programa amplia em pouco mais de 7.300 o número de médicos nas áreas mais pobres do país. Destes, 55% devem ser contratados para atender às regiões Norte e Nordeste.

A Câmara permitiu a reincorporação de médicos cubanos, que serão considerados pelo governo como “intercambistas”.

A prefeita Teresa já realizou vários concursos.

Inscrições continua abertas | Continuam abertas as inscrições para os concursos para preencher 520 vagas abertas nos quadros da Prefeitura municipal de Boa Vista. As remunerações iniciais variam entre R$ 1.297,17 e R$ 5.404,88.

As vagas estão distribuídas nos cargos de nível médio, técnico e superior. Os interessados poderão acessar o site https://selecon.com.br/ para se inscreverem.

De acordo com o Edital I, são disponibilizadas 430 vagas para a área da Saúde (técnicos, analistas e médicos), 24 para Educação (assistente de alunos), 8 para a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (Técnicos em Segurança do Trabalho); e 8 para a Controladoria Geral do Município (Auditores). As inscrições vão até 15 de dezembro.

CPI da Saúde tomará novos depoimentos hoje.

CPI de olho na Coopebras | A CPI da Saúde, da Assembleia Legislativa, ouviu ontem mais três pessoas que atuavam como fiscais no contrato da Sesau com a empresa Coopebras – Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde).

Ao longo dos depoimentos, uma das testemunhas (que não teve o nome revelado) relatou à comissão possíveis irregularidades na escala de médicos.

Ela pontuou situações em que os profissionais teriam jornadas duplas ou plantões fora do estabelecido em contrato.

A CPI ainda vai ouvir mais três pessoas nesta quinta (28), a partir das 14h sobre este contrato.

Marlene, com Elaine, tomou posse ontem no TRE.

Nova juíza eleitoral | A advogada Marlene Moreira Elias tomou posse ontem como juíza substituta, na classe Jurista, do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, para o biênio 2019/2021, em vaga decorrente do término do primeiro mandato de Rárison Tataíra da Silva.

A posse aconteceu às 16 horas, no gabinete da Presidência do TRE, em ato conduzido pela presidente em exercício da instituição, desembargadora Elaine Bianchi.

Marlene Moreira Elias é bacharel em Direito inscrita na OAB/RR sob nº 355, atuou na área de ensino profissionalizante no SENAC, é advogada nas áreas cível, criminal e trabalhista, tem vasta experiência na área de Direito, sendo, especialista em Direito Sanitário pela FIOCRUZ. É também Conselheira Seccional da OAB/RR.

Justa homenagem | A Assembleia Legislativa homenageou ontem Belsasar Roberto Lopes com título Cidadão Benemérito, pela atuação no esporte e na política local. A solenidade ocorreu em plenário e partiu de uma solicitação do presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), decreto legislativo aprovado por unanimidade. Bastante emocionado, o homenageado compartilhou que o sentimento foi de gratidão, após vários anos de dedicação ao esporte e à política. “Me sinto honrado nesse momento. Quero agradecer especialmente ao meu amigo e irmão Jalser, que tem sido parceiro e nunca faltou com aquilo que iria fazer” disse. Jalser Renier relembrou que o homenageado foi destaque nacional ao ser candidato a vice-presidente da República em 2014.  “O Roberto é um grande amigo. Uma pessoa que fez política para frente, com coração, lealdade, respeito e afinidade. É uma grande alegria vivenciar esse momento, com os familiares e amigos, que sabem reconhecer um verdadeiro amigo”, explicou.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: