Penitenciária Agrícola do Monte Cristo foi transformada em ‘parque de diversão do crime’.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista, RR | Publicada 00h15

lrgenda
OAB VAI AGIR | O presidente Jorge Fraxe promete acionar o Governo por crime de responsabilidade.

Um punhado de fotos exibidas nas redes sociais atesta mais uma vez a falência do sistema prisional em Roraima. Aparecem detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo – PAMC – tomando banho de piscina, se refestelando em churrascadas, festa de aniversário com bolo e ostentando muita bebida alcóolica. As imagens são recentes e extraídas de telefones celulares apreendidos com o presos.

Diante da fragilidade do sistema, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima, Jorge Fraxe, classificou o que viu nas fotos como ‘a transformação da Penitenciária em um parque de diversões para os criminosos’. As imagens, aliás, ganharam as páginas da grande imprensa com destaque no maior jornal do Brasil, a Folha de S. Paulo, onde a ostentação dos presos roraimenses ganhou espaço na capa mostrando que é total a ausência do poder público no sistema penitenciário do Estado,

O presidente da OAB revelou que uma nova vistoria será realizada na Penitenciária, por uma comissão de advogados, para que novas medidas e mais austeras sejam tomadas. “Poderemos até ir à Justiça para cobrar que o estado resolva essa vulnerabilidade que põe toda a sociedade em risco. Segundo Fraxe, as fotos de presos comemorando aniversários de membros de organizações e selfies em uma piscina improvisada dentro do presídio “demonstram uma situação deplorável”.

Joga a toalha, Josué… 

legenda
MENTIRA | ‘O Estado não faz nada’, diz o promotor Carlos Paixão.

A crise no sistema penitenciário existe, os desmandos são visíveis, as fugas são quase diárias, mas o secretário Josué Filho retruca tudo como se nada existisse.

Agarrado ao cargo igual sangue-suga, tenta a todo custo desqualificar os fatos, mas a cada vez que fala fica mais manifesta sua total e completa incompetência e incapacidade de gerir a situação.

O que motivou o promotor de Justiça Carlos Paixão a se manifestar: “se eu fosse esse secretário já teria pedido demissão. É falta de vergonha na cara. Ninguém faz nada. Dizem que está tudo sob controle, e isso é mentira. Está tudo fora de controle. O estado não está fazendo nada, é uma vergonha não conseguir segurar ‘meia dúzia’ de presos naquele presídio”.

Sorrisos amarelados 

Os sorrisos devem amarelar amanhã quando o ministro Ricardo Lewandowisk, presidente do Supremo Tribunal Federal for ao Palácio do Governo para ser agraciado com a Comenda Forte São Joaquim e assinar o termo de cooperação técnica com o Governo para a implementação do projeto Audiência de Custódia.

É que podemos ter na mesma foto, lado a lado, a maior autoridade judiciária do país e o ex-governador Neudo Campos, esposo da governadora e consultor especial do Estado – havido no meio jurídico como o maior ficha suja da nação, já condenado a prisão por uma verdadeira fileira de crimes.

Se isso ocorrer ‘a saia justa’ deve constituir num constrangimento amargo para o ministro, que nada poderá fazer pois não vai desarrimar o dono da casa.

A CPI da Educação ganha corpo 

legenda
CPI | Professores cobram investigação da Assembleia. FOTO: Pablo Felippe

O plenário da Assembleia Legislativa foi novamente tomado por professores em greve, na manhã de ontem.

Foram pressionar os deputados para que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – com a finalidade de apurar possíveis desvios de verbas destinadas à Educação do Estado, pelo Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica – Fundeb.

Pelas contas do Sinter, faltam simplesmente R$ 114 milhões das transferências constitucionais. Esse dinheiro está em algum lugar, menos na educação.

Pedido protocolado 

legenda Foto: Pablo Felippe
JALSER | ‘Se não houver negociação, haverá CPI’. Foto: Pablo Felippe

Diante do pedido protocolado na Assembleia, que solicita a CPI, o presidente Jalser solicitou da Comissão de Educação que apresente em 10 dias um relatório das possíveis irregularidades apontadas pelos professores e suas demandas. Renier ponderou que antes da CPI, devem ser esgotadas todas as formas de diálogo entre as partes e que precisa seguir os tramites exigidos no Regimento.

O primeiro passo é o diálogo. Eu preciso do aval da Comissão de Educação, que foi criada para ouvir os anseios da classe, saber o que o Governo está fazendo, o que não está fazendo, quais são as condições de conversas que ainda poderemos ter. E aí sim, exauridas as conversas, e se não chegar a lugar nenhum, seremos mais austeros”, disse.

A maioria apoia 

legenda
CHAGAS | ‘Nós devemos exercer nosso dever de fiscalizar as ações do Estado’.

Nos debates sobre se é viável ou não ac criação da CI da Educação, a maioria dos deputados se posicionaram favoráveis. Inclusive alguns da turma do Governo.

O deputado Coronel Chagas – do G-14 – se mostrou favorável a abertura da investigação e preocupado com a paralisação das aulas que completa 24 dias.

“A missão constitucional de um deputado é legislar e fiscalizar. Nós devemos exercer nosso dever e verificar se procedem as denúncias protocoladas. Vamos apurar e mostrar o que está certo e o que está errado, se é que tem alguma coisa errada, e apontar os responsáveis”, opinou.

E os meus filhos?

Diante do Cabo de Guerra que põe Governo e Professores em rota de colisão, pipocam manifestações nas redes sociais de mães indignadas com a paralisação.

E uma mãe disse: ‘o Sinter continua irredutível, o Governo continua irredutível. E o meu filho continua sem aula e cada dia mais tristinho, vendo a sobrinha ir todos os dias para escolinha particular. E eu não posso fazer nada, a não ser postar aqui nas redes livres a minha repulsa. Que ódio…’.

O sobrinho a que ela se refere é o neto da governadora Suely Campos que estuda no Claretiano, a melhor escola particular de Boa Vista e ainda levado para estudar em carro oficial. É, faz sentido.

Porrete no Paulo Sérgio

legenda
PAULO SÉRGIO | Desviou a rota e foi passear em Campos do Jordão.

E Roraima continua prodigioso em revelar coisas novas. Agora é um magistrado que interfere em outras searas da administração e manda que o chefe do Ministério Público de Contas, Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, seja afastado do cargo. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Erasmo Hallysson de Campos, tomou essa decisão em uma ação popular ajuizada contra o procurador por conduta indevida.

É que Paulo Sérgio é acusado de ter viajado a trabalho para o Rio de Janeiro mas desviou o roteiro e foi para uma folgança no clima agradável de Campos do Jordão, Interior de São Paulo fazendo uso das diárias e acompanhado de uma colega do MPC.

Na decisão, o juiz afirma que os fatos informados na ação popular “se revelam de extrema gravidade, já que a parte aponta o desvio de verbas públicas para uso pessoal”.

A reforma avança

jjjj
JUCÁ NO PLENÁRIO | Mais de 100 emendas apresentadas à Reforma.

O Senado deve votar a redação final do projeto de reforma política na próxima terça-feira (8). O Plenário decidiu não concluir o exame da proposta na noite de quarta-feira porque muitas emendas foram aprovadas e acrescentadas durante a sessão.

O relator da Comissão da Reforma Política, Romero Jucá, assegurou que a votação respeitou o que determina o Regimento Interno. Afirmou também que foram apresentadas mais de 100 emendas e para algumas delas, por falta de tempo, o parecer teve que ser dado durante a sessão plenária.

Nós agimos dentro do regimento. Respeitamos as decisões da comissão e as do Plenário. Inclusive em questões que eu não concordava, não me furtei ao debate e abri o debate. Eu quero registrar isso, porque nós agimos de acordo com o regimento — afirmou Jucá.

teresaclimatologia
Teresa Surita | ‘Buscamos entender o servidor em seu ambiente de trabalho e melhorar o relacionamento’.

Clima Organizacional | A prefeita Teresa Surita apresentou o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional para os servidores da Secretaria Municipal de Gestão Social – uma ferramenta inovadora que avalia o grau de satisfação dos servidores com o ambiente de trabalho. A ideia é entender a visão dos servidores e levantar propostas para melhorar o ambiente de trabalho.  A pesquisa foi realizada com 84% dos funcionários da pasta. O resultado obtido junto à pasta teve o conceito “bom”, o que deixou gestores e servidores entusiasmados.

Temos um compromisso com cada servidor. Eles são muito importantes para nós. Essa pesquisa tem nos ajudado a melhorar o relacionamento. Por meio dela, conseguimos saber onde estamos acertando e em que precisamos melhorar. A cidade está passando por um momento de transformação e isso graças a colaboração e vontade de cada um”, disse Teresa.

Afasta de mim esse cálice

Pode ser apenas coincidência. Mas num momento em que um pedaço da classe política está mais suja que bunda de neném, o Comitê Rio 2016 bateu o martelo: nos 95 dias de revezamento da tocha olímpica, os únicos políticos a segurá-la serão o prefeito do Rio, Eduardo Paes e a presidente Dilma Rousseff.

Querem evitar que os políticos ficha suja emporcalhem, lambuzem a tocha, o maior símbolo dos jogos olímpicos. O mais difícil tem sido conter o ânimo das figuras proeminentes que querem pegá-la.

Isso frustra o desejo do botafoguense Neudo Campos – o maior ficha suja do pais – que sonhava em carregar a tocha quando ela passasse por aqui. E vestido com a camisa do Botafogo e tudo, seu time do coração.

Te cuida Pizzolalti

FS1 BSB DF - DEPUTADOS/POSSE - NACIONAL - O deputado João Pizzolatti (PP-SC), que tinha sido barrado pela Lei da Ficha Limpa toma posse na Câmara dos deputados, em Brasilia. 13/07/2011. FOTO DIDA SAMPAIO/AE
PIZZOLLATI | Investigado em 4 inquéritos no roubo da Petrobras.

A Procuradoria Geral da República pediu ao STF a prorrogação do prazo de investigação em onze dos 25 inquéritos em tramitação para investigar a participação de políticos no esquema investigado pela operação Lava Jato.

No total, nove investigados devem continuar sob a mira da PGR por mais 60 dias, entre eles o secretário forasteiro João Pizzolatti, alvo de quatro inquéritos na Operação Lava Jato, acusado de participar do roubo de dinheiro da Petrobrás.

Pizzollati só não foi preso porque está amparado pela condição de secretário de Estado, mesmo que no comando de uma Secretaria bisonha que nem sede tem.

semaforororor
CONFUSÃO | Trânsito problemático nos semáforos pela falta de energia.

Coitado de nós

Fica cada dia mais evidente que a energia que vem da Venezuela está exaurindo. Não somos mais surpreendidos com os apagões diários, porque eles ocorrem a todo instante.

Além do incômodo, os blecautes causam transtornos nas ruas, no comércio e deixa o boa-vistense estressado. Por quanto tempo ainda vamos ser dependentes de energia elétrica da vizinhança?

Alguém sabe quanto tempo sem energia para acionar o plano de contingência e ligar as termoelétricas? Ou será que estão sem combustível?

Pé de Página

E nessa confusão toda em torno da Penitenciaria, inclusive com o golpe aplicado nos agentes pela Secretaria de Justiça que proibiu o uso de celulares no ambiente de trabalho, um internauta saiu-se com essa: ‘calma gente, quando os agentes quiserem falar ao celular, pede emprestado aos presos’. É faz, faz sentido…


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts