Pesquisa aponta que 70,6% das famílias roraimenses estão endividadas.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h08

Em números são 65 mil famílias endividadas. Foto ilustrativa

A análise feita pela Fecomércio-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que no mês de julho 70,6% das famílias roraimenses estavam endividadas. Em números absolutos existem aproximadamente 65 mil famílias endividadas em Roraima.

Para o Presidente da Federação do Comércio, Ademir dos Santos, “apesar do valor ser alto, ele mostra um resultado positivo comparado com o mês passado, pois depois de quatro aumentos seguidos, a gente teve uma queda no número de pessoas endividadas”.

Outro índice que também caiu foi o de pessoas com contas em atraso, saindo de 39,5% em junho para 37,3% em julho. Segundo o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “essa redução é motivada por quase 2 mil famílias no Estado que deixaram de ser inadimplentes, ou seja, pessoas que conseguiram colocar suas contas em dia.

Apesar do resultado positivo, ainda existem em Roraima 34 mil famílias com contas em atraso. O único indicador que aumentou no mês de julho foi o de famílias que não podem pagar suas contas. Este foi o terceiro aumento seguido deste indicador.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (62,3%); carnê de lojas (35,2%); e crédito pessoal (15,1%). Essas dívidas comprometem em média 27,5% da renda das famílias roraimenses e se alongam por aproximadamente 6 a 7 meses. Fonte | Fecomércio-RR

Um plano para a Venezuela

Wilbur Ross disse que há interesse em recuperar a Venezuela.

O secretário de Comércio norte-americano, Wilbur Ross, disse que os Estados Unidos têm planos para ajudar a recompor a economia da Venezuela, caso reformas estruturais e políticas sejam implementadas no país.

A declaração foi feita a uma plateia de empresários reunidos em Brasília, no Fórum Anual de Liderança em Infraestrutura da América Latina. Segundo Ross, o Departamento de Comércio dos EUA já tem em mãos “um plano de reconstrução econômica”.

“Construiremos novos negócios e restauraremos o crescimento na Venezuela”, disse ele, considerando a possibilidade de a oposição assumir o comando da Venezuela.

Ross explicou que a estratégia de investimentos inclui medidas de curto, médio e longo prazo para impulsionar o setor de energia, estabilizar a economia, restaurar a agricultura e fortalecer o setor privado.

Segundo o secretário americano, os Estados Unidos defendem reformas que favoreçam uma política de mercado para a “reversão do socialismo” venezuelano. Fonte | Agência Brasil

Problemas à vista

Denarium vetou a maioria dos projetos aprovados na ALE.

O governador Antônio Denarium (PSL) certamente enfrentará problemas na Assembleia Legislativa quando os deputados voltarem do recesso, no próximo dia 13.

Ele simplesmente vetou quase todos os projetos aprovados no primeiro semestre o que causará cizânias entre parlamentares, que costumam derrubar o veto em ações claramente combinadas e corporativistas.

No Diário Oficial de ontem há ao todo 7 vetos – parcial ou total – a vários projetos, a maioria por inconformidade legal e por inconstitucionalidade.

Um spa para bebês

O spazinho vai funcionar na UBS do Cidade Satélite.

Com a proposta de a cada dia reafirmar Boa Vista como a Capital da Primeira Infância, a prefeita Teresa Surita inaugurou (2) o projeto Baby Spa, na Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Satélite, Aygara Motta.

O espaço é um ambiente inovador, que oferece um serviço diferenciado para as crianças de até seis meses de idade, que fazem atendimento de puericultura.

A unidade Aygara Motta atende hoje 144 crianças por mês com atendimento de puericultura, destas 40 crianças participam do grupo operativo efetivamente.

A puericultura é a área da saúde que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

‘Estou ecantada’, diz Teresa

Teresa disse que ficou encantada com o spa para bebês.

A prefeita Teresa Surita ficou encantada e emocionada pela iniciativa e sensibilidade da diretora e demais profissionais.

“Fico muito feliz quando vejo iniciativas como essa que parte do próprio diretor da unidade, como é o caso aqui do Cidade Satélite, que cria um Spa para o bebê com massagens de shantala e um tratamento e acompanhamento nessa faixa etária da criança, que é a fase em que ela mais tem dificuldades para dormir, com cólicas. Então essa sensibilidade mostra como todo esse trabalho é importante para o futuro das novas gerações”.

O projeto é uma iniciativa da prefeitura de Boa Vista e conta com o apoio da Vara de Penas e Medidas Alternativas do TJRR (VEPEMA), os serviços são inéditos e oferecidos pela primeira vez em uma das unidades básicas de saúde da prefeitura, gratuitamente.

Benefícios na 1ª infância

O spa é indicado para crianças de até seis meses.

O Baby Spa é indicado para crianças a partir da primeira semana de vida até seis meses deidade. A enfermeira Giliane Nascimento, afirma que os benefícios são muitos.

“O aumento da capacidade pulmonar, o fortalecimento da musculatura, além da diminuição dos problemas digestivos como o refluxo que é muito comum em bebês, aumenta ainda o vínculo das mães com os bebês através das massagens e da hidroterapia”.

Para que o bebê possa participar dessa atividade, é necessário um laudo médico, pelo menos três encontros no grupo operativo de puericultura, caderneta de vacinação em dia, além das consultas de puericultura em dias.

Fórum reúne governadores em Palma

Denarium (D) participou ontem do 8º Fórum de Governadores.

Governadores dos sete Estados da Região Norte e de dois da Região Centro-Oeste participaram do 18º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado ontem, 02, na sede do Governo de Tocantins.

Na reunião, os governadores deliberaram sobre a Carta, onde estão as propostas para ações conjuntas entre os governos para atuar em captação de recursos e financiamentos em instituições financeiras nacionais e internacionais.

O governador Antonio Denarium disse que defende o desenvolvimento dentro da legalidade: “Precisamos fazer urgente o Plano de Zoneamento Ecológico da Amazônia, para que possamos ter segurança jurídica. E o Fundo da Amazônia tem que ser feito pelo Banco da Amazônia, que conhece a realidade de cada Estado e tem como aplicar as políticas públicas do Consórcio”.

Denarium e os demais governadores assinaram a Carta de Palmas com a finalidade de melhorar a gestão pública na Região e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável.

João de Barro iluminado | A prefeita Teresa Surita entregou a primeira fase das obras de iluminação pública do loteamento João Barro, no bairro Cidade Satélite. Ao todo, foram instaladas 160 luminárias de LED e ainda a rede baixa de distribuição de energia. Esta primeira fase do projeto contemplou 12 quadras de ruas e beneficia mais de 3 mil famílias que moram ou que já possuem terrenos naquela região. Desde 2016, a prefeitura vem buscando recursos para contemplar o bairro com investimentos, e essa obra foi possível por meio da parceria com o ex-senador Romero Jucá, que à época conseguiu articular os recursos em Brasília, para viabilizar a obra. “O João de Barro é um bairro que apresenta muitos problemas, pois teve seu início como uma invasão e entrou numa questão judicial, dificultando assim o nosso trabalho dentro do bairro. Porém, já conseguimos vários avanços entre eles uma linha de ônibus, os moradores contam com a coleta de lixo e a limpeza do bairro e agora implantamos a iluminação e isso com os recursos ainda do senador Romero Jucá. Essa é somente uma parte que está sendo atendida, mas vamos dar continuidade”, destacou a prefeita Teresa Surita.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: