PMDB fecha questão para rejeitar denúncia contra Temer. Quem votar a favor pode até ser expulso do Partido, diz Jucá.  

*** A Coluna de Hoje ||| Publicada 00h13 ***

Na reunião de ontem, conduzida por Romero Jucá, o PMDB fechou questão na defesa do presidente Michel Temer.

O presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá, disse ontem no Twitter que o PMDB fechou questão contra a denúncia a respeito do presidente Michel Temer. Segundo ele, quem não respeitar será enquadrado pelo Conselho de Ética e sofrerá punições como afastamento de 90 dias de suas funções partidárias.

A decisão torna obrigatório o voto contrário de todos os deputados peemedebistas, seja na votação pela admissibilidade da denúncia na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), seja na deliberação em Plenário sobre a abertura de processo contra o presidente.

Com a decisão, os deputados peemedebistas que votarem a favor da possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) analisar a denúncia poderão sofrer punições por parte do PMDB, como advertência ou até mesmo expulsão.

Jucá informou ainda que a decisão foi aprovada por unanimidade. O parlamentar que descumprir a decisão, sofrerá suspensão liminar por 90 dias de suas funções partidárias, tais como cargos em comissões, na bancada do Partido e nos diretórios do PMDB. ”

O presidente do PMDB informou que os deputados que descumprirem a decisão da Executiva serão enquadrados no que dispõe o Estatuto do Partido, no Capítulo III, que trata dos Direitos e Deveres e da Disciplina Partidária, Artigo 10, incisos I, II e V; além de todos os incisos e parágrafos do artigo 11. Também foi referenciado o disposto no Capítulo 5, Das Comissões de Ética e Disciplina, artigo 45, parágrafo 1º; e o Capítulo 6, Das Bancadas Parlamentares, artigo 49, parágrafo único.

Romero Jucá lembrou que esses dispositivos prescrevem penas que vão desde a suspensão até a expulsão. Entretanto, a suspensão por 90 dias das funções será em caráter liminar, até que as decisões sejam tomadas de forma definitiva.

Boa Vista entre as mais seguras

Boa Vista foi considerada pela pesquisa como a capital mais segura para se viver de toda a região Norte.

Na pesquisa da revista Exame sobre as cidades mais seguras do Brasil, Boa Vista aparece em 14º lugar e a mais bem colocada entre todas as capitais do Norte do país.

O ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, levou em consideração alguns critérios: o monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, taxa de homicídios; acidentes de trânsito, além de despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito.

A pesquisa que montou o ranking estabeleceu um percentual para as 30 cidades onde o padrão de segurança da população é razoável. Da Região norte, apenas Boa Vista e Parintins (Amazonas) atingiram o índice desejado na amostra.

‘Um grande presente para todos nós’, diz Teresa

Isso é um dos melhores presentes que nossa cidade poderia ganhar ao completar 127 anos. Em 2016, estávamos em 38º lugar. Essa evolução rápida aconteceu depois de muito trabalho. Dos seis critérios levados em consideração para montar o ranking, quatro estão ligados diretamente à prefeitura, que são: iluminação pública; acidentes de trânsito; despesas com segurança e efetivo de guardas civis municipais e agentes de trânsito. São áreas nas quais temos atuado diariamente. Investimos na iluminação. Fizemos concursos e convocamos guardas municipais. Investimos em treinamentos, equipamentos, veículos para os guardas e agentes de trânsito. A implantação de sinalização horizontal e vertical e de semáforos tem sido constante e intensa. Parabéns a todos que fizeram essa mudança. Vamos avançar ainda mais”, disse a prefeita.

O Beiral tem que acabar

O flagelo no Beiral é visível. E a Prefeitura promete reestruturar tudo dando lugar a um novo bairro.

Tinha que existir alguém de pulso para reorganizar o bairro Caetano Filho, o Beiral, uma ‘boca de fumo’ a céu aberto em pleno centro de Boa Vista.

Ao decretar o fim daquilo que tem o arremedo de bairro, a prefeita Teresa Surita busca mais que um tento pessoal, mas uma reorganização social, proporcionando vida decente ao local, devolvendo dignidade para a pessoas.

Óbvio que haverá protesto contra a iniciativa, sobretudo vindo dos adversários de Teresa e daqueles que remontam a hipocrisia como razão.

A prefeita já avisou que a intenção é valorizar a área e dar dignidade às famílias que a cada inverno passam por muitos transtornos. Além do mais o Beiral não serve como referência de moradia.

‘Passitos’ de caranguejo

A governadora Suely não parece preocupada em estabelecer parcerias com os municípios do interior.

Enquanto a prefeita Teresa Surita (PMDB) avança no seu projeto político, acertando os ponteiros com colegas do interior, firmando termos de cooperação técnica e estabelecendo parcerias político-administrativa, o contrário ocorre pelas bandas do Palácio Hélio Campos.

Parece não haver interesse da governadora Suely Campos (PP) em ter qualquer relacionamento político com os prefeitos interioranos, mesmo que possa ela vir a disputar a reeleição no ano que vem.

Por outro lado a especulação toma corpo e na bolsa de apostas dá-se como certa a candidatura de Teresa ao governo, daí esse movimento de aproximação com prefeitos de todos os cantos do Estado.

E diante da preguiça palaciana os indicativos apontam que a prefeita de Boa Vista terá o apoio da maioria dos prefeitos e prefeitas dos municípios interioranos do Estado.

Nova Secretaria: deputados são contra

Para Joaquim Ruiz, criar uma secretaria de licitações não faz o menor sentido.

A intenção do Governo de criar uma nova secretaria, engordando ainda mais a estrutura oficial, não encontra guarida entre alguns deputados estaduais. Anteontem o Diário Oficial do Estado expôs a mensagem da governadora Suely Campos, encaminhada à ALE, que dispõe sobre a criação da Secretaria de Estado de Licitações (Selic).

Pela proposta do Executivo, o projeto de lei tem por objetivo a concentração das atividades de controle e execução das licitações de interesse do Estado, por meio da extinção da CPL (Comissão Permanente de Licitação) que atualmente tem 16 cargos, dando lugar a Secretaria de Estado de Licitação, criando mais 10 cargos.

O líder do Blocão, deputado George Melo (PSDC), disse que a criação dessa secretaria é ‘uma coisa surreal’. “A governadora tem que fazer uma reforma administrativa, ajustar as contas e colocar a Educação, a Saúde e a Segurança para funcionar, além das estradas e vicinais que estão intrafegáveis”, disse.

O deputado Joaquim Ruiz declarou ser um absurdo a criação da secretaria, até porque “em nenhum Estado brasileiro existe uma Secretaria de Estado de Licitações”.

Outro parlamentar contrário ao projeto de lei é o deputado Jorge Everton (PMDB). “Sou contra esse projeto de lei para a criação da Secretaria de Estado de Licitações. O Governo Suely está indo na contramão do que o Brasil está vivendo”.

Vai sobrar para Ângela

A senadora Ângela Portela (ela aparece atrás de Vanessa Grazziotin) foi denunciada no Conselho de Ética.

A ocupação da Mesa Diretora do Senado na sessão que aprovou a Reforma Trabalhista, causando tumulto e constrangimento, uma atitude antidemocrática e nada republicana, não sairá barato para a senadoras ‘folgadas’ e baderneiras.

As seis senadoras de partidos de oposição – entre elas a roraimense e quietinha Ângela Portela (PDT) – já foram representadas no Conselho de Ética através de uma petição do senador José Medeiros (PSD-MT) e mais 14 senadores, e podem perde o mandato por prática incompatível com a ética e o decoro parlamentar.

No texto, José Medeiros chama a conduta dos colegas de “autoritária, ilegal e abusiva” e sugere que imagens da TV Senado e de outros veículos sejam usadas para identificar os senadores e senadoras que participaram do ato e que se abra procedimento disciplinar contra eles.

O requerimento já chegou às mãos do presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza para abertura de procedimento e autuação das senadoras Ângela Portela, Fátima Bezerra, Gleisi Hoffmann, Vanessa Grazziotin, Regina Souza e Lídice da Mata.

Abandonaram o posto

Abandonado pelo Governo, no sul do Estado, o Posto do Jundiá não está mais fiscalizando cargas.

Servidores do Posto de Fiscalização do Jundiá, no município de Rorainópolis, região Sul de Roraima, procuraram o deputado estadual Jorge Everton (PMDB) para informar que desde a manhã desta ontem o trabalho de vistoria de cargas foi suspenso e destinado à Secretaria de Fazenda, em Boa Vista. O motivo, segundo eles, é devido às más condições físicas na estrutura do posto e a falta de pessoal que já dura mais de um ano.

O presidente do Sindicato dos Fiscais de Tributos do Estado de Roraima, Kardec Jackson, informou que os servidores do Posto do Jundiá estão enfrentando uma série de dificuldades. Ele destacou que não há condições dos caminhões transitarem no posto fiscal. “Com isso, o Sindicato decidiu não abrir mais nenhuma carga a partir de hoje [12]. Nós estamos encaminhando os caminhões para a Sefaz, em Boa Vista. A Sefaz arrecada hoje, em média, R$ 64 milhões por mês somente de ICMS e está com a sua maior estrutura um verdadeiro caos”, afirmou.

De acordo com o deputado Jorge Everton, esta situação mostra a falta de compromisso do governo do estado em cumprir com as suas obrigações e promessas. “Se o governo de Roraima não dá atenção devida aos fiscais que são responsáveis pela arrecadação do estado, que atenção a governadora Suely Campos terá com o restante da população?”, questionou.

Intensifica-se o flagelo venezuelano

Venezuelanos que fugiram da crise no país vizinho se amontoam nas ruas de Boa Vista.

Intensificou-se nos últimos dias a presença de venezuelanos pedindo esmolas nos principais cruzamentos da cidade. A tática parece comover o boa-vistense. Eles aparecem agora com um pedaço de papelão pendurado no pescoço onde está escrito: “sou venezuelano, preciso de emprego, estou passando fome”.

Sem um abrigo permanente onde possam ficar e dinheiro para alugar ou comprar uma moradia, famílias inteiras estão morando na praça Capitão Clovis, bem no centro de Boa Vista.

Só nos primeiros seis meses deste ano, a Polícia Federal em Roraima já recebeu 5.787 pedidos de refúgio, cerca de 3.500 a mais do que em todo o ano passado. O aumento dessas solicitações é crescente desde 2016, quando a crise na Venezuela se agravou.

Carlos Andrade: o ‘joão sem braço!’…

Carlos Andrade desconhece a nomeação do filho, embora o decreto já esteja publicado no Diário Oficial da União.

O deputado Carlos Andrade (PHS) foi pego de surpresa: seu filho Tiago Andrade Silva ganhou um cargo expressivo de assessor especial na Secretaria de Governo, dentro do Palácio do Planalto, mas o parlamentar, feito um manhoso e dissimulado, disse desconhecer a nomeação.

O parlamentar não integra a bancada de apoio ao presidente Michel Temer e não há registro no noticiário nacional da existência de alguma negociação em curso para que Andrade vote contra ou a favor do Governo na denúncia da PGR contra Temer.

O curioso é que o parlamentar disse não ter ciência do fato e desconhecia qualquer nomeação, embora o decreto esteja publica no Diário Oficial da União.  Pode isso Juvenal?! Como diz o ditado: ‘me engana que eu gosto’…

Pavimentando a zona oeste | Mesmo com o período chuvoso, as ações da Prefeitura de Boa Vista não param. Diversas obras de infraestrutura estão em execução na capital, mais precisamente na zona oeste da cidade (foto acima). Drenagem, pavimentação, construção de sarjeta e calçada. No bairro Senador Hélio Campos, diversas ruas receberam asfalto recentemente e outras estão andamento. Os trechos das ruas Antônio Coutrin da Silva (antiga S-27), S-28, Angela Evelim Coelho (antigaS-29), Francisco Chagas dos Reis (antiga S-30), Suzete Moraes Macedo (antiga S-31), José Alber Sampaio (antiga N-13) foram contempladas com os serviços de pavimentação. A avenida Laura Pinheiro Maia (antiga N-11) também recebeu o serviço e ainda a construção de sarjeta e meio fio.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: