Polícia Federal caça compradores e vendedores de votos em Boa Vista e Caracarai.

A Coluna de hoje | Publicada 00h20

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Demo Caracaraí, com o objetivo de concluir inquérito policial no qual é apurada a atividade criminosa dos responsáveis por um esquema de captação ilícita de votos nas eleições de 2014, em Caracaraí e Boa Vista. Policiais federais deram cumprimento a 18 mandados de condução coercitiva, a um mandado de prisão temporária e a 12 mandados de busca e apreensão, nos municípios roraimenses.

Os investigados tratavam da “compra de votos” através de aplicativo popular de celular, organizados em grupos virtuais. Essa atividade criminosa foi acompanhada pela Polícia Federal, com autorização da Justiça Eleitoral. A troca de mensagens virtuais ilícitas foi juntada aos autos e apresenta fortes indícios de “compra de votos.

As investigações também apontaram que um dos investigados, que teve prisão temporária decretada nesta operação, foi o responsável por coordenar um esquema de compra de votos em favor de candidato a Deputado Estadual nas eleições de 2014. O nome “Demo”, escolhido para a Operação, é uma referência a uma subdivisão de terra nas áreas rurais, desde o século VI a.C, na Grécia. Compõe também o termo “Democracia” – criado a partir δῆμος (demos ou “povo”) e κράτος (kratos ou “poder”). Fonte/DPF.

Cassada liminar de Jalser

O deputado Jalser permanece no cargo até

Jalser permanece no cargo até final do julgamento.

O ministro do STF Teori Zavascki, cassou ontem a liminar que garantiu a diplomação e posse do atual presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier.

Ele diz na decisão: “…nego seguimento ao pedido (art. 21, § 1º, do RISTF), revogando a liminar. Publique-se. Intime-se”. O caso agora deverá ser analisado pelo Pleno. A decisão ainda cabe recurso no próprio STF, mas caso seja mantida, Jalser Renier perderá o mandado, abrindo vaga para o primeiro suplente da coligação na qual concorreu na eleição do ano passado.

O processo estava parado no STF desde 11 de setembro de 2014, quando a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifestou pela improcedência da reclamação, com pedido de liminar, impetrada pelos advogados de Jalser Renier.

ruasalagads

As chuvas de ontem deixaram vários bairros alagados.

Teste de fogo 

Chegou a hora de sabermos se são eficazes as ações da Prefeitura de Boa Vista para conter os transtornos que são causados todos os anos à população, com a chegada do inverno.

As chuvas castigam a cidade e pelo volume de obras de contenção, em pontos de alagações, os investimento foram altíssimos. Se o resultado for satisfatório, a população agradece. Do contrário, todos cairão de pau no quengo da prefeita.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Gerson Moreno, estão sendo desenvolvidas várias ações de prevenção durante o período chuvoso. Mas a chuva prolongada de ontem deixou vários bairros alagados.

Quintal de casa

pp

Ponte pintada nas cores do PP, por ordem de Neudo.

O ex-governador Neudo Campos está tangendo o Estado como se toca boiadas. Na medida do vigor pessoal como Roraima fosse seu. Na verdade, imagina que se trata do quintal de sua fazenda.

Isso tá causando revolta nas pessoas, porque na campanha foi dito que o Governo seria de todos. Criou-se inclusive a logomarca “Governo do Povo”.

Tremendo embuste. Porque Neudo opera da forma que dá na teia, obedecendo o seu enredo de acordo com o humor. E o indício da política de quintal é que todas as obras estão sendo pintadas com as cores do PP – seu partido –  inclusive ponte em vicinais do interior.

Unale e o Pacto Federativo

ggg

Chagas participou do lançamento da Conferência da Unale.

A redistribuição da arrecadação de impostos entre a União, Estados e Municípios será um dos temas em discussão na 19ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale – que vai acontecer em Vitória, Espírito Santo, entre os dias 10 e 12 de junho. O tema será Mudanças globais e os novos rumos.

O lançamento, onde foram definidos os assuntos a serem discutidos na Conferência, aconteceu na primeira quinzena desse mês, e teve a presença do 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Coronel Chagas.

Temas como a reforma política, a logística e infraestrutura brasileira, além de questões ambientais, também serão temas de palestras e debates no evento, com a presença de ministros, senadores e o ex-governador do Rio Grande do Sul.

Os municípios e estados possuem uma carga de responsabilidades muito grande, com educação, saúde e segurança. No entanto, 70% do que é arrecadado em impostos no Brasil, ficam com o governo federal e apenas 30% são rateados. O pacto federativo se propõe a discutir isso”, explicou Chagas.

mulheresnapolitica

A governadora Suely recepcionou as senadoras no lançamento do Movimento Mulheres na Política, ontem no Palácio Senador Hélio Campos.

Mulheres na política | A ausência da senadora paulista Marta Suplicy meio que esvaziou o lançamento em Roraima do Movimento Nacional ‘Mulheres na Política – A Reforma que o Brasil Precisa’, ontem no Palácio Senador Hélio Campos.

No estado que elegeu a única governante mulher, Suely Campos abriu o evento na presença de lideranças políticas femininas, como as senadoras Ângela Portela, Vanessa Grazziotin e Regina Souza, além de deputadas federais e estaduais, e representantes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República,

Suely disse que o feito de ser a única representante do sexo feminino à frente do Executivo estadual no País lhe traz um peso ainda maior de responsabilidade.

Amazônia preservada

A Rádio Verde diz que no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, Dilma deve anunciar a ampliação de áreas de preservação em alguns trechos da Amazônia.

Municípios que já têm 73% de sua área preservada devem passar a ter 85% do território interditado.

Seria muito bom que nossos congressistas aboticassem os olhos para não serem pegos de calças nas mãos. Vai que de repente Dilma resolve aumentar as áreas de preservação aqui existentes! O perigo é iminente…

saojoaogospelSão João Gospel | Uma das novidades no Boa Vista Junina deste ano será a Noite da Cultura da Fé Evangélica, destinada especialmente aos cristãos. A festa gospel está prevista para o dia 15 de junhoSerão cerca de seis horas para o público evangélico cantar, dançar e se divertir de acordo com os dogmas estabelecidos pela sua religião. Na ocasião, a noite gospel vai contar com apresentações musicais, grupos de dança, de teatro, além de orações e sermões bíblicos – as chamadas “pregações”. A Fetec firmou parceria com organizações como a Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima – OMER – aumentar a participação das igrejas no evento.

Onde, quando, o quê?

sss

Shéridan: nada de importante em quase 4 meses de Câmara. 

Depois de 106 dias ocupando cadeira confortável na Câmara dos Deputados, a musa do Congresso Shéridan Estérfany Oliveira – ex-Anchieta – difunde agora suas realizações – quase nenhuma – em um informe à imprensa.

Diz que os primeiros 100 dias de mandato da deputada federal Shéridan, foram marcados por muitas ações e trabalho. Quais?

E não se faz de rogada: “Tenho me dedicado incansavelmente na construção de um trabalho que não venha decepcionar a confiança que em mim foi depositada. Estou em posições que têm agregado mais força à nossa representatividade”.

Só pode ser brincadeira…

E o linhão, vem ou não vem?

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pode ser o grande reforço no esforço dos parlamentares de Roraima de apressar a obra do linhão de Tucurui, entre Manaus e Bo Vista.

O deputado Édio Lopes o convidou para vir ao Estado, no início de Junho, quando haverá por aqui audiência pública para mais um debate sobre a questão.

Os parlamentares levaram ao ministro da Justiça informações sobre a situação das obras do Linhão de Tucurui, suspensas em 2013 por decisão do Ministério Público Federal do Amazonas, sob alegação de que os índios Waiiri-Atroari não foram consultados.

Emprego garantido

A Prefeitura de Boa Vista convocará nesta terça-feira, 19, mais 50 professores pedagogos que se encontravam no cadastro de reserva do concurso público realizado em 2012.

Os candidatos têm cinco dias úteis, após a data da publicação no Diário Oficial, para apresentar a documentação exigida no edital.

Conforme o edital, o candidato que deixar de realizar a avaliação médica na data e horário estabelecidos pela administração municipal, por qualquer motivo, será considerado desistente.

Braços abertos

Teresa foi recebida ppor moradores do bairro.

Teresa foi recebida por moradores do bairro.

Percorrer os bairros de Boa Vista e conhecer pessoalmente a realidade do cidadão não é tarefa fácil para um governante. Mas a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, assumiu o compromisso de trabalhar de mãos dadas com o povo, por meio do Programa Braços Abertos.

É aproximando a população da gestão municipal, ouvindo os anseios e sugestões, que a prefeitura planeja e direciona as ações de acordo com a demanda da população.

Dessa vez, o encontro foi com os moradores do bairro União, realizado na Escola Municipal Francisco Cássio Moraes. Cerca de 300 pessoas marcaram presença. Além da prefeita e todo o secretariado municipal, esteve presente também o senador, Romero Jucá.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: