Por conta da crise venezuelanos agora ‘bajulam’ turistas roraimenses.

 Por conta da crise venezuelanos agora ‘bajulam’ turistas roraimenses.
Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some
Coluna da Terça //// Publicada 00h13
lll
As belezas de Margarita sempre foram um atrativo para os roraimenses. Mas os problemas na estrada afastam os turistas da ilha. 

As queixas constantes de turistas brasileiros em que são interceptados em alguns “pontos de verificação de tráfego”, que não são exatamente as famigeradas ‘alcabalas’, com ocorrências de perdas materiais e até de dinheiro, acendeu o alarme de autoridades do turismo da Venezuela. Incrível que só agora empresários de Margarita e dos estados de Bolívar e Anzuatégui começam a se esforçar no sentido de atrair os braseiros que se deslocam para estas regiões em busca de lazer e turismo.

O presidente da Câmara de Turismo do Estado Nova Esparta (Ilha de Margarita), Igor Viloria, afirmou ontem que vai procurar os governos dos estados de Roraima e do Amazonas para reforçar as relações bilaterais e oferecer mais segurança para que os brasileiros possam visitar o balneário venezuelano sem intimidações ou constrangimentos. Comerciantes da Ilha atestaram que por conta da abordagem de militares venezuelanos a turistas brasileiros, principalmente forçando o pagamento de propinas resultou em que muitos dos viajantes que procuram a beleza natural desta ilha para se distrair se afastaram e procuraram outros destinos semelhantes no Caribe.

Os venezuelanos afirmam que os obstáculos e as afrontas que se aplicavam aos brasileiros na área de fronteira, felizmente, foram minimizados, garantindo um maior número de visitantes ao país vizinho, num momento em que o turismo doméstico está experimentando uma contração muito forte. O representante do setor turístico da ilha salientou que as irregularidades enfrentados pelos turistas brasileiros em estradas nacionais é de longa data, mas o momento é de se colocar um freio em possíveis abusos.

No entanto, em reuniões com agências de aplicação da lei, a Câmara de Turismo do Estado de Nova Esparta e operadores de turismo receptivo do Brasil, Igor Viloria disse que o progresso tem sido feito para fortalecer a corrente, a fim de aliviar, em alguma medida, a queda no turismo para Margarita. Ele disse estar confiante de que as ações tomadas pelas agências de segurança sejam mantidas e, assim, gerar a confiança necessária para os turistas que visitam a Ilha todos os anos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”1099″]

 

Assaltos seletivos
lll
O taxista foi sequestrado e ficou preso no porta malas do seu carro onde foi baleado.

A violência que grassa em Roraima parece não atiçar pelo menos a sobriedade das autoridades da segurança púbica.

Os bandidos são seletivos. Escolhem suas vítimas, que são empresários, políticos e até delegado de polícia e o que vemos são apenas palavreados de quem está no comando do aparelho de Segurança, mas sem evidência nenhuma de sucesso.

Vejam bem, isso é grave, porque se não houver uma resposta eficaz e austera do Governo para combater a violência em Boa Vista, os bandidos se sentirão donos da situação. E a sociedade, claro, acaba pagando o pato.

E ontem o dia fechou com o sequestro de um taxista que além de ficar trancado no porta malas do seu carro, ainda foi ferido com um tiro.

A rixa vai bem mais além… 
lll
Faradilson postou esta foto de Telmário com Xingú no anúncio do rompimento. 

O ‘incendiário’ Faradilson Mesquita, que assume a titularidade de líder das massas, oficializou rompimento político com o senador Telmário Mota (PDT), de quem era partidário.

Faradilson trava há mais de uma semana um combate exasperado com o deputado estadual Jânio Xingu, a quem acusa de tê-lo ameaçado de morte. Como Telmário é aliado de Xingu [segundo Faradilson] impossível manter a aliança com o senador das melancias.

“Pra mim o deputado Xingu é um retrocesso. E como o senador Telmário mantém aliança política com ele, não me resta outra saída senão abandoná-l0” postou Faradilson em redes sociais.

Enfim, as convenções
llll
Teresa está bem avaliada e concorre a reeleição em busca de um quinto mandato de prefeita.

Embora morno o processo político para a escolha de prefeitos e vereadores em Roraima começa a esquentar a partir de amanhã com a abertura oficial da data para a realização de convenções, que vão até o dia 5 de agosto.

Mas o processo eleitoral em Roraima, principalmente na capital, ainda esbarra em incertezas, indicando uma eleição bastante peculiar em relação às anteriores.

Até o presente vários nomes já foram citados como prováveis candidatos, mas de peso mesmo só a candidatura à reeleição da prefeita Teresa Surita (PMDB) que disputa seu quinto mandato.

Mudanças nas regras
lll
O deputado Hiran Gonçalves é cotado para disputar a Prefeitura. Mas ainda não se decidiu.

As mudanças introduzidas para as eleições deste ano, originadas na reforma eleitoral, prometem dar novo sentido à pré-campanha – que ainda não esquentou – e também à campanha, que diminuiu de 90 para 45 dias e começa em 16 de agosto.

Em Boa Vista, dos mais de 35 partidos listados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas dois publicaram editais confirmando as convenções para escolha de seus candidatos.

O Partido Progressista (PP) marcou sua convenção para o dia 24 de julho, domingo, de 9h às 13h no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). O partido da governadora Suely Campos já confirmou candidatos nos principais municípios, mas ainda não definiu quem será apoiado na capital Boa Vista. E o Democratas (DEM) marcou sua convenção para 5 de agosto, data limite no calendário eleitoral.

A todo vapor

Na vizinha Manaus as articulações políticas para definição de candidatos e planejamento de campanhas estão de vento em popa.

Alguns candidatos já foram escolhidos e os profissionais de marketing e suas fantásticas estruturas já alocadas.

Em Boa Vista, ao contrário, nada está determinado em relação aos profissionais que cuidarão das campanhas e os marqueteiros propriamente ditos.

lll
Auditores fiscais estiveram ontem com o senador Romero Jucá (em Boa Vista) em busca de apoio.

Prestígio | Em Roraima por conta de compromissos políticos, nem por isso o senador Romero Jucá (PMDB) deixou de ser solicitado para resolver questões de interesse nacional. É que representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal que vieram até Roraima para se encontrar com Jucá pedir apoio para aprovação do projeto de lei que trata do reajuste salarial e estruturação de carreira. O encontro aconteceu ontem aqui em Boa Vista.

Secretário indígena 
ll
Dilson Ingaricó assina o termo de posse na presença da governadora Suely Campos.

Professor estadual de Pedagogia, com licenciatura intercultural, o índio Dilson Ingaricó foi empossado ontem na Secretaria Estadual do Índio, em solenidade no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos. O ato foi prestigiado por lideranças indígenas de todas as etnias que habitam o território roraimense.

Ao discursar, Ingaricó lembrou que 46% do território do estado de Roraima é ocupado por reservas indígenas. Diante disso, o novo secretário afirmou que irá buscar o planejamento participativo com coordenações regionais para integrar e desenvolver as 500 comunidades que vivem no território roraimense, divididas em 11 etnias. 

Para a governadora Suely Campos o maior desafio da nova gestão é promover políticas públicas que promovam o auto sustento das comunidades indígenas.  

Será a paz?…
llll
Quartieiro foi a Belém representar a governadora Suely Campos em reunião da Sudam.

Parece que a paz voltou a guiar a relação do vice Paulo César Quartieiro com a governadora Suely Campos.

Ontem Quartieiro representou Suely na Reunião do Conselho Deliberativo da Sudam, em Belém, para discutir a liberação de recursos para o Estado, provenientes do FDA e do FNO.

Segundo uma fonte do Palácio Senador Hélio Campos, Paulo e Suely reassumiram a ‘lua de mel’, distendida por conta de queixas do vice à administração da titular.

Sétimo mandamento
lll
Novos sargentos serão imediatamente incorporados à Operação Sétimo Mandamento, da PM.

A Polícia Militar anunciou ontem uma estratégia que visa diminuir a onda de violência que amedronta o morador de Boa Vista.

Trata-se da operação ‘Sétimo Mandamento’ que passa a funcionar diariamente a partir de agora. O objetivo é reduzir em 80% os índices de roubos na capital.

A mudança foi apresentada na manhã de ontem em reunião no Comando de Policiamento da Capital.

A nova fase da operação inicia nesta terça-feira, 19, às 10 horas, com saída da sede do CPC.  Conforme o novo plano estratégico, os 41 sargentos recém-formados na APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) serão empregados nas viaturas, com reforço de policiais das unidades especializadas BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), GIRO (Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas), CIPCOM (Companhia Independente de Policiamento Comunitário).

Dinheiro sobrando
lll
Técnico da Sefaz mostra banco de dados dos contribuintes que ganharam e não pegaram o prêmio.

Levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Fazenda com relação a premiações distribuídas no programa Nota Fiscal Roraimense identificou que 604 consumidores ainda não resgataram seus prêmios.

As onze edições do sorteio já distribuíram prêmios que totalizam R$1.023.000,00. Deste total a Sefaz contabiliza que mais de R$ 86 mil, ainda não foram resgatados pelos vencedores.

Embora os consumidores mantenham o hábito de exigir a inclusão do CPF na nota fiscal, requisito para a geração de cupons eletrônicos participantes no sorteio, muitos ainda esquecem de consultar o site do Nota Fiscal Roraimense para conferir os resultados das premiações e verificar se existe alguma pendência no cadastro.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: