POR FALTA DE LEITOS NO HGR: Teresa adia 2ª etapa da abertura do comércio.

 POR FALTA DE LEITOS NO HGR: Teresa adia 2ª etapa da abertura do comércio.

O motivo, segundo Teresa é a falta de leitos de UTI específicos para a covid-19 no HGR que estariam em manutenção.

Compartilhe este artigo

A falta de leitos clínicos e de UTI no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde são tratados doentes graves do Coronavírus, obrigou a prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) adiar a implementação da segunda etapa da abertura do comércio.

Academias, personal trainers, bares e restaurantes e demais espaços públicos seriam os beneficiados pelo plano na próxima semana. No entanto, atualmente, a taxa de ocupação dos leitos está em 71,7%, o que inviabiliza o início da segunda etapa, uma vez que o mínimo que se preconiza é o de 70%.

A decisão foi anunciada por Teresa ao vivo nas redes sociais, nesta quinta-feira (30). Segundo a prefeita a decisão ocorre após a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) subir para 71,7%. Quando o plano de retomada foi efetivado, o índice era de 60%.

“A gente tem muita dificuldade de saber números claros do HGR, inclusive de saber se todas as pessoas que estão na UTI estão com a covid-19, se os números de leitos diminuíram e não aumentaram mais. Então, é uma série de situações que nós não temos respostas com clareza. Mas nós temos responsabilidade com as pessoas. E por isso, em função dessa situação, nós não vamos poder dar o segundo passo para a reabertura do comércio”, disse Teresa.

A prefeita disse que justamente por falta de leitos para pacientes graves, que são de responsabilidades do Governo de Roraima, é preciso adiar, por pelo menos uma semana, a próxima etapa que compreenderia outros segmentos.

“Se tivéssemos dois leitos a mais, estaríamos dentro do índice adequado. Temos dificuldades de saber os números do HGR, sobre quais leitos estão funcionando e quais estão em manutenção. Por isso, em função dessa situação do HGR, não poderemos dar o segundo passo, que seriam academias, bares, personal trainers e restaurantes”, justificou.

Quando anunciou a obrigatoriedade do uso de máscara em Boa Vista, Teresa não descartou a possibilidade de interromper o plano caso índices de mortes e taxas de ocupação de leitos de UTI e clínicos não estivessem dentro dos parâmetros aceitáveis.

“Se dependesse de nós e da APC [Área de Proteção e Cuidados], que está esperando médicos para abrir mais leitos de UTI, nós continuaríamos com a reabertura sem problemas, porque não houve aumento de mortes e nem casos. “Essa decisão ocorre por segurança. Assim que o HGR for mais claro conosco sobre o que está se passando, podemos tomar passos mais certeiros em relação a UTIs, pois de resto conseguimos acompanhar, tanto óbitos quanto casos em Boa Vista”, disse.

Teresa observu também que houve um movimento grande na cidade após praças voltarem a receber iluminação e citou que houve aumento no número de crianças que se machucaram nos locais públicos, conforme informações do Hospital Santo Antônio.

“Coronavírus não tem cura e queremos pedir para que vocês não saiam de casa sem a máscara. Estamos distribuindo as máscaras, mas é comum ver pessoas correndo, andando de bicicleta e praticando esportes, ainda mais em coletivo, sem a máscara. Não é momento de esportes coletivos. Evitem levar seus filhos às praças. Tivemos aumento de crianças que se machucaram, porque os pais passaram a levar suas crianças para as praças como se nada tivesse acontecendo, como se a doença já estivesse resolvida. E não está. Lidar com a covid ainda não tem solução, não há vacina. Por isso, eu peço a colaboração das pessoas”, alertou.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br– emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: